23/03/2010

Conhecendo a Irlanda: G.P.O.

Um dos lugares que tem mais importância histórica aqui em Dublin é o G.P.O., ou seja, o General Post Office. Pois é, o prédio central dos Correios (An Post) é um prédio enoooorme que fica bem no meio da rua mais famosa da nossa querida Fair City, a O’Connell Street.

Aberto para funcionamento em 1818, O GPO sempre foi um prédio famoso em Dublin. Também foi um dos lugares tomados pelos rebeldes que fizeram o levante em 1916, assim como o Castelo de Dublin, Four Courts e a College of Surgeons. Na época a Irlanda era colônia do Reino Unido e já havia tentado quebrar esse vínculo muitas vezes antes, contudo sem sucesso total.
A escolha do G.P.O. foi intencional, como fica no coração de Dublin, era o “lugar ideal para hastear a bandeira Irlandesa”. O levante aconteceu durante a páscoa e depois de tomarem os prédios, os rebeldes não tinham para onde ir. O exército inglês não hesitou atacar seus inimigos, quase destruindo tudo. O coitado do G.P.O. era a matriz dos rebeldes e foi o prédio mais atingido, o que poucos sabem é que semanas antes do levante tinham feito reformas no G.P.O…. Ninguém merece, né?

Aí vem outra parte importante do G.P.O. A Proclamação, que é um dos documentos mais importante da história moderna irlandesa foi escrita e impressa às pressas no Liberty Hall na noite anterior ao levante. Um pouco antes do meio-dia, na segunda-feira de páscoa, na porta do G.P.O., estava lá Padraig Pearse lendo A Proclamação e declarando a Irlanda como uma república independende e soberana. As cópias foram coladas nos prédios pela cidade, mas adivinhem só, o An Post tem uma cópia que sobreviveu o levante e ainda está inteirinha por quase um século! Claro, aberta para visitas ao público na loja filatélica no G.P.O.

Apesar da semana do levante ser considerada um fracasso do ponto de vista militar, deixando mais de 500 mortos, sendo muitos, simples cidadãos e ainda por cima tendo seus líderes presos, foi por conta dela que a Irlanda é hoje uma República. Claro, muita coisa aconteceu de 1916 pra cá e em breve contarei mais, mas por enquanto, vou deixar aqui os nomes de alguns dos líderes mais importantes do levante de 1916: Patrick Pearse, James Connolly, Eammon Ceannt, Joseph Plunkett, Thomas MacDonagh, Sean Mac Diarmada, James Plunkett, Bulmer Hobson, Eamon De Valera e Edward Daly.

Mas, estamos falando do G.P.O., não é mesmo? O G.P.O. é a matriz dos correios daqui de Dublin e tudo que é postal passa por lá antes de sair dessa terrinha, então, vale a pena dar um pulinho lá, para se encantar com os lustres, as paredes, o teto e, se estiver aqui no natal, não esqueça de tirar fotinhos das decorações (que são sempre muito bem elaboradas).

Quem sabe vocês não mandam um cartão postal de lá?

G.P.O. Dublin
O’Connell Street, Dublin 1
Aberto de Segunda a Sábado
das 8:30 às 18:00h

Postado por: | Comments (0)

Nenhum comentário »

No comments yet.

Leave a comment

Comentários que não contribuem para o tópico acima serão deletados.