03/02/2011

Se virando em Dublin: Direitos no trabalho

Como estudante em um curso diurno de duração mínima de 25 semanas, com carga horária semanal mínima de 15 horas você tem direito à trabalhar legalmente 20 horas semanais durante o período letivo e 40 horas semanais durante o período de férias aqui na Ilha Esmeralda .

Às vezes a tarefa de encontrar um emprego pode ser longa e árdua e podemos, por vezes, nos sujeitar à determinadas restrições, especialmente porque sentimos que somos estrangeiros e não temos direitos, mas temos sim. Se um empregador reduz suas horas (e de outros funcionários) no trabalho em função da recessão, é uma situação compreensível, mas se ele decide que você terá horas cortadas porque você é estrangeiro, a coisa não está muito certa…

Portanto decidir deixar registrado aqui alguns dos direitos mais importantes do estudante/trabalhador quando se tem um trabalho fixo, que lhe dá uma folha de pagamento e o exige seu número de PPS para registrá-lo no Tax Office (algo como a Receita Federal).

O primeiro é que você tem direito à um contrato. Nem sempre seu empregador vai lhe dar um, já que os termos de contratação podem ser estabelecidos verbalmente, mas se você não se sente seguro ou prefere que tudo esteja claramente no papel, como seus direitos e deveres entre outros, não deixe de pedir um. Não é uma gentileza, é seu direito, portanto não se sinta mal em exigir o seu.

Trabalhadores (inclusive estudantes que podem trabalhar) acima de 18 anos na Irlanda tem direito, por lei, à receber, pelo menos, o atual salário mínimo que é de €8,65 por hora.

A maioria dos empregadores organiza os horários de seus funcionários de modo que eles tenham, pelo menos, um dia de folga, também conhecido como “day off”, que podem coincidir com o final de semana ou não, portanto vale a pena ter jogo de cintura, mas não esqueça que é seu direito ter 11 horas de descanso consecutivo em um período de 24 horas.

Intervalos para descanso geralmente são permitidos pelas empresas, mas nem sempre existem. A regra é que a 4 horas e meia de trabalho você tem direito à 15 minutos de descanso, mas se você trabalha 4 horas por dia, este intervalo é inexistente. Uma jornada de seis horas seguidas rende 30 minutos de intervalo, mas seja qual for o caso o empregador não tem obrigação em pagar nada por este intervalo, ou seja, neste caso é uma pausa não remunerada.

Espero que estas informações ajudem e espero que o relacionamento com seu o atual/futuro empregador seja muito boa, cada um cumprindo a sua parte. 🙂

Postado por: | Comments (46)

  1. Muito interessante o post Tarsila! Isso vale tanto para intercambistas quanto para europeus? E como assim 11 horas consecutivas de descanso dentro de um período de 24??

    Comentário by Adryan — 03/02/2011 @ 4:46 pm

  2. Olá Adryan!

    Sim, lei para trabalho é para quem trabalha, seja europeu ou estudante de intercâmbio. 🙂
    Assim, a cada dia, ou seja, a cada 24 horas, você tem de descansar 11 horas, o que eu quero dizer é que você não pode trabalhar sem parar por 24 horas. É seu direito ter 11horas de descanso (dormir, comer, tomar banho, ver tv, ir e voltar do trabalho geralmente estão inclusas nessas 11 horas). 🙂
    Espero que tenha ficado mais claro e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/02/2011 @ 2:29 pm

  3. Informações sempre relevantes! 🙂

    Essa semana te ligo pra ve-la e rolar aquela entrevistinha. Já estou super adaptado aqui, rs.

    Beijao!!!!

    Comentário by Rodolfo — 03/02/2011 @ 10:59 pm

  4. Olá Rodolfo!

    Muito obrigada pelo comentário! E aguardo seu telefonema, hein?
    Beijinhos!

    Comentário by Tarsila — 04/02/2011 @ 2:35 pm

  5. Oh eu aqui de novo,hehehe.
    Todos os dias, todos os dias mesmo eu leio seus post. É meu jornal diário.
    Te mais…Abraço.

    Comentário by Willamin Nascimento — 04/02/2011 @ 1:35 am

  6. Olá Willamin!

    Obrigada por acompanhar o Vida Na Irlanda diariamente. 🙂
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/02/2011 @ 2:36 pm

  7. E aí tarsila
    Tudo bem?
    ta chegando o dia da partida heheh dia 10/02 chego aí!
    Enfim dúvidas!!!
    Vou te fazer uma pergunta nada haver com o posto mas é que to com dúvida nisso.
    Então, quando eu for dividir ap com a galera, áí eu vou entregar o dinheiro do depósito e o dinheiro do aluguel certo?
    mas vamos supor que no final dos 30 dias eu queira me mudar eu perco o deposito?, ou eles nao alugam por pouco tempo? ou é só avisar com antecedencia?
    Pq vou ficar só uma semana em casa de familia, aí ja to querendo ver isso pra nao ficar apertado com o prazo.
    desde já agradeço.
    bjs

    Comentário by ulisses lopes — 04/02/2011 @ 6:27 am

  8. Olá Ulisses!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Quase o dia! Que friozinho na barriga, hein?
    Vamos lá: As regras para receber o depósito de volta variam do landlord (proprietário) e outros locatários (tenants). Geralmente você deve avisar que está saindo com antecedência (30 dias) e em alguns casos, colocar outra pessoa no seu lugar (aí quando a pessoa pagar o depósito dela, ele (o depósito) vai para você), mas como eu disse, depende do acordo/contrato que você tiver.
    1 semana é um tempo bem pequeno para se procurar um lugar para morar, especialmente porque você ainda vai estar “chegando”. Se você puder, aconselho que extenda seu tempo com casa de família.
    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/02/2011 @ 2:41 pm

  9. Nossa super valido esse post…..

    mas com pouco tempo de irlanda… tenho q dizer q nessa procura por trabalho…. acho q nem liga pra seus direitos,… e que os trampos que podem aparecer sao bemm inferioress,,,,

    essa semana mesmo me apareceu um trampo para ser lixeiro!… eu? q trabalhava em empresas estrangeiras no ar-condicionado?,,,, eh topei e to rezando pra rrola mesmoo…

    mas nao podemos esquecer que temos tais direitos e que mesmo sendo estrangeiross tambem somos seres-humanos….

    tarcila…alguma dica pra o ingles??

    bom nao sei se isso que disse tem nexo e se eh besteira, mas gostaria da sua opiniaoo
    !!

    bjoooo tarcilaa e muito obrigado pelos post!

    Comentário by gusthavo vidal — 04/02/2011 @ 1:00 pm

  10. Olá Gusthavo!

    Obrigada pelo elogio.
    Acho que trabalho é trabalho, não importa se você está em um escritório ou pegando lixo, o que precisa ser feito tem de ser feito, não é mesmo? Muitas pessoas trabalham em cafés, restaurantes, limpando casa, cuidando de crianças, cozinhando, lavando pratos, atendendo telefone, tudo pelo salário mínimo (€7,65/hora), então acho que o mais importante é o aprendizado que temos com essas experiências.
    Bom, vamos lá, dicas para praticar inglês: Leia revistas, blogs, jornais, sites em inglês; leia, escute, decore, traduza letras de música, converse com seus amigos (mesmo brasileiros) em inglês. Vá até a biblioteca dentro do Ilac Centre e marque horas de estudo por lá (com livros/cd-roms de inglês). A ordem é praticar, praticar, praticar. 🙂
    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/02/2011 @ 2:52 pm

  11. Ótimo post, acho que conseguir o primeiro emprego em outro país é com certeza mais ‘apavorante’ do que em sua terra natal. Ainda mais sem ter certeza de seus direitos como trabalhador.
    Obrigada por esclarecer essas dúvidas. Acho que já disse isso, mas seu blog é realmente maravilhoso =D

    Comentário by Luisa — 04/02/2011 @ 5:35 pm

  12. Olá Luisa!

    Muito obrigada pelos elogios!
    Acredito que morar em outro país gera muitas dúvidas e ansiedade e o emprego faz parte deste processo. Fico feliz em poder contribuir de modo que as pessoas se sintam mais seguras aqui na Terra dos Leprechauns. 🙂
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/02/2011 @ 2:27 pm

  13. Post muito relevante Tarsila, mas uma vez obrigada. Ainda não estou aí, mas seus post sempre ajudam muito, nos trazem a tranquilidade que precisamos nesses momentos de decisões grandiosas.

    Comentário by Karina — 05/02/2011 @ 7:45 pm

  14. Olá Karina!

    Muito obrigada pelo comentário. 🙂
    Fico feliz em poder ajudar e se precisar é só escrever, viu?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/02/2011 @ 2:31 pm

  15. Muito interessante. Não devemos achar que, por sermos imigrantes, não temos direitos!
    Cheguei faz uma semana. Muita correria nesses primeiros dias: alugar ap, tirar PPS abrir a conta no banco… espero que possa ter o GNIB próxima semana, e começar a batalha pelo emprego!

    Comentário by Marília — 07/02/2011 @ 4:36 pm

  16. Olá Marília!

    Pois é, se você fez tudo direitinho e se registrou adequadamente, por que não teria direitos não é mesmo?
    O primeiro mês é o mais corrido, mas com calma tudo se resolve. Lembre-se que você pode procurar empregos imediatamente. 🙂
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/02/2011 @ 9:05 pm

  17. Tarsila sempre com posts de grande utilidade pra nós que estamos chegando!
    apesar que ainda vai demorar pra eu ir, mas ja to me informando de tudo por aqui.
    beijos

    Comentário by Lorena Luna — 08/02/2011 @ 3:12 am

  18. Olá Lorena!

    Muito obrigada por acompanhar!
    Continue antenada e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/02/2011 @ 9:28 pm

  19. Olá Tasila!

    Tudo bom?!

    Vou para Dublin nos próximos meses. Vou com a cidadania portuguesa que estou “tirando” aqui no Brasil.
    Somente para confirmar, com a cidadania eu posso entrar na Irlanda e ficar o tempo que quiser, sem qualquer burocracia, certo? Inclusive posso viajar para outros países da Europa, somente portanto meu passaporte português?

    E mais uma dúvida, por favor, você sabe me dizer se na condição de cidadão português, eu posso utilizar os serviços de saúde pública em Dublin?

    Útima coisa, na sua opinião, qual é o melhor caminho para conseguir um emprego em Dublin? Lembrando que eu não terei qualquer problema em trabalhar em sub-empregos. Com garçon, pegando lixo, lavando louça e etc.

    Muito obrigado!

    Bjos.

    Comentário by Pedro Amaro — 15/02/2011 @ 2:27 pm

  20. Olá Pedro!

    Comigo tudo ótimo e com você? Espero que sim!

    Com o passaporte Português você pode sim entrar e sair de todos os países que pertencem à União Européia sem dificuldades e sim, você pode utilizar os serviços de saúde pública daqui sim, sem problemas. Contudo para você poder trabalhar aqui você precisa obter seu número de PPS (algo como o nosso CPF) que é um número de registro que vai cadastrá-lo juntamente ao Tax Office, que recolhe os impostos. Sem seu PPS, você não pode trabalhar.

    O melhor caminho para se conseguir um emprego é… ir atrás! Abra a cabeça e os braços e agarre as oportunidades, entre nas lojas, converse com as pessoas, procure vagas online, entregue currículos, pergunte se precisam de pessoas, faça acontecer – só depende de você!

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/02/2011 @ 4:45 pm

  21. Bom dia Tasila,

    primeiramente parabéns pelo site…. é de muita utilidade…. tenho um primo que está indo pra Irlanda no fim de fevereiro na cara e na coragem… hehehehehe…. pretende ficar alguns meses e tentar arrumar um emprego…. eu queria saber se é muito difícil arrumar um emprego por aí…. mesmo não falando quase nada de inglês.

    Obrigado e até mais.

    Comentário by Miguel Pires de Almeida — 16/02/2011 @ 3:32 pm

  22. Olá Miguel!

    Muito obrigada pelos elogios!
    A preocupação com o emprego é muito comum, e o domínio da língua é um fator importante, por isto já escrevi alguns posts a respeito disto, confira:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/02/2011 @ 5:14 pm

  23. Tarsila, seu blog está me ajudando muito antes de viajar p/ Dublin, irei em maio. Enfim, tenho aquela dúvida que todo mundo tem: “Como está a situação econômica? é muito difícil arrumar um trabalho?”.
    Estou esperando sua resposta, OK!
    bjs

    ah, também enviei um e-mail para você!

    Comentário by Gilza — 17/02/2011 @ 12:40 am

  24. Olá Gilza!

    Muito obrigada pelo comentário e elogio. 🙂

    A sua dúvida é a de muitas pessoas e por isto eu já fiz alguns posts, confira aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/crise-economica-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    P.S. Já respondi seu email. 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/02/2011 @ 7:37 am

  25. Olá Tarsila!

    Muito obrigado pelas informações, me ajudaram muito mesmo!

    Tenho mais uma dúvida: Como e onde consigo o PPS?

    Eu li que devo ir ao Department of Social Family Affairs, no centro de Dublin e solicitar o PPS. Também li que basta apresentar o passaporte(no meu caso o português) e um comprovante de endereço. E quem vai com visto de estudante com tempo determinado, precisa apresentar uma carta da escola. Mas acredito que eu não precise estar estudando para poder trabalhar, certo?

    Há alguma forma de sair do Brasil já com o PPS?

    Obrigado mais uma vez!

    Quando eu estiver na Irlanda, ficaria feliz em contribuir com o blog, dividindo a minha vivência com os leitores do Vida na Irlanda! Isso, claro, se você tiver interesse.

    Beijos!

    Comentário by Pedro Amaro — 17/02/2011 @ 4:26 pm

  26. Olá Pedro!

    Fico feliz em ter ajudado. 🙂

    vamos lá: Não há como obter o PPS antes de sair do Brasil, pois você tem de comparecer pessoalmente ao Department of Social Family Affairs.
    Como você tem o passaporte português, provavelmente não precisará de uma carta da escola, então acredito que só a apresentação do seu passaporte ou carteira de identidade portugueses devem bastar.
    Como você tem a cidadania portuguesa, realmente você não precisa estar estudando para poder trabalhar.

    Veja estes links:
    https://www.welfare.ie/en/Pages/home.aspx
    http://www.citizensinformation.ie/en/social_welfare/irish_social_welfare_system/personal_public_service_number.html

    Será um prazer receber a sua contribuição. Vamos mantendo contato e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/02/2011 @ 7:55 am

  27. Muito boas as dicas!

    Comentário by Suzy — 20/02/2011 @ 3:23 am

  28. Olá Suzy!

    Muito obrigada e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/02/2011 @ 10:10 am

  29. tarsila,

    Td bem?
    estou indo para a irlanda no mes que vem em março 2011 e gostaria de saber o seguinte:
    preciso saber sobre a taxa de imigraçao que era no valor de 1000 euros irá subir para o valor de 3000 euros e gostaria de saber quando esse valor ira se estabelecer no país?
    DEsde ja agradeço o espaço atenção cedidos e tenha uma excelente semana e td de bom ai na irlanda!
    bjo e abraços

    Comentário by gerson santos — 25/02/2011 @ 1:39 am

  30. Olá Gerson!

    Comigo tudo ótimo e com você?

    A partir de 1 de abril de 2011 é necessário ter em sua conta €3.000 em vez de €1.000. Lembre-se que o valor de €3.000 deve ser apresentado à imigração quando você for se registrar (aprox. 1 mês depois de ter entrado no país) através de extrato bancário da sua conta em banco Irlandês. Você não terá de apresentar este valor à imigração do aeroporto quando chegar.
    Veja mais neste post aqui, não esqueça de ler os comentários:
    http://www.vidanairlanda.com/2011/01/imigrando-novas-regras-da-imigracao.html

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/02/2011 @ 11:49 am

  31. Nossa ainda estou lendo tudo q vc escreveu aqui… mto interessante e esclaresse exatamente minhas duvidas… Tenho algumas ainda… Depois do curso de 6 meses vc diz q mais 6 meses sao de ferias.. eu vo poder continuar trabalhando?? e digamos q depois desse periodo de 1 ano de visto eu queira continuar na Irlanda.. eu tenho q renovar uma matricula em algum curso novamente para poder trabalhar?? e se eu quiser realmente morar em Dublin existe ai digamos eu “virar” irlandesa ter dupla cidadania.. se eu quiser casar ai mas com brasileiro eu posso..?? seriam essas as minhas duvidas, eu e meu namorado estamos pensando em ir pra ai estamos vendo para estudarmos na escola SEDA q pelos comentarios q andei lendo deve ser mto boa.. bom é isso aguardo suas respostas.. muito obrigada!!

    Comentário by miriam — 02/04/2011 @ 2:56 am

  32. Ola Tarsila td bem? Gostaria de saber como esta a situação economica na Irlanda, qual o custo de vida (acomodação + barato – média), alimentação – média, e se esta facil conseguir um trabalho de apenas 4 hrs/dia que é legal né? bjs e obrigada

    Comentário by rejane — 02/04/2011 @ 11:36 pm

  33. Oi Tarsyla!!!
    otimo post! tarsyla no caso de eu trabalhar com contrato nao estar de ferias e trabalhar mais horas do que eu posso, que consequencias isso podem surgir para mim e para o empregador?

    Comentário by NAIRON EMANUEL — 13/04/2011 @ 11:26 pm

  34. Olá Miriam!

    Fico feliz em saber que esclareci suas dúvidas! 🙂

    Vamos lá:

    1) Sim, você pode trabalhar durante as suas férias da escola, inclusive sua carga horária de trabalho pode ser de 40 horas por semana durante este período.

    2) Sim, para permanecer na Irlanda com direito ao trabalho você terá depois do vencimento do seu curso de se matricular em outro curso, matutino, de duração no mínimo de 25 semanas com carga horária semanal mínima de 15 horas. Vale a pena lembrar que o limite máximo de permanência para alunos de cursos de inglês é de 3 anos.

    3) Você continuará sendo brasileira de qualquer modo, casando ou não com um brasileiro. Quando você se casa com um estrageiro você terá um visto de esposa e somente depois de alguns anos poderá pedir residência.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 7:30 pm

  35. Olá Rejane,

    Veja este post sobre a crise:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/crise-economica-na-irlanda.html

    Para as outras perguntas, veja: http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 7:31 pm

  36. Olá Nairon!

    Obrigada pelo comentário!
    Trabalhar fora do regime legal é crime. Como consequência o empregador pode explorar o empregado já que não tem de cumprir regras. Em contrapartida o empregado pode processá-lo por não seguir a lei, mas é provável que isto acarrete em alguma forma de conseqüencia, como por exemplo deportação.
    Fazer qualquer coisado tipo ou dar um jeitinho é ilegal, vai da consciência e dos valores de cada um optar por agir assim.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 7:35 pm

  37. Oi Tarsila!
    Tudo bem?

    Gostaria de saber como funciona o seguro saúde na Irlanda.
    Caso um estrangeiro precise ir ao hospital como proceder?
    O seguro governamental é para isso?

    Abração!

    Comentário by Flavia — 01/03/2012 @ 2:36 am

  38. Olá Flavia,

    O seguro governamental é obrigatório e cobre somente emergências. Normalmente o primeiro passo é contatar o seguro para obter o estabelecimentos conveniado (hospital, clínica, etc), mas dependendo do caso, você se dirige ao hospital e depois aciona o seguro.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/03/2012 @ 6:38 pm

  39. Olá Tarsila, tudo bem?

    Percebi que você ajuda muitas pessoas, por isso resolvi também te pedir algumas informações.
    Estou indo pra Irlanda, na verdade Dublin no mês que veem, vou estudar e também preciso trabalhar, minha profissão aqui no Brasil é chefe de cozinha, você acha que é um bom campo, ou seja existem muitas possibilidades de se conseguir um emprego de imediato neste setor? Ressalto que meu inglês é de nível básico, porém consigo entender muitas coisas ligadas a cozinha.

    Espero que possa me ajudar!

    Obrigado desde já!

    Comentário by Luiz Melo — 13/03/2012 @ 12:33 am

  40. Olá Luiz

    Comigo tudo ótimo e com você?

    É bem comum ver vagas para chefes e assitentes de cozinha, mas para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer. Talvez você encontre muita dificuldade em função da língua, mas talvez sua experiência ultrapasse suas limitações.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/03/2012 @ 2:26 pm

  41. Muito obrigado, Tarsila.
    Aproveitando mais uma vez sua generosidade vou lhe fazer mais algumas perguntas.
    A agência na qual está agenciando minha viagem, tem convênio com o Eden College Dublin, você tem conhecimento se este colégio é bom, ou seja se tem um bom ensino? E tenho outra dúvida, vou ficar por 1 ano aí, neste tempo com muita dedicação aos estudos e praticando constantemente conseguirei ter uma boa fluência no Inglês? Depois deste tempo que irei passar aí, pretendo trabalhar em cruzeiros marítimos e um bom inglês é primordial.

    Obrigado mais uma vez!

    Att: LUIZ MELO
    .

    Comentário by Luiz Melo — 15/03/2012 @ 6:03 pm

  42. Olá Luiz,

    Vamos lá:

    Sim, já entrevistei alguns alunos de lá, veja:
    http://www.vidanairlanda.com/2011/03/estudar-na-irlanda-eden-college.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/onde-estudar-general-english-na-eden-college.html

    (e já aviso que tem outra entrevista de lá saindo do forno logo logo).

    Bom, em relação ao inglês: Você fala inglês bem? Se não, é muito improvável que você se torne “fluente” em apenas 1 ano. Claro, você irá melhorar consideravelmente, mas fluência, como nativo, é muito difícil e requer muito estudo, dedicação e tempo. Todos temos um tempo para aprender novas coisas e uma língua é uma coisa muito complexa, que envolve conhecimento de cultura, comportamento (expressões, estruturas, etc.). Não tenho como dizer se em 1 ano você será fluente em inglês, mas com certeza, se você se dedicar você aprenderá muito.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/03/2012 @ 11:57 pm

  43. Olá,

    Estou curtindo mto o blog, já esta me ajudando muito, eu estou me programando para o ano que vem, juntando uma grana aqui pra chegar ai mais tranquilo, mas me surgiu uma dúvida, o não sei ao certo como funciona a vida ai, o cotidiano etc….mas o salário mínino te possibilita ter uma vida em que circusntâncias? tranquila, apertada…bom, tive essa dúvida. Outra questão, no meu caso, que vou só em fevereiro de 2013, com quanto tempo de antecedência vc me recomenada começar a procurar trabalho? vou começar antes, mas acho q ainda é um pouco cedo, estou lendo o blog todo e esta me ajudando muito, parabéns pelo trabalho.

    Lucas Arosio

    Comentário by Lucas Arosio — 16/03/2012 @ 3:33 pm

  44. Olá Lucas,

    Muito obrigada pelo carinho.
    O salário mínimo volta a ser de €8.65/hora a partir de 1 de Julho de 2011. Atualmente é de €7.65/hora.
    Um trabalho de 20 horas/semana é o suficiente para se manter com o básico. Vale a pena lembrar que seus gastos dependem muito de onde você irá morar, estudar, e se precisará de transporte público. Gastos também dependem do seu estilo de vida e quanto você gasta com roupas, baladas, passeios, etc.

    Para se ter uma referência de custos, veja estes posts aqui:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/se-virando-em-dublin-compras-no-supermercado.html

    Em relação ao trabalho eu sugiro que comece a procurar alguns meses antes, veja estes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 19/03/2012 @ 10:28 am

  45. Tarsila, tenho algumas dúvidas.
    Como uma pá de brasileiro, tbm estou indo passar um tempinho em Dublin.
    Tenho a cidadania espanhola e queria saber de uma coisa: eu vou entrar na Irlanda sem problemas, certo? Certo…mas e aí? Qual tipo de documento eu preciso ficar carregando no dia a dia para comprovar que “sou cidadão europeu”, o passaporte?
    Me disseram que eu necessitaria ir até a España para tirar meu DNI (o RG español). Essa função é necessária mesmo? Você saberia me dizer se há um meio de fazer isso na Irlanda, no consulado español, ou coisa do tipo?
    E quanto ao DNI? Como eu não preciso entrar no país com uma escola de inglês “fechada”, onde posso tirar esse documento?

    Obrigado =)

    Comentário by Lucas — 19/12/2012 @ 1:20 pm

  46. Olá Lucas,

    Vamos lá:

    1) Sim, você deve ter consigo ou a carteira de identidade espanhola ou o seu passaporte, como documento de identificação.
    2) Acredito que você possa fazer o pedido do DNI através da embaixada da Espanha em Dublin (http://www.maec.es/subwebs/Embajadas/Dublin/es/home/Paginas/postingHSW.aspx) Aconselho mandar um email para eles pedindo a informação ou então fazendo uma pesquisa no site.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 21/02/2013 @ 10:03 am

Sorry, the comment form is closed at this time.