28/04/2014

Conhecendo a Irlanda: Casa Georgiana No 29

Dublin é uma cidade cheia de curiosidades e com muita história para contar. Se você procura um passeio interessante, você vai gostar da charmosa Casa Georgiana No. 29, também chamada de Georgian House Museum.

casa_georgiana_dublin_number_29_irlanda-13A Era Georgiana foi uma das mais marcantes na bela Fair City, deixando uma forte herança que até hoje caracteriza boa parte da cidade, afinal de contas, quem não conhece as famosas portas coloridas da Merrion Square?

E é justamente em uma das esquinas dessa charmosa praça que está localizada a residência Georgiana No. 29, mais precisamente na esquina da Fitzwilliam Street.

casa_georgiana_dublin_number_29_irlanda-3A casa que foi construída no final do século XIX hoje funciona como um museu da vida e dos costumes da época. Originalmente ocupada pela família da Sra. Olivia Beatty, a casa mostra como era a vida desta viúva, que só conseguiu comprar a propriedade em 1794 com o dinheiro da herança do marido.

casa_georgiana_dublin_number_29_irlanda-4O maior charme da casa é que ela é toda decorada como se a família morasse lá, com artefatos datados entre 1790 e 1820, refletindo o estilo de vida e o pensamento da época, inclusive as pinturas e gravuras nas paredes retratam o cotidiano do século XIX na Irlanda.

casa_georgiana_dublin_number_29_irlanda-11Durante a visita é possível ter uma idéia muito clara de como era o pensamento da época, as condições de vida e as funções de cada pessoa dentro da sociedade, até mesmo porque por volta de 1790 Dublin já tinha certo prestigio cultural e sofisticação embora fosse uma cidade extremamente pobre e bem violenta.

A visita ao museu demora aproximadamente 1 hora e começa com um vídeo informativo, que conta um pouco da história da casa e da época através do fantasma (!) da Mrs. Beatty. Depois, o guia (que é de verdade) apresenta todos os cômodos da residência começando pelo porão, onde ficava a área de serviço…

casa_georgiana_dublin_number_29_irlanda-0…a despensa…

casa_georgiana_dublin_number_29_irlanda-1(breve nota para a prateleira pendurada no teto para que os ratos (isso mesmo, ratos) não alcançassem a comida mais cara…)

casa_georgiana_dublin_number_29_irlanda-1a(nota para a “banheira” que era utilizada até 3 vezes por ANO(!))

casa_georgiana_dublin_number_29_irlanda-2…os aposentos da governanta e a cozinha. Então basta subir as escadas para ver a diferença.

casa_georgiana_dublin_number_29_irlanda-5A luxuosa sala de jantar…

casa_georgiana_dublin_number_29_irlanda-6…os dois salões de visitas…

casa_georgiana_dublin_number_29_irlanda-7…e os aposentos da dona da casa.

casa_georgiana_dublin_number_29_irlanda-8O passeio termina no sótão com os aposentos de menor importância, incluindo aquele da preceptora (uma espécie de governanta que educava as crianças)…

casa_georgiana_dublin_number_29_irlanda-10…e, claro, o quarto das crianças.

casa_georgiana_dublin_number_29_irlanda-9O passeio é muito bacana e com certeza vale a pena. O guia que nos mostrou o espaço foi o Conor e a apresentação dele foi extremamente interessante e divertida, com direito a um monte perguntas e observações sobre diversas curiosidades da casa (e olha que ela é cheia de mistérios)!

casa_georgiana_dublin_number_29_irlanda-14

Embora o espaço fique aberto para visitação há somente dois passeios guiados por dia:
Pela manhã (11h) reservado somente para grupos e a tarde (15h) aberto para o público geral.

 

House Number 29 (Georgian House Museum)
29 Fitzwilliam Street
Dublin 2
http://www.numbertwentynine.ie

Preço:
€6.00 (Adultos)
€3.00 (Estudantes/Idosos)

* fotos e filmagem não são permitidos.
As fotos internas deste artigo foram gentilmente cedidas pelo próprio museu.

 

Postado por: | Comments (2)

  1. Ahhhhhhh, que legal! Quando pesquisei sobre essa casa/museu ano passado, estavam reformando e não era possível fazer visitas. Agora que li seu post tô com mais vontade ainda de conhecer! Obrigada
    Pela dica dos horários do tour! 😉

    Comentário by Bárbara — 29/04/2014 @ 12:07 pm

  2. Oi Bárbara!

    Obrigada pelo comentário! Sabia que você iria curtir e super recomendo a visita!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 21/05/2014 @ 6:13 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.