14/02/2011

Valentine’s Day ou Dia dos Namorados.

Diferentemente do Brasil, o dia dos namorados aqui na Irlanda é celebrado hoje, no dia de São Valentim, o padroeiro dos namorados ou do amor.

O dia de São Valentim marca a data da morte deste santo do qual pouco se sabe a não ser que ele foi enterrado na Via Flaminia no dia 14 de fevereiro. A história não muito clara porque existiram, de fato, 3 São Valentins. Alguns acreditam que a origem da data vem de um romano que não  abria mão do cristianismo e por isto foi morto dia 14 de fevereiro de 269 d.C, dia em que se jogavam jogos de amor. Outros dizem que São Valentim escreveu uma carta à uma amiga, filha de um carcereiro, e a assinou como “De seu Valentim”. Ainda se especula que ele foi um bispo e por não cumprir ordens superiores foi condenado à morte, então Papa Galásio dedicou o dia 14 de Fevereiro para São Valentim.

Ao longo do tempo as lendas e estórias foram se misturando, se tornando cada vez mais românticas e depois do século XIV as distinções entre um ou outro Valentim já não eram mais feitas. Hoje o dia celebra o padroeiro nos namorados e do amor e é comum, não somente casais, mas também amigos trocarem poemas e pequenas lembranças.

O que nem todo mundo sabe é que desde 1836 os restos mortais do próprio São Valentim estão aqui em Dublin na Whitefriar Street Carmelite Church. Há apenas 15/20 minutos de caminhada da Trinity College a visita ao relicário do famoso padroeiro do amor vale a pena, afinal de contas, hoje é o dia dele.

source

Outro fato interessante é que São Valetim é o Santo da Epilepsia e hoje a Associação Irlandesa de Epilepsia (Brainwave) está promovendo uma ação onde mensagens de amor serão exibidas no famoso Dublin Boardwalk (uma espécie de calçadão que corre ao lado do Rio Liffey entre a Ha’Penny Bridge e a O’Connell Bridge) no centro de Dublin.

O evento terá celebridades, músicos e artistas de rua e se você quiser pode também ajudar a Associação comprando broches de rosas no local. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para a Brainwave.

source

Para quem quer curtir um jantar especial no centro de Dublin, acompanhado ou não, eu recomendo o charmoso e delicioso The Winding Stair

source

Ou o requintado restaurante da Fallon & Byrne

source

ou o acolhedor e saborosíssimo Bewley’s Café e Restaurant.

Para quem curte um passeio mais cultural, conhecer a Chester Beatty Library ou a National Gallery podem ser ótimas opções…

E quem gosta de música não pode perder “As Time Goes By – A Musical Valentine” da Orquestra da RTE que também acontecerá hoje no National Concert Hall, pertinho do St. Stephen’s Green Park. Ingressos entre €18.oo e €40.00.

source

Espero que curtam as dicas e tenham um Valentine’s Day muito especial!

Beijos com trevos!

Postado por: | Comments (12)

12 Comments »

  1. Happy Valentine’s day for you Tarsila!!!!!

    Dicas valiosas que levarei comigo ai!!!

    Bjos

    Comentário by ediovani — 14/02/2011 @ 2:42 pm

  2. Hey Ediovani!

    Happy belated V-day for you too!
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/02/2011 @ 4:29 pm

  3. Nossa, ontem mesmo estava lendo sobre São Valentim e encontrei algumas histórias distintas sobre a sua origem, mas a mais bonita, na minha opinião, é a que conta que ele era um bispo que continuava celebrando casamentos secretamente mesmo após haver sido proibido pelo rei casar-se, para que houvessem mais homens no exército.

    Interessante saber que os restos mortais dele estão em Dublin, jamais imaginaria algo assim! Ele era irlandes?

    De qualquer forma:

    Happy Valentine’s day for you and your husband! 😀

    Comentário by Adryan — 14/02/2011 @ 5:09 pm

  4. Olá Adryan!

    Esta história é realmente conhecida e é a mais bonita mesmo. 🙂
    Então ele não era Irlandês não, mas o relicário dele foi um presente do Papa Gregório XVI ao eloquente pregador John Spratt, irlandês, que fundou a igreja na Whitefriar Street. 🙂

    Happy Valentine’s Day to you too! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/02/2011 @ 4:36 pm

  5. Happy Valentine’s day, Tarsila! Adoro essas retrospectivas históricas. Bjs.

    Comentário by Tatiane — 14/02/2011 @ 8:08 pm

  6. Olá Tatiane!

    Muito obrigada por curtir o Vida Na Irlanda!
    Happy belated Valentine’s Day to you!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/02/2011 @ 4:38 pm

  7. Eu comemorei comendo muito chocolate !!! hahahaha

    Comentário by Rodolfo Collin — 15/02/2011 @ 4:24 pm

  8. Oi Rodolfo!

    Hmmmmm, que delícia! 🙂
    Happy belated Valentine’s Day!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/02/2011 @ 4:46 pm

  9. Oi Tarsila,
    Descobri o seu blog ontem procurando coisas sobre Dublin. Vou para Dublin em setembro passar uma semana e adorei o seu blog. Ja li diversos posts e se bobear leio tudo até o final da semana! =D
    Tenho duas dúvidas que ainda não achei por aqui: não tem metrô em Dublin? Vi o seu post sobre os onibus e as bicicletas, mas nada de metrô.
    E outra dúvida, pretendo viajar com o VisaTravel Money (aquele cartao “recarregavel” da Visa), você sabe se ele é bem aceito por ai?

    Obrigada pela ajuda e parabéns pelo ótimo blog!!

    Comentário by Ana Carolina — 15/02/2011 @ 8:21 pm

  10. Olá Ana Carolina!

    Que legal que você descobriu o Vida Na Irlanda e está gostando! 🙂
    Pois então…não tem metrô em Dublin mesmo. 🙂 Temos ônibus, bicicletas, LUAS (uma éspécie de bondinho moderno) e o DART (Dublin Area Rapid Transport) que é um trem que cobre a baía de Dublin de norte à sul.
    O Visa Travel Money é uma das formas mais comuns dos brasileiros trazerem dinheiro para cá, não sei se você pretende usá-lo como cartão de débito, mas acredito que se o lugar aceitar a bandeira Visa tudo deve dar certo. Eu sei que para saques não há problemas. 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/02/2011 @ 4:55 pm

  11. Wow!!! Eu fiz uma janta em casa e tomei um vinho que nao soube escolher…. miii… Tarsila, qual vinho posso comprar aqui em Dublin que vai valer a pena? Ainda nao reconheci nenhuma marca… so os tipos de vinhos… mas nao acertei muito bem… Comprei um merlot da Sicilia e nao foi bom! hehehe Se souber de algum vinho tinto que seja bom, me avise! BJOS

    CHEERS 🙂

    Comentário by Zelia Peres — 16/02/2011 @ 3:49 pm

  12. Olá Zelia!

    Puxa vida…eu não bebo! Mas o Eric vira e mexe ele experimenta um novo.. segundo ele os chilenos costumam ser bons e não são caros. Ele recomenda o Casillero Del Diablo ou Santa Rita… encontrados no Tesco mesmo.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/02/2011 @ 5:20 pm

Leave a comment

Comentários que não contribuem para o tópico acima serão deletados.