25/07/2012

Conhecendo a Irlanda: National Library of Ireland

Dublin oferece inúmeras atrações culturais gratuitas incluindo museus e galerias e um destes lugares é uma mistura de utilidade e história: A National Library of Ireland.

Localizada na Kildare Street, há apenas alguns metros do Museum of Archaeology, a National Library of Ireland compõe, junto com o museu e com a Leinster House, o complexo que foi originalmente a residência do Duque de Leinster. Planejada por Sir Thomas Deane, a National Library abriu suas portas em 1890 e abrigava então somente a coleção de livros da Royal Dublin Society.

A entrada é franca e primariamente permite acesso ao hall principal onde normalmente há painéis explicativos, uma sala de conferência para seminários e workshops, uma sala de exposição principal e também um moderno e charmoso café, o Café Joly.

Assim sendo é possível conhecer um pouco da história da National Library, fazer um lanchinho e explorar a atual exposição sobre a vida e trabalho de William Butler Yeats (aliás a NLI tem a maior coleção de manuscritos dele em todo o mundo).

A exposição sobre Yeats aborda inúmeros aspectos da vida deste incrível poeta, incluindo o desenvolvimento da carreira do escritor na Irlanda através do contexto da vida política, social e cultural do país entre 1800 e 1930.

Além do espaço voltado para visitação pública a biblioteca em si, é de fato, uma biblioteca de referência muito importante que apesar de ter um enorme acervo, este não é aberto para empréstimos ou para “dar uma espiadinha”, ou seja, o acesso ao material é concedido através de pedidos formais em horários determinados.

Uma pena já que a National Library of Ireland contém as primeiras edições de todos os grandes autores irlandeses, incluindo George Bernard Shaw, Oscar Wilde e James Joyce e também tem cópias de quase todos os livros publicados na Irlanda. O acervo de acesso restrito também inclui uma vasta coleção de mapas, manuscritos e documentos, até mesmo do importante Daniel O’Connell.

Para os privilegiados que fazem pesquisas na National Library há um espaço para a leitura de microfilmes, uma sala voltada somente para leitura e pesquisa e serviços de genealogia. A sala dedicada para a leitura tem capacidade para 75 leitores e é um dos lugares mais famosos da National Library of Ireland, servindo até de cenário em certos momentos do livro Ulysses de James Joyce.

É possível fazer o pedido para obter um “Reader’s Ticket”, uma espécie de ingresso que é válido por 3 anos e permite o acesso a materiais de referência, como jornais e documentos de genealogia na National Library. Para fazê-lo basta levar um documento de identificação com foto e preencher o formulário na própria biblioteca.

Se você ficou com vontade de conhecer  a National Library há tours guiados tanto pela exposição de Yeats (quartas-feiras às 13h e sábados às 15h) como pela biblioteca (sábados às 14:30h).Um passeio interessante e um recurso de altíssimo valor cultural sobre a história da Irlanda.

 

National Library of Ireland
Kildare Street
Dublin 2
www.nli.ie

 

Postado por: | Comments (10)

10 Comments »

  1. Dublin deve ser realmente lindo. Estou me encantando.
    Pretendo fazer um intercâmbio e ainda estou decidindo para onde, estou achando Dublin uma ótima ideia.

    Comentário by Jéssica — 27/07/2012 @ 1:46 am

  2. Olá Jéssica,

    Olha, sou suspeita para falar porque amo a cidade. 🙂
    Espero que, independentemente do seu destino de viagem, você escolha um lugar que tenha a ver com você. Recomendo que leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda”, disponível aqui: http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html

    Espero que ajude,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 30/07/2012 @ 9:55 am

  3. Olá Tarsila!

    Você é uma ótima inspiração para conhecermos a Irlanda!Adoro ler seu blog, vou para Irlanda em Janeiro/13 e quero muito ser entrevistada por você!!!

    Bjs

    Comentário by Caroline Junqueira — 30/07/2012 @ 9:34 pm

  4. Olá Caroline,

    Muito obrigada pelo carinho!
    Onde você pretende estudar? Podemos marcar sim uma entrevista, é só manter contato.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/07/2012 @ 3:22 pm

  5. Oi!

    Não decidi a escola ainda, assim que estiver tudo certo entro em contato, estou lendo as entrevistas do Blog para me ajudar, mas caso você tenha uma indicação eu ficaria muito grata.

    Beijos!!!

    Comentário by Caroline Junqueira — 31/07/2012 @ 10:36 pm

  6. Olá Caroline,

    Sem problemas, fico feliz em poder ajudar, mas não faço nenhuma indicação já que a ética do Vida Na Irlanda é ter uma posição imparcial em relação às instituições de ensino. Como não estudo em nenhuma delas, não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/08/2012 @ 11:50 am

  7. Ola adorei o site perfeito!
    eu meu namorado gostariamos de conhecer a Irlanda em fevereiro é mto frio?? Moramos Amazonia..rss por isso a pergutna aqui mto quente. nao sabemos nada nem sequer a companhia que opera p Irlanda.
    agradeço a ajuda.
    abs
    Fabricia

    Comentário by Fabricia — 12/09/2012 @ 5:01 am

  8. Olá Fabricia,

    Muito obrigada pelo carinho. 🙂 Olha, Fevereiro é um mês bem frio, especialmente para os padrões brasileiros, imagine então da Amazônia. As temperaturas aqui ficam entre 2 e 7 graus. Há várias companhias aéreas que vem para cá, mas nenhuma com vôos diretos, então vocês terão de fazer escala em algum país da Europa. As companhias mais conhecidas são KLM, AirFrance, British Airways, TAP e Ibéria.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 7:38 pm

  9. Olá Tarcila, eu e meu amigo vamos para Irlanda em Março de 2013, para estudar e principalmente pra trabalhar,pretendendo ficar um ano ou mais, como faço para ja ir procurando e mandando curriculun. Tbm muito bom seu blog estou indicando para varias pessoas. Abrss

    Comentário by Alexandre — 27/09/2012 @ 8:49 pm

  10. Olá Alexandre,

    Espero que tudo dê certo para vocês, mas quero só lembra-lo que o momento econômico da Europa e em especial da Irlanda não é o ideal para se fazer um pé-de-meia. Sim, é possível conseguir um trabalho para se manter, contudo não venha só focado em trabalhar e ganhar dinheiro pois sua experiência pode ser muito mais rica se você estiver aberto para novas descobertas.

    Recomendo que leia estes posts:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 04/01/2013 @ 3:36 pm

Leave a comment

Comentários que não contribuem para o tópico acima serão deletados.