12/08/2011

Estudar na Irlanda:
BCT Institute – Business Computer Training

Olá Pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Esta semana vocês podem conferir uma entrevista que fiz com um rapaz muito bacana que estuda no BCT Institute. Ele veio para a Terra dos Leprechauns com o sonho de viajar e desenvolver seu domínio da língua inglesa.

Lhes apresento…O RONALDO!

O Ronaldo é de Porto Alegre – RS e deixou seu trabalho de contabilidade em uma multinacional no Brasil para dar uma turbinada no curículo na Ilha Esmeralda. Depois de 10 anos sem estudar inglês, ele se dedicou por 3 meses antes de sua chegada para retomar o que tinha aprendido na escola. O que ele está achando da experiência aqui?
É só ler abaixo…

Qual é o seu nome e idade?

Ronaldo Lagni, 30 anos.

Qual o seu curso e escola?

Ronaldo – Estudo “English for Business” no BCT Institute – Business Computer Training Institute.

Há quanto tempo você está aqui na Irlanda e há quanto tempo estuda no BCT Institute?

Ronaldo – Estou na Irlanda há 4 meses e estudando há 3 meses e meio, comecei minhas aulas duas semanas depois que cheguei aqui.

Por que você escolheu a Irlanda?

Ronaldo – Primeiro pela questão financeira e o custo vida que é mais baixo que o da Inglaterra. Escolhi Dublin por ser uma cidade pequena onde posso abrir mão do transporte. Morando no centro tudo se torna muito acessível, especialmente se compararmos com os outro países da Europa, e também pela cultura dos pubs, com a qual me identifico.

Você escolheu qual agência de intercâmbio? Por que?

Ronaldo – Escolhi a agência de intercâmbio Casil Work & Study pela confiança ao me passarem informações, pela atenção ao explicar como cada país funcionava e para escolher melhor o que eu queria. A agência foi bem aberta comigo e me explicaram tudo, pois eu não sabia se iria para Londres ou para a Irlanda, então fizemos um comparativo, primeiramente financeiro e cultural. Eu sabia que queria a Europa pois tenho cidadania italiana, portanto abandonei a idéia de ir para os EUA, Austrália e Canadá. Eles me deram todo o conhecimento necessário, a questão de dinheiro, o custo das coisas na Irlanda e nunca me prometeram emprego.

A pessoa que me atendeu e trabalha com a Irlanda já esteve aqui e se eu preciso de apoio sei que posso pedir pelo msn que ele saberá me responder. No meu entendimento é uma empresa confiável, especialmente em relação a esta atenção à distância. O preço valeu a pena pois o diferencial é esta confiança.

Por que você escolheu o BCT Institute como sua escola?

Ronaldo – Na verdade o pessoal da agência teve um problema com outra escola, na qual eu iria estudar. Até aquele momento eu não tinha informações sobre a BCT, que na área de inglês é uma escola relativamente nova. Eles então me disseram que outros estudantes que vieram para cá estavam gostando da escola e que ela estava melhorando com o tempo. Como o preço está dentro da verba e a escola tem uma funcionária brasileira que dá apoio aos estudantes, achei que era uma boa opção. Até considerei estudar na Atlas Language School, mas o preço era maior que o dobro do da BCT.

Qual o seu objetivo em estudar na Irlanda e no BCT Institute?

Ronaldo – A princípio conseguir a fluência no inglês e melhorar ao máximo. O inglês é importante para a parte profissional e pessoal e é a língua universal falada em qualquer lugar. Há a necessidade de comunicação e aprendizado cultural. Quero me focar no inglês para o trabalho e sugar tudo que posso ter de bom da cultura, dos contatos com as pessoas de outros países e dos costumes. Por exemplo, descobri que na África se falam 6 línguas diferentes, achei muito legal.

Que tipo de acomodação você escolheu? Como foi a experiência?

Ronaldo – Quando cheguei fiquei na acomodação oferecida pela escola. Ela é bem confortável e foi onde conheci pessoas de diversos países: do México, Espanha, África, Maurícia e do Brasil. Foi bacana pois interagíamos e conversávamos bastante. A acomodação é bem localizada, em Dublin 1, uma área bem central e é perto da escola, apenas há 15 minutos de distância andando.

Qual sua opinião sobre seu curso?

Ronaldo – O curso é bom. Eu mudei de nível há pouco tempo e agora está mais avançado do que eu entendo, na verdade é um pouco difícil, pois são novas palavras e expressões, mas tudo isto é bom pois tenho de correr atrás e não posso ficar parado.

Estou gostando minha professora que é irlandesa mas que não tem o sotaque característico de Dublin. Já passei por 3 professores: da Austrália, da Irlanda do Norte e de Dublin e pude notar as diferenças de sotaque. Acho muito interessante escutar estes outros professores e sotaques para poder me adaptar.

O material segue um ou dois livros, mas os alunos só recebem xerox. Durante a aula há uma parte que é focada em exercícios e outra focada em conversação. Eu gosto porque a aula não fica muito pesada, pois não é só gramática. Normalmente as aulas são flexíveis entre gramática e conversação, mas também depende muito da turma.

O que você acha que o BCT Institute oferece de diferencial?

Ronaldo – Boa localização e infra-estrutura. Há duas salas de aula grandes, mas não há muitos alunos. Também há uma área de TI e a escola oferece internet wireless. No momento estão fazendo uma reforma na qual vão implementar um café, uma biblioteca e mais salas de aula na escola. Também falaram que vão fazer área externa com cadeiras e mesas para quem quiser socializar, provavelmente para o ano que vem.

Você acha que existe diferença entre estudar aqui e no Brasil?

Ronaldo– Eu não estudava inglês há 10 anos, pois estudei na escola e quando terminei não fiz mais inglês.  Estudei por 3 meses antes de vir para a Irlanda e pude dar uma relembrada, que foi muito importante e me deu uma boa ajuda nas coisas básicas, mas a diferença entre estudar aqui e no Brasil é, com certeza a necessidade.

No Brasil se aprende inglês, mas não existe prática no dia-a-dia. Aqui, quando eu saio da sala de aula e vou para o mercado, tenho de falar inglês, depois vou ao banco e é em inglês. Tenho de resolver os meus problemas em inglês e isto acaba forçando o aprendizado mais rápido. A necessidade força a aprender o inglês.

O que você mais gosta e menos gosta no BCT Institute?

Ronaldo – O que mais gosto são as aulas com professores diferentes pois pude notar as diferenças nos sotaques. Há uma professora na escola que é da Polônia e dizem que é uma boa professora que não tem tanto sotaque.
Acho isto proveitoso porque também há a questão cultural, os fatos e curiosidades sobre a cultura de cada país.

O que menos gosto é o fato de ter muitos brasileiros na sala porque entre 9 alunos, 5 são do Brasil e por isto não forçamos falar o inglês no intervalo. Acabamos falando o português e não conheçendo pessoas de outros lugares.

Você tem alguma sugestão para a melhoria da escola?

Ronaldo – Diversificar mais as turmas com alunos de outros países e assim proporcionar a troca de culturas.

Quais são as nacionalidades dos professores do BCT Institute?

Ronaldo – Os professores que conheço são da Irlanda, Polônia, Irlanda do Norte, Austrália e não sei se há outras nacionalidades em relação aos professores das turmas da noite.

Você gosta de estudar na sua escola?

Ronaldo –  Eu gosto sim.

Quantos alunos tem na sua sala/curso e quais são as nacionalidades dos alunos?

Ronaldo – Varia, em média somos 9, do Brasil, México e Venezuela.

Qual sua opinião sobre o horário e duração das aulas?

Ronaldo – As aulas são de segunda a quinta-feira, das 9h às 13h com um intervalo das 11h às 11:20.
Eu gosto do horário porque é válido para o estudo. É exigido pela imigração ter 15 horas de aula por semana e pelo fato das aulas serem de segunda a quinta-feira temos uma hora a mais por dia e isto pode ser complicado para conseguir trabalho porque se eu começasse a trabalhar às 13h eu teria de sair mais cedo da aula. Contudo mudar de horário não é difícil, claro que depende da disponibilidade da turma, porque no meu caso, para mudar da tarde para manhã foi tranquilo, apenas tive de fazer o pedido.

Muitas pessoas tem medo de não conseguir trabalho. Como foi esta experiência para você?

Ronaldo – Eu não tenho um trabalho fixo aqui, porém quando vim, especialmente por causa da crise mundial, me informei muito e vi que conseguir trabalho variava muito. Algumas pessoas conseguiam algo com apenas 2 semanas de Irlanda, outras demoraram 6 meses.

Eu trouxe dinheiro para me sustentar por 6/7 meses sem trabalho mas também sem luxos, somente para me manter. Claro que o valor depende do foco e objetivo de cada um. Quem quer vir para aprender inglês tem de trazer um pouco mais de dinheiro, para não contar com o trabalho como uma forma de se manter. Antes da crise mundial escutei que não era difícil conseguir trabalho e que a vida era mais fácil, mas hoje tem de trazer mais dinheiro, talvez para se manter e procurar trabalho. Se conseguir algo, guarde o dinheiro e curta a experiência. Trabalhar ajuda muito a aprender o inglês.

Eu estou trabalhando vendendo jornais. Um trabalho comissionado que não paga por hora, mas quebra um galho. Dá para pagar as contas e sobra um dinheirinho para as pints no fim de semana. Também estou procurando um trabalho fixo mas acredito que o famoso “QI” (indicação) faça diferença.

Você pode dar uma dica ou conselho para quem está vindo para a Irlanda?

Ronaldo – Se informe bastante sobre como são realmente as coisas na Irlanda. Qual é o custo de vida (que depende do foco de cada um), como funciona a questão de trabalho e até como é a vida do irlandês, para se inserir mais na cultura. A maioria das pessoas que vem do Brasil não tem muito inglês, então quanto mais informações você tiver sobre a vida dos irlandeses é melhor. Venha também preparado para ter dias bons e ruins, pois nem tudo são flores e isto faz parte da vida.

Ah, compre um guarda chuva quando chegar na Irlanda e não deixe de conhecer outros países na Europa, até mesmo para treinar o inglês.

Quando o curso acabar, o que você pretende fazer?

Ronaldo – Ainda não está certo, mas se eu estiver trabalhando pretendo ficar mais um tempo, talvez dezembro ou fevereiro. Deixei meu TCC ainda para fazer no Brasil e estou avaliando se quero ficar um tempo na Inglaterra. Ah também não abro mão de conhecer a Europa antes de voltar.

Muito obrigada Ronaldo por compartilhar sua experiência com o Vida Na Irlanda! Desejo que você atinja todos seus objetivos e que a Europa permita esta troca de culturas que você tanto busca!

BCT Institute
39 Parnell Square West
Dublin 1
www.bct.ie

Postado por: | Comments (53)

  1. Como sempre, bem legal a entrevista… TBM sou de POA e gosto muito destes conselhos hehe

    Abraço

    Comentário by Fabricio Seidler — 12/08/2011 @ 8:18 pm

  2. Olá Fabricio!

    Muito obrigada pelo comentário e por ter curtido a entrevista!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/08/2011 @ 4:03 pm

  3. Tambééém sou de POA!! Comunidade gaúcha na Irlanda hein? hehehe.
    Logo estarei aií… Só mais 40 dias =D

    Comentário by Carina Portal — 12/08/2011 @ 8:54 pm

  4. Olá Carina!

    Ah como é bom o encontro de conterrâneos por aqui! 🙂
    Logo logo você chega!!!!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/08/2011 @ 4:05 pm

  5. Adorei a entrevista, Tarsila! Só me responda uma coisa, por favor. Você está aí há 4 anos, e li várias vezes que o estudante pode prolongar a estadia por até 3 anos, ou algo assim, se eu quiser ficar mais do que esses 3 anos, tem como?

    Comentário by Jess — 12/08/2011 @ 8:54 pm

  6. Olá Jess!

    Vamos lá: Eu estou aqui há 4 anos e meio, mas não sou estudante. Em relação à sua pergunta, o estudante de INGLÊS pode permanecer no país por até 3 anos, mas depois deste período, caso deseje permanecer no país, ele pode se matricular em um curso que tenha um nível maior que o de inglês, mostrando que está progredindo academicamente, ou seja, terá de fazer um curso técnico, de especialização, gradução ou pós. O tempo máximo que uma pessoa que não é da união européia pode permanecer no país com o visto de estudante é de 7 anos, contudo terá de comprovar, a cada ano, que está progredindo, normalmente através de cursos de níveis mais altos.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/08/2011 @ 4:07 pm

  7. Muito boa a entrevista!
    Cada vez mais me apaixono por esse país, e essas entrevistas ajudam muito a ter uma noção melhor das coisas, parece mais “real”.
    Tarsila, aposto que já tenhas dito, mas não encontrei, como é a pronúncia de Leprechaun? Achei “LÉprecáun”; é isso?

    Comentário by Vanessa Weck — 12/08/2011 @ 9:00 pm

  8. Olá Vanessa!

    Obrigada pelo comentário!
    Fico muito feliz em saber que você sente que o Vida Na Irlanda te passa uma maior “realidade”. 🙂 De verdade!
    Bom a pronúncia é variada e especialmente no final há um som que não temos em português, mas o modo como você escreveu é bem próximo.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/08/2011 @ 4:09 pm

  9. Concordo com a Vanessa, cada post nos apaixonamos mais por esse país maravilhoso!

    Não vejo a hora de chegar minha vez! haha
    Parabéns pela entrevista, Tarsila!!!

    Bjs!

    Comentário by Guilherme — 13/08/2011 @ 3:07 am

  10. Olá Guilherme!

    Que bacana! Quero exatamente isso, que todo mundo se apaixone pela Irlanda com eu sou apaixonada por ela! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/08/2011 @ 4:10 pm

  11. Meu muito bacana eu achava q ir com 29 era uma grande besteira mas olha q eu to mesmo destinado a ir e ficar uns 6 meses.

    Comentário by Kleber Paro — 13/08/2011 @ 5:56 am

  12. Olá Kleber!

    Muitas vezes nossos maiores desafios estão dentro de nós e a oportunidade em morar em outro país propicia superá-los. 🙂
    Desejo uma ótima sorte na sua empreitada!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/08/2011 @ 4:11 pm

  13. ótima entrevistaaa!!! =)

    Comentário by RODRIGATS — 14/08/2011 @ 1:23 am

  14. Oi Rodrigats!

    Muito obrigada pelo comentário, é sempre um prazer vê-lo por aqui! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/08/2011 @ 4:11 pm

  15. Olá Tarsila! me deparei com a notícia que o Abbey College aí em Dublin fechou as portas!
    Frequentei esta escola de setembro/2010 à março/2011 terminado o curso,recebi meu certificado
    e vim embora da Irlanda.Após o choque da notícia me veio em mente algumas dúvidas! O meu certificado de conclusão do curso feito na Abbey College perderá a validade em consequência do fechamento da escola? Se puder me ajudar com essa dúvida serei muito grato! mesmo não morando mais na Irlanda sempre acompanho seus posts pra matar um pouquinho as saudades que tenho de Dublin!
    Obrigado desde já!

    Comentário by Guilherme — 14/08/2011 @ 10:56 am

  16. Olá Guilherme,

    Você obteve seu certificado e ele é seu, merecido e válido pois você fez o curso e estava tudo certo.
    Não há nenhum problema em relação à validade do mesmo. Não sei se seu certificado foi acreditado por algum órgão como ACELS, LCCI, FETAC ou HETAC. Se sim, você pode ficar mais tranqüilo ainda, pois eles são grandes órgãos acreditadores e a escola é apenas um fornecedor de seus serviços.

    Espero ter ajudado e fico feliz em saber que o Vida Na Irlanda o ajuda a matar as saudades!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/08/2011 @ 4:20 pm

  17. Oii tarsila Td bem? Parabéns pelo site.. Muito conteúdo e bastante informativo! Sei q nao vai ter nada a ver minha pergunta com o seu post mas tenho um duvida. Estou na Irlanda a uma semana, em hostyfamily. Tenho mais 3 semanas para ficar aqui. Estou querendo uma vaga em algum lugar, vc acha q está cedo para procurar ou esta em cima da hora?? se eu achar uma vaga, quanto será o tempo de espera?? help Me please!!
    Bjsss

    Comentário by Matheus — 14/08/2011 @ 5:31 pm

  18. Olá Matheus!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Muito obrigada pelo comentário e elogios! 🙂
    Acho que você já deve procurar para você ter uma idéia do que há disponível, quais os preços e lugares de seu maior interesse – sondar antes nunca é demais. Há vagas que tem disponibilidade imediata, outras não, por isto é bacana conversar com as pessoas que já moram no ambiente para entender quais são as expectativas delas e fale também as suas, conversar sempre ajuda.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/08/2011 @ 4:23 pm

  19. OI Tarsila
    Olha eu tenho um sonho enorme de morar em Dublin!!! Só que tenho algumas duvidas como é o custo de vida ai? as pessoas são receptivas, simpáticas? essas coisas… se você pudesse me esclarecer essas duvidas ficaria muito grato….
    Parabéns pelo site é ótimo…………bjs

    Comentário by lucas — 15/08/2011 @ 2:03 am

  20. Olá Lucas!

    Obrigada pelo comentário!
    Dê uma olhada aqui: http://www.vidanairlanda.com/duvidas
    e também explore as diferentes categorias dispostas no menu do lado direito:

    Busque informações sobre escolas na categoria: Estudar Na Irlanda – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Saiba mais sobre lugares para serem conhecidos na categoria: Conhecendo a Irlanda – http://www.vidanairlanda.com/category/conhecendo-a-irlanda

    Saiba sobre questões de imigração na categoria: Imigrando – http://www.vidanairlanda.com/category/imigrando

    Aprenda a se virar melhor sobre Dublin na categoria: Se virando em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/se-virando-em-dublin

    Para conhecer sobre lojas/cafés/restaurantes bacanas, veja a categoria: Achado em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/achado-em-dublin

    Para conhecer as baladas da Fair City, veja a categoria: Baladas em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/baladas-em-dublin

    E finalmente para conhecer um pouco sobre como os Irlandeses utilizam a língua inglesa, veja a categoria: Irishisms – http://www.vidanairlanda.com/category/irishisms

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/08/2011 @ 4:24 pm

  21. Obrigada, Tarsila! Ajudou muito!

    Comentário by Jess — 15/08/2011 @ 6:31 pm

  22. Olá Jess!

    Magina, é um prazer!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/08/2011 @ 9:37 pm

  23. Tarsila muito bom seu blog.. eu sempre acompanho e nos ajuda muito! Estou pensando em ir em fevereiro para a Irlanda… vc ja ouviu falar da escola INFINITY BUSINESS COLLEGE… não consigo achar muita coisa sobre ela na internet… sera que é boa?

    Comentário by Ana Paula — 15/08/2011 @ 6:44 pm

  24. Olá Ana Paula!

    Fico muito feliz em saber que você acompanha o Vida Na Irlanda!
    Eu ainda não ouvi falar na Infinity Business College, pode ser uma escola nova e por isto também não deve haver tantas informações sobre ela. Se eu souber de algo, pode deixar que vira entrevista e post. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/08/2011 @ 9:38 pm

  25. Olá Tarsila!

    Primeiramente, quero parabenizá-la pelo site e dizer que ele deve ser considerado como “Utilidade Pública para os Brasileiros”. 😀

    Após muito tempo de leitura, finalmente resolvi escrever sobre a importância que todas essas informações têm na vida de quem pretende fazer um intercâmbio e viajar para um novo país e com muitas expectativas e medos.

    Bom, espero não ser muito chato, mas gostaria de relatar um pouquinho o motivo a que cheguei até aqui.

    Não sei muito bem o motivo, mas sempre que eu ouvia falar da Irlanda, imediatamente surgia, bem no fundo, uma vontade de conhecer esse país. Sempre tive uma boa imagem da Irlanda em minha cabeça, repito, mesmo sem nunca ter buscado nenhuma informação sobe o país.
    Neste ano, quando resolvi que irei viajar, após a conclusão da faculdade, para aprender inglês e mergulhar em uma nova cultura, gostaria de ir à Londres, mas com alguma pesquisa vi que não é tão fácil assim, então pensei, quem sabe a Irlanda?! Então fui ao Google e digitei “vida na irlanda” e adivinha o que apareceu para mim? Sim, este site maravilhoso! A partir daí, fui lendo teus posts e cada vez mais foi se concretizando a ideia de ir para a Irlanda.
    A cultura irlandesa parece ser muito interessante, e é isso que me atrai bastante, pois não adianta ir para um lugar no qual tu aprendas o Inglês e não “viva o país”, não descubra suas peculiaridades, pois é isto que uma pessoa leva na bagagem em sua vida, as experiências, as percepções, as lembranças.
    Agora eu tenho certeza que que meu destino é a Terra dos Leprechauns, e estou buscando o máximo de informações possíveis.

    Pretendo ir no segundo semestre de 2012, após concluir a minha faculdade, e até lá, estudar, estudar e estudar 😀

    Muito obrigado pelas informações e continue fazendo este maravilhoso trabalho que, com certeza, ajuda muitas pessoas.

    Ah, só mais uma coisinha. Eu li no “Brasileire” que a escola Abbey fechou. Sabe informar qual foi a repercussão deste fato por ai?

    Obrigado
    Um Grande Abraço

    Rafael Silveira
    Porto Alegre, RS – Brasil

    Comentário by Rafael Silveira — 15/08/2011 @ 10:37 pm

  26. Olá Rafael!

    Muito obrigada pelo seu comentário e por todos os elogios! Fico muito feliz em saber que o Vida Na Irlanda o está ajudando. 🙂
    A Abbey College, que fechou em função de dificuldades financeiras, foi a primeira escola a “quebrar” e fechar as portas literalmente na cara de seus alunos. Houve repercursão sim, pois não é habitual uma escola proceder desta maneira, contudo fazer isto e resolver pendências cabe à administração da escola que atualmente está, juntamente com o órgão acreditador dos cursos, buscando uma solução para os alunos que ficaram sem aulas.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/08/2011 @ 9:24 am

  27. Tarsila vc acha um pessimo negocio trocar Dublin por Cork?? Estou na duvida.. em Cork acho q tem bem menos brasileiros… mas tenho medo por a cidade ser menor.. ser bem mais dificil conseguir emprego! aaaa naaoo seeiiiii hahaah

    Comentário by Ana Paula — 16/08/2011 @ 8:57 pm

  28. Olá Ana Paula!

    A decisão da cidade muito pessoal. Cada um sabe quais são os objetivos que querem alcançar e como chegar lá, contudo eu aconselho, mais do que a cidade, que você procure uma instituição de ensino que ofereça tudo que você quer, para que ao final desta experiência você tenha atingido suas metas! 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 19/08/2011 @ 2:12 pm

  29. Ola Tarsila, pretendo renovar meu visto pela primeira vez , porem não pretendo fazer curso de Inglês, Gostaria que me sugerisse possíveis escolas que ofereçam cursos técnicos/ graduação a qual eu possa dar entrada no processo de renovação do meu visto. Parabéns pelo site, forte abraco.

    Comentário by Daniel Menezes — 16/08/2011 @ 10:41 pm

  30. Olá Daniel!

    Há diversas instituições que oferecem cursos técnicos e de graduação. Consigo pensar nas seguintes instituições: Grafton College, The Carlyle Institute, Eden College, BCT, ECM, NED, Eddie Collins-Hughes, SEDA, Dorset College, Success College, MEC e DCAS. Se você encontrar outras, passe por aqui e compartilhe! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 19/08/2011 @ 2:20 pm

  31. Ai Tarsila muito obrigada… vc sempre ajuda muito! Bom mas acho que eu decidii.. vou em fevereiro para Dublin mesmo na IBC infinity business college em Dublin 2… eh muito dificil conseguir informações dessa escola então vou pensar positivo que é pq tem poucos brasileiros haha! Bom se vc conseguir alguma informação dela e colocar aqui ja estou agradecendo haha.. estou acompanhando sempre! Beijoos.

    Comentário by Ana Paula — 19/08/2011 @ 8:45 pm

  32. Olá Ana Paula!

    Obrigada pelo comentário e assim que tiver novidades eu coloco por aqui! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 21/08/2011 @ 6:00 am

  33. Olá a todos,
    eu respeito a escolha do nosso amigo acima, mas oriento novos estudantes a fugirem da BCT, eu não estudo lá, mas alugo um apartamento através dessa escola.
    Tivemos vários problemas no apartamento, questões envolvendo energia, gás, manutenção de portas e janelas.
    O prédio não tem Land Lord, ninguém se responsabiliza pelo que acontece lá, exceto um vizinho, que é muito prestativo e por ser aposentado, se dispõe a ajudar no que lhe é possível.
    Fomos conversar com o Diretor da BCT, Sr. Bilau, ele expulsou minha amiga da sala dele, mandou a outra menina calar a boca, e o pior, não resolveu nossos problemas.
    Segundo ele, é errado pagarmos o depósito quando entramos em apartamentos, mas isso aqui é quase uma regra, sempre foi assim, você paga o aluguel + o depósito.
    Ele não quer devolver nosso depósito, não consertou nosso gás, e assim estamos passando nossos dias, com esses problemas que poderiam ser resolvidos pela escola, mas eles nos tratam com DESCASO.
    Oriento todos os brasileiros a fugirem dessa escola, porque tem muuuitos brasileiros estudando lá, talvez você aprenda Português e não Ingles..isso é ruim pra quem realmente quer aprender..
    Se ele nos tratou mal, com certeza também trata com descaso os alunos que sustentam sua escola.
    Pensem nisso, não saiam do Brazil, do conforto da vida de vocês pra serem humilhados aqui através dessa escola.
    Boa sorte na escolha.

    Comentário by Cacá — 27/08/2011 @ 2:53 pm

  34. Olá Cacá!

    Obrigada por deixar sua experiência em relação à acomodação via escola. É uma pena que você tenha vivido uma situação tão negativa e ainda encontrou tantos desafios. Espero que você consiga organizar esta situação em breve. Aconselho que você entre em contato com o Citizen’s Information ou com o PRTB http://public.prtb.ie) que regulamenta alugueis e os relacionamentos entre locatários e proprietários.

    Em relação à escola, acredito que seja desnecessário você advocar que as pessoas devam fugir da instituição se você não estuda lá. Inclusive por este motivo eu não indico escolas, porque eu não estudo em nenhuma. Entendo que cada pessoa tem direito à sua opinião baseada em experiências vividas e portanto vejo que a sua é válida no que se refere à acomodação, quanto aos estudos, acredito que é melhor se abster de uma opinião.

    Mais uma vez, obrigada por compartilhar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/09/2011 @ 10:46 am

  35. eu moro com a pessoa acima, e só gostaria de dizer que se o diretor da escola, Sr. Bilal, trata quem paga o aluguel de uma forma tão grosseira, e com tanto descaso, não sei nem como ele trata os alunos da própria escola!
    Como disse o Cacá, fujam dessa escola!!!!

    Comentário by B.A.G. — 27/08/2011 @ 3:08 pm

  36. Olá B.A.G!

    Assim como o Cacá, é uma pena ver que vocês tem uma experiência tão negativa com o aluguel de residência via BCT e recomendo que entrem em contato com algum órgão responsável, como o PRTB para obter mais informações de como proceder no seu caso.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/09/2011 @ 10:47 am

  37. Eu queria que ou o nosso amigo acima Cacá ou “B.A.G.” me adicionacem no msn para conversarmos um pouco e se possivel você Tarsila trocasse e-mails comigo pelo meu e-mail allanvcp2@yahoo.com.br.
    Ah se algum leitor como eu também quizer trocar e-mails , de boa . 🙂

    Comentário by Allan Campos — 29/08/2011 @ 3:25 am

  38. Olá Allan!

    Eu normalmente não envio e-mails porque recebo uma quantidade enorme deles por dia, mas fico muito feliz em trocar informações através de comentários, pois posso respondê-los mais rapidamente e compartilhar informações com outras pessoas que podem ter as mesmas dúvidas que você. 🙂

    Obrigada por escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/09/2011 @ 10:59 am

  39. Meu msn é allanvcp2@hotmail.com.
    Eu esqueci de colocar :s

    Comentário by Allan Campos — 29/08/2011 @ 3:26 am

  40. Olá Tarsila!

    Estou indo para Dublin dia 5 de outubro, para estudar inglês justamente na BCT, até o momento as únicas informações que tive da escola foram através do site e da agência onde fechei a viagem.
    Bom, vou chegar ai em Dublin se tudo correr certo no dia 5 de outubro e vou ficar por 3 meses!…sei que vou pegar um período de inverno e muito frio, mas gostaria de conhecer outros paises e até mesmo mais a Irlanda, não ficar só em Dublin, na Irlanda quais outros lugares voce recomenda conhecer?? e só mais uma pergunta…devido o frio do inverno essas viagens turisticas acabam se tornando mais inacessíveis??
    Obrigado pelo post…ajudou a sanar mais algumas dúvidas!
    Abraço

    Comentário by Julio Cesar — 30/08/2011 @ 6:57 pm

  41. Olá Julio Cesar!

    Acredito que conhecer outros países quando se está na Europa é um projeto muito bacana e interessante. Acredito que há vários lugares a serem explorados, mas depende muito da sua personalidade e o que você quer ver/fazer. Alguns lugares ficam lindos no inverno, como Praga, na República Tcheca, Paris, na França…E também há a oportunidade de fazer alguma viagem de ski/snowboard.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/09/2011 @ 12:05 pm

  42. Bom dia a todos.

    Parabéns Tarsila! Seu blog é de infinita ajuda!

    Parabéns também pela dedicação, respostas, paciência, entre outros…..
    O que mais me chamou atenção quanto a escola BCP,fora eu ser formado em Análise de Sistemas e nesse momento, cursando Direito.

    Já morei fora, mas o tempo não foi suficiente para aprender inglês de forma fluente devido aos problemas que por sinal, algumas pessoas aqui acima citaram e em outro post estarei comentando como forma de proporcionar informações!

    Sobre as palavras do Ronaldo, as quais me agradaram muito, gostaria de aprofundar um pouco mais sobre algumas informações caso o mesmo permitir.

    Possuo 37 anos, moro sozinho no Brasil, não tenho nada que me prenda aqui e pelo que andei investigando, faltando apenas algumas certezas, que os devidos gastos com moradia, alimentação, estudos, ficariam próximos aos que eu já gasto aqui no Brasil.

    Perguntas:

    Ter 37 anos seria fator impeditivo para fazer um curso na Irlanda e mais precisamente, nessa escola a qual o Ronaldo estuda?

    Sendo eu formado em T.I. com longa experiência, sendo essa voltada a saúde, hospitalar, sistemas para esses fins, como aqui no Brasil, algumas empresas as quais passei, tinham como clientes, Sírio Libanês, Albert Einstein, facilitaria de alguma forma eu conseguir algum trabalho qualquer, dentro da área de T.I., nem que fosse para fazer algum tipo de manutenção nos laboratórios dessa escola BCP?

    Notei os vários cursos que a BCP também ministra, direcionados a T.I. e alguns deles eu já fiz aqui no Brasil, possuo certificados, como Microsoft, CISCO, etc,

    Diante dessas informações, a BCP proporciona alguma forma de ajudar/apoiar algum aluno quanto a possibilidade de qualquer trabalho?

    Caso esse for o local escolhido para estudar, existe a possibilidade de fazer a contratação direto com a mesma, ou alguém sabe alguma outra forma mais eficiente e econômica?

    Se o Ronaldo pudesse fazer a gentileza de informar o quanto realmente esta gastando por mês com moradia e alimentação, ou seja, o real custo de vida. Agradeço antecipadamente.

    Muito Obrigado.

    Comentário by Marcos — 11/01/2012 @ 5:21 am

  43. Olá Marcos!

    Obrigada pelo comentário e elogio! Fico feliz em poder ajudar!
    Vamos lá:

    A idade não é um fator determinante para o estudo na Irlanda (inclusive é proibida a discriminação por idade ) e aqui há diversas campanhas contra diversos tipos de discriminação, como ‘Say No do Ageism Week’ e ‘One City One People – Dublin Does not accept Racism or Discrimination’, uma iniciativa que busca ampliar as oportunidades para as pessoas das mais variadas culturas para se unir e compartilhar experiências, convivendo de forma integrada.

    Bom, para conseguir um emprego na área de seu interesse há vários fatores: experiência, formação, determinação, domínio do idioma. Para encontrar um trabalho na sua área, há de se considerar diversos fatores, que não é impossível, mas não é fácil. Existem oportunidades para conseguir trabalho aqui mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. O domínio da língua, suas qualificações e experiências influenciam em como conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os fatores principais.

    Eu não posso responder nenhuma questão relacionada ao posicionamento da BCT enquanto o estabelecimento de vínculo empregatício ou se eles fornecem apoio em relação a obtenção de trabalho, estas são perguntas que somente a instituição pode responder. Recomendo que você entre em contato com a própria BCT para obter mais informações.

    Recomendo que você explore mais o próprio Vida Na Irlanda, pois aqui há diversas informações que podem ser úteis.

    Busque informações sobre escolas na categoria:
    Estudar Na Irlanda – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Saiba mais sobre lugares para serem conhecidos na categoria:
    Conhecendo a Irlanda – http://www.vidanairlanda.com/category/conhecendo-a-irlanda

    Saiba sobre questões de imigração na categoria:
    Imigrando – http://www.vidanairlanda.com/category/imigrando

    Aprenda a se virar melhor sobre Dublin na categoria:
    Se virando em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/se-virando-em-dublin

    Para conhecer sobre lojas/cafés/restaurantes bacanas, veja a categoria:
    Achado em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/achado-em-dublin

    Para conhecer as baladas da Fair City, veja a categoria:
    Baladas em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/baladas-em-dublin

    E finalmente para conhecer um pouco sobre como os Irlandeses utilizam a língua inglesa, veja a categoria:
    Irishisms – http://www.vidanairlanda.com/category/irishisms

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/01/2012 @ 6:24 am

  44. Olá, Tarsila!!! Primeiro, parabéns pelo blog, caí aqui qdo comecei a buscar informações sobre fazer intercâmbio na Irlanda, fui lendo as postagens, gostei muito da forma como vc expõe suas opiniões, além de ser sempre muito prestativa com as pessoas que comentam aqui, vc é mesmo admirável!! então passei a ler as postagens desde o início e queria lhe dizer que me sinto feliz pela viagens de vcs 2 terem dado tão certo!!!

    Com relação a postagem, será que alguém mais teria uma opinião sobre a escola? Esta postagem é de 2011, não sei se algo mudou (pra pior ou melhor), pois dentre os orçamentos que fiz esta escola está com um preço bem mais acessível que as outras…

    Se alguém puder opinar agradeço!!

    Abs

    Comentário by Nathalia — 11/03/2013 @ 5:48 pm

  45. Olá Nathalia!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho.
    Infelizmente não tive a oportunidade de entrevistar outro aluno da BCT mas vou ficar de olho e assim que conseguir coloc no ar, combinado?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 8:08 pm

  46. Olá, Tarsila, Parabéns pelo blog, é ótimo!!! Comecei a pesquisar informações para fazer intercâmbio na Irlanda, e achei o seu blog. Sem dúvida, é o melhor blog sobre a Irlanda, super completo!

    Com relação ao BCT Institute, será que alguém teria mais uma opinião sobre a escola? Pretendo ir para Dublin em Agosto e gostaria de receber informações mais recentes, já que esta postagem é de 2011…

    Obrigada!
    Lícia

    Comentário by Lícia — 01/04/2013 @ 7:31 pm

  47. Olá Lícia,

    Muito obrigada pelo comentário e carinho. Fico muito feliz.
    Por enquanto ainda não tenho nenhuma outra entrevista com um aluno da BCT mas assim que puder faço novamente.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 8:14 pm

  48. Oi, de novo Tarsila!!!

    Só quero agredecer mais uma vez pela ajuda!!!
    Descobrir que vc fez uma entrevista com um aluno da escola onde vou estudar, é mais que reconfortante!!
    Por aqui, nossa única referencia, é oq nos é passado pelas agencias… assim, sendo, tomamos como verdades, certo!!!
    Mas o seu blog, é claro!!! objetivo, vai exatamente nos nossos maiores questionamentos!!!
    Mas uma vez MUITO OBRIGADA!!!!
    bjo
    Bia

    Comentário by Bianca Pretti — 02/04/2013 @ 1:46 pm

  49. Olá Bianca,

    Disponha, fico muito feliz em poder ajudar.
    Eu tenho uma visão muito imparcial em relação às escolas tanto que não vendo pacotes para nenhuma delas. Meu intuito é transmitir para as pessoas no Brasil informações de qualidade. É um prazer sentir este carinho, viu?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 8:25 pm

  50. Sempre tive dificuldades com a língua inglesa e agora decidi colocar em prática o projeto mais audacioso da minha vida: morar em Dublin! Desde que foquei esse projeto, já assisti bastante vídeos sobre a Irlanda. Um dos blogs que mais dou crédito é este (Vida na Irlanda), pois, já li quase todas as entrevistas publicadas. Me identifico com muitas histórias e relatos. Parabéns a idealizadora. Em outubro estarei em Dublin, por não entender NADA de inglês, tenho a nítida certeza que irei sofrer bastante, mas espero que esse tamanho sofrimento me valha alguma coisa.

    Salis Chagas, jornalista.

    Comentário by Salis Chagas — 06/08/2013 @ 4:42 am

  51. Olá Salis,

    Obrigada pelo comentário. Espero que sua experiência não esteja sendo tão sofrida e que desde outubro você já tenha aprendido muito! De qualquer modo lhe desejo muita sorte e sucesso!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/05/2014 @ 9:09 am

  52. Olá, Tarsila, Boa Noite
    Parabéns pelo blog, é perfeito!!!
    Comecei a pesquisar informações para fazer intercâmbio na Irlanda, e para isso nao paro de visitar o seu blog. Sem dúvida, é o melhor blog sobre a Irlanda, super completo!
    Gostaria de saber se vc conseguiu algum aluno da BCT Institute,eu queria fechar com a Eden Colege que tenho referencias de amigos que ja estudaram la e aprovaram,porém esta ficando muito caro,uma segunda opção seria a BCT,mas tenho receio,por ver coisas negativas sobre essa escola….Pode m ajudar??!!
    Beijinhos e parabéns mais uma vez pelo Blog….perfeito…

    Comentário by Rafaelle — 26/11/2013 @ 2:36 am

  53. Olá Rafaelle,

    Obrigada pelo carinho e comentário!
    Nesta entrevista acima há o depoimento do aluno da BCT, infelizmente não tenho uma entrevista mais recente. Desculpe não poder ajudar mais.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/05/2014 @ 4:49 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.