06/06/2011

5 coisas que você talvez ainda não saiba sobre a cultura irlandesa

Conhecer um pouco mais sobre como as coisas funcionam em um novo país sempre nos ajuda a entender melhor e nos adaptar à nova cultura, colaborando para que superemos eventuais dificuldades. Ao sair dos nossos hábitos podemos nos deparar com situações que nos parecem estranhas ou incomuns e no caso da Irlanda não é diferente.

Aqui estão 5 coisas que você talvez ainda não saiba sobre a cultura irlandesa:

1) As tomadas na Irlanda são de três pinos, do mesmo tipo usado na Inglaterra. Algumas tomadas tem interruptores para ligar e desligar e a voltagem é de 220. Ja fiz um post sobre “Plugues e Eletricidade“.
Veja mais detalhes aqui.

2) Por medida de segurança, inclusive para evitar acidentes, os interruptores de luz dos banheiros ficam do lado de fora do mesmo, ou seja, quando você for usar o banheiro, terá de acender a luz antes de entrar. Alguns dizem que é para manter a humidade longe dos fios e evitar que alguém seja eletrocutado, outros dizem que é para evitar trombadas dentro do banheiro.

3) Não há ralos nos pisos dos banheiros ou cozinhas. Ralos ficam dentro das pias, banheiras e chuveiros, e às vezes há algum em um quintal. Portanto nada de pegar o chuveirinho ou tupperware e literalmente “lavar” as paredes; um pano úmido terá de fazer a vez.

4) Não há tanques ou área de serviço/lavanderia; claro, existem excessões mas estas são raras. Se der uma vontade incontrolável de lavar o tênis, você terá de fazê-lo na pia do banheiro mesmo (alternativamente, na banheira ou em uma bacia).

5) Como já dito no item acima, não é comum existir lavanderia ou área de serviços nas casas/apartamentos daqui, portanto você deve estar se perguntando onde é que fica a máquina de lavar. Normalmente a máquina de lavar/secar (às vezes as duas são a mesma) fica na cozinha ou “shelter”. Considerando que muitas cozinhas por aqui são planejadas há um lugar designado para ela. Algumas casas abrigam suas máquinas no “shelter”, uma espécie de casinha/abrigo de madeira que fica nos fundos ou quintal – uma boa alternativa para quem não gosta do barulho, mas uma possível desvantagem durante o inverno.

 

Acredito que a parte mais curiosa destas diferença é que muitas vezes nem mesmo contemplamos que as coisas mais “normais e habituais” podem ser diferentes, contudo é aí que está a graça de conhecer novas culturas, não é mesmo?

Tenham uma ótima semana!

Postado por: | Comments (14)

  1. Olá Tarsila… bom te ver aqui novamente!!! rsrs

    Adoro essa diversidade nas culturas… é o q me dá mais vontade de viajar… ver outros mundos dentro do nosso planeta… rs!!!

    Por isso resolvi ir p a Irlanda… um continente como a Europa proporciona esse tipo de oportunidade… conhecer mtasss culturas!!! heheh

    Bjocas e continue com esse excelente job!!!
    Grazi =P

    Comentário by Grazi Heck — 07/06/2011 @ 3:50 am

  2. Olá Grazi!

    Obrigada! Eu fico feliz em poder voltar e te ver por aqui. 🙂
    A diversidade cultural é uma das coisas que também mais me atrai em qualquer viagem, sou super curiosa e adoro explorar o mundo! Se essa também é sua paixão a Europa com certeza é uma ótima escolha.

    Beijinhos e se precisar é só escrever!

    Comentário by Tarsila — 07/06/2011 @ 10:32 am

  3. E o pior de tudo: O varal!!
    Apesar que alguns têm a lavadora/secadora e secam as roupas na máquina. Mas é muito comum para nós estudantes brasileiros usar o varal, afinal, queremos economizar energia e culturalmente temos este costume de estender as roupas. Infelizmente o varal tem que ficar ocupando um bom espaco no meio da casa, na sala ou corredores, o que passa a impressao que a casa está sempre baguncada.

    Comentário by Marcos Daltozo — 07/06/2011 @ 9:24 am

  4. Olá Marcos!

    Que legal revê-lo por aqui!
    É verdade, ainda tem a história do varal. Obrigada pela contribuição. 🙂
    Sim, ele pode ser do tipo “clothes horse”, que fica em pé sozinho ocupando um espaço considerável dentro dos apartamentos sem varandas ou casas sem quintal ou pode ser uma “washing line” e ficar no quintal; depende da residência.

    Como você apontou, secar as roupas na secadora consome bastante energia; logo o custo da eletricidade sai alto, especialmente se o uso da máquina for fora horários mais baratos (Verão: Meia-noite às 9 da manhã / Inverno: 11 da noite às 8 da manhã). Então a solução é ter um varal mesmo e a desvantagem é a impressão de “bagunça”. 🙂

    Mais uma vez obrigada e beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/06/2011 @ 10:39 am

  5. Tarsila a algum tempo venho acompanhando o seu blog e esta me danado muitas dicas boas, estou indo para Irlanda em setembro e estar sendo de muita ajuda os seus post, mas gostaria de saber se possivel como esta os procedimentos da Irlanda em relação a essa bacteria que estar rolando na europa. Agradeço muito pela ajuda que voce estar dando a quem estar preste a ter essa experiencia de mudar de culura.

    Comentário by Magnum — 07/06/2011 @ 12:37 pm

  6. Olá Magnum!

    Obrigada por acompanhar o Vida Na irlanda. 🙂 Fico feliz em poder ajudar.

    Por enquanto aqui na Irlanda o assunto não está sendo debatido do mesmo modo que na Europa continental, pois ainda não há registros de casos, mas se você está muito preocupado e quer acompanhar o assunto mais de perto, recomendo que você leia os seguintes jornais online:
    http://www.irishtimes.com/
    http://www.independent.ie/
    http://www.rte.ie/

    Se este tópico se tornar altamente relevante em relação à Irlanda, com certeza irá virar post, por enquanto vamos observar e tomar cuidado.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/06/2011 @ 4:36 pm

  7. Gente, a Irlanda parece ser tãao diferente culturalmente. Sério, que país lindo. haha 🙂

    Comentário by Gustavo — 07/06/2011 @ 3:00 pm

  8. Olá Gustavo!

    Cada país tem seus encantos, não é mesmo? 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/06/2011 @ 4:37 pm

  9. Oi Tarsila! Adorei esse post,super util! Você recomenda comprar adaptador aqui no Brasil ou ai mesmo é facil que achar? E gostaria de saber se você sabe aonde é o Consulado do Brasil ai na Irlanda,se souber tem como me mandar o endereço? Obrigada mais uma vez! Bjbj

    Comentário by Julia — 07/06/2011 @ 3:58 pm

  10. Olá Julia!

    Veja este post aqui:http://www.vidanairlanda.com/2010/05/imigrando-plugues-e-eletricidade.html

    Aqui não há Consulado, mas uma Embaixada:

    Embaixada do Brasil em Dublin
    Block 8, Harcourt Centre
    Charlotte Way
    Dublin 2, Irlanda
    http://dublin.itamaraty.gov.br/pt-br/

    Comentário by Tarsila — 07/06/2011 @ 4:40 pm

  11. Oi Tarsila…vc é realmente fantástica….rs tô adorando tudo que estou lendo!
    Vou tentar explicar a minha situação…ou melhor a nossa situação
    Somos 4 amigos,2 casais….Yamêe(22)e Wender(31)/Elenúsia(21) e Thiago(22)e moramos em BRASILIA.
    Yamêe e Wenderj á morarm nos Estados Unidos,ela por 2 anos legalmente e ele 6 anos ilegal.o Wender tem uma filha que mora na Irlanda há 3 anos…ela tem 11 anos e mora com avó por parte de mãe…
    Enfim,conversando muito sobre a IRLANDA,descobrimos que está bem mais fácil entrar no país como turista,não é necessário visto,sim uma carta convite,temos pessoas lá que poderiam nos mandar essa carta convite.
    Agora estamos nos organizando…ja fomos na Embaixada,estamos com a relação de documentos e tal…
    Ja marcamos pra tirar o visto…estamos agilizando

    Nossa intenção é ir pra Trabalhar…juntar dinheiro…e tentar mudar nosso visto depois pra estudante,ISSO É POSSIVEL?

    Eu e meu marido não sabemos inglês(elenúsia e thiago),mas temos eles que podem nos dar uma força ate a gente começar a se virar….

    Pra falar a verdade a vida de nos 4 esta uma merda aqui no Brasil…todo mundo passando sufoco…então pensamos se for pra trabalhar igual cachorro e não ter nada…vamos tentar a sorte…

    Vamos pagar um contador aqui pra mostrarmos que temos um trabalho ,um vinculo no Brasil e que não somos um BANDO DE POBRE(que é o que realmente somos) …
    Estamos trabalhando agora pra juntar grana da passagem…conseguimos pegar dinheiro emprestado pra colocar na conta,pois é uma exigência obvia que a embaixada faz para turista.la não especifica valor…vc acha que 12 mil por casal é pouco?

    São tantas coisas….tantos medos…tantas duvidas…eu sei que do jeito que eu escrevi ta muito confuso…mas é assim que ta minha cabeça…SE VOCÊ PUDER ME AJUDAR…vou explicando toda a nossa história e vc vai nos ajudando na medida do possivel.

    Nossa intenção é ir no final de dezembro/2011…
    Me ajuda please.

    Obrigada um bjão

    Comentário by ELENÚSIA PEREIRA DOS SANTOS — 22/09/2011 @ 7:43 pm

  12. Olá Elenúsia!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho. Fico feliz que esteja gostando do Vida Na Irlanda. 🙂
    Infelizmente de acordo com a lei NÃO é possível mudar o visto de turista para o visto de estudante, estas são as regras da imigração. Há muitas pessoas que querem fazer isto, mas não é como a coisa funciona e você entrar no país e sair e entrar de novo rapidamente para obter outro visto pode ser visto como uma atividade suspeita.

    Na verdade vocês não precisam obter pré-visto antes de vir para a Irlanda e nem comprovar que tem vínculo com Brasil, e se você vier como turista você terá de mostrar a sua passagem de volta, que prova que você sairá do país.

    Ao entrar na Irlanda, em especial como estudante, você terá de comprovar que pode se sustentar através de €3.000 que estarão depositados em uma conta bancária irlandesa de onde será emitido um extrato para ser levado à imigração (GNIB) e efetuar seu registro como estudante. Veja mais sobre este processo aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-quero-estudar-ingles-na-irlanda.html e neste aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-como-se-registrar-na-gnib-ou-immigration-office.html.

    Espero ter ajudado e que as coisas fiquem mais claras para que vocês possam tomar a melhor decisão.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 10:41 pm

  13. Olá Tarsila eu sou nova aqui e já adorei tudo tenho 14 anos e estou louca para ir a Irlanda irei fazer high school ai em 2013 se eu gostar do pís quem sabe não moro ai. Gostaria de saber se é preciso estar casasdo com algum irlandês ou ter o green card como nos eua para poder morara aí definitivamente? o custo de vida aí é caro? mais caro que no Brasil?

    Comentário by Débora — 06/11/2011 @ 2:18 pm

  14. Oi Débora!

    Obrigada por curtir o Vida Na Irlanda. 🙂
    Bom, se você tiver alguma cidadania européia (que faz parte da União Européia) você pode morar aqui sim. O custo de vida daqui é mais caro que alguns lugares no Brasil, mas é mais barato do que São Paulo ou Rio de Janeiro, apontadas como 10 e 12 cidades no mundo com custo mais alto de vida. Claro que tudo é relativo ao quanto você ganha e quanto gasta. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/12/2011 @ 1:37 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.