10/04/2014

Conhecendo a Irlanda: Dublin 1913 Lockout

A Irlanda é um país fascinante e cheio de história que vai desde o período neolítico até hoje, com diversos momentos de grande agito político, em especial o começo do século XX, quando a República da Irlanda foi fundada e conseguiu sua independência.

Um dos eventos mais relevantes do século passado foi o movimento operário mais revolucionário do país – o Dublin 1913 Lock-out – um marco na história irlandesa que representa a fundação e luta pelos direitos trabalhistas em um país que passava por um de seus piores momentos.

09_lockout_dublin_1913_irlandaCondições de trabalho em Dublin em 1913
Em 1913 as condições de vida em Dublin eram péssimas para a maioria das pessoas. A população vivia em cortiços nas regiões centrais da cidade, sem saneamento básico, com uma altíssima taxa de mortalidade (especialmente infantil) e sem oportunidades de trabalho, principalmente para a mão-de-obra não qualificada.

06_lockout_dublin_1913_irlandaJames Larkin e as Uniões Trabalhistas
James Larkin foi um irlandês nascido em Liverpool que se tornou um dos personagens principais durante o Dublin Lock-out. Sua visão socialista e crenças nos direitos trabalhistas firmaram seu prestígio e nome no Reino Unido e também na Irlanda.

Ao chegar em Dublin em 1908, Larkin se indignou com as condições de trabalho dos operários que viviam à mercê dos empregadores, trabalhando até 17 horas por dia por valores absurdos e ameaçados pela falta de oportunidades. Foi então que ele fundou a União Geral Irlandesa de Trabalhadores do Transporte (ITGWU), o primeiro sindicato trabalhista da Irlanda para mão-de-obra qualificada e não qualificada, obtendo, em apenas 5 anos mais de 10 mil membros.

01_lockout_dublin_1913_irlandaLarkin também fundou o Partido Trabalhista da Irlanda juntamente com James Connolly e a União de Trabalhadores da Irlanda que promoviam greves  – tradicionais e simbólicas – como forma de reivindicação de condições trabalhistas mais justas.

10_lockout_dublin_1913_irlandaO Lock-out
Toda essa agitação gerou preocupação entre empregadores que decidiram tomar medidas drásticas contra a política proposta pelas uniões e sindicatos.

Mais de 300 comerciantes e manufaturas se reuniram, liderados por William Martin Murphy, um dos maiores empreendedores da época (presidente da Dublin United Tramway Company, dono da loja de departamento Clery’s e do Imperial Hotel, além de ter controle sobre os jornais Irish Independent, Evening Herald e Irish Catholic) e bloquearam (ou seja, locked-out, em inglês) o acesso de seus operários ao trabalho em função de qualquer envolvimento com as uniões trabalhistas, demitindo centenas de operários semanalmente.

A Igreja Católica apoiava o lock-out e chegou a cancelar um programa que dava apoio completo às crianças de operários em greve alegando que o contato com outras influências religiosas seriam prejudiciais à formação das crianças. Os operários não tinham mais recursos para viver a não ser os oferecidos pelas uniões.

08_lockout_dublin_1913_irlandaBloody Sunday e ataques
Infelizmente a tensão se tornou cada vez mais forte entre operários e em agosto de 1913 houve um Comício Trabalhista onde é hoje a O’Connell Street.  A Policia Metropolitana de Dublin foi chamada para dispersar as pessoas presentes utilizando porretes e o resultado foi um dos mais grotescos da história do país. Foram mais de 300 feridos incluindo duas mortes, tornando o dia 26 de agosto de 1913 no primeiro “Bloody Sunday” da Irlanda.

Larkin e Connolly se viram na obrigação de modificar essa situação e fundaram o Irish Citizen Army (Exército de Cidadãos Irlandeses), que mais tarde teve um papel essencial no Levante de 1916.

05_lockout_dublin_1913_irlanda

Conseqüências do Lock-out
O período de disputa entre empregadores e operários terminou somente no final de janeiro de 1914, causando terríveis conseqüências para todos.

Os operários que já viviam à beira da sociedade foram encurralados pela pressão dos empregadores e retornaram ao trabalho resignando qualquer associação às uniões e os comerciantes e manufaturas foram altamente prejudicados pela falta de trabalho, práticas de bloqueio e pelas greves, que levaram muitos à falência.

Embora as manifestações contra o lock-out de 1913 tenham sido reprimidas o evento marcou a história do país, modificando as práticas trabalhistas abusivas e resultando em melhores salários e condições de trabalho. Além de tudo, a constante luta pelo direito de uma vida melhor estabeleceu o espírito de solidariedade entre a classe operária.

04_lockout_dublin_1913_irlanda

07_lockout_dublin_1913_irlanda

Curiosidades e coisas para você ver/fazer

As fotos utilizadas neste artigo são de uma exposição muito interessante, feita toda em painéis bordados (UAU!) sobre os eventos do Dublin Lock-out. Atualmente dentro do GPO.

James Larkin (Big Jim) é homenageado por uma estátua na O’Connell Street e o túmulo dele fica no conhecido (e interessante) Glasnevin Cemetery.

O Liberty Hall, o atual prédio da União Comercial da Irlanda, ganhou no ano passado imagens sobre o Dublin Lock-out, confira uma pequena matéria do site da RTE

A National Library of Ireland está com uma exposição bastante completa e fantástica sobre o Dublin Lockout até o final de 2014. Veja mais aqui.

Os correios produziram uma edição especial de selos, disponíveis para compra, comemorando o centenário do Dublin Lock-out. Veja só:

02_lockout_dublin_1913_irlanda

É impressionante como mesmo depois de tantos anos morando na Irlanda me surpreendo com novas informações, curiosidades e com a história dessa nação lutadora, solidária e apaixonada, provando que a Irlanda tem realmente muito a oferecer.

 

Postado por: | Comments (2)

  1. Ahhhhhhhhh, muito legal! Naquele festival Jameson Movie que teve recentemente eu fui ver um filme que falava justamente sobre isso e deu pra ter uma boa ideia do lockout. Os atores no filme são muito bons e ficaram muito parecidos com os “personagens” da história real. Dublin é realmente fascinante e tem sempre coisa nova a ser aprendida por aqui! 🙂

    Comentário by Bárbara Hernandes — 10/04/2014 @ 10:05 pm

  2. Olá Bárbara!

    Que bom que gostou do artigo. O Jameson Film Festival é realmente excelente e oferece cada oportunidade bacana. Você lembra qual foi o filme que você viu sobre o Lockout?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 21/05/2014 @ 6:05 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.