14/07/2010

Estudar na Irlanda: English in Dublin

Olá pessoal!

Essa semana entrevistei um rapaz que estuda na English em Dublin (viu Paola!) e ele me contou um pouco sobre como está sendo a experiência dele.

Por favor saibam que meus posts não servem para divulgar ou promover nenhum lugar, mas somente para informar as pessoas. Os entrevistados não são meus amigos para que não haja nenhum tipo de influência e as opiniões contidas aqui são exclusivamente do entrevistado.

Então lhes apresento…O FÁBIO!

Esse rapaz super simpático e gente boa é de Novo Hamburgo – RS. Depois de trabalhar com contabilidade por 11 anos ele soube que não estava feliz e não era aquilo que queria. Tentou abrir um negócio no sul, mas as coisas não foram pra frente e isso funcionou como um empurrão. Como ele já tinha amigos morando aqui há alguns anos, pensou em morar fora e depois de apenas um mês de preparo ele fez as malas e veio pra Dublin. Hoje o Fábio estuda na English in Dublin, tem um trabalho estável de segunda a sexta, mas já trabalhou até recolhendo lixo.
Quer saber o que ele está achando de tudo isso? É só continuar lendo…

Qual é o seu nome e idade?

Fábio Rebello, 30 anos.

Qual o seu curso e escola?

General English na English in Dublin.

Há quanto tempo está aqui na Irlanda e há quanto tempo estuda na English in Dublin?

Fábio – Há quatro meses. Eu cheguei aqui em uma quarta-feira, na segunda seguinte já comecei a estudar.

Por que você escolheu a English in Dublin ?

Fábio – Eu não vim pra cá por agência nenhuma. Meus amigos, de infância, estão aqui e eles organizaram e compraram o curso pra mim. Além disso,  tive boas referências e recomendações deles. Escolhi a escola também pelo preço, que é legal. Uma coisa que me atraiu também foi o time de futebol, que aliás é um dos melhores times de futebol de campo daqui – jogam brasileiros, marroquinos… – e ainda nos pagam pelos jogos. Temos jogos 4 vezes por mês (1 vez por semana).

Qual o seu objetivo em estudar na Irlanda?

Fábio – Mudar de vida. Vim para aperfeiçoar o inglês e acho que é a vontade de todo mundo morar fora, ter essa experiência.

Qual sua opinião sobre seu curso?

Fábio – Eu estou satisfeito com o curso. Porque se formos comparar com o Brasil, já começa que aqui o professor só fala inglês. Meu professor é gente boa, um cara legal que sempre esclarece minhas dúvidas. Eu já escutei sobre outras escolas onde existem professores mau humorados…

Ia te perguntar isso mesmo: Você acha que existe diferença entre estudar aqui e no Brasil?

Fábio – Com certeza. Estudar inglês aqui para mim é como eu fazia faculdade. Eu trabalhava de manhã, então tinha a prática no trabalho e a noite ia para a faculdade, aqui vou pra escola ter a teoria. Então as coisas que eu escuto, o que eu tenho dúvida, eu levo para a sala de aula. Eu poderia aprender só no trabalho, mas é o inglês incorreto, é preciso ir à escola.

O que você acha que a English in Dublin oferece de diferencial?

Fábio – Não conheço as outras escolas, mas para mim o diferencial é a questão do futebol, de ter o time. Mesmo assim eu estou super satisfeito com a English in Dublin em todos os outros aspectos.

O que você mais gosta e menos gosta na sua escola?

Fábio – O que eu mais gosto é da facilidade de acesso ao que eu preciso. A escola sempre me dá informações ou o que eu preciso quase instantaneamente, eles são muito rápidos. O que eu menos gosto é que tem muita gurizada de 17, 18 anos que fala português o tempo todo. Eu sei que cada um vem pra cá com um foco, mas às vezes queremos prestar atenção na aula e não dá porque tem conversas sobre tópicos que não tem nada a ver com a aula.

Você tem alguma sugestão para a melhoria da escola?

Fábio – Expandir a biblioteca seria legal. Acho que eles poderiam também melhorar a distribuição dos alunos nas salas. Quando eu estava no “Elementary” minha sala estava cheia e nos colocaram em uma sala pequena e a sala do lado era enorme e tinha apenas alguns alunos. Mas agora isso melhorou.

Você gosta de estudar aqui?

Fábio – Gosto!

Quantos alunos tem na sua sala/curso?

Fábio – Varia, mas em média 10 a 12 alunos.

Qual é o horário e duração das aulas?

Fábio – A noite as aulas são das 18:30 às 21:30 com 15 minutos de intervalo. As aulas da manhã são das 9:00 às 12:00, também com 15 minutos de intervalo.

O que você acha do horário e duração das aulas?

Fábio – Os horários são, hoje, um pouco apertados pra mim por causa do trabalho, mas acho eles legais. Se eu trabalhasse a tarde eu poderia ir às aulas de manhã, mas prefiro estudar a noite, como já disse, apesar de ser complicado pra mim eu acho o horário bom e levo minhas dúvidas pra sala.

O que você gostaria que tivessem lhe dito antes de você chegar na Irlanda?

Fábio – Antes de tomar a decisão de vir eu conversei muito com meus amigos. Vim preparado, mas mesmo assim quando cheguei eu me assustei. Eles disseram “Olha, o pessoal daqui tem um sotaque carregado e fala rápido”, mas quando tu chega aqui e vê que a coisa é difícil, às vezes até assusta. Hoje já estou acostumado com o uso de muita gíria e meias palavras, mas demora um pouco até o ouvido ficar mais acostumado com o sotaque.

O que você está achando de morar em Dublin?

Fábio – Morar aqui faz com que a gente perca o preconceito sobre muitas coisas porque Dublin é uma cidade extremamente globalizada, com gente do mundo todo. Inclusive de todas as partes do Brasil. Eu nunca tinha conhecido ninguém de Roraima, mas conheci aqui.

O que você pode dizer em relação ao trabalho e ao salário na Irlanda?

Fábio – Vejo muitas pessoas chegando aqui despreparadas. Eu já entreguei flyer, recolhi lixo para a Thorthons, fiz muita coisa. Hoje trabalho como kitchen porter e pra mim, lavar prato é filé perto do que fiz. Conheço pessoas que tiveram serviço caindo no colo delas quando chegaram, mas não queriam serviço. Voltaram pro Brasil porque não estavam dispostas a trabalhar mesmo. A gente vem pra cá com o dinheiro contado e vi gente que gasta tudo na noite, com balada, não vai na aula e não procura emprego… Eu sei que a recessão fez com que a economia caisse, mas aqui os salários são bons. Tem trabalho pra quem quer. Hoje eu tenho um emprego legal e se eu conseguir algo melhor, será ótimo.

Você poderia dar uma dica importante para quem está vindo?

Fábio – Venha preparado, dê a cara a bater e abraçe o que vier, especialmente no início, porque emprego/serviço tem. Quando você conseguir algo, aos poucos, procure algo melhor, pois é a melhor maneira de se manter. Outra dica importante é: Leve sempre um casaco na mala porque aqui o tempo muda a toda hora. Quando cheguei aqui estava batendo um minuano (ventinho) e falei “ah, lá no sul é normal!” de repente eu estava batendo o queixo.

Quando o curso acabar, o que você pretende fazer?

Fábio – Quero renovar por mais um ano, se até lá não sair a minha cidadania, especialmente pela questão do inglês.

Muito obrigada pela entrevista Fábio! Espero que seu inglês fique super afiado e que nos encontremos pelas ruas da nossa Fair City!

English in Dublin
54 Merriom Square
Dublin 2
www.englishindublin.com

Postado por: | Comments (96)

  1. Olá Tarsila. Como vai? Primeiramente parabenizamos você pelo blog!!
    Estamos adorando ler as matérias disponíveis sobre as escolas na Irlanda, isto está nos ajudando e muito a escolher uma.
    Estamos com algumas dúvidas, mas vamos com calma!!! rs
    Vimos uma resposta acima, sobre ACELS e MEI/RELSA.
    Gostariamos de saber sobre as diferenças de todos os certificados. ex: FETAC; LCCI/EDI; entre outros (se tiver).

    Tudo de bom!!!
    Abraços.

    Comentário by Michael e Regiane — 11/09/2010 @ 1:39 am

  2. Olá Michael e Regiane!

    Sejam bem-vindos ao Vida Na Irlanda!
    Estou ótima e vocês? Muito obrigada pelos elogios. Fico muito feliz em poder ajudar.

    Bom, vamos à sua dúvida:
    FETAC, LCCI, CITY & GUILDS etc. são órgãos que regulamentam e certificam os cursos, ou seja, os cursos reconhecidos por estes órgãos são oferecidos nas escolas aprovadas por eles. Cada um deles dá um tipo de certificação e tem importância em diferentes áreas. O FETAC, por exemplo, reconhece cursos de diversos níveis. O LCCI e o CITY & GULIDS são conhecidos pela alta qualidade de seus cursos vocacionais.

    A vantagem de se fazer um curso com esse tipo de reconhecimento é ter a certificação de um determinado órgão que é, muitas vezes, internacionalmente reconhecido. Ou seja, se você fizer um curso técnico aprovado pelo FETAC (passar em todas as provas, etc.) e conseguir seu certificado mas pretende fazer um curso superior no Brasil, é muito provável que as universidades brasileiras reconheçam que você já tem conhecimento na área. Além disso é um extra no CV, não é mesmo?

    As agências e as escolas devem passar informações claras sobre qual curso é reconhecido por qual órgão e o que isto significa para você (se existe reconhecimento na sua área, se as universidades aceitam, etc.). 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/09/2010 @ 10:31 pm

  3. Hola Tarsila

    mira estoy muy interesado con esto de estudiar ingles en Irlanda y pues no cuento con suficiente informacion en el momento, no tengo una escuela segura.. Me podrias recomendar una segura buena y no tan costosa 🙂 tampoco tengo informacion de lo de el trabajo ni del alojamiento me puedes colaborar

    Gracias; Besos

    Comentário by Alberto — 30/09/2010 @ 8:54 pm

  4. Hola Alberto!

    Sea bienvenido al Vida Na Irlanda!
    Entrevisto a estudiantes de escuelas diferentes, así puedes tener una idea de como es estudiar allí. Sugiero que tu leas unas entrevistas para ver cual escuela es más apropiada para sus objetivos:

    http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Los precios varían, entonces sugiero que te pongas en contacto con tu agencia local o la escuela en que deseas estudiar y hacer un pedido de cotización.

    Escribí sobre como encontrar accomodation aquí:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html

    Y trabajo aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html

    Espero que esta información sea útil y si necesitas algo más, escríbame!

    Besos

    Comentário by Tarsila — 30/09/2010 @ 9:11 pm

  5. Tarsila,
    nossa é animal esse seu site. Você tem muita dedicação com todos, parabens mesmo.
    Eu passei somente para elogiar, pois estou começando a pesquisar a Irlanda e seu site tem informação muito valiosa. Por ora eu não tenho nenhuma pergunta, mas no decorrer da minha pesquisa sobre a Irlanda terei e com certeza passarei por aqui.

    Obrigado pela atenção dispensada à nós!

    Comentário by Enoque — 03/10/2010 @ 12:52 am

  6. Olá Enoque!

    Muito obrigada pelo comentário e pelos elogios!
    Fico feliz que você esteja gostando do que eu posto e como o espírito do Vida Na Irlanda é de comunicação, afinal de contas eu quero que todos que vem para a Irlanda tenham a melhor experiência de vida possível 🙂 Espero vê-lo mais por aqui e se surgirem dúvidas, não hesite em me contatar! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/10/2010 @ 5:10 pm

  7. Oi Tarsila, seu site é ótimooooo!
    Eu quero passar 1 ano em Cork. Mas as escolas são muito caras!!! Você conhece alguma pra me indicar????
    Beijinhosss

    Comentário by Tarsila — 06/03/2011 @ 3:57 am

  8. Olá Nadia!

    Muito obrigada! 🙂
    Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá. Veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda“. Além disto, infelizmente não tive a oportunidade de entrevistar alunos de Cork, mas quando surgir, com certeza virará post. 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/03/2011 @ 9:57 pm

  9. meu comentários saiu com seu nome hahaha
    O meu é Nadia

    Comentário by nadia — 06/03/2011 @ 3:57 am

  10. Oi Tarsila!!
    Muito obrigada pela resposta! =) Eu acho que me expressei mal, não quis dizer indicar nesse sentido e sim no sentido de você ter o nome de algum escola em Cork, é porque não estou encontrando na internet alguma que tenha 6 meses de aula e 6 meses de curso, parece que o povo só vai pra Dublin mesmo….hehehe
    Vou continuar acompanhando as postagens, vai que alguém me dá uma luz…hahaha
    Muito obrigada =D

    Beijinhosss

    Comentário by nadia — 09/03/2011 @ 1:20 pm

  11. Olá Nadia!

    Disponha! Fico feliz em poder ajudar.
    Algumas instituições que já ouvi falar, mas desconheço em Cork são:
    Cork Language Centre e North Mon Language Institute.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/03/2011 @ 9:47 pm

  12. Meu Deus, como você é rápida!
    Muitíssimo obrigada, ajudou demaisss, agora é só pesquisar e me preparar para essa aventura =)
    Parabéns pelo Blog…top favoritos!
    Beijinhosss

    Comentário by nadia — 10/03/2011 @ 2:35 am

  13. Olá Nadia!

    Muito obrigada por considerar o Vida Na Irlanda um de seus Top Favoritos! EEEEE!
    Na verdade não são tão rápida assim, muitas vezes não tenho tempo para responder as centenas de comentários e emails que recebo diariamente, mas quando consigo, respondo sem dúvidas! 🙂
    Fico feliz em poder ajudar e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/03/2011 @ 12:53 pm

  14. oi Tarsila tenho acompanhado seu blog a 1 mes, e vejo que você é muito atenciosa com todos nos.
    Estou pretendendo ir para Dublin em junho, mas a grana ta curta, por isso quero me organizar muito bem, também não tenho fluência no inglês, vou passar muito aperto por la?
    Uma amiga voltou de Dublin no final do ano, e me disse que só vou precisar do passaporte, pagar o curso, pagar o visto de estudante (150 euros), moradia (normalmente na escola oferecem 2 semanas a 1 mês e depois vc pode dividir apto com colegas) e comprovar rende de 3000 euros. Você pode me esclarecer mais algimas coisas?
    Muito obrigada por todos os post anteriores

    Comentário by Katia Sacramento — 19/04/2011 @ 7:55 pm

  15. Olá Katia!

    Muito obrigada por acompanhar o Vida Na Irlanda.
    Acredito que se organizar muito bem é fundamental, sendo a grana curta ou não. Passar apertos faz parte da experiência e é por isto que aprendemos tanto com um intercâmbio, mas os “perrengues” não podem ser exagerados ou nossos objetivos não são cumpridos, por isto mesmo que, como você disse, é importante se organizar. Não sei se você irá passar grandes apertos, pois cada experiência é única, mas tenha sempre seu objetivo em mente, ele irá lhe guiar em suas escolhas e será seu melhor amigo.

    Em relação à documentação, por gentileza, veja estes posts:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-quero-estudar-ingles-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-como-se-registrar-na-gnib-ou-immigration-office.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/10/imigrando-novas-regras-para-estudantes-internacionais-de-2011.html
    http://www.vidanairlanda.com/2011/01/imigrando-novas-regras-da-imigracao.html

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 19/04/2011 @ 9:42 pm

  16. Oi Tarsila, tudo bem?!?

    Muito obrigada pela su aatenção aos nossos posts! Você não faz idéia do quanto nos ajuda com estas informações.
    Li os posts e entrevistas sobre as escolas, mas ainda não sei qual escolher. Muitas escolas oferecidas por agências tem a informação que são reconhecidas pelo MEI e ACELS (apenas os ícones no site, mas nada “confirmado”), porém não encontrei escolas como a Atlas e ECM na lista (aparecem apenas 32 na busca). Você poderia me ajudar na busca desta lista da ACELS?
    Outra dúvida. Todos os cursos de inglês oferecidos dão base para os testes TIE, TOELF e IELTS? Como posso oescolher melhor o curso?

    Muito obrigada!

    Comentário by Lilian — 18/05/2011 @ 8:27 pm

  17. Olá Lilian!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Fico feliz em poder ajudar. Vamos lá:
    Se há o ícone na pagina, são escolas reconhecidas. Se você encontrar alguma escola que mostra ícones e não tem apresentar a certificação na própria escola ou juntamente ao órgão, é crime.
    A Atlas está na lista do ACELS sim, veja aqui: https://www.acels.ie/schools
    A ECM College é reconhecida pelo LCCI, uma certificação inglesa (da Inglaterra) reconhecida pelo NQAI. Portanto ambas escolas estão de acordo com a lei.

    Os cursos de General English não preparam para nenhum teste. Se você quer prestar algum exame, você deverá se matricular em um curso específico para tal. A maioria das escolas oferece cursos preparatórios para exames, basta pesquisar junto às instituições de seu interesse.

    Espero ter ajudado.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 6:45 pm

  18. Olá!

    Sou novo no site!

    Estou preparado para ir além disso minha passagem está marcada para o dia primeiro de janeiro…
    vou estudar na english em Dublim, pois aqui no brasil me falaram muito bem da escola…

    espero ajuda de outros brasileiros por lá… conhecer locais…sei lá não ficar tão perdido se for possível…

    Vou ficar mais online nesse site daqui em diante pois acho que ele me ajudará muito para meu intercâmbio…

    Desde já Grato!

    Everton Saath Farroupilha/RS

    Comentário by Everton — 23/08/2011 @ 1:47 am

  19. Olá Everton!

    Obrigada pelo comentário! 🙂
    Fico feliz em saber que você vai ficar antenado no Vida Na Irlanda e espero que encontre a resposta para suas dúvidas por aqui!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/09/2011 @ 9:00 am

  20. Olá Tarsila,
    Acompanho seu blog e agradeço a você e demais pessoas que contribuem com informações valiosas sobre intercâmbio na Irlanda.
    Agora, gostaria de informações sobre o programa Demi Pair! É possível trabalhar como babá e estudar ao mesmo tempo? Como funciona? Queria obter mais informações sobre este tipo de trabalho!
    Obrigado e abraços

    Comentário by Juliana Lima — 23/09/2011 @ 1:31 pm

  21. Olá Juliana!

    Muito obrigada por acompanhar o Vida Na Irlanda. 🙂
    Infelizmente somente as escolas ou agências podem lhe passar mais detalhes sobre os programas de demi-pair, muito embora os programas de au-pair sejam os mais comuns por aqui e nem todas as instituições os oferecem. Faça uma pesquisa com agências na sua cidade para saber quais são as opções disponíveis e como o programa funciona em detalhe.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 10:53 pm

  22. Olá Tarsila,
    Meu nome é Mauro, quero te parabenizar pelo ótimo Vida na Irlanda. Então, desembarco na Fair City dia 12 próximo e o teu site foi muito importante para que eu tirasse minhas dúvidas. Peguei muitas dicas importantes por aqui inclusive sobre a escola na qual vou estudar. Parabéns mesmo!! Espero um dia poder te encontrar e te agradecer pessoalmente. Só uma questão, por acaso você sabe como arrumo minha ansiedade na mala?? rsrs
    Abraço, e até qualquer dia, quem sabe

    Comentário by Mauro Cesar Costa — 31/10/2011 @ 5:10 pm

  23. Olá Mauro!

    Muito obrigada pelo comentário! Uau, logo logo você estará por aqui. 🙂
    Fico muito feliz em saber que você obteve informações importantes por aqui e é claro, vamos mantendo contato.
    A ansiedade é algo que faz parte da experiência e é perfeitamente normal, agora é respirar fundo, se preparar e abrir os braços para todas as coisas diferentes que virão. Espero que você faça uma ótima viagem e que aproveite cada minuto.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/11/2011 @ 9:21 am

  24. Oi, Tarsila.
    A localização dessa escola é boa? É perto do centro? Dublin 2 é um bairro?
    Abraço!

    Comentário by Bruno — 16/11/2011 @ 5:22 pm

  25. Oi Bruno,

    Sim, a English in Dublin fica na Merrion Square, Dublin 2. Para entender melhor a cidade, veja este post:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/se-virando-em-dublin-entendendo-o-layout-da-cidade.html

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 4:39 pm

  26. Olá Tarsila! Mesmo não comentando nos posts, acompanho o site sempre… não achei nenhum que seja tão completo e simples, que realmente explicam e resolvam dúvidas. Estou planejando ir pra Dublin, então estou nessa fase de pesquisar e ler mil e uma coisas. Enfim… sou fã de futebol. Jogo ao menos 1 vez na semana e me chamou demais a atenção de poder jogar na Irlanda, até para ter alguma atividade diferente fora das aulas. A minha dúvida é a seguinte… jogando por um time de uma escola você fica muito “preso” a cidade? Gostaria de aproveitar minha estadia na Irlanda para conhecer as outras cidades e até outros países. Porém, vi o Fábio falando que os jogos são 1 vez por semana… então penso que se tiver jogos todo final de semana, complicaria esse lado de fazer as viagens. Tu sabe algo a respeito disso ou talvez seja melhor eu falar diretamente com o Fábio?

    Continue com esse site maravilhoso. Abraços

    Comentário by Hélio — 26/12/2011 @ 1:21 pm

  27. Olá Hélio!

    Obrigada por acompanhar (mesmo sem deixar comentários, não tem problema algum) e por todos os elogios. Me sinto muito feliz.
    Não sei exatamente como funciona o time da English em Dublin, mas tinha um amigo que morava aqui e praticava em um clube local 1 vez por semana, mas era durante a semana e os finais de semanas eram livres. Outra coisa que me lembro é que houve algumas ocasiões que o time teve de ir para outra cidade jogar e ele conciliou a oportunidade para conhecer outros lugares da Irlanda também. Acredito que se você entrar em contato com a própria escola eles poderão lhe informar mais sobre isso. 🙂

    Espero ter ajudado e vou continuar com o Vida Na Irlanda sim!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/01/2012 @ 9:07 pm

  28. Olá Tarsila, feliz 2012!!!!
    Meu nome é Marcelo e sou carioca.
    É um prazer teclar com você e conhecer o blog, que é excelente.
    Bom, farei um intercâmbio para a Irlanda em Abril de 2012.
    Será de 1° a 28/04/12. Bem curtinho, mas é o que dá para fazer no momento. rs kkkkk
    Não tenho um inglês bom, é de nível bem básico.
    Levarei o contrato da World Study, agência que contratei aqui no Rio, carta da casa de família aonde ficarei hospedado, passaporte, cartão de crédito internacional, carteria internacional de vacinação de febre amarela, seguro contratado pela agência daqui e, mais ou menos, 1.200,00 Euros para gastos diversos.
    Para a imigração é o bastante a apresentação disso aí citado acima?
    Por ser apenas um período bem curto em Dublin, 1° a 28/04/12, o dinheiro que levarei é suficiente?
    Por favor me ajude, sou marinheiro de primeira viagem e confesso que estou meio perdido com tantas informações. Cada um fala uma coisa diferente. rs kkkkk
    Já não estou entendendo nada do que ouvi falar de ter que levar 3.000,00 Euros e contratar seguro do governo. Isso é verdade mesmo?
    Pois se for estarei “ferrado”, porque só terei o dinheiro que citei acima para levar. rs kkkkkk
    Aguardo suas informações e dicas e agradeço lhe desejando um excelente 2012 com saúde e prosperdiade.
    Abraços !!!

    Comentário by Marcelo Silva — 31/12/2011 @ 7:11 pm

  29. Olá Marcelo!

    Feliz 2012! 🙂
    É um prazer também receber seu comentário e elogio e espero poder ajudar.
    Vamos lá: No seu caso, um intercâmbio curtinho de apenas 1 mês não é necessário o registro junto à imigração GNIB (escritório da imigração no centro de Dublin), portanto também não é necessária a comprovação de dinheiro junto a imigração do aeroporto. E no seu caso o seguro que você contratou é o suficiente. Fique tranquilo. 🙂

    O dinheiro que você está trazendo para um mês é suficiente sim para passear e se alimentar mas tudo depende dos seus gastos, se você de repente quiser comprar algo caro (como um computador, por exemplo), daí o dinheiro pode não ser suficiente, entende?

    Pode ficar com calma que a regra dos €3.000 e o mínimo do seguro governamental se aplica somente aos estudantes que precisam se registrar junto à GNIB e este não é o seu caso. 🙂 Fique calmo e aproveite a viagem, está tudo certinho.

    Espero ter ajudado e que abril seja um mês inesquecível!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2012 @ 5:25 am

  30. Opa Tarsila!!!
    Obrigado por responder aos meus questionamentos.
    Gostaria de fechar esse ciclo de perguntas te incomodando só mais um pouquinho e fazendo só mais umas perguntinhas, tá? rs rs rs kkkk
    Eu gosto muito de um país chamado Suécia, pela rainha deles que foi criada aqui no Brasil, pelos conjuntos ABBA e Roxette, que são de lá, e pelo país em si que é um dos melhores do mundo para viver.
    Portanto, eu pretendo, se os euros que eu levar permitirem (rs rs), pegar um vôo de fim de semana e ir até Estocolmo, capital sueca, para visitar e ficar apenas de um dia para outro, programinha bem de turista mesmo.
    Tem cias aéras na Irlanda que fazem esse trecho (ida e volta)?
    Fica caro fazer isso por apenas de um dia para o outro?
    Terei que passar pela imigração daquele país?
    Iniciante em viagens é cheio de dúvidas, né? rs rs rs kkkkk
    Poxa, mas obrigado e aguardo.
    Beijos no coração e fique com Deus.
    Marcelo Silva

    Comentário by Marcelo Silva — 09/01/2012 @ 9:45 pm

  31. Olá Marcelo!

    Disponha, é um prazer poder ajudar.
    Vamos lá:
    Sim, há companhias aéras que vôam para a Suécia de Dublin – a maioria faz vôos com escala, mas as companhias Aerlingus e Ryanair oferecem opções diretas, contudo não há vôos todos os dias. O preço da passagem varia muito – depende da época do ano, da classe, da companhia, mas é possível.
    A Suécia é um país que pertence à União Européia e como a maioria dos países você passará pela imigração ao descer no aeroporto (vão lhe perguntar qual é o propósito da visita, ver seu passaporte e podem pedir sua passagem de volta, mas acredito que se você não esteja fazendo nada ilegal não terá problemas).

    Espero ter ajudado e posso, por gentileza, lhe pedir um favor?

    Entendo que você tem muitas dúvidas e fico muito feliz em poder ajudá-lo já que sua dúvida pode ser a mesma de outros, portanto conto também com sua colaboração para tornar o Vida Na Irlanda cada vez um espaço melhor e peço por gentileza que você não poste o mesmo comentário em diversos posts, pois como respondo a absolutamente todos os comentários você terá, com certeza, sua resposta. 🙂

    Obrigada e beijinhos!

    Comentário by Tarsila — 11/01/2012 @ 5:38 am

  32. Vi a entrevista, fiquei mais empolgado, confesso que não li os outros comentários por preguiça, mas aposto que nem precisa.
    Estou indo em Julho agora, de 2012, e não vejo a hora, sei que deixarei família, amigos e namorada por um tempo, sei que sentirei saudade, mas hoje a vontade de ir logo é maior.
    O bom da entrevista foi que ele estuda/estudou na escola na qual irei estudar, e foi bom ver ele falando bem da escola pois é um animo a mais para mim.

    Queria pedir para a Tarsila, mas nem sei se tem como, que é passar o contato de quem está la e de quem esta indo para que possa haver uma interação na chegada, pois eu por exemplo, não conheço ninguém la e ninguém que foi, mesmo querendo evitar ficar com muitos brasileiros durante meu intercambio, no primeiro mês seria ideal para que eu possa conhecer algumas coisas com acompanhante um tiquinho já vivido. Se tiver como, passar o contato para mim por mail, tuliogscabral@hotmail.com .

    obs.: Primeiro contato com o site foi hoje, que site ÓTIMO!

    Comentário by Túlio Gonçalves dos Santos Cabral — 15/01/2012 @ 1:33 am

  33. Olá Túlio!

    Obrigada pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado da entrevista.
    Eu já estou trabalhando em uma idéia para que as pessoas possam trocar contatos sim e achei muito boa a sua idéia. Obrigada, viu? E espero vê-lo mais por aqui.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 11:15 am

  34. Ei Tarsíla,
    Em primeiro lugar parabéns pelo site!!!
    Vi que o Lucas pediu mais informações sobre a English in Dublin e você ficou de entrar em contato com o Fabio para ver se eles poderiam conversar diretamente. Isso foi possível? Já estou pagando o curso para ir em agosto com meu marido, mas gostaria de mais algumas informações sobre a escola com alguém que já está lá.
    Obrigada.

    Comentário by Elisa — 23/02/2012 @ 10:11 pm

  35. Olá Elisa,

    Obrigada pelo comentário.
    Infelizmente não tenho o contato de email Fabio e portanto não pude passá-lo. 🙁 Desculpe não poder ajudar.
    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/03/2012 @ 2:44 pm

  36. Olá Tarsíla .
    esse site me encheu os olhos , me deu muita motivação de ir para dubin .
    Moro no Rio de Janeiro e já to contando os dias para morar ai , to resolvendo só algumas coisas sobre o passaporte , . irie estudar General English na English in Dublin ..
    Sou apaixonado por futebol e meu sonho é jogar como profissional ai em dublin , treino aqui no rio de janeiro mais sou capaz de larga tudo para jogar ai ,. Queria me informar sobre testes ai , pois tenho 18 anos , queria saber se eu chegasse no estadio ai eles poderiam deixar eu fazer um teste para entrar no juvenil e poder seguir carreira profissional no futebol .
    Fico grato por ler .

    Comentário by Fabricio Zanuti — 11/07/2012 @ 7:14 pm

  37. Olá Fabricio,

    Fico muito feliz em poder ajudar.
    Infelizmente eu não tenho informações sobre os testes, você terá de procurar com os times e clubes locais mais informações sobre como proceder. A English In Dublin, por ter um time forte, também poderá orientá-lo.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/07/2012 @ 6:34 pm

  38. Bom dia …

    Mto legal a entrevista … bacana mesmo … bom estou me preparando pra junto com minha namorada irmos viajar para Dublin … pensamento nos estudos … somos chucros no ingles e surgiu a oportunidade de irmos … a vida ficou melhor rs … Estou cotando em várias agencias … mas vendo essa reportagem e o fato do Fabio ter ido assim sem agencia … tem alguma dica pra gente … Gostei mto do q vi até agora dessa escola ENGLISH IN DUBLIN … entrei no site … foi a que mais gostei na vdd …

    Comentário by Jhullian — 18/07/2012 @ 3:52 pm

  39. Olá Jhullian,

    Obrigada pelo comentário.
    Fazer um intercâmbio por conta própria implica em lidar com todas as adversidades sem um apoio de uma agência. Algumas pessoas lidam com isso tranquilamente, outras nem tanto e dependendo da escola até pode ficar mais em conta, mas analise tudo que está no pacote, tanto oferecido pela agência como pela escola para ver se realmente há diferença. Eu já adianto que todos os valores dos cursos, acomodação, seguro-saúde daqui devem ser equivalentes aos oferecidos pelas agências de intercâmbio, para não haver concorrência entre escola e agência. O pagamento feito diretamente com a escola na Irlanda deve ser feito a vista, enquanto muitas agências no Brasil parcelam o pagamento, portanto vale a pena analisar suas opções.

    Recomendo que leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda”, que aborda várias questões e pode ajudá-lo. Veja aqui: http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/07/2012 @ 11:16 pm

  40. Olá Tarsila, eu entendo que fazer intercâmbio por intermédio de agências é bem mais cômodo, mas tenho feito inúmeras pesquisas pelas agências aqui no Brasil e a diferença está grande! Como eu tenho passaporte euripeu, eu imagino (veja bem, IMAGINO, mas gostaria de ter certeza), imagino que chegando ai com meu mochilão (como já estou acostumada a viajar, porém só de férias), no intuito de me matricular diretamente numa escola por 6 semanas de curso (cursos de 20hs a week) eu não vá ter problema. Primeiro por não precisar de visto, segundo por eu estar com o dinheiro in cash. E pretendo chegar no final do mês q vem, em setembro, agora a pergunta que não quer calar: você acha q é possível dar certo? Eu tenho alguns endereços de hostels (prefiro) e de cursos, chegando, apresentando meu italian passport, querendo estudar e tendo a grana, será que vou encontrar dificuldade em iniciar um curso na segunda-feira seguinte??? Please, help!

    Ps: O curso que mais me interessou pelo preço foi justamente o English in Dublin, depois o o International House.

    Kisses, Margarete

    Comentário by Margarete — 09/08/2012 @ 2:34 am

  41. Olá Margaret,

    Você deve usar seu passaporte europeu para entrar na Irlanda e deste modo você não precisará se registrar junto à GNIB, ou seja, você poderá sim entrar no país sem problemas e depois de matricular em um curso de inglês. Se o oficial da imigração perguntar qual é o propósito da sua visita você deve ser honesta sobre seus estudos, não há problema algum.

    Espero que tenha feito boa viagem e que tudo tenha dado certo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/11/2012 @ 3:14 pm

  42. Tarsila,

    Estou gostando bastante de ler seus posts. As informações são muito pertinentes.

    Eu gostaria de saber se você já ouviu falar de escolas em que pagamos por um período de curso, por exemplo, de 25 semanas e ganhamos mais semanas de curso. Isso é verdade?

    Se não me engano ouvi falar algo a respeito desta escola do post. Você sabe se a informação procede?

    Bjs,

    Comentário by Karina — 21/01/2013 @ 6:18 pm

  43. Olá Karina!

    Vamos lá: A maioria das escolas de inglês oferece um pacote de estudo que dá o visto de estudante para 1 ano, porém ele é composto de 1 curso de 25 semanas de inglês (aprox. 6 meses) + 6 meses de férias. É um pacote bem comum, mas você não “ganha” 25 semanas, é que como o seu visto é válido por 1 ano você pode permanecer por mais 6 meses no país. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 11:21 pm

  44. GOSTARIA DE SABER SOBRE VALORES. QUAIS OS VALORES PRA SE VIVER POR MES AI, INCLUINDO ALUGUEL, ALIMENTAÇAO, LUZ , AGUA, TELEFONE,E NET? COMO É ESSE LANCE DE TER TIMES DE FUTEBOL NA ENGLISH? ELES PAGAM POR JOGO? OBRIGADO

    Comentário by Marco — 24/06/2013 @ 9:07 pm

  45. Olá Marcos,

    Depende do estilo de vida de cada um. Há estudantes que conseguem viver com €500/mês e outros com €800/mês (incluindo todas as despesas), mas cada um sabe como e com o quê gasta.
    Sobre o time de futebol da English in Dublin, eu recomendo que você entre em contato direto com a escola para obter mais informações.

    Espero ter ajudado

    Comentário by Tarsila — 08/08/2013 @ 12:26 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.