29/09/2010

Estudar na Irlanda: SEDA – Skills & Enterprise Development Academy

Esta semana consegui uma entrevista que tem sido muito requisitada pelos leitores do Vida Na Irlanda. Depois de muito procurar, tive a sorte de conhecer este rapaz super bacana que estuda na SEDA – Skills & Enterprise Development Academy.

Sem mais delongas, lhes apresento…o PABLO!

O Pablo é uma talentoso ilustrador (aliás, vejam o ótimo e bem humorado trabalho dele no blog Brabos Comics) que veio de Joinville – SC acompanhado de sua esposa, Carolina, para aprender inglês aqui na Terra dos Leprechauns. Primeiramente eles pensavam em ir para o País de Gales, pois conhecem um casal de amigos que mora lá, mas depois de terem referências em relação à Irlanda acharam uma boa idéia virem para cá…

O que ele está achando da experiência? É só ler abaixo…

Qual é o seu nome e idade?

Pablo Mayer, 24 anos.

Qual o seu curso e escola?

Pablo – General English na SEDA – Skills & Enterprise Development Academy pela manhã.
Inicialmente fui alocado para o nível “upper intermediate”, mas depois de ir às aulas vi que não era para mim. O grupo já estudava muitos detalhes que eu não sabia, então voltei para o nível intermediário.

Há quanto tempo você está aqui na Irlanda e há quanto tempo estuda na SEDA?

Pablo – Há 1 mês e meio e comecei a estudar na SEDA quatro dias depois da minha chegada.

Por que você escolheu a Irlanda?

Pablo – Primeiramente gostaríamos (Pablo e Carolina) de passarmos um tempo na Europa. Começamos a pesquisar para onde iríamos, como seria a viagem e quanto iria custar. Nós conhecemos um casal de amigos que mora no País de Gales, então esta era a nossa primeira opção, mas sabemos que para entrar no Reino Unido é complicado e é necessário comprovar uma série de coisas, além do gasto ser maior. Depois soubemos que um casal de amigos destes nossos amigos veio para a Irlanda e eles nos indicaram o país como uma opção. Começamos a pesquisar mais e achamos que era uma boa idéia.

Você utilizou qual agência de intercâmbio? Como foi sua experiência?

Pablo – Não utilizamos agência de intercâmbio, viemos diretamente com a escola. Toda a negociação foi feita com um funcionário brasileiro da SEDA chamado Júnior.

Por que você escolheu a sua SEDA – Skills & Enterprise Development Academy?

Pablo – Este amigo que já estava aqui em Dublin indicou a escola. Disse que a escola era boa e o preço era bacana, embora não fosse a escola mais barata, foi uma indicação.

Qual o seu objetivo em estudar na Irlanda e na SEDA?

Pablo – Vim principalmente para aprender bem inglês, para conhecer o máximo de lugares que puder e quero muito também fazer amigos, conhecer pessoas.

Que tipo de acomodação você escolheu? Como foi a experiência?

Pablo – Não ficamos em host family, optamos pela acomodação da escola por 1 semana e foi bem legal. Ficamos em um apartamento de 3 quartos e quando chegamos havia somente um outro aluno dividindo o apartamento conosco. Este apartamento fica na Cork Street que apesar de dizerem que é um lugar perigoso eu não senti isso, pelo contrário até procuramos lugares para alugar nas redondezas.

Qual sua opinião sobre seu curso?

Pablo – Acho bom, é um curso básico com uma boa base. Eu sempre consigo tirar minhas dúvidas. A professora é boa e por isso eu consigo estudar bem; ela xeroca vários exercícios, explica, passa exercícos com a teoria, além da correção, que é a hora que eu acho que é a principal, quando a gente aprende mesmo. Na minha sala ninguém monopoliza a aula, mas não sei se isso é uma coisa da escola ou da professora.

A escola tem mais ou menos 4 salas de aula com computadores em todas as carteiras. Ainda não usamos os computadores para fazer exercícios, usamos mais os tradutores online. Os computadores não são top de linha, mas para navegar na internet dá. Apesar dos sites serem restritos dentro da sala de aula, há uma área com uma mesinha na cafeteria onde existem 3 computadores e na recepção mais 2 onde é possível acessar o facebook, orkut, etc.

Existem muitos brasileiros na escola?

Pablo – Sim, tem bastante brasileiros na escola, mas não acho que isso atrapalhe no aprendizado não. Eu não sei como é em uma escola em que não tem brasileiros, mas na hora da aula é só inglês e as pessoas evitam falar em outra língua, principalmente quando o professor está por perto.

O que você acha que a SEDA oferece de diferencial?

Pablo – Isto é muito relativo, mas para mim, o grande diferencial da SEDA foi o atendimento. Eles poderiam ter vendido o curso e pronto, mas foram muito atenciosos conosco e essa atenção não veio só dos funcionários brasileiros, mas dos irlandeses também. Uma moça muito legal até corrigiu o CV da Carolina.

Você acha que existe diferença entre estudar aqui e no Brasil?

Pablo – Antes de vir para cá fiz 2 meses de aulas particulares com uma amiga (a que hoje está no País de Gales) e acho que existe bastante diferença entre estudar aqui e no Brasil. Aqui existe a possibilidade de aprender na sala de aula e testar na rua o que aprendeu. Se quiser, tu testa o tempo todo.

O que você mais gosta e menos gosta na SEDA – Skills & Enterprise Development Academy ?

Pablo –  O que eu mais gosto é do atendimento e o que eu menos gosto é o fato de os computadores não serem tão rápidos, eles poderiam ser mais modernos.

Você tem alguma sugestão para a melhoria da escola?

Pablo – Acho que a escola poderia exigir que os alunos falassem mais inglês fora do momento da aula, mas ainda dentro da escola, porque é praticamente impossível fazer com que 20 brasileiros conversem em inglês quando estão juntos.

Quais são as nacionalidades dos professores da SEDA?

Pablo – Sei que existe uma professora brasileira, o que é bacana para as turmas iniciantes, muito embora ela não fale português de jeito nenhum, inclusive existem reclamações na escola de que ela não fala português com os alunos. Os outros professores são irlandeses.

Você gosta de estudar aqui?

Pablo – Sim!

Quantos alunos tem na sua sala/curso?

Pablo – Depende do dia, porque a freqüência das pessoas sempre muda, pelo menos no horário da manhã. O máximo de alunos na minha sala foi 20 e isso aconteceu apenas duas vezes. A média de alunos na sala é de mais ou menos 12 alunos.

Qual sua opinião sobre o horário e duração das aulas?

Pablo – As aulas começam as 9:30 e vão até as 12:30. Existe um intervalo de 15/20 minutos. Acho a duração suficiente porque eu não conseguiria fazer mais do que isto. Além disso é um horário bom, não é muito cedo e a escola oferece opções de estudo à tarde e à noite também.

O que vocês gostariam que tivessem lhe dito antes de você chegar na Irlanda?

Pablo – Não sei, porque pesquisamos muito antes de vir e eu acho legal descobrimos as coisas também.

Por exemplo, eu não sabia que as tomadas daqui eram diferentes (O Vida Na Irlanda já fez um post sobre isto aqui) e foi somente na hora de carregar a bateria do computador que descobrimos como se falava plugue, em inglês “plug”,  até arriscamos dizer “adaptator” para adaptador que na verdade é “adapter”, além de aprendermos que “socket” é soquete ou tomada. Toda essa experiência conta, é aprendizado.

Quando o curso acabar, o que você pretende fazer?

Pablo – Depois que o curso acabar tenho 6 meses de férias e não sei o que vai acontecer. Hoje tenho vontade de ficar mais tempo aqui, mas não sei como as coisas vão se desenrolar.

Muito obrigada por dividir sua experiência conosco Pablo! Espero que tudo dê muito certo para você e para a Carolina nesta nova empreitada!

SEDA – Skills & Enterprise Developement Academy

7A Dolphin’s Barn
Dublin 8
www.seda.ie

Postado por: | Comments (121)

121 Comments »

  1. Olá Tarsila,
    Gostaria de saber porque a SEDA não aparece neste site que voce passou. http://www.acels.ie/
    Ela não é regulamentada ou sou eu que nao estou pesquisando corretamente?

    Abçs,
    Itallo Fernandes

    Comentário by Itallo Fernandes — 14/04/2011 @ 6:31 pm

  2. Olá Itallo!

    Obrigada pelo comentário!
    A SEDA não aparece no ACELS porque ela é uma escola com cursos aprovados por um órgão inglês (da Inglaterra) reconhecidos pelo NQAI. Os cursos reconhecidos pelo NQAI são aprovados para obtenção do visto de estudante internacional, portanto você não terá problemas para se registrar.

    Espero ter ajudado.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 12:02 pm

  3. Ah e parabéns pelo Blog, muito informativo e interessante.
    Está me ajudando muito nas escolhas para 2012. =D

    Comentário by Itallo Fernandes — 14/04/2011 @ 6:34 pm

  4. Ola Tarcila

    estou quase fechando com a SEDA e so tenho tido boas referencias dela, porem gostaria da sua ajuda , voce tem ideia de quando estarao fazendo um nova entrevista com alunos deles ?

    Parabens pelo blog e sucesso de montao

    Comentário by Manoel Barros — 10/06/2011 @ 8:01 pm

  5. Olá Manoel!

    Infelizmente não sei quando terei a oportunidade de entrevistar um outro aluno da SEDA. Assim que tiver uma entrevista nova ela virará post, combinado?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 12:03 pm

  6. Tenho uma amiga que estuda e trabalha na SEDA. Ela já está a quase dois anos na Irlanda e sempre fala muito bem da escola!

    Comentário by Edjane Marcelly — 01/07/2011 @ 9:38 pm

  7. Olá Edjane!

    Que bacana saber que sua amiga está curtindo a experiência. Espero que continue assim! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/07/2011 @ 8:14 pm

  8. Oi Tarsila,

    Parabéns pelo blog, excelente conteúdo! Vou chegar em Dublin dia 04 de agosto e começo estudar na SEDA dia 08.

    Um abraço!

    Comentário by Délio Lemos — 08/07/2011 @ 8:14 pm

  9. Olá Délio!

    Muito obrigada pelo comentário e elogio!
    Lhe desejo uma ótima preparação (já no último mês), uma excelente viagem e uma experiência inesquecível na Irlanda!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/07/2011 @ 12:31 am

  10. Ola Tarcila

    Parabens pelo Blog, vc nao sabe o quanto vc me ajudou , gostaria de lhe agradecer muito por essa materia, foi por causa dela que escolhi a seda, e sem sombra de duvida, foi a melhor opcao de escola, nao so pela escola em si, tambem pela experiencia unica que tive lah, a iniciar pela pessoas que conheci e pelos amigos que fiz, os conselhos que recebi, creio que vc nao deva ter um retorno financeiro pelo blog , porem esse trabalho que voce faz nao ha dinheiro no mundo que pague, por causa do que voce escreve muitos de nos somos salvos de problemas ou situacoes que poderiam por a perder a nossa tao sonhada viagem, segunda feira estou voltando para o Brasil com a sensacao de dever cumprido aqui, porem gostaria de incentivar esse trabalho maravilhoso, lhe deixo um muito obrigado do fundo do coracao ..

    Thanks …. 🙂

    Amelia xxx

    Comentário by Amelia — 14/07/2011 @ 7:47 pm

  11. Olá Amelia!

    Fico tão feliz em saber que o Vida Na Irlanda a ajudou por toda a sua experiência na Terra dos Leprechauns. É um prazer poder ajudar e é maravllhoso escutar que você está voltando para o Brasil realizada – de verdade. É por isto que escrevo o Vida Na Irlanda, para colaborar com as experiências e ajudar no que puder e seu comentário, com certeza, incentiva minhas buscas pela Ilha Esmeralda!

    Muito muito muito obrigada pelo carinho e faça uma ótima viagem de volta!

    Beijos com trevos

    Comentário by Tarsila — 15/07/2011 @ 8:45 am

  12. Tarsila!!!
    Quanto tempo! rsrsrsrsr

    Queria ver contigo o seguinte… A maioria dos posts (senão todos, pelo que venho acompanhando) são de quando as pessoas estão a dias, semanas ou no máximo 1 mês na escola. Eu acho que seria super interessante saber se houve mudança na opinião deles, se com o passar do tempo a escola continuou sendo parceira ou não, se houve melhora ou piora no atendimento, estas coisas…
    Obrigadinha!
    Bjs

    Comentário by Carina Portal — 09/08/2011 @ 9:39 pm

  13. Oi Carina!

    Gostei da sua sugestão e vou procurar estas entrevistas sim! 🙂

    Obrigada e beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/08/2011 @ 3:07 am

  14. Boa Noite!!

    Gostaria de saber como consigo ter contato com o funcionário da escola SEDA.
    Com uma agencia consegui o preço de R$3500,00 com uma semana de acomodação mais o pacote da escola.

    Existe a possibilidade de eu conseguir algo mais barato que isso??

    E para conseguir emprego? Eu sou Ecomista, a graduação ajuda, mesmo para um emprego de caixa de posto?

    Grato,

    Anselmo Macedo

    Comentário by Anselmo Silva de Macedo — 06/09/2011 @ 2:44 am

  15. Olá Anselmo!

    Para entrar em contato com a SEDA recomendo que você entre no site da escola http://www.seda.ie ou envie um email para o contato deles – info@seda.ie – somente um funcionário da escola pode responder à sua pergunta.

    Em relação a trabalho tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 3:21 pm

  16. Anselmo,

    Eu trabalho na SEDA. Você pode entrar em contato comigo através do tarini@seda.ie.

    Comentário by Tarini — 26/09/2011 @ 5:25 pm

  17. Olá Tarini!

    Obrigada por deixar o seu contato. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/09/2011 @ 9:33 am

  18. Ahhh que legal o post… estou naquela fase “busca tudo” no Google sobre a Irlanda e as escolas. Já havia gostado da proposta do colégio SEDA e agora com o depoimento do Pablo (mesmo que já tenha um ano, rsrs), gostei ainda mais, senti mais confiança.

    Boa sorte ao casal!! Que tiveram a sorte de poderem viajar juntos… 🙂

    Comentário by Leticia — 13/10/2011 @ 4:00 pm

  19. Olá Leticia!

    Sei exatamente como é a fase de “busca tudo” e espero que você encontre mais informações relevantes aqui no Vida Na Irlanda. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 2:34 pm

  20. Olá , achei super interessante essas informações. Minha viagem será ano que vem , e de duração de 1 ano , seis meses estudando e seis meses de férias. A escola é a SEDA também , minhas principais preocupações são sobre trabalho , mais precisamente se conseguirei e o salário , e se é possível ir para os demais países da europa com facilidade. Obrigadoo

    Comentário by Eduardo Bertoli — 22/10/2011 @ 6:35 pm

  21. Olá Eduardo!

    Obrigada pelo comentário.
    Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 6:10 pm

  22. Adorei!Muito boa a entrevista!! Parabéns! 🙂

    Comentário by Gleice Elen — 05/11/2011 @ 1:21 am

  23. Olá Gleice!

    Obrigada pelo comentário e elogio. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/11/2011 @ 11:10 am

  24. Olá Gleice!

    Muito obrigada pelo comentário. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/11/2011 @ 4:52 pm

  25. Olá pessoal!
    Também estou indo para SEDA. Minhas aulas começaram dia 10/01 e embarco dia 31/12 para Dublin!!

    Tarsila, mais uma vez digo, esse blog aqui é o melhor.
    Obrigado e que você tenha muito sucesso!!

    bjs

    Comentário by José Luiz — 10/11/2011 @ 12:23 pm

  26. Olá José Luiz!

    Muito obrigada pelo carinho e sucesso para você também! Em menos de 1 mês você estará aqui! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 3:48 pm

  27. Oi Tarsila, espero q esteja td bem com vc! Descobri seu blog hj, após fechar contrato com a SEDA e pesquisar na internet. Fiquei mto feliz em ter escolhido esta escola. Vamos meu marido e eu dia 14/02/2012. Estamos ansiosos, felizes, curiosos e mto confiantes q Dublin foi a escolha certa! Seu blog é excelente e vc tem sido maravilhosa com tantas pessoas q não conhece! Parabéns pela iniciativa, dedicação e pelo carinho q fica tão explícito em cd post, em cd resposta, em cd dica, em cd foto! Q bom te encontrar! Q bom encontrar o Vida na Irlanda! Q bom ler tanta coisa legal, saber q tem tanta gente igual a gente!!! Meus sinceros agradecimentos… Parabéns!!!

    Comentário by lilian barroso — 01/12/2011 @ 10:14 pm

  28. Olá Lilian!

    Tudo ótimo comigo e com você?
    Muito obrigada por deixar um comentário e pelo elogios tão carinhosos. 🙂
    É um prazer poder ajudar e espero vê-la mais por aqui.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/12/2011 @ 6:12 pm

  29. Ola Tarsila, gosto bastante de suas entrevistas… E estou quase fechando com a SEDA para embarcar em MARÇO.. Mas um vendedor da ECM me disse que quando a pessoa é de menor é preciso ela estudar na ISI e morar em casa de família… É verdade?
    Porque farei 18 anos somente em outubro e não posso ir só em outubro quero ir ja..rsrs
    Pois surgiu uma oportunidade de trabalhar nas Olimpiadas esse ano em Londres, e como estarei em Dublin sera bem melhor…
    O que vc me diz?
    Bjs e obrigado…:)

    Comentário by Nataly Gabrielly — 02/01/2012 @ 10:40 pm

  30. Olá Nataly!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho.
    Desconheço o fato de uma pessoa menor de idade só poder estudar em uma escola. Acredito que não seja bem assim. Há programas voltados para estudantes com menos de 18 anos em algumas escolas, nem todas permitem (há inclusive programas de High School na Irlanda, dependendo da agência que você procurar). Eu sei que você está ansiosa, mas dependendo do que você quer vale a pena esperar até outubro para estudar na escola de seu interesse (o importante é que a escola ofereça as opções que você está procurando). Inclusive o trabalho na Irlanda só é permitido para maiores de 18.
    E se surgiu a oportunidade para trabalhar na Inglaterra você já pensou em fazer intercâmbio por lá?

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2012 @ 6:18 am

  31. Nossa deve ser uma experiencia incrivel mesmo…
    Alguém ai pretende ir em março ou abril para Dublin?

    Comentário by Nataly Gabrielly — 02/01/2012 @ 10:41 pm

  32. Olá Nataly!

    Espero que você consiga mais contatos por aqui. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2012 @ 6:19 am

  33. Bom dia Tarsila!
    Parabéns pelo blog! sua iniciativa é bacana e com certeza suas entrevistas e informações me ajudaram e tranquilizaram bastente!
    Tenho que programar meu curso em Dublin para até o mês de julho na SEDA! Queria saber de você qual a melhor época para estudantes e para conhecer a cidade. Eh também saber sobre o clima para não ter erro!!! Grata!
    Bjo : *

    Comentário by Nicoli — 03/01/2012 @ 12:12 pm

  34. Olá Nicoli!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho. É um prazer poder ajudar.
    O clima irlandês é o que chamam de clima temperado. Veja mais informações aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/imigrando-como-e-o-clima-na-irlanda.html

    As temperaturas raramente passam dos 20 graus no verão e no inverno o frio apresenta temperaturas negativas. O vento é um fator importante e a chuva fininha também, portanto é importante ter um bom casaco impermeável.

    De um modo geral eu aconselho que se traga poucas coisas e compre mais aqui, já que roupas, sapatos e outras coisinhas são mais acessíveis, então eu recomendo que você guarde seus reais para comprar coisas por aqui, mas claro que as escolhas vão de cada um.

    Eu fiz um post sobre o que trazer na mala aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/imigrando-o-que-trazer-na-mala.html

    Um sobre plugues e eletricidade aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/imigrando-plugues-e-eletricidade.html

    Um sobre remédios:
    http://www.vidanairlanda.com/2011/04/se-virando-em-dublin-doencas-e-remedios.html

    O verão (maio junho e julho) é uma boa época para vir para a Irlanda pois o clima é agradável e diversas atrações turísticas funcionam por mais tempo. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2012 @ 6:34 am

  35. Concerteza.. Obrigado Tarsila…. E realmente estou aqui, para novos contatos…

    Comentário by Nataly Gabrielly — 10/01/2012 @ 2:41 am

  36. Olá Nataly!

    Disponha! 🙂
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/01/2012 @ 5:44 am

  37. Ola Tarsila

    Seu blog e realmente maravilhoso,esta me dando uma confiança realmente grande de seguir em frente com meus planos de intercambio que e um grande sonho meu.Meu único receio esta em relação escola,acabei indo em uma feira sobre intercâmbios que foi onde entrei em contato com a Seda desde então venho negociando com ela e esta indo tudo muito bom,estou sendo muito bem atendido,meu receio mesmo esta a respeito do Acel´s, você havia comentado que a Seda tinha os cursos reconhecidos pelo NQAI,isso significa que eles não precisam do Acel´s?.outra questão e que meu objetivo e conseguir uma bolsa de esporte para fazer engenharia em uma universidade,existem esses planos de bolsa de esporte nas universidades dai ?.Outro Grande receio e que a Seda não seja suficiente para me preparar para exames como Toelf e Cambridge o que você poderia em aconselhar ?

    mAIS UMA VEZ PARABÉNS POR ESSE TRABALHO FANTÁSTICO QUE FAZES,ISSO REALMENTE FAZ A DIFERENÇA NA VIDA DE MUITAS PESSOAS..MUITO OBRIGADO..

    BIEJOSSS

    Comentário by jhonny jackson — 12/01/2012 @ 8:57 pm

  38. Olá Jhonny!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho. Fico muito feliz em poder ajudar.
    Sim, os cursos da SEDA são reconhecidos pelo NQAI (e o ACELS é uma parte deste órgão), portanto a SEDA é uma escola que oferece cursos legalmente, sem problemas.
    A oportunidade em obter bolsas depende muito da instituição de ensino de seu interesse, nem todas oferecem esta opção para alunos estrangeiros, portanto é importante que você procure as informações relevantes dentro da universidade e para o curso que você quer.
    Em relação ao curso, não tenho como lhe passar referências, acredito que a escola que funciona dentro da lei deva estar adequadamente equipada e preparada para passar os conhecimentos necessários para um exame, ainda mais se o curso for focado nisto, mas não tenho como saber como será o seu desempenho ou se os estudos serão necessários para que você atinja seu objetivo.

    Espero ter ajudado e mais uma vez, obrigada pelo carinho.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/02/2012 @ 9:51 pm

  39. Também quero informações quanto a esse reconhecimento a respeito do ACELS e do NQAI…
    E não posso deixar de parabenizar vc e o seu blog! Parabéns mesmo!!!

    Comentário by Juliana — 25/01/2012 @ 12:07 am

  40. Olá Juliana,

    Obrigada pelo comentário e elogio.

    O curso, não importa qual tipo, deve ser aprovado pelo Ministério da Educação da Irlanda. Isto prova que ele atende aos padrões de qualidade do país, regulamentado pelo órgão chamado National Qualifications Authority of Ireland, também conhecido como NQAI. Há um outro órgão, que faz parte do NQAI, chamado ACELS – The Accreditation and Co-ordination of English Language Services, e ele regulamenta somente as escolas que ministram cursos de língua inglesa certificados na Irlanda. Eu dei ênfase à Irlanda porque há outros cursos que são aprovados pelo NQAI, mas que não constam na lista do ACELS. Normalmente estes cursos são certificados por um órgão do Reino Unido e também são cursos válidos aqui.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 4:26 pm

  41. Olá Tarsila, então uma escola na Irlanda reconhecida pela NQAI, mas sem constar na lista da ACELS não interfere em nada a entrada no país? Digo, com relação ao visto?
    Beijos e obrigada pela ajuda!!! =D

    Comentário by Juliana — 10/02/2012 @ 1:34 am

  42. Olá Juliana!

    Exatamente, se é reconhecida pelo NQAI não há problema nenhum para a obtenção do visto nem para a entrada no país. Fique tranqüila. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2012 @ 9:48 pm

  43. Obrigada pela ajuda! Beijos

    Comentário by Juliana — 11/02/2012 @ 1:30 am

  44. Olá Juliana!

    Disponha!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/02/2012 @ 11:42 am

  45. olá! querida, pretendo ir pra irlanda ano que vem, 2013 pra estudar inglês em SEDA, porém ouvir relatos, que a escola não tinha certificação, e que eu não aprenderia falar inglês lá dentro e sim na rua, inclusive devido a crise europeia, eu iria ter dificuldade em trabalhar, isso me entristeceu, pois estou me preparando para ir! e não quero me decepcionar(na verdade tenho que parar de criar espectativa d+), até porque adorei sua entrevista, com um aluno da SEDA, me esclareceu, porém continuo com medo, principalmente pq a SEDA me ofereceu 1 semana de hospedagem e depois eu iria pra um albergue ou outro lugar que encontrasse e isso ta me fazendo desistir, pela instabilidade.
    vc pode me ajudar, com alguma informação, os albergues são legais e organizados, como é esse sistema em Dublin, se eu não ficasse num albergue quais as outras opções de moradia?

    um abração, e que DEUS te ponha em lugares altos, parabéns pelo blog, muito valorozo! bj

    Comentário by Ariana — 20/03/2012 @ 3:02 am

  46. Olá Ariana,

    Você pode contratar o serviço de acomodação por mais tempo (mais semanas) se você se sentir insegura, converse com eles. Normalmente as escolas são bem compreensivas e vão buscar ajudá-la.
    Há albergues de todos os tipos e também há vagas em apartamentos dividos (em quarto sozinha ou com outra pessoa), também há opção em acomodação de família, até mesmo em hotéis, ou seja, há muitas opções, mas insisto que você deva conversar com a escola para que eles organizem mais tempo de acomodação para você. A grande maioria dos estudantes brasileiros que vem para cá opta por, no mínimo duas semanas de acomodação. 🙂

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/04/2012 @ 3:03 pm

  47. Olá Juliana e Ariana, eu também estou pesquisando sobre as escolas de Dublin e a SEDA está na lista da ACELS sim, basta verificar aqui: http://www.acels.ie

    Tarsila, parabéns pelo blog !
    espero ter ajudado,
    abraços,
    Fernando

    Comentário by Fernando Vezzali — 24/03/2012 @ 2:03 am

  48. Olá Fernando,

    Obrigada pelo comentário.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/04/2012 @ 4:14 pm

  49. ola ! Parabéns pelo blog ! Muito bom mesmo !

    Eu e minha namorada estamos querendo ir para irlanda em março de 2013 para estudar ingles e poder trabalhar para nos sustentar …

    Vc poderia me mandar um orçamento com 2 meses em casa de familia ?
    Será que conseguimos emprego por ai ( ex: garçom , serviços gerais , etc) para posteriormente alugarmos um ap e nos mantermos para estudo , moradia e comida ?
    Obs : nosso ingles é fraquinho ! Rs rs
    aguardo . Obrigado !

    Comentário by rodrigo — 26/03/2012 @ 3:30 am

  50. Olá Rodrigo,

    Obrigada pelo comentário.
    Eu não ofereço serviços de acomodação, então não posso lhe passar um orçamento para acomodação.
    Em relação ao trabalho, veja este post: http://www.vidanairlanda.com/2011/05/video-ingles-e-emprego-na-irlanda.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/04/2012 @ 4:37 pm

  51. Oi Tarsila!
    parabéns pelo blog é muito bom poder contar com uma ferramenta imparcial e minha dúvida se relaciona justamente a isso.
    Gostei muito da Seda pela prestabilidade do meu agente, gostei da estrutura e o preço tbém me agradou, porém quando entro pra olhar os depoimentos da galera que estudou na escola fico um pouco indecisa, sinto que tem gente que entra e deixa comentarios manipulados tanto para bem e para mal, não fico segura e isso é realmente triste.
    o que fazer para saber fazer a escolha certa? o que devo levar em conta?
    vc acha que a localização da escola interfere?

    aguardo

    Comentário by jessica — 03/04/2012 @ 5:10 am

  52. Olá Jessica,

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Vamos lá: Temos de considerar que cada pessoa é única e o modo como cada um encara a vida e as experiências que tem também influênciam nas opiniões que elas formam, sejam positivas ou negativas. Entendo que isto gera insegurança, pois é difícil distinguir o que é “manipulado” ou não.
    Não posso argumentar com as opiniões das pessoas, mas posso garantir que as entrevistas do Vida Na Irlanda expressam dignamente e honestamente o que o/a entrevistado/a acreditam, sem manipulações.

    A escola certa é aquela que oferece todos os recursos que você busca, na qual você se sente confortável, apoiada e em desenvolvimento e também que caiba no seu bolso. Pense com carinho quais são os seus objetivos e analise se as escolas que você está sondando oferecem o apoio e estrutura para você atingi-los. Isto é o mais importante.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/04/2012 @ 9:34 pm

  53. Hey Tarsila, tudo bom? Meu nome é Daniel Medina, tenho 27 anos sou de Brasília sou formando em Relacoes Intenacionais e estou indo pra Irlanda, irei aprender ingles, sei que essa pergunta tu deves estar macerada ja, hehe, mas assim me indicaria uma boa e barata? Gostei dessa SEDA, qualquer coisa me mande seu email que podemos conversar por ele,

    att.

    Daniel Medina

    Comentário by Daniel Medina — 08/04/2012 @ 10:55 pm

  54. Olá Daniel,

    Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.

    Para encontrar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/04/2012 @ 10:47 pm

  55. Oi Tarsila,

    Estava pesquisando no google sobre a questão racial, pois sou negra e moro no estado mais negro do Brasil,onde nunca tive problemas em relação a isso, mto pelo contrário!Então, pesquisando sobre q questão racial apareceu no google uma pergunta de um estudante sobre a questão de trabalho, preconceito,como os irlandeses lidam com isso,sim infelizmente o preconceito existe! A pergunta do google estava vinculada a este link,porém não achei nada referente, li todos os comentários e não achei a pergunta do rapazinho!

    Vc poderia conversar cmg sobre isso? Pai e mãe ficam mto preocupados com isso,sou filha única meus pais já são idosos…aí já sabe!Quero ir em paz e tbm deixá-los em paz!

    Mto grata!

    Comentário by LEILA — 25/07/2012 @ 7:57 pm

  56. Olá Leila,

    Vamos lá: De modo geral os irlandeses são hospitaleiros e receptivos e Dublin em especial é repleta de pessoas de todas as partes do mundo. Ao andar pela O’Connell Street você vai escutar mais idiomas do que já ouviu em toda sua vida. Eu não conheço ninguém pessoalmente que tenha sofrido discriminação em relação à raça ou por ser brasileiro.

    Aqui há diversas campanhas contra diversos tipos de discriminação, como ‘Say No do Ageism Week’ e ‘One City One People – Dublin Does not accept Racism or Discrimination’, uma iniciativa que busca ampliar as oportunidades para as pessoas das mais variadas culturas para se unir e compartilhar experiências, convivendo de forma integrada.

    No interior do país você verá o “típico” irlandês: Pessoas que são conhecidas pela alegria, hospitalidade, aconchego e bom-humor. Felizmente eu nunca tive uma experiência negativa que me fez sentir que o povo daqui fosse preconceituoso. Na verdade, só tenho coisas boas a dizer.

    Claro, existem pessoas que não são bacanas, como em qualquer lugar do mundo, mas não acho que os irlandeses de modo geral são racistas ou preconceituosos.

    Até mesmo fiz duas entrevistas com estudantes negros aqui que afirmaram não sentir preconceito, veja:
    http://www.vidanairlanda.com/2012/02/estudar-na-irlanda-the-english-academy-2.html
    http://www.vidanairlanda.com/2012/07/estudar-na-irlanda-grafton-college-2.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/07/2012 @ 1:06 pm

  57. Oh Tarsila,

    Mto bom, incentivador e esclarecedor o seu blog eu o recomendo para muitas pessoas!Pois ao ler este blog de ponta a ponta qq se senti segura da decisão de ir ou não para a Irlanda!Eu prefiro vim aqui ler e perguntar a vc do que ir atrás da minha agência!

    Mto obrigada pelatenção e parabéns mil vezes( te direi isso outras vezes pq minhas duvidas são infindas)!Parabéns pelo compromisso conosco e disposição de sempre!
    Bjocas da Leiloca!

    Comentário by Leila — 26/07/2012 @ 1:11 pm

  58. Olá Leila,

    Obrigada pelo comentário.
    Fico feliz em poder ajudar e me sinto honrada em você ter este respeito tão bacana por mim. Obrigada mesmo! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/07/2012 @ 1:30 pm

  59. Hello guys!
    Tô me preparando pra ir pra Irlanda e tenho uma novidade (nem tanto) ótima sobre o colegio SEDA:
    ‘A SEDA Academy teve motivo para celebrar em Abril deste ano – e não foi apenas o Easter. A escola recebeu a certificação ACELS – a maior marca de qualidade para escolas de inglês na Irlanda.’
    Essa é a escola que escolhi, mesmo antes de saber da certificação, e agora deu mais entusiasmo ainda!
    Espero que essa notícia valha para quem tinha duvidas sobre a qualidade dessa instituição!
    bjinhos!

    Comentário by Ana Carolina LAgo — 30/07/2012 @ 7:41 pm

  60. Olá Ana Carolina,

    Obrigada por compartilhar que a SEDA tenha obtido o certificado ACELS, contudo o link que você passou é de um informe publicitário e não uma matéria.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/07/2012 @ 3:18 pm

  61. Oii , Tarsila .. estou indo pra Irlanda em janeiro e já vi tudo no seu blog, curti pra KRK! haha

    entaao , to meio na duvida… pois eu ia fechar um pacote com a CI na ATLAS , mas dps fiquei sabendo do preço da SEDA e me chamou mais atençaão , queria saber mais informacoes… falar até mesmo com alunos da escola !!

    se alguem podeer me ajudar estamos aii!
    Vlw

    Comentário by Guilherme — 05/10/2012 @ 7:41 pm

  62. Olá Guilherme,

    Muito obrigada pelo carinho.
    Vamos lá:
    Veja entrevista com alunos da ATLAS aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/07/estudar-na-irlanda-atlas-language-school.html

    Espero que ajude!

    Comentário by Tarsila — 05/01/2013 @ 8:10 am

  63. Tem sempre gente que gosta, mas para aqueles que não gostam aí vai meu comment e meu alerta. Se você estudou ou vai estudar na Seda vai ouvir falar de Tiago ou Carlos, que são funcionários da escola, porém não sei quem é pior se é o Tiago ou Carlos!! Nenhum dos dois fala inglês corretamente, isso porque moram na Irlanda e trabalham em um “escola” de inglês., aliais quem daquela sala os quais se denominam de “marketing”, pois aquilo não é marketing em nenhum lugar do mundo, quem trabalha ou sabe da area diria que aquilo é um telemarketing, isso mesmo daquelas pessoas que te atendem no telefone ou e-mail para vender, aliais coisa que eles fazem muito bem, dizem milagres e prometem mil maravilhas, para que no final quando você já esta lá, não ter outra escolha senão fazer a escola, uma vez que se vocês lerem o pseudocontrato deles, esta escrito que se você começarem o curso e não gostarem por qualquer razão, não tem direito a receber nada, se não começar perde 250 euros por qualquer que seja o motivo, a acomodação da Seda é um hostel de quinta categoria( o nome do hostel não vem ao caso uma vez que a responsavel pela acomodação é a escola), para quem conhece hostels na europa e mesmo os do Brasil, deixa a desejar. Quem achar a Seda um boa escola, é porque nunca estudou em outra escola na Irlanda. Se você quer ser enganado e passado para trás vai em frente pague mais barato e não receba o que foi prometido, escola de brasileiros, mas não os bons brasileiros, pois os bons são honestos, a ultima noticia que tive da escola a uma semana a trás, foi pega por oficiais da imigração por excesso de alunos na sala, praticamente todas tinham em torno de 15 a 20 alunos quando que o exigido por lei irlandesa para escolas de idiomas é no maximo 8 alunos.

    Comentário by Mike — 04/03/2013 @ 4:00 pm

  64. Olá Mike,

    Obrigada pelo comentário.
    Aprecio o seu feedback e seu ponto de vista sobre a sua experiência, que infelizmente é negativa.
    Para poder deixar mais clara a sua opinião, você pode dizer claramente o que aconteceu com você? Suas afirmações são bem genéricas e isto dificulta o entendimento do leitor para com a sua experiência.
    O que eles prometeram que deixaram de cumprir? O que houve no hostel? De onde é a informação que a imigração foi lá? Eu não conheço nenhuma regra que impõe o limite de alunos para 8 em sala e fico muito grata se você puder me passar a fonte.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 11:28 am

Leave a comment

Comentários que não contribuem para o tópico acima serão deletados.