02/07/2012

Conhecendo a Irlanda: Museum of Archaeology

A Irlanda é um país pequeno, mas cheio de coisas para se fazer e Dublin oferece grande parte das atrações culturais do país, incluindo diversos museus de entrada gratuita como o Museum of Decorative Arts and History, o Museum of Natural History e o Museum of Archaeology e o Museum of Country Life Condado de Mayo, que formam o “National Museum of Ireland”.

O Museum of Archaeology (Museu de Arqueologia) fica localizado na Kildare Street e se você passar por lá sem dar muito atenção você verá somente a Leinster House, um dos prédios do governo irlandês.

Apesar da entrada ser um pouco “escondidinha”, encontrá-la não é tão difícil assim e garanto que explorar as diferentes coleções que este museu oferece vale muito a pena.

O prédio em si é muito bonito e foi criado por dois arquitetos de Cork seguindo o estilo vitoriano com influências neo-clássicas. Nota para as colunas de mármore que circundam a cúpula principal: o material veio de Cork, Kilkenny, Galway, Limerick e Armagh.

Aberto em 1890 o Museum of Archaeology inclui artefatos que vão desde 7.000 a.C. até o século XX e inclui 9 exposições permanentes: The Treasury, Ór – Ireland’s Gold, Prehistoric Ireland, Kingship and Sacrifice, Viking Ireland, Medieval Ireland, Ancient Egypt, Ceramics and Glass from Ancient Cyprus e Life and Death in the Roman World. Vamos ver cada uma em mais detalhe mais para frente.

A entrada do Museum of Archaeology fica exatamente na rotunda onde também estão localizados o guarda-volumes, balcão de informação e lojinha de presentes, mas o charme do lugar fica por conta dos detalhes arquitetônicos e decoração. As colunas e as cores fazem referência às antigas civilizações grega e romana e o incrível mosaico no chão mostra cenas da mitologia clássica, incluindo os signos do zodíaco.

Então seguimos em frente para explorar os dois andares que este museu oferece.

Logo ao entrar nos deparamos com um grande salão e é recomendado que você tenha um “mapa” (Floor Plan) em mãos para escolher por onde você quer começar sua aventura. É fácil transitar pelas exposições e elas seguem, relativamente, uma ordem cronológica.

A parte externa do salão principal oferece a exposição sobre a Irlanda Pré-histórica (Prehistoric Ireland) com artefatos irlandeses que vão desde 7.000 a.C. até a Era do Bronze.

O centro do salão principal contém a exposição Ór – Ireland’s Gold, uma bela coleção de artefatos em ouro produzidos na Irlanda entre 2.200 a.C. e 500 a.C.

Na área disposta à direita do salão (referente à entrada) está a exposição The Treasury, que explora a herança celta e o início da era Cristã na Irlanda.

E do lado oposto, à esquerda da entrada no salão principal está a exposição Kingship and Sacrifice que mostra alguns corpos preservados da Era do Ferro e outros achados. Como há, de fato, restos mortais o ambiente é climatizado as luzes são mais baixas. É de arrepiar mesmo e não recomendo para quem tem aflição.

No andar superior estão as outras exposições e há uma espécie de fluxo que nos leva pelas coleções, recomendo que veja primeiramente a coleção chamada Life and Death in the Roman World, uma pequena exposição sobre a vida no mundo romano que aborda questões como morte, enterro e vida após a morte, religião, adereços e vestimentas pessoais, entretenimento e o poder imperial no mundo romano. Ela fica junto às grades no andar superior, do lado esquerdo em relação às escadas.

Volte para o começo da exposição Life and Death in the Roman World e uma porta irá lhe convidar para visitar a Viking Ireland, uma coleção que cobre o período entre 800 e 1.200 d.C, exposta no salão à esquerda das escadas.

Ao final dela você é praticamente levado para dentro da exposição Medieval Ireland, que fala sobre o final da Era Medieval na Irlanda dividida nas áreas de “Power” (Poder), “Work” (Trabalho) e “Prayer” (Prece).

Preste atenção que no meio desta exposição há uma pequena portinha que o levará para a sala onde está a exposição Ancient Egypt, uma pequena amostra de artefatos egípcios com objetos desde a Era da Pedra até a Idade Média.

E finalmente você terá acesso à última exposição do museu incluindo a Ceramics and Glass from Ancient Cyprus, a coleção de artefatos característicos de Chipre.

O museu contém muitos artefatos e recomendo que se tenha bastante tempo para explorá-lo com calma, ou também é possível aproveitar que a entrada é gratuita e fazer pequenas visitas pelas diferentes coleções. O Museum of Archaeology oferece, além de tudo, passeios guiados e programas para grupos. É possível tirar fotos e para os artistas de plantão, um ótimo recurso para estudos (quem sabe sentar por lá e desenhar os artefatos mais interessantes).

The National Museum of Ireland
Archaeology
Kildare Street
Dublin 2
www.museum.ie 

Postado por: | Comments (10)

  1. Olá, Tarsila.
    Tudo bem?
    Por coincidência, estou estudando lá perto e, certamente, visitarei este museu, que parece ser bem interessante. Pelo pouco (pouquíssimo) que conheci até agora da cidade, andar no centro é relativamente fácil, especialmente com um mapa para sanar as dúvidas, e há várias atrações próximas umas das outras.
    Um abraço e obrigado por mais essa dica!
    Leonel

    Comentário by Leonel — 02/07/2012 @ 8:49 pm

  2. Olá Leonel,

    Que bacana que você está estudando perto do Museum of Achaeology. 🙂 Como o centro realmente é bem fácil de navegar aproveite para conhecer diversos lugares!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 9:04 pm

  3. Tarsila, tudo bem?

    Já há algum tempo venho checando seu blog, mas só hoje vim fazer um comentario! hehehe

    Continue com esse ótimo trabalho, graças a seu blog consegui convencer meu pai a pagar o meu tão sonhado intercambio.

    Grande beijo ;**

    Comentário by Hugo — 03/07/2012 @ 4:22 pm

  4. Olá Hugo,

    Obrigada pelo comentário e carinho. 🙂
    Fico feliz em saber que você vai realizar o seu sonho e espero que você e seu pai possam juntos planejar uma ótima experiência!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 9:09 pm

  5. Olá, eu gostaria de saber como uma pessoa que já fala inglês poderia fazer para aprender o sotaque irlandês.
    Sera que você tem alguma sugestão?

    Comentário by gustavo — 03/07/2012 @ 7:55 pm

  6. Olá Gustavo,

    Sugiro que para se acostumar com as diversas variantes irlandeses já ajuda – entrevistas, programas de rádio, televisão, conversas, etc. 🙂 E colocar na prática, é claro.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 9:12 pm

  7. Oi Tarsila, tudo bem?
    Primeiramente, quero lhe dizer que AMO o blog Vida na Irlanda, sempre acompanho os posts, que são muito interessantes e úteis, está de parabéns!!!!
    Em Agosto, vou para a Irlanda, farei um intercâmbio de High School por um ano, e por esse motivo vou comprar um notebook ou um macbook, para poder se comunicar com a minha família, e fazer as tarefas da escola. Por isso, queria saber qual deles é mais comum na Irlanda: macbook ou notebook? A maioria dos irlandeses tem macbook ou notebook?
    Desde já agradeço.
    Abraço.

    Comentário by Caio — 04/07/2012 @ 1:26 am

  8. Olá Caio,

    Obrigada pelo comentário e por amar o Vida Na Irlanda! 🙂
    Que bacana fazer intercâmbio de High School e acho uma ótima idéia! Aliás, vamos manter contato porque, se você topar, adoraria entrevistar alguém que faz high school aqui (ainda não tem no Vida Na Irlanda!)
    Não sei se a maioria tem notebooks ou macbooks, mas os dois são comuns, acredito que tem muito a ver com o que cada um prefere utilizar. 🙂

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 9:22 pm

  9. Tarsila muito bom seu blog

    Tenho vontade de fazer intercâmbio
    na Irlanda,porém tenho muitas duvidas.
    Qual escola estudar na Irlanda,melhor fechar
    com alguma agencia no Brasil ou ir e resolver
    tudo aí,qual melhor época para ir,e o principal
    se terei vocês para me auxiliar aí.auhauh

    Abc

    Comentário by Ismael — 17/07/2012 @ 3:55 am

  10. Olá Ismael,

    Como você ainda está pensando na idéia recomendo que leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda”, que aborda várias questões e pode ajudá-lo. Veja aqui: http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/07/2012 @ 8:40 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.