15/04/2014

Conhecendo a Irlanda: Blessington St. Basin

Na área central de Dublin, mais precisamente do lado norte e muito pertinho da O’Connell Street, há um pequeno refúgio de calmaria, ideal para um almoço tranquilo ou um bate-papo com os amigos: A Blessington Street Basin.

00_blessington_basin_dublin_vidanairlandaLocalizada há alguns minutos do Garden of Remembrance, a Blessington St. Basin é uma espécie de jardim secreto utilizado por locais e outros visitantes. Ela é basicamente uma área formada por um lago artificial/bacia de água rodeada por verde, arbustos, flores e banquinhos que formam uma volta de 400m.

01_blessington_basin_dublin_vidanairlanda06_blessington_basin_dublin_vidanairlanda32_blessington_basin_dublin_vidanairlandaOriginalmente o espaço da Blessington St. Basin se chamava ‘the Royal George Reservoir’ (em honra ao Rei George III da Inglaterra) e foi construído em 1801 como um reservatório das águas provenientes do Lough Owel, no condado de Westmeath, que viajam através do Royal Canal para o armazenamento e distribuição em Dublin.

27_blessington_basin_dublin_vidanairlanda10_blessington_basin_dublin_vidanairlandaEm 1868, quando o reservatório de água em Vartry (Co. Wicklow) ficou pronto, a Blessington St. Basin se tornou de uso praticamente exclusivo das Destilarias de Whiskey Jameson e Power’s Whiskey, que utilizavam a água para a maltagem dos grãos de cevada. Infelizmente as destilarias se mudaram de Dublin na década de 70, resultando no desuso e abandono da Blessington St. Basin.

03_blessington_basin_dublin_vidanairlanda05_blessington_basin_dublin_vidanairlandaEm 1993 o Conselho Municipal de Dublin tomou as rédeas da situação e reformou toda a área, plantando as árvores e arbustos, construindo as grades de proteção, acrescentando assentos, renovando os muros (que aliás são feitos de pedra calcária) e restaurando o fundo do reservatório, que é forrado por marga, um tipo de argila ideal para a maioria das plantas, das culturas e árvores e que também retém a água dentro da Basin.

25_blessington_basin_dublin_vidanairlanda24_blessington_basin_dublin_vidanairlandaA re-inauguração da Blessington St. Basin aconteceu em 1994, com o apoio do FAS (autoridade responsável por formação e empregos na Irlanda), com as contribuições feitas pelo Conselho do Patrimônio Nacional (National Heritage Council) e pela instituição de caridade ALONE, que oferece abrigo para idosos carentes.

11_blessington_basin_dublin_vidanairlanda17_blessington_basin_dublin_vidanairlandaHoje a Blessington Street Basin é utilizada pelas pessoas que passeiam e moram pela área e especialmente por trabalhadores locais que aproveitam os dias ensolarados para almoçar em um recanto mais tranquilo da cidade…

07_blessington_basin_dublin_vidanairlanda21_blessington_basin_dublin_vidanairlanda(nota para o detalhe de cachorro nos braços dos bancos!)

08_blessington_basin_dublin_vidanairlanda… e também aproveitar para observar a ilha artificial, localizada no meio do lago, que funciona como retiro para diversos patos e cisnes, que agora chamam a Blessington St. Basin de lar.

19_blessington_basin_dublin_vidanairlanda

Confira abaixo o pequeno vídeo-documentário sobre a Blessington St. Basin criado pela Dublin City Public Libraries.

29_blessington_basin_dublin_vidanairlanda02_blessington_basin_dublin_vidanairlanda

Blessington Street Basin
Ao final da Blessington Street
(Entre o Royal Canal Bank e a Berkeley Street) perto do Mater Hospital
Dublin 7

 

Postado por: | Comments (2)

  1. Nossa, vendo este post me deu uma pontada no coração, uma saudade…. Morei na Rua Blessington Street por 5 meses onde lá trabalhei no The Dublin Central Hostel. Sempre, sempre ia no Blessington Basin. Logo depois dele tem uma parte muito legal também com muitas árvores. Muito agradável ali, vale muito a pena conhecer.

    Comentário by Douglas — 15/04/2014 @ 5:05 pm

  2. Olá Douglas!

    Obrigada pelo comentário! Puxa vida não queria dar pontada no coração, mas se dá saudade boa, aí acho que não tem problema né? Espero que você possa voltar e passear pelo Blessington St. Basin de novo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 21/05/2014 @ 6:06 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.