25/05/2010

Conhecendo a Irlanda: National Wax Museum Plus – Dublin

O National Wax Museum Plus é um novo museu em Dublin, algo como o Madame Tussauds em menor escala e focado na Irlanda. Aberto no começo de 2010 e localizado ao lado do Banco da Irlanda (College Green) bem pertinho da Trinity College, essa atração de Dublin é de super fácil acesso.

A intenção do museu é criar uma experiência interativa disponibilizando uma área voltada às ciências para aprendizado prático, um estúdio de vídeo para filmar video-clipes e um estúdio de som. Além disso, a exposição exibe a herança cultural irlandesa através de personagens de cera – verídicos ou fictícios.

O museu é dividido em ambientes (rooms) e em cada um deles um tema diferente é abordado. O museu também tem uma lojinha de souvenirs e um café para quem estiver com uma fominha (geralmente depois da visita, que demora mais ou menos 1 hora).

Ao entrar no museu você vai para…

A Sala dos Escritores

Essa sala é dedicada aos grandes nomes da literatura, que são muito importantes, pois representam muito da cultura irlandesa. Famosos como James Joyce e Oscar Wilde estão imortalizados nessa sala que lembra uma pequena biblioteca.

Os Cofres do Tempo da História da Irlanda

Esse prédio, antes de virar museu, abrigava o Ouro e Armaduras da Irlanda, mas parece que foi um banco porque esses “Cofres do Tempo” ficam no piso inferior e são pequenas salas que ficam literalmente dentro de cofres que tem portonas bem grossas.

Aqui podemos explorar diversos estágios da história da Irlanda – Pré-Cristianismo, A Batalha de Boyne, Medieval, a Grande Fome, o Levante de 1916 (para mais informações sobre o levante, clique aqui e aqui), Governadores e figuras importantes irlandesas e até uma pequena Câmara de Horrores (Com Drácula de Bram Stoker, claro, Frankenstein, Hannibal Lector e outras coisas horripilantes). Eles até tem uma sala de Mitologia Irlandesa com personagens folclóricos. Se quiserem escutar a “explicação da sala” em audio é só apertar o botão que fica na porta de cada cofre. As explicações são breves mas muito interessantes.

O Mundo de Fantasia das Crianças

Ao subir as escadas que circundam João e O Pé de Feijão (Jack and the Beanstalk) você encontrará o Mundo de Fantasia no primeiro andar. São sete salas que as crianças vão adorar. Uma delas mostra as Viagens de Gulliver, outra tem um espaço para show de marionetes, há também uma área dedicada ao Papai Noel (ele está dormindo, mas você pode deixar sua cartinha lá ou mandar um e-mail pra ele), outra para personagens de desenho animado (que inclui os Simpsons, Tartarugas Ninjas, etc) outra para um mundo encantado (Harry Potter está lá também) e duas áreas super interativas: A Sala de Ciências e a Sala de Descobertas. Essas duas salas são quase juntas e são ideais para pesseios de escola. Nelas estão diversos objetos/experimentos , especialmente sobre física, que todos podem mexer e descobrir como funcionam de forma prática. Há também alguns quiosques de vídeo com informações sobre o espaço e a NASA.

O Hall de Lendas Irlandesas

Nesse Hall estão algumas das celebridades irlandesas do entretenimento e do esporte, como Gay Byrne (Apresentador de TV) Mary Robinson (Presidente da Irlanda) e Jack Charlton (Antigo treinador de futebol da Irlanda). É interessante compreender como existem as celebridades “locais”, mas a maioria deles não é conhecida por Brasileiros).

O Green Room (ou o estúdio de vídeo-clipes)

É o único do gênero na Irlanda e eles usam o fundo verde para projetar um video-clipe e adivinhe só quem é a estrela: VOCÊ! Basta escolher o vídeo e gravar sua performance e se desejar depois é só fazer o upload do vídeo para o YouTube diretamente do estúdio.

O Estúdio de Som

Nesse estúdio há equipamentos originais do Dublin’s Sound Training Centre, do Temple Lane Studios e do Grouse Lodge Recording Studio. Aqui é possível explorar as mesas de som, equalizadores e tudo mais que já foram utilizados pelo REM, Snow Patrol e The Blizzards.

O Grande Hall

Essa é a última sala da visita e é um tributo a arte. Músicos e atores dividem essa sala que mostra personalidades como Liam Neeson, Jack Nicholson, David Bowie e claro, U2.

Bom, se estiverem em Dublin e quiserem um passeio tranquilo e cheio de fotos o National Wax Museum Plus é uma otima opção. O preço é de €10 por adulto, mas estudantes pagam €9. E se vocês passarem no Simon’s Coffee Shop antes da visita (mais informações sobre o Simon’s Coffee Shop, clique aqui.) peguem um cupom de desconto de 10% para o National Wax Museum Plus (geralmente os cupons ficam em um stand perto da porta e você não precisa comprar nada, é só entrar e pegar).

The National Wax Museum Plus
4 Foster Place
Temple Bar
Dublin 2

www.waxmuseumplus.ie

Postado por: | Comments (11)

  1. Opa! ;D .. Poxa, mais um dica bacana! Curti bastante as fotos! haha ;D
    Mais uma vez, obrigadão! O museu já tá incluído no rol de lugares a visitar! ;D
    ;*

    Comentário by Mael Tomaz — 26/05/2010 @ 4:00 am

  2. Mael, em breve colocarei mais museus muito bacanas. Dublin tem muita coisa a oferecer. É só procurar! 🙂

    Comentário by Tarsila — 26/05/2010 @ 7:32 am

  3. Muito Legal o museu! adorei as fotos.

    Comentário by Eric Valverde — 26/05/2010 @ 1:25 pm

  4. Nossa mto bacana essa reportagem!em breve irei visitar este museu..

    Comentário by sara — 08/06/2010 @ 7:15 pm

  5. Oi Sara!
    Esse museu é muito bacana, bem no estilo Madame Tussaud de Londres, só que Irlandês.
    É bem legal e diferente. 🙂

    Comentário by Tarsila — 16/06/2010 @ 10:13 am

  6. Muito legal o Museu heim..

    Comentário by Tiago Martins — 10/12/2011 @ 12:57 am

  7. Olá Tiago!

    Muito obrigada pelo comentário, espero que você goste do Wax Museum, se decidir fazer uma visitinha. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/01/2012 @ 1:44 pm

  8. Claro, com certeza vou visitar, em Julho ou Agosto estou indo pra Dublin. Quero aproveitar o máximo.

    Comentário by tiago — 07/01/2012 @ 1:47 pm

  9. Olá Tiago!

    Visite sim, Dublin oferece inúmeras atrações, para todos os gostos e bolsos. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2012 @ 8:12 am

  10. Então, eu queria saber se voce tem algumas dicas de passagem aerea barata do Brasil pra Irlanda, porque tá dificil hein?! 3.000,00 pra cima só! Eu quero 2.000,00 pra baixo poxa! Hahahahahahahaha Tô saindo de São Pauloooooo

    Comentário by Marjorie — 24/03/2012 @ 1:01 am

  11. Olá Marjorie,

    Passagens aéreas variam muito de acordo com a companhia, temporada, tempo de compra com antecedência, etc. Veja passagens nos sites: http://www.klm.com.br, e até http://www.submarinoviagens.com.br/.

    Algumas oferecem pagamento parcelado.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/04/2012 @ 4:13 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.