06/05/2013

Imigrando: May day

Este artigo foi revisado e atualizado em 2014

Olá Pessoal! Como estão? Espero que muito bem!

Aqui na Irlanda o tempo tem sido bem generoso e ensolarado e não há nada melhor que um dia bonito para curtir o feriado. Opa, mas como assim? Bom, aqui na Irlanda se celebram algumas datas especiais fora do próprio dia, pois todos os feriados aqui (a menos que seja o St. Patrick’s Day) são normalmente celebrados na segunda-feira seguinte, garantindo sempre um feriadão.

Como o 1 de maio foi na semana passada, hoje celebramos o famoso May day, aliás, toda primeira segunda-feira do mês de maio (conheça os feriados irlandeses aqui) se refere ao May day.

irlanda-13

O May day é um dia muito significativo pois é o ponto central entre o equinócio de primavera e o solstício de verão, marcando um dos festivais celtas mais antigos de toda a Irlanda, o Beltane Festival.

O festival em si celebra o início do verão pois é quando vemos a natureza toda linda, as árvores ficando verdinhas, além de flores e frutos por todas as partes. A tradição do festival de Beltane é fortemente associada ao fogo e às chamas pois se acreditava que neste período os elementos tinham propriedades de proteção e era muito comum ver fogueiras para estimular a fertilidade da terra e deixá-la adequada para o plantio.

Outra antiga tradição é colher flores na véspera do dia 1, aqui chamadas de Flores de Maio (May Flowers) e decorar a porta da própria casa para afastar maus espíritos e atrair sorte. O foco central das comemorações do May Day  é o Maypole, um poste de madeira de mais de três metros decorado por flores de época (normalmente amarelas, simbolizando o fogo) que serve também para reunir  pessoas e expressar a fertilidade do novo ciclo.

Hoje em dia a celebração pagã não existe mais, embora ainda existam alguns grupos que reverenciam a parte folclórica e tradicional da Irlanda com pequenas celebrações, muitas pessoas até mesmo esqueceram o conceito do May day e associam a data ao Dia Internacional do Trabalho, que é celebrado em todo o mundo.

Como parte de um longo feriado (sábado, domingo e segunda-feira) é comum haver festivais e celebrações em parques, vilas e centros comerciais incluindo eventos políticos e de associações sindicais. Muitas pessoas também aproveitam para viajar, já que o clima normalmente é bom e agradável.

O May day é um dia especial por conta de suas origens celtas, pelo caráter social e até pela promessa de um verão ensolarado. O importante é aproveitar esta data fazendo o que há de melhor na Ilha Esmeralda: Passear pelos belos campos verdes, curtindo o sol e o clima que deixa este país tão alegre e lindo! Enjoy!

Curiosidade: O May day começou a ser considerado como um feriado oficial na Irlanda em 1993.

 

Postado por: | Comments (20)

  1. OI Tarsila!!!!
    Vc falou que só o St Patrick´s Day é celebrado exatamente no dia em que ocorre e que os outros são celebrados na segunda feira.
    E quanto ao Natal e Ano Novo???
    Beijos e bom feriado!!!
    Andrea

    Comentário by Andrea — 06/05/2013 @ 9:04 pm

  2. Olá Andrea!

    Vamos lá: O Natal é feriado sim, mas só no dia 25. Dia 24 – véspera de Natal – muitas pessoas trabalham, e dependendo do tipo de estabelecimento muitas pessoas trabalham no dia 25 também. A diferença é que aqui o dia 26 é também feriado, St. Stephen’s Day, deixando uma brechinha bacana no final do ano.
    Dia 31 de dezembro não é feriado, mas dia 1 é, como em todos os outros países do mundo. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 02/07/2013 @ 12:02 pm

  3. Ai ai… desde que comecei a planejar o intercâmbio em Dublin seu blog tem sido fundamental. Você está me fazendo amar a cidade. Vou no final de agosto. Eu estava com um medo enorme, mas ele está se transformando numa vontade de que o tempo passe rápido pra eu chegar logo por aí… Por favor, continue escrevendo, tirando nossas dúvidas, nos fazendo sonhar e ser felizes antes mesmo de embarcar. Já estou achando que ficar apenas durante os 6 meses de aula não foi uma boa idéia. Estava satisfeita em curtir o frio, pois sou do Nordeste e não abria mão de viver esse extremo (comparado a minha realidade, lógico), mas agora também tou desejando a primavera e o verão irlandeses. hahahaha

    Comentário by Juliana Fernandes — 07/05/2013 @ 12:04 am

  4. Olá Juliana!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário. 🙂
    Eu sempre vou continuar escrevendo, respondendo às dúvidas e muito mais, mesmo que demore um pouquinho.
    Espero que aproveite tudo por aqui e que a sua vontade de curtir a Irlanda cresça firme e forte para que cada segundo seja incrível!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/07/2013 @ 12:06 pm

  5. Oie Tarsila!!! Parabéns pelo seu blog, são excelentes as suas dicas e a vontade de que chegue logo o dia de eu pisar na Ilha Esmeralda aumeta mais a cada post seu.
    Vou fazer intercâmbio de férias de apenas 1 mês em Agosto, e gostaria de saber como é exatamente o clima ai nesse período. Pois será verão ai, mas acredito que não seja nada comparado ao nosso verão no Brasil. O que você aconselha? Roupas de meia estação, como as do Outono brasileiro?
    Espero que eu consiga aproveitar cada momento ai em Dublin, e que esse um mês se torne apenas uma desculpa para poder voltar mais vezes. Continue escrevendo, pois o seu blog é muito enriquecedor, e além de ajudar muitas pessoas faz Dublin ser mais encantadora do que já é.
    Beijoss.

    Comentário by Vanessa — 07/05/2013 @ 3:02 am

  6. Olá Vanessa!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho.
    Puxa vida, é difícil dizer já que a Irlanda é conhecida por ter um clima muito instável. Comparado ao Brasil será muito mais frio, diria para você trazer as suas roupas de outono e até de inverno do Brasil (uma camiseta ou outra para um inesperado dia de sol/calor). Acho que estas dicas já ajudam. De qualquer forma leia este artigo: http://www.vidanairlanda.com/2010/04/imigrando-o-que-trazer-na-mala.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 02/07/2013 @ 12:08 pm

  7. Ei Tarsila,

    Queria saber se conhece algum canal de emprego voltado para área artística e cultural. Obrigada!

    Comentário by Sâmya Lievore — 08/05/2013 @ 11:14 pm

  8. Olá Sâmya!

    Recomendo que entre no site http://www.creativeireland.com e no http://visualartists.ie

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 02/07/2013 @ 12:24 pm

  9. Muito informativo o post eu não sabia que os feriados caiam na segunda e talz.
    adorei o tema do post pois adoro tudo que tem a ver com as tradições Celtas na Irlanda é sempre bom absorver o máximo de informação desse tipo que eu puder

    Mais uma vez vlw

    Comentário by Kelvin — 09/05/2013 @ 8:12 pm

  10. Olá Kelvin,

    Obrigada pelo comentário querido!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/07/2013 @ 12:25 pm

  11. Boa tarde,

    tenho uma filha estudando em Dublin. Ela mora em uma república de estudantes. Pretendo visitá-la em meados de junho e gostaria de saber se além da passagem(ida e volta, é claro) preciso reservar hotel para comprovar junto a imigração ou poderia me hospedar na residência que ela mora?

    Abs

    Edison

    Comentário by Edison Leão — 10/05/2013 @ 9:25 pm

  12. Olá Edison!

    É possível que você fique com a sua filha (desde que os moradores que compartilham a república estejam de acordo) e caso a imigração pergunte você diz que pretende ficar com ela durante a sua visita. Não há porque mentir. Se você preferir ficar em um hotel/albergue também não há problema, apenas tenha o comprovante da reserva em mãos.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 02/07/2013 @ 12:39 pm

  13. Oi Tarsila!!!!!
    Já passei minha primeira semana aqui! Nesse feriado, fui ao Boyne Valley com o pessoal da escola e adorei!
    Na verdade, estou adorando muito a cidade!
    Vim de férias, do trabalho, e já retorno ao Brasil no próximo domingo!
    Gostaria muito de te convidar para um café! Se vc tiver um tempinho, durante a semana, gostaria de te encontrar de forma a agradecer, pessoalmente, as ótimas info que vc tem fornecido!
    Beijão!

    Comentário by Cely — 11/05/2013 @ 9:07 pm

  14. Olá Cely!

    Puxa vida, que pena que não nos encontramos e fico muito triste de não poder ter tomado um café com você, mas fica aqui meu super abraço virtual pelo seu carinho. Fico muito feliz que tenha gostado da Irlanda e que tenha aproveitado tudo. Só de saber que você vai levar suas experiências da Ilha Esmeralda para o resto da vida já é um grande agradecimento. 🙂

    Beijinhos mil!

    Comentário by Tarsila — 02/07/2013 @ 12:44 pm

  15. Olá Tarsila,
    Antes de qualquer pergunta quero te parabenizar pelo seu blog, excelente!
    Bom, assisti vários dos seus videos, procurando famílias com filhos que vão pra Irlanda estudar e morar um tempo, mas, não vi. Eu e meu marido estamos querendo fazer intercambio pra estudar inglês porem, tenho mais três filhos que vão comigo, uma menina de 11, um menino de 05 e uma de 2 ano e três meses. Aí vem uma série de duvidas: Eles vão como nossos dependentes, queremos coloca-los em escola, isso é possível? É necessário contratar a escola deles antes de chegarmos, ou pode ser depois de chegar aí e alugarmos casa, comprarmos carro? A escola é pública ou particular, como funciona? Outra duvida é a cidade, estamos pensando Galway, cork ou Dublin. Falasse muito em Dublin, achei os alugueis um pouco caros, pensamos então nas cidades menores, interioranas. São muitas duvidas, inclusive com relação aos bairros pra locar casas, queremos bairros familiares, talvez em subúrbios.
    Aíiiiiiiiiii….. Perdão! Sei que estou abusando mas, a ansiedade em saber tudo é enorme, não falamos inglês e isso dificulta muito.
    Agradeço antecipadamente,
    Karla.

    Comentário by Karla Regis — 15/05/2013 @ 2:54 am

  16. Olá Karla!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho. 🙂
    Vamos lá:
    1 – Não há um artigo sobre isto porque estudantes não podem ter dependentes na Irlanda, deste modo nem você nem seu marido podem trazer seus filhos para morar com vocês aqui. Isto é uma restrição do visto de estudante e é lei. É uma pena enorme.
    2 – Se vocês forem cidadãos europeus a questão já muda, pois vocês tem direito de morar na Irlanda e como tal matricular seus filhos na escola pública tal qual qualquer outro cidadão com o visto adequado e legalmente no país.
    3 – Normalmente as cidades menores tem aluguéis mais em conta mesmo, mas elas não oferecem a mesma versatilidade ou variedade de coisas como Dublin, é uma questão de escolha. Cork é menor mas é a segunda maior cidade do país e Galway a terceira. Há cidades menores nos arredores destes três maiores pólos também.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 08/07/2013 @ 10:24 pm

  17. São tantas dicas e informações que vc dá nesse site q ja quero te conhecer qdo chegar aí.
    Um grande abraço

    Comentário by Lubliana — 12/08/2013 @ 6:44 am

  18. Olá Lubliana!

    Obrigada pelo carinho! Fico muito feliz em poder ajudar e se eu puder conhecer meus leitores fico muito feliz também!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/05/2014 @ 9:59 am

  19. Ok, mas não entendi, na aviação usa may day em uma emergencia porque então may day?

    Comentário by Fernando — 28/09/2013 @ 5:20 pm

  20. Olá Fernando,

    Porque “May” se refere ao mês de Maio e “Day” para o dia.
    A expressão utilizada na aviação é similar, mas se escreve com tudo junto “mayday”.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 13/05/2014 @ 11:05 am

Sorry, the comment form is closed at this time.