21/04/2014

Segunda-feira de Páscoa na Irlanda

Aqui na Irlanda os feriados funcionam de forma diferente do Brasil e normalmente quando há um feriado durante o final de semana, ele é transferido para a segunda-feira seguinte (muito espertos esses irlandeses!).

Este é justamente o caso da Páscoa e a conhecida Segunda-feira de Páscoa.

14_national_print_museum_dublin_irlandaNa verdade a segunda-feira de Páscoa é uma data celebrada em mais de 100 países por todo o mundo e por vezes também é chamada de “segunda-feira do Brilho” ou “segunda-feira da Renovação”. Como é de se esperar, durante a segunda-feira de Páscoa os bancos e correios não funcionam e a maioria dos estabelecimentos comerciais tem horários de funcionamento limitados, mas isto não é o que torna este feriado diferente.

A parte mais interessante da segunda-feira de Páscoa é que na Irlanda ela coincide com um dos eventos mais importantes da história do país – o Levante de 1916 – uma das rebeliões mais marcantes que culminou no estabelecimento da República da Irlanda.

Muitos irlandeses aproveitam a data para ir à igreja ou comparecer à celebrações do Levante de 1916, também conhecido como Levante da Páscoa. Alguns lugares em Dublin são pontos marcados para a comemoração, já que tiveram um papel importante durante o evento, como o General Post Office, o Dublin Castle, o Garden of Remembrance e a Kilmainham Gaol.

Normalmente há uma pequena marcha em honra àqueles que lutaram pela liberdade do país, começando às 13:45h no Garden of Remembrance e indo até o GPO.

gpo00Outros irlandeses aproveitam o final de semana prolongado para fazer uma pequena viagem (porque apesar da Sexta-feira Santa não ser feriado por aqui, algumas empresas permitem que seus funcionários saiam mais cedo ou até tirem o dia de folga). Se você estiver com um tempinho hoje sugiro um passeio pelo interior da Irlanda…Que tal conhecer o Castelo de Trim? Ou visitar Kilkenny?

A Irlanda oferece diversas oportunidades para que você possa conhecê-la melhor e a segunda-feira de páscoa é uma data ideal para explorar um pouco mais da cultura irlandesa.

 

Postado por: | Comments (4)

  1. Olá Tarsila! Quero te parabenizar novamente (já te escrevi em outra oportunidade) pelo blog tão completo e por sua preocupação em ser útil e tão gentil ao mesmo tempo! Obrigada por todas as dicas… desembarcarei na Ilha Esmeralda nesta quarta e sua ajuda foi muito valiosa!!!

    Comentário by Melissa — 21/04/2014 @ 1:14 pm

  2. Olá Melissa!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário. Eu fico muito feliz em poder ajudar e desejo muito sucesso na sua aventura pela Ilha Esmeralda!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 21/05/2014 @ 6:09 pm

  3. Ola querida Tarsília, bem conheci seu blog através de como que vivem os irlandeses que assim espero ate o fim do ano que vem esteja por ai, fazer meu curso de inglês, e de uma forma direta seu blog tem me ajudado bastante, sobre as perspectivas, como os irlandeses vivem e posso dizer que tenho gostado bastante.

    Todo dia to lendo algo referente sobre o blog ou a irlanda, tenho gostado bastante disso, e espero o dia quando ficar na Irlanda agradecer pessoalmente a vc por ajudar nao so a mim e a muitas pessoas.

    Que vc tenha um ótimo dia e ate mais!

    Atenciosamente,
    Leandro.

    Comentário by José Leandro — 22/04/2014 @ 5:31 pm

  4. Olá José Leandro,

    Obrigada pelo comentário!
    Fico feliz em poder ajudar e espero que continue acompanhando os artigos aqui do Vida Na Irlanda!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 21/05/2014 @ 6:12 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.