13/05/2013

Conhecendo a Irlanda: Monasterboice

No condado de Louth, há aproximadamente 1 hora de carro do centro de Dublin fica um dos lugares de maior importância religiosa na Irlanda: Monasterboice.

monasterboice_doghega_irlanda_14

A Irlanda tem origens celtas que antecedem o cristianismo e uma parte importante da história da Terra dos Leprechauns é justamente como este país se tornou, e ainda é fortemente católico já que anteriormente era primariamente pagão e politeísta.

monasterboice_doghega_irlanda_01 monasterboice_doghega_irlanda_06

A lenda prega que foi St. Patrick (para saber mais sobre St. Patrick, clique aqui) que veio difundir o cristianismo na Irlanda, mas ele não fez tudo sozinho. Acredita-se que um de seus discípulos, St. Buithe, fundou um monastério nas redondezas de Drogheda (se pronuncia algo como drórrada) para disseminar o conhecimento cristão e assim surgiu Monasterboice.

monasterboice_doghega_irlanda_08

Monasterboice é hoje um pequeno cemitério ao norte de Drogheda que inclui uma das famosas torres cilíndricas da Irlanda sem o teto…

monasterboice_doghega_irlanda_10

…duas ruínas de igrejas…

monasterboice_doghega_irlanda_13 monasterboice_doghega_irlanda_16monasterboice_doghega_irlanda_04

…além de bastante lápides, antigas e modernas.

monasterboice_doghega_irlanda_07monasterboice_doghega_irlanda_12

Mas a curiosidade maior de Monasterboice não é a localização em si nem a preservação das ruínas, que datam da era medieval e sim três cruzes enormes do século 10, que tinham um papel muito mais relevante que pontuar e ornar uma cova. Estas cruzes são chamadas aqui de Ireland’s High Crosses, ou em português, as Grandes Cruzes da Irlanda.

monasterboice_doghega_irlanda_09

As Grandes Cruzes da Irlanda são famosas pelo seu tamanho (até 7.5 metros de altura), pela qualidade e detalhes que contém. Monasterboice abriga três destas Grandes Cruzes, conhecidas por representarem o cristianismo através das imagens esculpidas que mostram cenas da bíblia e que, possivelmente, foram utilizadas para o ensinamento religioso às massas, em especial para aqueles que não sabiam ler.

monasterboice_doghega_irlanda_17

A Grande Cruz mais impressionante é a South Cross, também chamada de Muiredach’s Cross. Feita de arenito e com 5.5 metros de altura a South Cross contém passagens da bíblia como O Julgamento Final, Moisés abrindo o Mar Vermelho, além de Davi e Golias.

monasterboice_doghega_irlanda_22 monasterboice_doghega_irlanda_21

Há também a West Cross, também chamada de Tall Cross, por ter 7.5 metros de altura e ser uma das mais altas da Irlanda. Os detalhes da Tall Cross não são tão visíveis como na Muiredach’s Cross, mas com atenção é possível ver a representação da Crucificação de Cristo dentre outros detalhes mas contém muito menos ornamentos que primariamente se restringem às bordas das imagens.

monasterboice_doghega_irlanda_15

A última Grande Cruz de Monasterboice é a North Cross, que é a mais simples de todas. Com apenas 3 metros e firme estrutura, ela parece ser, infelizmente, incompleta já que seu ornamento mais significativo é uma imagem bem simples da Crucificação de Cristo. Além da simplicidade ela fica fechadinha dentro de um cercado e não permite uma inspeção mais detalhada.

monasterboice_doghega_irlanda_05

Os três exemplares presentes em Monasterboice são reconhecidos com muito orgulho pela importância histórica e cultural que têm e até hoje o símbolo das “Cruzes Celtas” representa, na verdade, a relevância do cristianismo no país e uma das formas que a religião se disseminou pela Ilha Esmeralda.

monasterboice_doghega_irlanda_11

monasterboice_doghega_irlanda_19

Monasterboice
Há 8 km de Drogheda (É possível ir de carro ou então através de um agente turístico em Drogheda)
Co. Louth

Postado por: | Comments (18)

  1. Oi Tarsila!!!
    As cruzes celtas irlandesas são belíssimas!!
    As suas fotos ficaram ótimas com essa névoa.
    Tem mais algum passeio que possa ser feito ali por perto do Monasterboice??
    Beijo
    Andrea

    Comentário by Andrea — 13/05/2013 @ 4:43 pm

  2. Olá Andrea,

    Muito obrigada pelo comentário!
    Bom, nos arredores de Drogheda há diversos passeios interessantes e culturais, neste estilo mesmo. A própria cidade de Drogheda é bacana,mas há também o centro de visitação Bru na Boinne que acolhe as tumbas neolíticas como Newgrange http://www.vidanairlanda.com/2010/08/conhecendo-a-irlanda-newgrange.html, o Mellifont Abbey, a Hill of Tara http://www.vidanairlanda.com/2010/09/conhecendo-a-irlanda-hill-of-tara.html. Tudo é muito bacana e vale a pena conhecer, mas não dá pra fazer tudo em um dia.
    O Mellifont Abbey é provavelmente a atração mais próxima.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 08/07/2013 @ 10:00 pm

  3. Demais! Nunca tinha ouvido falar deste lugar….

    Me lembrou muito as ruínas lá em Glendalouch….. 🙂

    Comentário by Bárbara — 14/05/2013 @ 4:45 pm

  4. Oi Bárbara!

    Pois Monasterboice é muito bacana e de um modo lembra Glendalough sim, contudo Monasterboice é bem menor. 🙂

    Beijinhos querida!

    Comentário by Tarsila — 08/07/2013 @ 10:06 pm

  5. muito bom

    Eu sempre quis entender varias coisas sobre essas Cruzes Celtas
    o passado da Irlanda sempre me emociona
    A historia da ilha esmeralda é realmente muito rica.
    Fora Que eu adoro o Co. Louth Condado de origem da Banda The Corrs que é a minha preferida rsrsrs
    Fico imaginando como deve ser bonito ver Monasterboice coberta de neve XD

    vlw

    Comentário by Kelvin — 14/05/2013 @ 7:25 pm

  6. Olá Kelvin!

    Obrigada pelo comentário.
    A Irlanda é tão cheia de história que sempre temos oportunidades de aprender mais. Todos os lugares históricos daqui são incríveis (mas eu sou suspeita para falar já que amo este país) e cobertos de neve ou em plena luz do sol, são lindos!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/07/2013 @ 10:08 pm

  7. Oi Tarsila,

    Parabéns pelo post. Estou morando em Dublin 01. Sabe se tem como ir pra lá de Dart ou de Onibus? Ou seja, sem precisar alugar carro e sem ser por agência de turismo. Queria ir com meus amigos por conta própria.

    Abraçãooo

    Comentário by Fernando von Mengden Exterckotter — 16/05/2013 @ 8:44 am

  8. Oi Fernando!

    Obrigada pelo comentário. 🙂
    Acredito que você já saiba como se virar aqui em Dublin, mas infelizmente Monasterboice é de difícil acesso e nem o Dart ou Dublin Bus vão até lá. Talvez a Bus Éireann tenha ônibus, mas não tenho certeza, acredito que só para Drogheda.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 26/07/2013 @ 8:53 am

  9. Lindas, simplesmente.

    Comentário by Giovana Lopes — 17/05/2013 @ 12:12 am

  10. Olá Giovana!

    Obrigada pelo carinho e comentário!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/07/2013 @ 9:39 am

  11. Vai ter mais Brasileiros na região em Setembro pq o programa do Ciência sem Fronteiras ( ‘ Science without Borders’), a Universidade DKIT em Dundalk (perto da Drogheda) esta recebendo até 40 Brasileiros.

    Comentário by Michael — 25/05/2013 @ 4:27 pm

  12. Olá Michael,

    Provavelmente. O programa “Ciência sem Fronteiras” realmente está abrindo as portas da Irlanda para o Brasil em diversas áreas – Drogheda, Carlow, Galway, Cork e claro, Dublin.

    Comentário by Tarsila — 31/07/2013 @ 9:54 am

  13. Galera, pretendo conhecer a Irlanda e toda a História quero ficar em Dublin, alguem pode me informar como funciona, vou ter muita dificuldade para conseguir um emprego informal ?

    Comentário by julio — 05/06/2013 @ 2:59 pm

  14. Olá Julio,

    Não ficou muito claro para mim qual é a sua dúvida. Há muitas questões envolvidas em estudar e trabalhar na Irlanda. Recomendo que veja esta página com diversas informações importantes: http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 04/08/2013 @ 11:37 pm

  15. Oi, tudo bem?
    Vou visitar a Irlanda no inicio de setembro e gostaria de saber como esta o clima nesta epoca.
    Tambem gostaria de saber onde encontrar pontos brasileiros em Dublin e em outras cidades proximas a ela, principalmente em Dundalk, terra dos COORS.
    Outra coisa seria sobre os hostels…localizacao e precos…e se tem que reservar ou pagar antecipadamente…
    Eu sou brasileiro e americano por naturalizacao. Sendo assim, eu tenho o direito de trabalhar na Irlanda, por possuir passaporte americano?
    Por favor, se puderem, me deem um toque atraves do meu e-mail: sergioseidel@gmail.com ou me enviem um numero de telephone pra que eu possa me comunicar com alguem ai…

    Muito obrigado.
    Sergio Seidel

    Comentário by Sergio Seidel — 15/06/2013 @ 10:12 pm

  16. Olá Sergio,

    O clima em setembro é de outono, bem mais frio que o que acostumamos ter no Brasil. Recomendo que leia este artigo: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/imigrando-como-e-o-clima-na-irlanda.html

    Para ver hostels eu recomendo que você utilize um site especializado como o hostelworld que mostra a localização, preços e disponibilidades das acomodações.

    Como Americano você continua sendo um cidadão que não é da União Européia, portanto não tem o direito de trabalhar na Irlanda se não tiver um visto apropriado para tal.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 06/08/2013 @ 10:08 pm

  17. São lindas e muito sinistras, que medo rsrsrs. Abraço.

    Comentário by Viviane — 01/07/2013 @ 1:25 am

  18. Olá Viviane!

    Desculpe não queria que você ficasse com medo, afinal de contas estas cruzes tem tanta história e beleza que eu nem imaginei que poderiam parecer sinistras. Eu fiquei fascinada e espero que um dia você possa vê-las de perto e se encantar também!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/05/2014 @ 10:16 am

Sorry, the comment form is closed at this time.