11/02/2011

Se virando em Dublin: Lidando com aluguel

Morar no exterior é uma experiência muito diferente e com ela aprendemos muito. Uma das coisas mais importantes desta aventura é conhecer pessoas novas, que muitas vezes se tornam nossas amigas e freqüentemente nossas “companheiras de casa”.

A cultura Irlandesa e ouso até mesmo dizer, européia, lida de forma diferente em relação à moradia. É muito comum que jovens e/ou estudantes de todas as nacionalidades, inclusive irlandeses morem em apartamentos ou casas com outras pessoas. Não são necessáriamente repúblicas, mas imóveis que são alugados e compartilhados seja por pessoas que se tornam amigas ou não (Nós mesmos já moramos com mais um casal em um apartamento e até com mais 5 outras pessoas em uma casa! Eu conheço pessoas que alugaram quartos e chegaram a conversar muito pouco com outros moradores da casa…vai de cada um).

O que eu quero dizer é que, como estudante, é interessante ser flexível e morar com outras pessoas, pois isto irá ajudar a economizar uma boa grana; primeiramente porque você irá “dividir” o valor total do aluguel já que você pagará pelo seu cômodo ou cama, e as contas da casa também serão compartilhadas entre os moradores.

Achar um lugar legal pode ser uma tarefa longa, portanto tenha paciência e olhe muitos, muitos, muuuuuitos imóveis antes de alugar. Com o atual clima de recessão os landlords/landladies (proprietários/as) estão mais flexíveis e conseguir abaixar o aluguel está se tornando cada vez mais fácil, mas é necessário ser persistente.

Dê uma olhada nos sites www.daft.ie e no www.myhome.ie e veja o preço cobrado por imóveis na área onde você pretende morar; assim você terá uma base melhor para negociar o preço do aluguel. Aliás, eu ensino como proceder para procurar um imóvel no Daft em outro post, se quiser dar uma espiadinha nele, clique aqui.

Uma dica interessante é falar que você está interessado em um imóvel e oferecer um preço um pouco abaixo do pedido pelo proprietário, já que há bastante propriedades vazias é mais provável que o proprietário ceda no preço do que fique com o imóvel sem ninguém.

Seguem abaixo algumas perguntas que podem ser interessantes de se fazer ao proprietário:

1) O aluguel inclui outras contas (como aquecimento ou energia)?
Does the rent include utility or other bills?

2) O imóvel tem internet e/ou telefone?
Does the property have internet and/or phone access?

3) Para quem eu devo telefonar caso eu tenha problemas?
Who should I call in case there are any issues?

O depósito…

Como eu já disse em outro post: “Quando você for entrar em um imóvel, seja dividido ou não, você pagará logo de cara DOIS aluguéis. Um é referente ao mês corrente e o outro é UMA GARANTIA, caso você quebre o contrato. Por exemplo: Sair do imóvel depois de 6 meses dentro de um contrato de 1 ano”. Esta garantia se chama deposit ou depósito e se ela será ou não devolvida para você ao final do contrato de locação e é provavelmente um dos assuntos que mais dá pano para manga entre locatários e proprietários.

Lembre-se que, quando um imóvel é alugado, ele deve ser registado no PRTB (Private Residential Tenancy Board) pelo proprietário e você deve exigir ter este documento em mãos. Ele prova que você é o locatário responsável pelo imóvel e determina quem é o proprietário. Munido deste documento você não deverá ter problemas para receber o valor do seu depósito ao final do contrato já que eles oferecem um serviço para resolução de disputas, caso isto seja necessário.

É importante lembrar que há três situações em que você não verá a cor do dinheiro: Caso o proprietário tenha de pagar por reparos na propriedade causados pelo locatário, caso o proprietário tenha de substituir itens do imóvel que sumiram (seja por roubo ou estrago), ou se você sair do imóvel sem pagar o aluguel do contrato e/ou outras contas (de luz, por exemplo).

Acredito que estas dicas podem ajudar a lidar de forma tranqüila com proprietários já que a cultura irlandesa muitas vezes funciona de forma diferente. Vale lembrar que somos locatários como qualquer outro (inclusive irlandeses) e que conhecemos nossos direitos.

Postado por: | Comments (83)

  1. Interessante o post e muito útil! 😀

    Comentário by Adryan — 11/02/2011 @ 2:22 am

  2. Olá Adryan!

    Muito obrigada, espero que ajude!
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/02/2011 @ 8:13 pm

  3. Oi Tarsila, acompanho seu blog há um tempo já porque estou indo com mais dois amigos para Dublin no dia 22/03, a ansiedade está cada vez maior hehehe.
    A minha dúvida é com relação a alugarmos um apartamento . Fica mto caro nós mesmos alugarmos?é complicado? nosso inglÊs é intermediário.
    a idéia é que no decorrer do tempo, depois que tivermos conhecido mais pessoas , chamar mais um ou dois para dividir aluguel conosco.
    Abraços e parabéns pelo blog. Está sendo mto útil para nós.

    Comentário by Claiton — 11/02/2011 @ 3:36 am

  4. Olá Claiton!

    Muito obrigada por acompanhar o Vida Na Irlanda. 🙂
    Bom, para alugar um apê vocês vão precisar do número de PPS, comprovante de renda (extrato bancário) e uma carta do seu/seus empregador/es comprovando que você(s) tem condições de alugar o imóvel, além do dinheiro do aluguel e do depósito. Eu fiz um post sobre aluguel de imóveis aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html
    É muito comum já encontrar pessoas que alugaram um imóvel e sub-alugam quartos, deste modo você não tem muito o que comprovar, mas pagar o que deve. Claro, cada proprietário e locatários tem contratos específicos, então peça sempre, seja qual for o caso, para ver os termos do contrato para ter certeza de que ninguém está o violando. Dependendo de quanto cada um vai pagar a divisão com mais pessoas pode ser boa e isto depende do quanto vocês estão dispostos a desembolsar também.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/02/2011 @ 8:27 pm

  5. nossa…

    eu naum sabia que tínhamos que pagar esse”aluguel garantia”…

    muitoo interessante mesmo…o jeito vai ser eu levar um laptop com internet no seu blog pra todo lugar que eu for na Irlanda, porque são tantas coisas uteis e interessantes que é impossivel lembrar de todas…
    o melhor site ever!!!

    bjO se cuida

    Comentário by ediovani — 11/02/2011 @ 10:56 am

  6. Olá Ediovani!

    Muito obrigada pelo carinho.
    É, o depósito é uma parte muito importante do aluguel e muitas pessoas nem imaginam que ele existe, por isto é bom saber para não se assustar. 🙂
    Fico feliz em saber que o Vida Na Irlanda servirá como seu guia por aqui e se precisar, bom, é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/02/2011 @ 8:32 pm

  7. Oi Tarsila,

    Se tem algo que me preocupa, é dividir a moradia, hahaha.
    Eu não sou uma pessoa extremamente organizada (mas posso ser, se eu quiser), acho que é fácil conviver comigo, pois sou bem flexível, releeeeeeevo muito e raramente discuto!
    Porém, sempre rola aquele pensamento:
    – E se depois de 1 semana na residência estudantil eu não fizer nenhum amigo? kkkk E se ninguém quiser morar comigo? Eu vou a falência!
    O post foi ótimo, aliás como sempre!

    Bjs

    Comentário by Carina — 11/02/2011 @ 11:02 am

  8. Olá Carina!

    Muito obrigada! 🙂
    Não fique preocupada, claro que todos nós temos o nosso “jeito” e morar com outras pessoas é uma aventura, mas pode ser muito bacana, depende de como encaramos a experiência e como lidamos com nossos novos “colegas”, que podem se tornar amigos.
    Fique tranqüila que você fará amigos com certeza, especialmente na escola e você encontrará um cantinho sim. 🙂
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/02/2011 @ 8:34 pm

  9. oi Tarsila,
    Me diga por favor, tá muito frio aí? To pensando na mala do meu filho. Ele embarca dia 05/03.
    obrigada
    bjs

    Comentário by Rosana Dias — 11/02/2011 @ 11:16 am

  10. Olá Rosana!

    Aqui não está muito frio, mas para os padrões do Brasil talvez sim. Hoje está 9 graus e a previsão para o começo de Março é entre 3 e 10 graus. Considerando que o verão, em seu auge, com muito calor é de 26 graus você pode imaginar que não é nada quente comparado às terras tropicais. Veja mais aqui:http://www.vidanairlanda.com/2010/05/imigrando-como-e-o-clima-na-irlanda.html

    Eu fiz alguns posts que podem ser relevantes em relação às malas, veja estes posts:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/imigrando-o-que-trazer-na-mala.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/imigrando-plugues-e-eletricidade.html

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/02/2011 @ 8:43 pm

  11. Tarsila, esse post é bem relevante. passei uma semana na acomodação e quando estava pra terminar os dias quase que pirava sem encontrar meu “novo lar”.
    Vim pra Dublin querendo morar num studio – fiquei com medo da solidão; com nóias do tipo não conheço ninguém, se eu sumir nem vão se dar por conta.
    queria então dividir e ter um quarto só pra mim. não consegui…
    to dividindo com mais 4 um ap de 2 quartos hehehe dentro em breve publicarei um post sobre “A arte de dividir” no Oxente? Na Irlanda?.
    Tínhamos um grupo e preferimos alugar a procurar vaga. É mais difícil, mas estamos gostando. Tem alguns detalhes como a conta de energia: se não for paga com débito em conta, tem que pagar um depósito de 300 euros que só pode pegar de volta 14 meses depois.
    Alguns prédios mais novos têm dois contadores de energia, tendo tuas tarifações. Nesses locais, à noite é mais barato: daí vale a pena deixar p lavar roupa nesse horário.

    Bem, pra mim, que sou do nordeste, tá um tanto frio sim. Mas p quem é do sudeste ou sul, tá até agradável. O ruim é a chuva!

    bjos

    Comentário by Marília — 11/02/2011 @ 1:23 pm

  12. Olá Marília!

    Muito obrigada pelo comentário. 🙂
    Espero que a experiência de dividir esteja sendo bacana, já que como você disse, não é das tarefas mais fáceis, mas nos ensina muito.
    Mais uma vez obrigada pelo comentário e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/02/2011 @ 8:45 pm

  13. Oi Tarsila,
    Muitíssimo obrigada pelas dicas sobre o clima, tomadas e malas. Será muito útil.
    Bjs

    Comentário by Rosana Dias — 12/02/2011 @ 2:27 am

  14. Olá Rosana!

    Disponha e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/02/2011 @ 3:52 pm

  15. queridaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    to passando por isso!
    hehehe
    mas nao vou me preciptar nao! já achei lugares bons, SEM DEPÓSITO, e lugares péssimos por preços abusivos!!! vale a pena sempre pesquisar antes!
    pois existem brasileiros engraçadinhos, que são OS DONOS DA CASA e nao querem pagar aluguel, cobram das pessoas que estao morando com eles!
    VALEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEU PELO POST!
    BEIJOOOLLS

    =D

    Comentário by RODRIGATS — 12/02/2011 @ 10:31 am

  16. Olá Rodrigats!

    Obrigada por comentar!
    Está aí para provar que pesquisar dá resultados, no final das contas temos de ir atrás do que queremos, não é mesmo?
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/02/2011 @ 3:53 pm

  17. Oi Tarsila! Acho que te inspirei a escrever esse post! rsrs
    Fiz um monte de perguntas, né? Recebi seu email resposta, muito obrigada. E agora com esse post, qq dúvida, recorrerei aqui novamente.

    Bjo e obrigada!

    Comentário by Estela Pascoli — 12/02/2011 @ 12:18 pm

  18. Olá Estela!

    Obrigada! 🙂
    Muitas pessoas, assim como você, tem dúvidas em relação à acomodação e aluguel e acho importante que as pessoas tenham informações para saber lidar com as situações que podem surgir.
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/02/2011 @ 3:55 pm

  19. OI tarsila
    Eu amo seu post
    No dia 25/fev estarei ai Vou seguir os conselhos do seu blog

    Bjs Iuri Muller

    Comentário by iuri Muller — 13/02/2011 @ 10:23 pm

  20. Olá Iuri!

    Muito obrigada! 🙂
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/02/2011 @ 3:59 pm

  21. Olá! Estou em Dublin desde domingo, com minha namorada, e comecei a ler seu blog! Me identifiquei totalmente com a maneira que os assuntos são abordados, de maneira atenciosa, simples e salvadora!!!

    Tenho algumas dúvidas sobre este post:

    – ‘All mod cons’ significa que as contas estão incluidas no aluguel, ou somente que existem vários eletrodomésticos ?
    – O que preciso para tirar o PPS ? É na imigração ?
    – (Esta última não tem nada a ver com o assunto mas tudo bem, hehe) Você acredita que para ser recepcionista de academia precisa ter um inglês PERFEITO, ou alguem que entende muito bem e fala meio enrolado já basta ? Ou seja, as pessoas aqui são tão seletivas assim ?

    MUITO OBRIGADO ANTECIPADAMENTE!!!!! (Mais do que antecipadamente, pois me ajudou só com seu blog)

    Espero ter a oportunidade de conhecê-la aqui em Dublin!!!!! Para trocar informações (mesmo eu sendo ingênuo aqui ainda) ou só conversar!

    Parabéns

    Comentário by Thales Camilo — 13/02/2011 @ 10:57 pm

  22. Olá Thales!

    Muito obrigada por curtir o Vida Na Irlanda! 🙂 Fico feliz em saber que estou ajudando.

    Vamos lá:

    1) Mod Cons, significa “Modern Conveniences”, já que antes dos anos 70 eletrodomésticos não eram comuns, então basicamente significa que tem tudo que você precisa, mas não tem nada a ver com contas. A menos que o agente ou proprietário especifique que as contas de energia, gás, internet (utility bills) estão inclusas, elas são extras.

    2) Para tirar o PPS você tem de primeiramente ir à sua escola, que lhe passará todas as informações sobre como proceder. O escritório para obtenção do PPS não é na imigração, é em um escritório do Social Welfare o mais próximo do centro de Dublin é o que fica na 20 King’s Inns Street, próximo à Parnell Street, mas aconselho que você vá à sua escola antes. 🙂

    3) Acredito que para se trabalhar com qualquer coisa depende da empresa e o perfil do profissional que ela está procurando. Minha dica é, TENTE! O pior que pode acontecer é você escutar um “não”, mas se você não tentar você nem terá a chance de ouvir um “sim”, não é mesmo?

    E quem sabe não nos trombamos pela Fair City? 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/02/2011 @ 4:11 pm

  23. Bom dia Tarsila, tudo ok com vc??

    desculpa te pergunta isso aqui, mas como foi o post mais recente pensei que vc viria primeiro…=)

    eu to com uma duvidassa na mente mesmo…

    eu to fechando com a SEDA pra ir provavelmente em Maio…e to com uma coisa martelando dentro da minha cabeça, em todos os blogs que visito vejo pessoas comentando que se a escola não for cadastrada no ACELS, esta pessoa provavelmente será barrada no aeroporto e será deportada…(inclusive no Blog Vida na Irlanda já vi vc comentando que é obrigatorio), mas nas agencias que eu pergunto, eles dizem que isso não é verdade, a SEDA não é cadastrada no ACELS porque este conceitua apenas escolas que tiverem mais de 5 anos no mercado o que não é o caso da SEDA, uma escola nova ainda, mais muitooo recomendada, então busquei mais informações sobre este assunto, e encontrei um rapaz que trabalha em uma agencia aqui e morou na Irlanda por 2 anos, e me esclareceu alguns pontos, ele me disse que se essa historia do ACELS fosse levada a risca como falam, a SEDA teria falido, pois é a escola que é a mais requisitada pela agencia deles e outras até, outra coisa importante que ele me disse, que se vc tiver os 3 mil euros comprovados em uma conta Irlandesa o seguro governamental, comprovação de moradia e uma carta de matricula ou algum documento oficial da escola que prove que vc está indo estudar, eu consigo o visto tranquilamente, não é necessario/requisito que esteja no ACELS como ele me disse, tanto que ele leu as novas regras de imigração do Immigrant Council of Ireland,(que é longo) e disse que em nenhum momento cita-se necessario o cadastro no ACELS para que vc imigre no pais, tanto que a propria agencia já mandou bastantes estudantes para irlanda para estudarem na SEDA este ano e continuam mandando, então gostaria de saber o seu ponto sobre esse assunto, como já disse antes, sou muito fã do seu blog e já me ajudou muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito assim como muitas outras pessoas, e gostaria de esclarecer esse assunto que aflinge naum apenas eu mais muitas pessoas que querem ir estudar Inglês na Irlanda pela SEDA, então por favorrrrrrrrr, meu ajudeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!!!!!!! essa é minha maior duvida de todas…

    desculpa pela enorme explicação, mas confio muito nesse blog, é o meu favorito…

    se tiver alguma coisa concreta dizendo que é obrigatorio, ou alguma fonte confiavel provando isso, alguma pessoa que foi deportada por causa da ACELS, por favor cite aqui…

    mais uma vez desculpas pelo texto longoooooo, e Muito Obrigado!!!!!!!!!!!!!

    Bjo0ossss

    Comentário by Ediovani — 14/02/2011 @ 1:22 pm

  24. Olá Ediovani!

    🙂 Comigo tudo ótimo e com você? Espero que sim.

    Vamos lá: O ACELS Advisory Council for English Language Schools é o órgão que regulamenta as instituições que ensinam língua inglesa na Irlanda, mas a SEDA se encaixa em outra categoria porque os cursos de inglês deles são certificados por instituições inglesas, como LCCI e Trinity College London.
    Eu não sei se o fato da escola ser recente não dá o ACELS porque a Success College é uma escola nova e tem o ACELS, mas sei que a SEDA é uma escola normal (até já fiz uma entrevista com um aluno deles, confira aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/09/estudar-na-irlanda-seda-skills-enterprise-development-academy.html e você não será barrada no aeroporto e deportada (aliás, isto é MUITO RARO!), em função de estar matriculada nela. Não se preocupe!

    Este tipo de medida drástica (barrar e deportar) acontece se você apresenta ou se comporte de forma suspeita (você não deixaria uma pessoa suspeita entrar na sua casa, não é mesmo?)

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/02/2011 @ 4:28 pm

  25. uaHUhauHUAHuhauHAuahA
    muito boa sua explicação Tarsila…

    by the way…i’m a guy…

    AUHauhUAHa

    just leave it ok?

    C’ya

    Comentário by ediovani — 16/02/2011 @ 9:04 pm

  26. Puxa Ediovani,

    Mil desculpas! Recebo tantos e-mails e comentários que às vezes me confundo, me desculpe mesmo, não achei que você não fosse um cara, simplesmente me confundi na resposta! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/02/2011 @ 10:30 am

  27. Ola Tarcila!

    Sou de São Paulo e tenho certeza que te conheço, morei na vila mariana, estudei no Arqui, rosário, bandeirantes, objetivo…fiz facu de biologia em campinas e depois em SP…..vc não me é estranha….mas enfim…

    É tranquilo alugar um “quarto”, pelo que entendi existe essa possibilidade, só o quarto…??

    obg

    Comentário by André — 17/02/2011 @ 12:05 am

  28. Olá André!

    Bom considerando que você morou na Vila Mariana e estudou no Arqui e no Rosário (conheço bastante gente que estudou nesses colégios) e eu até estudei brevemente no Objetivo, então é muito provável que se você não me acha estranha… você me conheça! Eu morei no Bosque da Saúde por bastante tempo e estudava na Dr. Diogo de Faria, é tudo por ali 🙂

    Sim, existe a possibilidade de alugar somente um quarto em uma casa onde já moram outras pessoas, em alguns casos dá até mesmo para alugar uma cama dentro de um quarto (com duas camas por exemplo). 🙂

    Espero ter ajudado e agora estou intrigada para saber se nos conhecemos…

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/02/2011 @ 10:36 am

  29. hUAHuhauHAUhauhUAHUahuHAUhauHAUaHA

    That’s ok Tarsila…do not worry about this detail…

    fique susse…eu sei como voce se esforça para responder os comentarios…e as vezes acontece isso…

    tah tudo bem…e mais uma vez obrigado pela resposta….

    Bjo0Oo

    Comentário by Ediovani — 17/02/2011 @ 12:07 pm

  30. Oi Ediovani!

    Bom, o que vale é a intenção né? 🙂
    Obrigada por entender.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/02/2011 @ 7:43 am

  31. Morei na itaborai final da bosque mas enfim, estarei indo estuda no final do ano ai e conversamos. Abs

    Comentário by Andre — 18/02/2011 @ 9:48 pm

  32. Olá Andre!

    Puxa vida, eu morei na Av. Itaboraí! Então com certeza nos conhecemos, afinal de contas é muita coincidência!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/02/2011 @ 9:32 am

  33. Olá! Estou me preparando para ir para Dublin e gostaria de conversar com outras pessoas interessadas, quem sabe não reunimos um grupo. Estou pensando em Julho/Agosto desse ano. Tarsila, se você tiver alguma boa indicação de amigos ou quem sabe criar um tópico de pessoas que estão indo para trocarmos informações.

    Obrigada e parabéns seu blog é ótimo!

    Raquel
    raquelmeccheri@gmail.com

    Comentário by Raquel — 21/02/2011 @ 5:02 pm

  34. Olá Rachel!

    Muito obrigada pelo comentário! 🙂
    Infelizmente eu não promovo fóruns de discussão já que existem diversas comunidades (orkut, facebook, etc.) e sites que já fazem isto acho que é importante trocar informações, mas eu ainda não tenho como manter isto. Se esta oportunidade sugir no futuro, com certeza implementarei. 🙂 De qualquer modo acredito que vai rolar um encontro “Vida Na Irlanda” em breve…fique antenada.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/02/2011 @ 10:30 am

  35. Olá,

    estou decidindo ir pra Dublin estudar inglês. Entrei em contato com um agência já que me ofereceu o curso com um mes de hospedagem. Mas depois que entrei nos sites das imobiliarias percebi que o valor do imovel que a agencia oferece é caro.. Estou indo com meu namorado e e valor deles é 900 euros.
    vi alguns studios que dá pra nós dois por 500, 450 euros… até legais. Queria reservar so pra um mes mesmo e depois se gostar continuo ou procuro outro.
    Mas enfim.. o que eu quero saber é se dá pra fazer este reserva daqui do Brasil. Porque preciso também de uma carta informando onde vou ficar etc etc
    Você saberia me informar como posso fazer isso?

    Obrigada 🙂

    Comentário by raisa — 23/02/2011 @ 5:55 pm

  36. Olá Raisa!

    Existe uma diferença entre o aluguel e a acomodação oferecida pela agência. Normalmente a acomodação oferecida pela agência inclui café da manhã e jantar, além de você não ter de pagar contas de eletricidade, lixo, etc.
    Studios para alugar você realmente só verá depois que estiver aqui já que você terá de fechar um contrato com o proprietário (normalmente de 1 ano) e eles não fazem isto sem conhecer ou ver as pessoas, até mesmo porque você precisa ver o imóvel e dar o depósito (normalmente o valor do alguel + o aluguel) adiantado. Deste modo não é possível resolver tudo antes de vir.

    Mesmo que você tenha uma acomodação por conta própria (hostel ou hotel, por exemplo) a escola deve saber onde você vai ficar para emitir a carta que comprova o local da sua estadia.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/02/2011 @ 11:08 am

  37. Bom dia acabei de saber de uma possibilidade de ir fazer um estágio profissional e estou a tentar perceber como é a vida por aí. O estágio será de um ano e com bolsa mensal para pagamento de estadia (apenas). No entanto tenho um filho de 5 anos, é fácil a integração de crianças nas escolas? é com facilidade que se conseguem part-time para poder ficar com dinheiro para gastos fora o alojamento? Tem conhecimento se é com facilidade de arranjo acomodações que possa ter crianças? Sou da área de psicologia. Veja se consegue dar-me umas luzes por favor, pois tal como disse estou só a estudar a possibiliadade de aproveitar esta oportunidade. Obrigada

    Comentário by Filipa de Abreu — 28/02/2011 @ 12:51 pm

  38. Olá Filipa!

    Infelizmente eu não sei como isto funcionaria no seu caso. Eu sei que estudantes não podem trazer dependentes para cá, portanto você terá de verificar com a empresa na qual você fará o estágio se é possível trazer seu filho. Se você for cidadã da União Européia acredito que não há problemas, mas procure mais informações aqui: http://www.citizensinformation.ie/en/employment/migrant_workers/
    Acomodações que aceitam crianças não devem ser problema, mas você deve sempre perguntar ao proprietário, pois isto depende de cada um.
    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/03/2011 @ 10:13 am

  39. Olá Tarsila,

    Estou indo em Abril ou Maio e estou com medo a respeito do aluguel vou fechar um mês de acomodação e o restante por um acaso vc sabe de mais pessoas que vão nessa data?
    Assim eu posso entrar em contato e ver se podemos dividir o aluguel!!
    Muito obrigado

    Comentário by RAFAEL NASCIMENTO — 28/02/2011 @ 3:15 pm

  40. Olá Rafael!

    Não fique desesperado em relação à sua acomodação. Assim que você chegar você conhecerá pessoas na sua escola, na sua sala e até mesmo passeando, que estão procurando ou oferecendo vagas em casas. Veja também este post aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html
    Infelizmente eu não administro a data em que as pessoas vem pra cá, mas existem diversos fóruns e comunidades no facebook e orkut que promovem esta troca de informações. 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/03/2011 @ 10:24 am

  41. Oi Tarsila, moro na Amazônia(Manaus), e como aqui teremos uma sede da copa-2014, e eu pretendo montar uma pequena agência de turismo visando a copa,gostaria de passar pelo menos 1 ano na irlanda para aprender ingles, uma vez que irei trabalhar diretamente com turistas estrangeiros. Pretendo ir com a minha esposa(tambêm vai fazer curso de ingles) e nosso filho (7anos). Gostaria que você me mandasse o máximo de dicas possíveis: acomodação, preços, documentação……
    Obs. agente não manja nada de ingles.

    Fico no aguardo e serei eternamente grato,

    abraços!!

    Vilhena

    Comentário by Vilhena — 28/03/2011 @ 10:25 pm

  42. Olá Vilhena!

    Devo lhe avisar que como estudantes vocês não poderão trazer seu filho como dependente. Infelizmente é assim que a lei funciona, a menos que vocês tenham cidadania européia, aí a situação é diferente, do contrário não será possível.

    Infelizmente não posso lhe enviar dicas sobre tudo, mas sugiro que você leia os outros posts do Vida Na Irlanda.

    Busque informações sobre escolas na categoria: “Estudar Na Irlanda“, saiba mais sobre lugares para serem conhecidos na categoria: “Conhecendo a Irlanda“, saiba sobre questões de imigração na categoria: “Imigrando“, aprenda a se virar melhor sobre Dublin na categoria: “Se virando em Dublin“. Para conhecer sobre lojas/cafés/restaurantes bacanas, veja a categoria: “Achado em Dublin“. Para conhecer as baladas da Fair City, veja a categoria: “Baladas em Dublin“. E finalmente para conhecer um pouco sobre como os Irlandeses utilizam a língua inglesa, veja a categoria: “Irishisms“.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/05/2011 @ 10:21 pm

  43. Sem dúvidas esse é o melhor sit com dicas de irtercambio da irlanda…. adorei
    Logo aproveito para fazer 1 pergunta que não me deixa calar.

    O propietario do imovel tem que fornecer registado no PRTB (Private Residential Tenancy Board) dizendo que sou locatario responsavel pelo imovel com isso eu posso colocar qualquer pessoa que eu queira sem reclamações do dono do imovel.
    exemplo: meus pais forem a irlanda me visitar e ficar acomodado no imovel por uns 10 dias ou situações similar a essa?

    Comentário by ragnaroc — 28/04/2011 @ 12:21 pm

  44. Oi Tarsila!! adorei s

    Comentário by ga — 07/05/2011 @ 7:48 pm

  45. oi tarsila!! adorei seu sitee! muito boas as dicas! queria saber algumas coisas..
    se vc puder me responder, agradeço muitoo!!!

    eu nao falo bem ingles, por isso quero estudar na irlanda, porem estou preocupada com a quantidade de brasileiros.. vc sabe me informar uma escola boa e que nao tenha tantos brasileiiros? a sucess college é boa?

    vc acha que em 6 meses consigo a fluencia?

    e quanto se gasta por mes em acomodacao, alimentacao e transporte mais ou menos?

    e tb gostaria de saber se vc aconselha uma agencia, ou melhor ir por conta?

    MUITO OBRIGADAA

    Comentário by ga — 07/05/2011 @ 7:52 pm

  46. Olá Tarsila,

    Tudo bem? Adorei os seus post…
    Andei olhando muita coisa na net e o seu realmente chamou a minha atenção…
    Meu inglês é super básico, comecei curso de inglês em uma escola e estava pensando em fazer o curso de férias, mas analisei o lado de fazer um intercâmbio por 5-6 meses. Gostaria de saber se eu posso trabalhar por esse tempo ou so a partir de 1 ano?
    Pensei em ficar em um hostel por 1 mês ate encontrar um lugar para ficar, o que você acha?
    Quanto é o custo de vida em um mês? tenho q fazer as contas rsrs
    E escola de idioma vc pode me indicar alguma? vi que algumas tem muitos brasileiros. o q vc acha da delfin e success college?

    Tarsila muito obrigada e espero ansiosamente sua resposta.

    Comentário by ANA — 04/06/2011 @ 10:16 pm

  47. Oi Tarsila.É a Ana de novo rs
    depois q mandei o meu primeiro post, fuçei mais as matérias e acabei sanando algumas dúvidas. (da escola Delfin, eu vi a reportagem q vc fez)
    Eu gostaria de saber se Dublin está lotada de brasileiros mesmo? compensa estudar aí?

    Comentário by ANA — 06/06/2011 @ 5:13 pm

  48. Tarsila andei procurando e vi um curso na Ibat, você conhece? Essa escola fica em Swords, o que você acha?
    desculpa sei que é o terceiro post que faço rs

    Comentário by ANA — 06/06/2011 @ 11:55 pm

  49. Olá Ana!

    Vamos às suas dúvidas:
    Você tem direito a trabalhar legalmente por meio-período (20 horas por semana) se estiver matriculada em um curso de inglês matutinode duração mínima de 25 semanas e carga horária mínima de 15 horas/semana.

    A escolha por determinado tipo de acomodação é pessoal. Algumas preferem hostel, outras casa de família pois as duas opções apresentam vantagens e desvantagens, cabe você analisar quais estão alinhadas com o seu objetivo e verba e escolher a melhor opção.

    Em relação ao custo de vida e escola, favor ver esta página: http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    Ainda não tive a oportunidade em entrevistar um aluno da IBAT College, mas sei que é uma instituição que existe sim. A localização é em Swords, uma cidade próxima a Dublin, mas que oferece quase tudo: restaurantes, cinema, lojas, serviços etc.

    Sim, Dublin tem bastante brasileiros. O objetivo da maioria das pessoas que vem para cá é estudar inglês e a Irlanda oferece facilidade no visto, por isto o brasileiro se sente atraído para vir para cá. Contudo não tenha a ilusão de que você não encontrará brasileiros em outros países. Hoje o mundo é globalizado e com a melhora econômica brasileira muitas pessoas decidiram estudar no exterior. Na minha opinião pessoal, morar no exterior sempre vale a pena pelo aprendizado de vida, para conhecer novas culturas e alcançar nossos objetivos; portanto recomendo que você faça uma reflexão sobre o que você quer tirar desta experiência e avaliar se ela vale a pena para você. 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/06/2011 @ 10:23 am

  50. Oi Tarsila eu aqui de novo rs
    O q vc pode me falar sobre swords? perde pelo fato de ser mais distante? Emprego fica mais complicado, enfim essas coisas…

    obrigaaaaaaaaaaaaaaaaaada
    bjão

    Comentário by Ana Cristina — 07/06/2011 @ 1:29 pm

  51. Olá Ana Cristina!

    Eu não moro em Swords, portanto não posso lhe passar informações detalhadas.
    Swords fica aproximadamente há 1 hora de distância de ônibus do centro de Dublin, mas como já lhe informei nem sei se há necessidade em ir até Dublin pois lá há de tudo – lojas, supermercados, restaurantes, pubs, cinema, farmácias e até um shopping. Em relação ao emprego não tenho como lhe dizer, mas acredito que qualquer resultado depende da sua dedicação, esforço e disposição para abraçar as oportunidades.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/06/2011 @ 5:59 pm

  52. Olá Ragnaroc!

    Muito obrigada pelo elogio!
    Vamos lá: O registro no PRTB diz que você é o locatário. Ponto. Mas se há um contrato entre você e o proprietário, este deve ser seguido. Você não pode colocar quem bem quiser dentro da sua “casa”, nem sublocar quartos ou espaços. Tudo isto deve estar claro no contrato.
    Acredito que visitas não sejam problemas, desde que sejam realmente visitas.

    Espero ter ajudado.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 7:41 pm

  53. Oi Ga!

    Obrigada pelo elogio!

    Vamos lá:

    1) Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.

    Para encontrar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    2) Se você não fala bem inglês você não se tornará fluente em 6 meses. Você irá melhorar com certeza, mas não será fluente.

    3) Veja esta página: http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    4) Em relação às agências eu recomendo as patrocinadoras do Vida Na Irlanda, dispostas nos banners do lado direito do site.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 7:43 pm

  54. Olá, também estou á procura de informacoes sobre a IBAT, voce poderia nos ajudar? Na internet não há muitas informações de estudantes que ja cursaram ingles por lá para nos dar uma opinião. Agradecerei bastante por uma resposta, obrigado! 🙂 [ gbr.lira@gmail.com ]

    Comentário by Gabriel Lins — 19/10/2011 @ 5:35 pm

  55. Olá Gabriel!

    Ainda não entrevistei ninguém da IBAT, mas já tenho dois contatos e estamos tentando alinhar nossas agendas.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 5:28 pm

  56. Pessoal,

    Achei muito interessante o post, pois pra quem vai viajar pela 1ª vez e sem muitas informações de onde vai morar é complicado.

    Estarei indo pra Irlanda em Março de 2011, vou ficar 1 mês em casa de familia, enquanto isso estarei procurando pessoas pra dividir um apartamento.

    Bom, quem tiver interesse, me add no msn: paulinhoataide@gmail.com

    Abraço

    Comentário by Paulo Henrique — 23/11/2011 @ 1:58 pm

  57. Olá Paulo!

    Muito obrigada pelo comentário. Recomendo que você procure por pessoas para dividir acomodação em comunidades de brasileiros na Irlanda dentro do facebook. Lá há bastante anúncios que podem ajudá-lo! 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 9:21 pm

  58. Tarsila, estou com problemas em receber o deposito de volta, ja sai do apto faz 2 meses e nao depositam o deposito na minha conta. Voce conhece algum orgao que eu possa procurar para buscar os meus direitos aqui na Irlanda? Obrigado,

    Comentário by Thiago — 21/12/2011 @ 2:57 pm

  59. Olá Thiago!

    Recomendo que você entre em contato com o Citizens Information para buscar mais informações (há um escritório deles na O’Connell Street, próximo ao escritório do Dublin Bus). Você também deve , principalmente, procurar o PRTB – o órgão que regulamenta os contratos de alugueis na Irlanda e também ajuda com resoluções em casos de disputa.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/01/2012 @ 8:37 pm

  60. Oi Tarsila, achei por acaso teu blog procurando coisas de Dublin e te achei, é maravilhoso este site!
    Tenho duvidas: vi teu post falando de negociar na hora de alugar,mas como fazer isto sem dominar muito o ingles? tambem deu dicas sobre Dublin 1,2 3 etc… onde é melhor de morar e com preços mais em conta?
    Meu Deus, com o ve tenho muitas e muitas duvidas…aguardo respostas e mais uma vez,parabens por esta inicitiava de ajudar a cada um de nós que sonhamos ir pra Irlanda (vo dia 9 de Março) ne estou no teu facebook, bj

    Comentário by Lu Borges — 13/01/2012 @ 12:19 am

  61. Olá Lu!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho!
    Bom, você pode pedir para um amigo ou amiga que tenha mais fluência para ajudá-la, ou peça para ver o contrato com calma e depois dê um retorno para o proprietário.
    Os preços não variam muito, claro que depende pois há áreas boas e nem tão boas em todas as regiões e tudo depende do que você gostar e do que estiver procurando.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/02/2012 @ 10:04 pm

  62. Olá Tarsila, gostaria de te perguntar sobre o meu inglês, praticamentes não sei falar nada, porém consigo ler algumas coisas e estou pensando na possibilidade de ir para Dublin mas tenho muito medo pois não entendo e não sei falar, você acha melhor que eu faça um curso aqui primeiro ou posso ir assim de cara? Gostaria de saber também como é essa questão de ficar em um alojamento por uma semana e depois conseguir outro lugar, como faço é muito difícil conseguir?

    Comentário by Elis — 10/02/2012 @ 9:58 pm

  63. Olá Elis!

    Eu aconselho sempre que as pessoas estudem um pouco de inglês antes de vir pra cá. A maioria das pessoas que vem para cá quer aprender inglês, então não dominam o idioma completamente. Sim, é possível vir para cá sem nada de inglês, mas acho que pode ser uma experiência muito sofrida.

    Viver em outro país é uma mudança grande e demora um tempo até nos adaptarmos. Isto é normal, mas se você não entender absolutamente nada do que está acontecendo, pode ser uma experiência muito frustrante.

    Como já escutei em minhas entrevistas: “É possível sobreviver sem falar inglês”, mas você está investindo um bom dinheiro em uma experiência que você quer vivenciar e não apenas sobreviver, não é?

    Então fica minha dica, se você quer vir estudar na Irlanda (ou em qualquer outro país) estude pelo menos um pouco do idioma, dedique-se a compreender coisas básicas, pois sua experiência de vida pode ser mais tranqüila e você se sentirá mais seguro em situações corriqueiras.

    A acomodação pode te deixar ansiosa porque 1 semana passa bem rápido. Não é complicado encontrar um lugar para morar, mas talvez você possa fazer isto com mais calma, pois o primeiro mês aqui costuma ser bem agitado e se você tiver menos preocupações, será melhor.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2012 @ 10:10 pm

  64. olá querida tenho uma irmã que mora na irlanda(athenry) e eu gostaria muito de ir morar com ela,mais eu tenho um filho(8anos) e me preocupo com escola pra ele la,gostaria muito de saber se as crianças brasileiras se adaptão e se o ensino é muito rigido por la ,pois agora que ele esta se alfabetizando sera que prejudica.

    Comentário by Dilzinele Modesto — 04/03/2012 @ 10:43 pm

  65. Olá Dilzinele,

    Recomendo que você busque mais informações com a sua própria irmã sobre as escolas locais e como você poderia ir morar com ela. Tenho certeza de que ela pode conversar com um funcionário da escola para obter mais informações.

    Lembre-se que se você vier para a Irlanda com visto de estudante você não pode trazer seu filho pois estudante internacionais não podem ter dependentes aqui.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/03/2012 @ 7:22 pm

  66. Olá, primeiramente parabéns pelo seu blog, muito bom! Eu estou alugando um apartamento e as pessoas que moram aqui me disseram que a conta de luz normalmente vem o valor normal (a cada dois meses) e mais um valor referente, segundo eles a uma espécie de depósito, que não é obrigatório pagar, tanto é que eles quando vão ao banco efetuar o pagamento, mencionam para ser cobrado somente a taxa referente a conta de energia, descontado o valor referente a este “depósito”… Eu queria saber se de fato isso existe, se não é algo de certo modo estranho e etc…

    Comentário by Pedro Enrique — 13/08/2012 @ 7:13 pm

  67. Olá Pedro,

    Muito obrigada pelo carinho!
    Eu desconheço essa coisa de “depósito” na conta de energia. Já tive conta junto à ESB e a Bord Gáis e nenhuma das duas requer o depósito. A única coisa que já vi foi, quando a conta de luz é estabelecida a companhia de energia elétrica oferece que você pague através de débito em conta, ou então que faça um depósito (normalmente um valor bem alto), que será descontado nas contas subsequentes. É apenas um modo de garantir que a conta será paga, pelo menos no início. Será que este valor?

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/11/2012 @ 11:13 pm

  68. Olá Tarcila, td bem?
    Acabei de me mudar para Dublin do Brasil, e sexta feira já me mudo para um apê, e tenho uma dúvida sobre instalação de internet, tv a cabo e tel, a empresa indicada para eu poder fazer isso é a upc, ela é a unica aqui em dublin??? ou ela seria a melhor e mais barata?

    Obrigada

    Paula

    Comentário by Paula Tanaka — 21/08/2012 @ 6:56 pm

  69. Olá Paula,

    Há várias empresas que fornecem este serviço, mas às vezes só há algumas que cobrem a sua área.
    Sei que há a UPC, a Magnet e a Sky. 🙂

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/11/2012 @ 1:14 pm

  70. Olá Tarsila,

    Cheguei em Dublin há 10 dias e não está sendo nada fácil alugar um apto. Existe muita restrição a brasileiros. Amanhã vou visitar de um coreano, para dividir a vaga. Como faço para garantir que vou ter meu depósito de volta e que a vaga é minha. Existe algum contrato nesse caso?
    Abs

    Comentário by Rafael — 19/09/2012 @ 1:33 am

  71. Olá Rafael,

    Normalmente há acordos verbais, mas se você preferir, faça um pequeno contrato e peça para seus companheiros de apartamento assinarem, diga que é só uma garantia. O depósito normalmente é dado de volta uma vez que você cumpra seu contrato ou se colocar alguém na sua vaga. Espero que tudo tenha dado certo e que você tenha encontrado um lugar legal.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 10:49 pm

  72. Olá Tarsila
    você sabe quais horários é mais barato para lavar roupa? e ouvi dizer que de domingo é mais barato é verdade? qual o horario pra domingo? obrigada Adriana

    Comentário by Adriana — 24/10/2012 @ 11:45 am

  73. Olá Adriana,

    Não há diferença entre os dias da semana, mas nos horário em que a eletricidade é utilizada. O custo é bem mais barato nos seguintes horários:
    Verão: Entre meia-noite às 9 da manhã
    Inverno: Entre 11 da noite às 8 da manhã

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 12:28 pm

  74. Olá!!!

    Tarsila, primeiramente parabéns pelo seu site, tem ajudado muita gente, preciso de uma ajuda, estou programando meu intercambio em Malahide, que faz parte de Dublin pelo q entendi, no entanto, qdo pesquiso imóveis para alugar nessa região estou com dificuldade nos filtros dos sites que vc indicou, como devo fazer a pesquisa? Muito obrigada!

    Simone SS.

    Comentário by Simone — 02/11/2012 @ 1:18 am

  75. Olá Simone,

    Obrigada pelo comentário e carinho. 🙂
    Recomendo que você veja este post aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html
    Você deve procurar primeiro em Dublin City – North County e depois refinar sua busca para escolher Malahide.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 2:05 pm

  76. Tarsila
    Tudo bem? Parabéns pelo blog, é excelente! Muito bem escrito e com dicas importantes para quem vai para a Irlanda.
    Por favor, você sabe se tem algum brasileiro que faz a interface entre os proprietários de imóveis que estão no site Daft com os interessados em alugar. Eu gostaria de alugar um apartamento para seis meses, se conseguisse reservar daqui seria legal, mas teria que ter alguém que garantisse que o apartamento está em boas condições. É para mim e para o meu namorado.
    Tenho outras dúvidas e vou te escrever depois.
    Obrigada,
    Abraços

    Comentário by Samira — 03/11/2012 @ 6:01 pm

  77. Olá Samira,

    Obrigada pelo comentário. 🙂 É um prazer poder ajudar.
    Não há uma pessoa que faça este intermédio uma vez que os proprietários normalmente gostam de conhecer as pessoas que vão alugar suas propriedades, contudo há muitas pessoas brasileiras que estão passando as vagas que tem, deste modo agindo como intermediários. Recomendo que veja este artigo: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 2:19 pm

  78. Tarcila
    Tudo bem? Por favor, gostaria de saber das pessoas que conseguiram alugar apartamento como foi a experiência. Quanto tempo demorou, quais as dificuldades…
    Conversar com pessoas como a Paula, que comentou no dia 21/08.
    Você conhece alguma comunidade onde eu possa conversar com estas pessoas?
    Preocupo-me com uma possível demora para alugar.
    Obrigada.

    Comentário by Samira — 07/11/2012 @ 12:19 am

  79. Olá Samira,

    Normalmente as pessoas que entrevisto na categoria ‘Estudar na Irlanda’ falam sobre o aspecto de encontrar um lugar para morar depois da primeira acomodação. Confira: http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda
    Além disso você pode procurar grupos de discussão no Facebook e em outros sites. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 5:22 pm

  80. Ola Tarsila!
    Vou endossar o coro da torcida que diz” seu blog é maravilhoso” 🙂
    Li seu post acima e me ajudou muito. Me diga pls se é usual pedir recibo do valor do aluguel que pagar. Pois não serei a locatária do imóvel somente vou pagar pelo custo do quarto.

    abraços
    Grazi

    Comentário by Graziella Paiva — 27/11/2012 @ 9:04 pm

  81. Olá Grazi,

    Obrigada pelo carinho! 🙂 É um prazer poder ajudar!
    Pedir um recibo não é nenhum problema, inclusive acho bom para ter como segurança. Aqui há muita informalidade, mas depois pode ficar no “eu disse, ele disse”, então é melhor pedir sim (ou fazer um).

    Beijinhos!

    Comentário by Tarsila — 15/02/2013 @ 8:34 pm

  82. É sobre desistência? Paguei ontem o aluguel é o depósito e recebi as chaves da casa, mas a mudança ficou marcada para hoje. O “contrato” que assinamos está datada como hoje. Mas fiquei sabendo que os preços que paguei estão abusivos. Tenho direito a desistir , sendo que não usufrui de nada ainda. Ainda nem entrei na casa!

    Comentário by Victor Coelho — 20/02/2018 @ 8:02 pm

  83. Bom dia Tarsila, tenho uma duvida sobre a moradia na Irlanda,gostaria de saber se quando dividimos a casa alugada se tem alguma restrição em relaçao de separar homen de mulher para dividir o aluguel? ou nao a problema algum em morar junto ? e outra coisa por exemplo : Eu moro na Irlanda e quero hospedar minha noiva onde moro é possivel? ou a algum problema?

    Comentário by andre — 13/03/2018 @ 12:51 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.