22/06/2012

3 ações para sucesso no intercâmbio

Já pensou em estudar ou passear na Irlanda e trazer na bagagem exatamente aquilo que você esperava e mais? Ter uma experiência no exterior é algo incrível que muda o modo como vemos o mundo e se você puder atingir os seus objetivos durante este período tudo será ainda melhor.

Eu já falei sobre a importância de se ter objetivos no eBook grátis “Intercâmbio na Irlanda” (aliás, recomendo que você faça o download e leia, se já não o fez) , mas acredito que acima de tudo você tem de saber que apesar dos contratempos e adversidades que acontecem na vida de todos nós, ter experiência de sucesso no exterior está em suas mãos.



Para conseguir atingir seus objetivos e ter um intercâmbio de sucesso recomendo 3 ações essenciais:

Pesquisa
Planejamento
Ação 

 

1. Pesquisa

É importante conhecer a cultura local de onde você pretende estudar/conhecer. O que você sabe sobre a Irlanda? Quais atrações ela oferece (confira a categoria Conhecendo a Irlanda), quais as burocracias da imigração (veja a categoria Imigrando), como posso me virar na capital (explore a categoria Se virando em Dublin) e como são é o modo de falar dos locais (saiba mais na categoria Irishisms)?

Conhecer a fundo o país, clima, cultura, língua, alimentação, atividades comuns, lugares, etc. permite que você entenda as pessoas e tenha mais consciência sobre o lugar no qual você pretende conhecer. Estas informações são úteis para que você também se familiarize com os hábitos locais e se sinta mais seguro na hora de colocar em prática aquilo que leu/viu/escutou.

Uma boa pesquisa diminui o impacto do choque cultural além de deixar muito mais claro se o destino que você está considerando atende às suas expectativas.

 

2. Planejamento

Com base nos seus objetivos faça um plano do que você quer fazer. Pense que há muitas surpresas e coisas aguardando você na Irlanda, mas é importante que você saiba o que quer para que você realmente atinja seus objetivos.

Se você deseja estudar inglês intensamente, dentro e fora da sala de aula, busque oportunidades para praticar o inglês, veja onde você pode aperfeiçoá-lo (por exemplo no cinema, biblioteca, grupos de discussão, etc.) coloque isto como uma prioridade.

Analise se viajar pela Irlanda ou pela Europa está dentro das suas intenções e se planeje para isso. Faça uma breve pesquisa sobre qual é a época mais agradável para viagens, preços de acomodação, atrações turísticas, vôos. Hoje é possível fazer tudo pela internet e torna seu plano mais real e tangível.

É importante também considerarmos a verba que temos para analisar se é possível realizar seu plano. Caso ainda não seja viável, seja o intercâmbio para a Irlanda ou uma viagem para outro país, não se desanime. É melhor adiar a viagem e estar preparado financeiramente para atingir seus objetivos do que se frustrar por falta de planejamento e verba.

 

3. Ação

Finalmente coloque em prática o seu planejamento. As suas ações no dia-a-dia vão construir o que você levará de tudo isto, pois é o que você vive que impacta diretamente na sua experiência.

Seguir o seu plano, que foi criado através das suas pesquisas, é um comprometimento consigo mesmo e portanto deve ser levado muito a sério, afinal de contas investir em um intercâmbio ou programa de estudos na Irlanda é custoso e você quer tirar o melhor proveito das oportunidades.

Realize seus objetivos um pouco a cada dia tomando, aos poucos, cada passo dentro do seu plano. É somente agindo que você conseguirá o que quer. É importante considerar que por vezes nosso planos mudam, a vida toma diferentes rumos e apresenta novas circunstâncias, mas acima de tudo mantenha um objetivo final, um norte para que você se guie.

 

Estas 3 ações essenciais são simples, mas ao mesmo tempo exigem toda atenção e carinho. Lembre-se que a sensação de missão cumprida e a clareza de que você atingiu seus objetivos não tem preço. Espero que estas ações contribuam para que você consiga alcançar o que você almeja!

 

Beijos com trevos!

Postado por: | Comments (38)

  1. Oi, Tarsila.
    Tudo bem?
    Mais um vídeo muito interessante. Obrigado por disponibilizar tantas dicas práticas.
    Na semana que vem embarcarei para Dublin, para ficar cinco semanas… Na fase anterior à viagem, seu site tem sido bastante valioso para mim e, tenho certeza, para inúmeras pessoas.
    Um abraço.
    Leonel

    Comentário by Leonel — 23/06/2012 @ 2:06 am

  2. Olá Leonel,

    Obrigada pelo comentário e carinho!
    Espero que tenha feito ótima viagem e que a experiência esteja sendo ótima. 🙂
    Enjoy it!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 5:01 pm

  3. adorei muito bom o post isso ajuda muito a todos q estao se preparando

    dica: se vc pretende fazer mais vídeos sempre e enfim sempre estar filmando e nos mostrando coisas eu acho legal se vc quiser e se nao der trabalho vc poderia criar uma pequena vinheta para os videos vida na irlanda sabe algo que deixe a sua marca algo bem peculiar. animadinho com leprachauns e talz ou sei lá acho q ficaria bem legal e interativo

    obrigado valew mais uma vez tarsila pelo banho de conhecimentos

    Comentário by kelvin — 24/06/2012 @ 4:17 am

  4. Olá Kelvin,

    Obrigada pelo comentário. Fico feliz em poder ajudar e já anotei sua sugestão de vídeos que mostram mais coisas e estou pensando na vinheta. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 5:05 pm

  5. Primeiro video que eu já assisti e amei…. quero ir para Irlanda e busco conhecimento sobre este país… obrigada pelas dicas.

    Comentário by Vaniele — 24/06/2012 @ 5:05 am

  6. Olá Vaniele,

    Fico feliz em poder ajudar e obrigada pelo carinho! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 5:05 pm

  7. Amei o video!

    Comentário by Rosane — 24/06/2012 @ 4:17 pm

  8. Olá Roseane,

    Obrigada pelo carinho!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 5:06 pm

  9. Post sensacional Tarsila! Com certeza compartilharei. (:

    Comentário by Bruno Rodrigues — 24/06/2012 @ 9:46 pm

  10. Olá Bruno!

    Obrigada pelo carinho, como sempre. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 5:08 pm

  11. sou de Recife, estou amando os seus videos PARABENS! é muito bom contar com DICAS tão valiosas
    valeu pelo seu profissionalismo abraço e obrigado! eva

    Comentário by Eva Câmara — 25/06/2012 @ 3:05 am

  12. Olá Eva!

    Obrigada pelo comentário e por curtir os vídeos. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 5:10 pm

  13. Olá! Nossa, esse blog é fantástico!
    Estou indo pra Dublin em outubro por uma fatalidade. Tive que mudar o destino do meu intercambio (de 1 mês) que seria NY.
    Já havia pesquisado sobre a cidade pra torná-la minha 2ª opção, mas agora vejo que NADA acontece por acaso meeesmo!
    Estou me apaixonando cada vez mais pelo que descubro a cada dia nas minhas pesquisas.
    Gostaria de saber sobre o clima em Dublin. O que achei foi mto generalizado. Gostaria de saber como é o clima por aí em outubro.
    Obrigada!!!!

    Comentário by Camila — 25/06/2012 @ 6:31 pm

  14. Olá Camila,

    Obrigada pelo comentário. 🙂
    Fico feliz em saber que você está se apaixonando pela Irlanda e veja mais sobre o clima aqui:http://www.vidanairlanda.com/2010/05/imigrando-como-e-o-clima-na-irlanda.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 5:16 pm

  15. Olá Tarsila,já deve ter uns 4 meses que leio o vida na irlanda,desde que resolvi fazer meu intercambio na Irlanda.
    Mas como ainda vou só em setembro,dia 17 pra ser mais exato,estou cheio de dúvidas,e acho que vc poderia me ajudar.
    Como meu pai pode me mandar dinheiro?ouvi falar de um visa travel money,mas não entendi bem como funciona.
    E,como quero viajar pra alguns países da europa,como poderei comprar as passagens pela internet?Já q não
    vou ter um cartão de crédito,pois meu banco não tem na irlanda e pretendo fechar a conta nele.
    PS:adoroo o vida na irlanda.

    Comentário by Lucas — 26/06/2012 @ 7:58 pm

  16. Olá Lucas,

    Obrigada pelo comentário e por acompanhar o Vida Na Irlanda. 🙂

    O VTM é um cartão pré-pago que permite que se coloque créditos nele para uso no exterior, veja mais aqui http://www.visa.com.br/conteudo.asp?pg=1340 o VTM é uma ferramenta segura e amplamente utilizada por quem viaja para a Irlanda e outros países no exterior. O valor do saque normalmente é de €2.50 e você pode trazer todo o seu dinheiro nele.

    Sim, é possível comprar passagens pela internet com um cartão de crédito ou de débito, dependendo da companhia, veja: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/viajar-pela-europa-passagens-baratas.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 5:26 pm

  17. Olá…td bem?? Primeiramente parabéns pelo site…muito legal bem estruturado…
    Eu estou indo pra Irlanda em Novembro…e tem tantas coisas q me deixam com frio na barriga…hahaha…
    Mas acho que o principal é o qnt devo levar para não passar apuros… eu vou ficar apenas um mês, mas não tenho certeza de qnt devo levar…Curso, passagem, seguro, acomodação, já estao pagos…minha duvida é com as outras depesas…valor de refeições, transporte…e logico, vou querer conhecer a cidade…

    Será que você tem uma noção de qual seria o valor minimo pra não passar aperto??

    Desde já Obrigada!!!!

    Comentário by Viviane — 27/06/2012 @ 4:19 pm

  18. Olá Viviane,

    Obrigada pelo comentário e elogios.
    Bom, é sempre bom trazer é o máximo possível, até porque o quanto você vai gastar depende do que você vai comprar e o que vai fazer. Uma recomendação é, se possível, trazer um cartão de crédito internacional para uso em caso de emergência, assim você terá sempre um “plano B”.
    A maioria dos estudantes que vem para ficar por aqui por 6 meses gasta, em média, €1.000 durante o primeiro mês, mas isto inclui aluguel e contas.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 5:35 pm

  19. Olá Tarsila, tudo bem?? Queria passar aqui pra agradecer o seu blog. OBRIGADA, OBRIGADA, MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Você não tem noção do quanto isso me ajudou a definir de que o intercâmbio que eu quero será pra Irlanda mesmo 🙂
    Seus posts são sempre muito realistas e muito explicativos.
    No meu caso, o meu objetivo principal nesse intercâmbio é aprender o idioma e conhecer a cultura irlandesa e a europeia, claro.
    Muito obrigada pelas suas orientações, valiosíssimas. Você me ajudou demais!!!
    Beijos!

    Comentário by Raysa — 27/06/2012 @ 8:14 pm

  20. Olá Raysa,

    🙂
    De nada, de nada, de naaaaaaaadaaaa! Fico muito feliz em poder ajudar e é exatamente o que quero: ser realista e ajudar a cada pessoa a ter a experiência que cada um busca. 🙂

    E vamos nos falando!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 5:36 pm

  21. Olá, Tarsila. Cada dia que passa na minha busca, vejo que meu um mês aí vai ser muito pouco! É tanta coisa pra fazer, conhecer, experimentar!

    Parabenizo, assim como todos aqui, pelo seu blog. Já estava entre meus Favoritos, mas só hoje parei para ler seus posts com calma. Eu estava (e ainda estou) com provas finais do período da faculdade e resolvendo detalhes de acomodação, escola, passagem e seguro. Agora é que vou realmente tentar organizar o que vou fazer no dia-a-dia.

    Abraços com trevos…rs (ó o plágio)

    Comentário by Valmir — 28/06/2012 @ 1:08 am

  22. Olá Valmir,

    Obrigada pelo comentário e fico feliz que tenha gostado dos posts. 🙂
    Boa sorte durante suas provas e espero que tudo dê certo.

    Recomendo que leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda”, que aborda várias questões e pode ajudá-lo. Veja aqui: http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 5:40 pm

  23. Boa noite Tarsila! Parabéns pelo seu blog… muitoooo legal!!!
    Eu e minha amiga estamos planejando viajar para Irlanda em Janeiro de 2013. Estou em contato com uma empresa de intercâmbio chamda BFA com sede em Dublin. Vc conhece? Poderia me dar alguma referencia. Nos proporam a escola Delphin English School, vc saberia me informar se esta escola é boa, tenho nivel básico. Nos disseram ser muito bom. Poderia nos ajudar quanto ao custo minimo que teremos com acomodação e alimentação mensal?? Desculpe tantas perguntas mas é que ficamos anciosos na primeira viagem neah!! Se vc puder me add no msn para conversarmos,ou se puder mandar algumas duvidas por e mail. E mais uma vez …meus parabéns pelo seu Blog!!!! adoreeeeii… Abraços!!!

    Comentário by Camila — 02/07/2012 @ 3:31 am

  24. Olá Camila,

    Obrigada pelo comentário. 🙂
    Já ouvi falar da Brasil for All – BFA e inclusive entrevistei um rapaz que veio para cá por eles, veja a entrevista:
    http://www.vidanairlanda.com/2011/11/estudar-na-irlanda-centre-of-english-studies-ces.html

    Também tenho uma entrevista com alunos da Delfin, veja: http://www.vidanairlanda.com/2010/10/estudar-na-irlanda-delfin-english-school.html

    Para se ter uma referência de custos, veja estes posts aqui:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/se-virando-em-dublin-compras-no-supermercado.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 9:00 pm

  25. ola tarcila por gentileza tenho muita vontade de fazer intercambio ql melhor escola vou em abril bjos

    Comentário by mirisignacio — 03/07/2012 @ 3:10 am

  26. Olá Miris,

    Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.

    Para encontrar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 9:08 pm

  27. Boa tarde Tarci

    Você é o anjo da guarda de todos os intercambistas que têm a Irlanda como opção.
    Eu agradeço e parabenizo o seu trabalho, peço a Deus que continue te abençoando e dando forças e motiovações para continuá-lo.

    Se dudo der certo estarei em Dublin em março de 2013.

    Comentário by Denise Souza — 03/07/2012 @ 7:13 pm

  28. Olá Denise,

    Muito obrigada pelo carinho. 🙂 É um prazer poder ajudar e espero poder continuar e que você tenha uma ótima viagem em 2013!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 9:10 pm

  29. Tarsilla adorei o e-book!!!
    Muito válido e me ajudou bastante….
    Seu blogg vai ser uma ferramenta de ouro para minha viagem 🙂
    Obrigada denovo!!! bjos!

    Comentário by janaina — 18/07/2012 @ 3:49 am

  30. Olá Janaina,

    Disponha! É um prazer poder ajudar e fico muito muito feliz que tenha gostado do eBook (e do Vida Na Irlanda).
    Espero vê-la mais por aqui.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/07/2012 @ 8:27 am

  31. Boa tarde Tarsila,

    pinha pergunta talves não tenha nada a ver com o tema acima, mas eu não achei esse tema aqui.

    Tenho duvidas de quantos cigarros eu posso levrar pra irlando, a quantidade certa…pode me ajudar????

    outra duvida, é que eu vi algumas pessoas dizendo p/ levar produtos( havaianas, remedios, etc) para vender e conseguir uma grana extra…isso pode mesmo???se sim, oe eu posso lever para vender, q aí seja muito caro???

    muito obrigado pela ajuda novamente!!!

    Comentário by Diego Strang — 30/07/2012 @ 5:49 pm

  32. Olá Diego,

    Vamos lá:
    A quantidade permitida para entrada no país de acordo com o limite exigido pela alfândega é no máximo de 1 pacote grande com 10 maços de cigarros (20 cigarros por maço), ou seja, um total de 200 cigarros (individuais).
    Leia mais sobre Fumar na Irlanda aqui: http://www.vidanairlanda.com/2011/10/imigrando-fumar-na-irlanda.html

    Sobre trazer produtos, bom, muitas pessoas os fazem já que eles não são vendidos aqui e quando são tem os preços bem salgados, mas é uma questão pessoal. Quem traz produtos normalmente faz anúncios em comunidades no facebook.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/07/2012 @ 3:01 pm

  33. Olá, pretendo ir para a Irlanda em abril de 2013, mas ouvi rumores de que está muito difícil arrumar empregos e que muitos brasileiro estão voltando ao Brasil por isso. Isso é verdade? Obrigada.

    Comentário by Bárbara — 24/12/2012 @ 4:09 pm

  34. Olá Bárbara,

    Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Entendo sua preocupação mas sugiro que também leia:
    http://www.vidanairlanda.com/2012/07/imigrando-trabalhar-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2012/01/crise-economica-e-empregos-na-irlanda.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 25/02/2013 @ 9:52 pm

  35. Olha seu site é sensacional, desejo MUITO ir pra Irlanda mas não agora mas em 2014 mas já to olhando tudo, planejar! 🙂 Na verdade na Europa acho eu que é um dos lugares mais baratos para estudar ingles e ao mesmo tempo conhecer a Europa né? *.* Beijoos e PARABÉÉNS!!

    Comentário by jezebel — 31/01/2013 @ 4:06 am

  36. Olá Jezebel!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho. Planejar é a palavra certa, então desejo muita sorte no seu planejamento.
    Bom, além do custo eu analisaria o que você quer tirar da experiência no exterior – se for viajar para a Europa então é um destino bacana sim!

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 12/04/2013 @ 12:54 am

  37. Parabéns!!!! Nunca vi tanto conteúdo interessante (para quem deseja ir para Irlanda) junto em um só lugar. Tive vários esclarecimentos, uma lida rápida em seu blog, me valeu por várias horas de pesquisas e vídeos. Muito bom!!! Parabéns e obrigado por compartilhar estas informações!!

    Comentário by Raony Cortes — 14/11/2013 @ 11:54 am

  38. Olá Raony!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário. Fico muito feliz em poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/05/2014 @ 4:23 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.