02/04/2013

Se virando em Dublin: Biblioteca Pública

Se você tem o objetivo de estudar na Irlanda é importante conhecer todos os recursos disponíveis para que você atinja seu objetivo e um destes recursos fantásticos é a Dublin City Public Libraries, ou seja, o serviço gratuito das Bibliotecas Públicas da cidade de Dublin.

dublin_public_library_01

Dublin oferece diversas atrações culturais gratuitas que podem ajudar você a praticar seu inglês e conhecer mais sobre a cultura local como o Museum of Archaeology, o Museum of Decorative Arts and History, o Natural History Museum e a National Gallery of Ireland, mas como aproveitar para aprender de forma ainda mais ativa e sem gastar um centavo? A solução é conhecer tudo que a Biblioteca Pública de Dublin tem a oferecer.

dublin_public_library_04dublin_public_library_07A Dublin City Public Libraries é um grupo de bibliotecas espalhadas pela cidade que oferece uma variedade enorme de serviços para o público. O serviço é gratuito e está aberto para locais e estrangeiros, sem distinção.

 

Uso e empréstimo de livros, audio-livros, DVDs, etc.

De modo básico a biblioteca oferece livros de todos os tipos imagináveis e de diversos lugares do mundo…
dublin_public_library_35…DVDs (incluindo box sets)…
dublin_public_library_36…audio-livros e livros em mp3…dublin_public_library_33dublin_public_library_31dublin_public_library_32…livros para estudantes de idiomas…dublin_public_library_34… revistas e jornais….dublin_public_library_28 dublin_public_library_25…que podem ser lidos dentro da própria biblioteca ou então retirados para leitura em casa por um período pré-estabelecido de acordo com a demanda do produto.dublin_public_library_08Para utilizar os serviços da biblioteca é necessário se registrar junto à mesma e obter um dos dois tipos de carteirinhas oferecidas: (1) para acesso e uso interno, ou (2) para acesso, uso interno e empréstimo de produtos.

dublin_public_library_39Para fazer a sua carteirinha, de qualquer um dos tipos, basta ir até uma biblioteca publica de Dublin com:
–       Um documento de identificação internacional (passaporte).
–       Seu número de PPS.
–       Comprovante de residência em mãos (Extrato bancário irlandês ou alguma conta, i.e. energia, gás, etc.).dublin_public_library_38dublin_public_library_06Recentemente foram instalados na sede da Dublin City Public Libraries 4 quiosques (curiosamente chamados de Donatello, Michelangelo, Raphael e Leonardo) do tipo self-service que permitem que você retire e retorne itens por conta própria.

 

Computadores e Internet gratuita

Um dos maiores atrativos das bibliotecas de Dublin, especialmente da sede que fica no Ilac Shopping Centre, é a disponibilidade de computadores e internet wi-fi gratuita.dublin_public_library_03Para utilizar tanto a internet como os computadores é necessário ter a carteirinha de acesso, mas uma vez feita você pode retornar quantas vezes quiser e utilizar os serviços. Como o numero de computadores é limitado há um tempo determinado para o uso, contudo não há limite para o uso da internet wi-fi.

 

Learning Resource Centre (Centro de Aprendizagem)

Dentro da biblioteca há uma área muito especial para quem está interessado em aprender outro idioma ou então dar uma reforçada nos estudos chamada Learning Centre.

O Learning Centre oferece cursos de idiomas on-line aprovado pelo Conselho da Europa chamado “Tell Me More”.

Primariamente o “Tell Me More” é um programa educacional de auto-estudo acessível pela biblioteca (e se você fizer um determinado número de horas –  50,70, 90 – você ganha uma certificação da biblioteca e pode ter acesso ao curso de qualquer lugar que tenha internet). O “Tell Me More” oferece cursos de inglês norte-americano, inglês britânico, francês, alemão, italiano, espanhol e holandês.dublin_public_library_24O Learning Centre também oferece uma enorme variedade em livros, DVDs e CDs para estudo de idiomas incluindo livros de exercícios para IELTS, Examinações de Cambridge ou simplesmente de inglês geral. Todos estes materiais podem ser utilizados para complementar seus estudos aqui em Dublin, basta pedi-los. Muitas vezes são os mesmos materiais utilizados pelas escolas de inglês aqui e isto pode ajudar muito.dublin_public_library_22Além de tudo isto, quem ainda quiser praticar a conversa em inglês (ou em outro idioma) pode comparecer às sessões de intercâmbio de línguas que acontecem todos os dias e durante as quais pessoas de diversas nacionalidades se reúnem para conversar em um determinado idioma. Veja as bibliotecas e horários aqui.dublin_public_library_23dublin_public_library_10Quem quer aprender outra coisa além dos idiomas o Learning Centre oferece cursos gratuitos dos programas de computador Word, Excel, Access, PowerPoint e para quem quer aprender a usar a internet.

 

Área de Negócios

dublin_public_library_05Considerando que a biblioteca tem como função ser a ponte entre as pessoas e a informação não é de espantar que dentro da própria biblioteca há um centro de informação para negócios chamado Business Information Centre. Lá há materiais como livros e periódicos para quem se interessa por negócios, bem como oferta de palestras e cursos gratuitos sobre como abrir, gerir e promover uma empresa.

 

Área de Música

Um outro serviço surpreendente da biblioteca pública é o acesso à música. A Irlanda é um país extremamente musical e não é de espantar que há uma área dedicada somente à esta arte.dublin_public_library_18Há uma infinidade de CDs dos mais diversos gêneros musicais, do clássico ao pop passando por uma sessão exclusiva de música irlandesa..dublin_public_library_20… assim como livros sobre música e aprendizado musical. Há até mesmo dois teclados (com fones) disponíveis para prática na própria biblioteca.dublin_public_library_19

 

Área infantil

Uma das minhas áreas preferidas em qualquer biblioteca ou livraria é a sessão para crianças.dublin_public_library_17dublin_public_library_16Aqui elas são sempre bem pensadas com móveis adequados e computadores para os pequeninos e uma variedade muito interessante de livros…
dublin_public_library_14…audio-livros…
dublin_public_library_11… CDs e DVDs e em múltiplas línguas incluindo o irlandês (gaélico)…
dublin_public_library_13…e olhem só, até português!
dublin_public_library_12

 

Acesso às informações

O grupo da Dublin City Public Libraries oferece também eventos, como festivais sazonais que celebram de alguma forma a literatura…
dublin_public_library_37…programas para leitura como o famoso Book club e DVD club, e ainda dispõem de murais com informações pertinentes sobre serviços sociais, atrações turísticas e muito mais.dublin_public_library_27dublin_public_library_26dublin_public_library_09Como todo bom serviço público todas as bibliotecas do grupo são acessíveis para deficientes físicos, áudio e visuais com materiais adequados para cada grupo.

 

Biblioteca Móvel

Há também um serviço de biblioteca móvel, uma pequena biblioteca ambulante que para em determinados pontos pela cidade oferecendo assim mais acesso aos livros, DVDs e cursos disponíveis.dublin_public_library_40O mais interessante do grupo da Dublin City Public Libraries é que se você pegar um item emprestado em uma biblioteca você pode devolvê-lo em qualquer outra pois elas fazem parte do mesmo grupo, inclusive da biblioteca móvel! (E se precisar renovar o seu empréstimo, dá para fazer online!)

 

dublin_public_library_30Para quem vai passar um tempinho aqui pela Ilha Esmeralda recomendo que se torne um membro da Dublin City Public Libraries, afinal de contas é um recurso gratuito e de qualidade que pode ajudá-lo a atingir seus objetivos na Irlanda!

 

Central Library
Ilac Centre
Henry Street
Dublin 1
www.dublincitypubliclibraries.ie

Postado por: | Comments (24)

24 Comments »

  1. Post maravilhoso Tarsila! =))

    Comentário by Bruno Rodrigues — 02/04/2013 @ 3:24 pm

  2. Oi Bruno!

    Muito obrigada pelo carinho!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 8:25 pm

  3. Fantástico Tarsila! Muito obrigado e parabéns!

    Comentário by Victor Fraga — 02/04/2013 @ 3:35 pm

  4. Olá Victor,

    Muito obrigada pelo carinho e comentário!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 8:26 pm

  5. Otimo post

    Comentário by Marcos Castro — 02/04/2013 @ 3:42 pm

  6. Olá Marcos,

    Muito obrigada pelo carinho e comentário!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 8:26 pm

  7. Muito obrigada pelas informações. Já tava perguntando sobre bibliotecas e vc respondeu.

    Comentário by Renata — 02/04/2013 @ 5:32 pm

  8. Olá Renata,

    É um prazer poder ajudar e fico feliz que você tenha gostado do artigo.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 8:36 pm

  9. Parabéns! Que post interessante, pode apostar que quando eu for para Irrlanda serei membro da Dublin City Public Libraries.
    =]

    Comentário by Thassio — 02/04/2013 @ 9:39 pm

  10. Olá Thassio!

    Muito obrigada peo comentário e carinho e espero que possa aproveitar todos os benefícios da Dublin City Public Library.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 9:42 pm

  11. Nossa, post simplesmente maravilhoso, eu sinto como se eu tivesse encontrado o lugar perfeito para estar, não vejo a hora de chegar agosto logo, pois ai terei a oportunidade de conhecer esse lugar incrível!

    Tarsila viciei no seu blog, impossível não ler todo dia, parabéns!!

    Comentário by Fernanda — 03/04/2013 @ 1:05 am

  12. Olá Fernanda!

    Muito obrigada pelo carinho. Fico feliz em poder ajudar e em disponibilizar informações. 🙂
    Obrigada também por ter viciado no Vida Na Irlanda e espero vê-la mais por aqui.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 9:46 pm

  13. Excelente post Tarsila!!!
    Que tal fazer tbm um texto com as principais livrarias de Dublin???
    Abdrea

    Comentário by Andrea — 03/04/2013 @ 7:23 am

  14. Olá Andrea,

    Muito obrigada pelo comentário e excelente sugestão! 🙂 Desde já convido você a ler estes artigos:
    http://www.vidanairlanda.com/2012/02/achado-em-dublin-chapters-bookstore.html
    http://www.vidanairlanda.com/2011/05/achado-em-dublin-reads.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/09/achado-em-dublin-hodges-figgis.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/06/achado-em-dublin-the-winding-stair.html

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 9:51 pm

  15. Post maravilhoso! Estou curtindo Dublin com suas dicas! Obrigada!

    Comentário by Kelly — 03/04/2013 @ 11:48 pm

  16. Olá Kelly,

    Muito obrigada pelo comentário e carinho. Fico feliz em poder ajudar e espero que as dicas estejam sendo úteis!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 9:55 pm

  17. Muito bacana esse post, principalmente para pessoas como eu que adoram ler e sabem apreciar a companhia de um bom livro.

    Comentário by Samantha — 04/04/2013 @ 2:45 pm

  18. Olá Samantha!

    Dublin é inclusive uma das Cidades da Literatura no mundo, e pode ter certeza de que a Irlanda é um dos países que sabe muito bem apreciar a companhia de um bom livro, como você! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 10:06 pm

  19. Ótimo post!

    Seu blog já esta fazendo parte da minha rotina. =)

    Comentário by Endrigo — 04/04/2013 @ 3:07 pm

  20. Olá Endrigo!

    Obrigada por acompanhar o Vida Na Irlanda!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 10:07 pm

  21. Olá Tarsila…

    Estou muito interessada em aprender inglês em Dublin, e passeando pela Net encontrei seu blog achei super dinâmico, realista e completo, por isso, me sinto a vontade para fazer uma pergunta que nem mesmo nas agências que estou cotando consegui resposta.

    Coloquei aparelho ortodontico a pouco tempo, e gostaria de saber se é possível fazer somente a manutenção por aí e quanto custa somente a manutenção para que eu possa incluir no meu planejamento orçamentário esta despesa.

    Resolvi colocar o aparelho ortodôntico quando já havia desistido desse sonho, mas, ouvi de um amigo que sonhos não têm medida e que a vida passa rápido e levamos dela oque vivemos, e em seguida li a seguinte frase de Pablo Neruda ” O Mundo é muito grande para nascermos e morrermos no mesmo lugar” então meu sonho voltou a tona e agora já estou praticamente com o pé em Dublin, pretendo chegar por ai em Julho ou Agosto.

    Por favor, não deixe de me responder, pois á partir da sua resposta, vou ter que tomar a decisão de continuar com o aparelho ou tira-lo antes de ir, mesmo tendo colocado a pouquissimo tempo.

    Parabéns pela iniciativa e pela didática!

    Comentário by Joelma Oliveira — 05/04/2013 @ 4:26 am

  22. Olá Joelma!

    Vamos lá:
    Primeiramente recomendo que você leia este artigo – http://www.vidanairlanda.com/2010/12/se-virando-em-dublin-dentista.html
    Infelizmente aqui na Irlanda não se dá continuidade aos tratamentos ortodônticos do Brasil, que é realmente uma pena. Sei porque eu mesma já utilizei aparelho ortodôntico por bastante anos.
    Como normalmente o serviço odontológico e ortodôntico é bem mais caro aqui na Irlanda, então, talvez seja mais interessante colocar o aparelho quando você retornar.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 10:10 pm

  23. Sensaciona!!!

    Comentário by Luciana — 14/04/2013 @ 10:05 pm

  24. Olá Luciana!

    Muito obrigada pelo comentário!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/06/2013 @ 1:23 pm

Leave a comment

Comentários que não contribuem para o tópico acima serão deletados.