25/04/2013

Se virando em Dublin: Uso da Biblioteca Pública

Há pouco tempo escrevi um artigo que explicava com detalhes os recursos disponíveis através do serviço gratuito da Dublin City Public Libraries (Bibliotecas Públicas da Cidade de Dublin). Para ver esse artigo, clique aqui.

Neste artigo vou cobrir alguns dos detalhes referentes ao uso da biblioteca, como o empréstimos e renovação de livros, CDs e DVDs e sobre o uso da internet dentro da própria biblioteca.

 

Como fazer a carteirinha da biblioteca

dublin_public_library_39Eu já expliquei quais são os documentos necessários para se fazer a carteirinha da biblioteca neste artigo, mas vamos retomar: Para fazer a sua carteirinha da biblioteca, seja a do tipo (1) que só permite o acesso e uso interno da biblioteca ou então a (2) que permite acesso, uso interno e empréstimo de itens, basta ir até uma biblioteca pública de Dublin com:

–       Um documento de identificação internacional (passaporte)
–       Seu número de PPS
–       Comprovante de residência em mãos (Extrato bancário irlandês ou alguma conta, i.e. energia, gás, etc.)

A carteirinha é feita na hora e você pode começar a usar todos os serviços imediatamente.

 

Empréstimo de itens

As bibliotecas que fazem parte da rede da Dublin City Public Libraries permitem o empréstimo de até 12 itens como livros, audio-livros, CDs, DVDs, CD-ROMs, livros de ensino de idiomas, etc.

O empréstimo de itens pode durar até 3 semanas, com exceção dos DVDs que são muito populares, então o prazo limite para o empréstimo é de 1 semana.

Caso você queira saber se a rede oferece um livro específico, mas não quer ir até lá você pode conferir o catálogo disponível online no link: https://libcat.dublincity.ie

E duas grandes vantagens de poder utilizar a rede de bibliotecas é que você pode pedir um livro que está disponível em outra biblioteca (por €0.50) e também devolver os itens que você pegou emprestado em qualquer biblioteca pública de Dublin sem nenhum custo adicional.

 

Renovação do empréstimo

Uma vez que você pegou qualquer coisa emprestada da biblioteca é necessário ter em mente qual é a data de retorno do item, normalmente marcado no próprio item. Se o livro (audio-livro, CD, DVD, etc…) que você pegou emprestado foi reservado por alguém é necessário que ele seja devolvido na data estipulada, senão você estará sujeito às multas de atraso.

Caso o item não tenha sido reservado você pode renová-lo e ficar com ele mais um tempinho e há três formas de renovar seu empréstimo:

1 – Pela internet. O procedimento é bem simples.

Você entrará no link: https://libcat.dublincity.ie/01_YourAccount/01_001_AccountDetails.aspx  e irá inserir o número da sua carteirinha e o seu PIN (sua senha).

Uma vez que você entrar no sistema você verá uma lista de todos os itens que você pegou emprestado e a data de retorno. Você poderá então selecionar o item desejado e clicar no botão de renovação. Pronto! O item agora aparecerá com uma nova data para o retorno.

dublin_city_libraries_website_022 – Indo pessoalmente à qualquer biblioteca que faça parte da Dublin City Public Libraries (incluindo a Biblioteca Móvel) e pedir a renovação.

3 – Por telefone. Para ver todas as bibliotecas que são parte da rede da Dublin City Public Libraries clique aqui.

Atenção! Sempre que for fazer ou renovar um empréstimo tenha sua carteirinha consigo.

 

Uso da Internet

dublin_public_library_03

Todas as unidades da rede da Dublin City Public Libraries oferece acesso gratuito à internet, seja através dos computadores disponíveis ou através de Wi-Fi. Para utilizar a internet nas bibliotecas também é necessário ter a carteirinha.

Para utilizar um dos computadores da própria biblioteca é necessário fazer uma reserva junto a “Booking Station” e é bom que você não perca a hora, pois o serviço é cancelado se houver 5 minutos de atraso, afinal de contas o serviço é muito procurado. Há também um tempo limite para uso dos computadores de 55 minutos.

As Dublin City Public Libraries também oferecem acesso à internet Wi-Fi, portanto se você quiser levar seu notebook, tablet ou telefone e usá-lo por lá não há problema algum. Só vale a pena lembrar que nem todas as bibliotecas dispõem de espaços para sentar e nem sempre há tomadas por perto, assim é recomendado que as baterias estejam carregadas.

 

Espero que este artigo tenha contribuído para quem está embarcado e que ajude quem já está por aqui utilizando os serviços da biblioteca de Dublin!

Postado por: | Comments (12)

  1. Tarsila post super informativo! Não vejo a hora de chegar agosto e poder finalmente usufruir dos recursos das Dublin City Public Libraries!

    Obrigada por esse maravilhoso blog!!

    Comentário by Fernanda — 26/04/2013 @ 2:37 am

  2. Olá Fernanda!

    Obrigada pelo comentário e carinho. Espero que usufrua de muitas coisas por aqui, inclusive da Dublin City Public Libraries!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/06/2013 @ 3:21 pm

  3. Muito bom saber!! Oi Tarsila, parabéns pelo blog o acompanho todos os dias! Tenho uma dúvida, estou indo pra Dublin no final de junho pra estudar durante 3 meses na Emerald (já li seu post sobre a escola) mas já estou pensando em prolongar minha estadia trabalhando como au pair. Sei que trabalhar só com 6 meses de estudo, mas há alguma chance de eu conseguir ficar mais?? Como devo proceder?

    Obrigada desde já.

    Comentário by Géssica — 29/04/2013 @ 3:57 pm

  4. Olá Géssica!

    Obrigada pelo comentário! 🙂
    Vamos lá: Se você vem para estudar por 3 meses seu visto não lhe concederá o direito de trabalhar aqui, portanto você não poderá trabalhar, nem mesmo como Au Pair. Se você tem intenção de estender sua estadia você deve ao final dos três meses e se matricular em um curso de duração mínima de 25 semanas com carga horária de 15h/semana para poder ter acesso ao trabalho.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 26/06/2013 @ 3:42 pm

  5. Fantástico Tarsila, ótimo sabe/conhecer disso! E fascinante saber da estrutura oferecida pela cidade … não vejo a hora, vem logo janeiro!

    Comentário by Pedro Duarte — 30/04/2013 @ 4:46 am

  6. Olá Pedro!

    Há muitas coisas bacanas por aqui e espero que você usufrua de todos os recursos da Fair City! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/06/2013 @ 3:46 pm

  7. Olá Tarsila!! Falando um pouco mais sobre a biblioteca, ha cursos online grátis de linguás(inglês, francês, espanhol e outras). Me parece que para as primeiras 40hs de curso vc precisa obrigatoriamente fazer na biblioteca, agendando horário para uso dos computadores, e após uma senha é liberada para acessar de outros locais. Sabe se é possível acessar o conteúdo dos cursos online usando Wi-Fi de lá para cumprir essas horas iniciais de curso?

    Comentário by Clovis Rosa — 03/05/2013 @ 4:09 pm

  8. Olá Clovis!

    Então, infelizmente não. Eles tem os computadores já equipados para as aulas, portanto é necessário que se faça os primeiros níveis do curso na própria biblioteca nos computadores deles.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 02/07/2013 @ 11:35 am

  9. Trabalho em uma empresa de intercâmbio situada em Florianópolis e posso afirmar que todas essas informações procedem, pois dublin vem se destacando por ser uma cidade com facilidades e praticidade para quem deseja investir no sonho de morar, trabalhar e estudar fora do país sem muitas complicações burocráticas existentes em outros países #VALE MESMO A PENA# 🙂

    Comentário by Jean Do Monte — 09/05/2013 @ 3:21 pm

  10. Olá Jean!

    Obrigada pelo comentário e fico feliz que tenha gostado do artigo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/07/2013 @ 12:24 pm

  11. Muito bom!!!
    Eu só vou passar 6 semanas em Dublin, então não terei o PPS, ou seja, só posso utilizar os livros na biblioteca né? Não vou conseguir fazer a carteirinha?
    Adoro o blog, parabéns!!

    Comentário by Isabel — 12/06/2013 @ 5:11 pm

  12. Olá Isabel,

    Infelizmente não, você realmente terá de utilizar os livros na própria biblioteca, a menos que alguém que tenha a carteirinha faça um empréstimo para você.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 06/08/2013 @ 9:50 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.