24/03/2014

Imigrando: Cidadania Européia

Ter uma cidadania européia pode ser uma grande vantagem para quem quer vir para a Irlanda, seja para passear, estudar, trabalhar ou viver, ou seja, quem tem dupla cidadania (brasileira e européia) tem a oportunidade de desfrutar uma série de benefícios na Irlanda.

Neste artigo abordo as principais dúvidas de quem já tem cidadania européia e como ela pode contribuir para a sua experiência na Irlanda.

cidadania_europeia_na_irlanda

Quais são os direitos do cidadão europeu na Irlanda?

A princípio qualquer cidadão europeu tem os mesmos direitos que os cidadãos irlandeses (Não importa se você é brasileiro também, se você tem a cidadania européia, você é europeu).

Para mais informações sobre os direitos dos cidadãos europeus na Irlanda, clique aqui.

 

Posso trabalhar legalmente na Irlanda com a cidadania européia?

Sim. De modo resumido os cidadãos europeus da União Européia podem trabalhar legalmente na Irlanda (e em qualquer outro país da União Européia) sem ter de obter visto específico de trabalho; não há burocracia para contratação em um emprego já que o requisito mínimo para ser empregado legalmente aqui é ter um número de PPS (http://www.vidanairlanda.com/2011/06/imigrando-o-numero-de-pps.html), e não há limites para horas de trabalho/semana.

 

Existe alguma vantagem para trabalhar na Irlanda com a cidadania européia?

Sim. O cidadão europeu também tem prioridade na contratação se comparado com cidadãos que não são da UE (como o Brasil), mas isto não é garantia de emprego, é apenas uma facilidade. É preciso ter experiência e as competências necessárias para conseguir o cargo, tal qual como seria em qualquer outro lugar do mundo.

Para mais informações sobre cidadãos europeus que querem trabalhar na Irlanda, clique aqui.

 

Existe alguma vantagem para estudar na Irlanda com a cidadania européia?

Em relação aos estudos, os preços dos cursos para cidadãos europeus são dramaticamente inferiores do que para os cidadãos que não são da União Européia (como o Brasil).

Há também uma variedade maior de cursos para cidadãos da União Européia, já que o aluno europeu não precisa de visto para permanecer no país e não precisa estar matriculado em um curso que seja período integral (full-time)

 

Meu esposo(a)/namorado(a)/parceiro(a) tem cidadania européia e eu não. Eu tenho alguma vantagem?

Talvez você possa residir no país com o visto Stamp 4, visto que pode ser concedido para cidadãos que não são da União Européia. O visto Stamp 4 representa o mais próximo que um cidadão que vem de fora da UE tem de ser europeu. Ele permite uma série de benefícios, como residência e acesso ao trabalho sem precisar obter um visto de trabalho (Work Permit) ou ter os limites de um visto de estudante, por exemplo.

É importante lembrar que o processo de visto, entrada e permanência na Irlanda é analisado individualmente, ou seja, mesmo que você tenha um relacionamento com alguém da união européia, seu caso será analisado a partir da sua própria cidadania.

Se você é casado(a) com um(a) cidadã(o) da União Européia, ele(a) tem o direito de trazer você para a Irlanda como esposo(a) para residir no país, e você poderá fazer o pedido para obter o visto Stamp 4. Parceiros de cidadãos europeus com relacionamentos de mais de 2 anos (que se possa comprovar) também tem este direito.

Pelo fato de você ser brasileiro(a) e não ter cidadania européia, é necessário que vocês façam um processo de aplicação para que você possa residir (trabalhar/estudar/viver) na Irlanda como esposo(a)/parceiro(a) deste cidadão europeu (Stamp 4).

O processo de aplicação é bem burocrático e longo, demorando em média 6 meses. Cada caso é analisado de forma meticulosa e envolve apresentação de uma série de documentos que podem variar, caso a caso.

Para mais informações sobre como aplicar para o Stamp 4 se você é casado(a) ou parceiro(a) de um cidadão da União Européia, clique aqui

 

Espero que estas informações sejam úteis.

 

Postado por: | Comments (12)

  1. Olá,

    Tarsila, vi que o tempo da solicitação, pode levar até 12 meses =O.
    Já soube de alguém que fez ? Se sim, demorou quanto tempo ?

    Pelo que entendi, posso ir com visto de estudo, de trabalho não. É isso ?

    Obrigado !

    Comentário by Leandro — 25/03/2014 @ 1:11 am

  2. Olá Leandro,

    Vamos lá: Você está se referindo a qual tipo de solicitação? Se for para reconhecimento de cidadania européia pode demorar muito mais que 12 meses dependendo da cidadania, documentação e processo, afinal de contas cada caso é um.
    Sua pergunta em relação ao visto também não ficou clara, desculpe não poder ajudar mais.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/05/2014 @ 9:15 am

  3. Bom dia, Tarsila! Tenho uma dúvida: tenho cidadania européia (portuguesa) e meu namorado e eu pretendemos morar na Irlanda, em definitivo. Eu tinha a percepção de que me casando com ele diretamente na Irlanda facilitaria a estada dele, pois não precisaria fazer nenhum tipo de transcrição de status, mas pelo que eu entendi ele terá de aplicar para o Stamp 4. Minha dúvida é: se nos casarmos no Brasil, poderemos dar entrada no processo de visto de residente pra ele daqui mesmo ou só quando chegarmos na Irlanda? Porque pra nós é indiferente casarmos antes ou depois de migrar.. Nossa preocupação é em deixar tudo preparado para residirmos, pois já é um grande processo mudar permanentemente de país, então quanto mais pudermos facilitar, melhor!! Por isso gostaria de aplicar para sair do Brasil com residência para ele também, caso isso seja possível. O que você acha?

    Comentário by Luciana — 25/03/2014 @ 2:32 pm

  4. Olá Luciana,

    Se vocês forem casados sim isto facilita, mas não é algo automático, pois de fato, ele precisa aplicar para o Stamp 4 se ele for cidadão brasileiro (somente cidadãos europeus não precisam ter visto junto à imigração, como é o seu caso com a cidadania portuguesa). Infelizmente o processo só pode ser feito por aqui e não é possível dar entrada pelo Brasil, pois tudo está ligado ao fato de vocês estarem pedindo residência para ele baseado no SEU status (portuguesa que reside na Irlanda).

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 20/05/2014 @ 9:18 am

  5. Olà,tarsila ! Eu tenho passaporte italiano e tenho muita vontade de estudar psicologia mas não falo inglês.Eu consigo arrumar um emprego (aceito qualquer coisa) mesmo sem falar ingles ? Seria possivel bancar um curso de ingles com um trabalho de faxineira ou algo do tipo ?
    beijos.

    Comentário by clara — 26/03/2014 @ 3:04 pm

  6. Olá Clara!

    Sua pergunta é uma das mais frequentes que recebo. Veja a resposta aqui: http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 20/05/2014 @ 9:19 am

  7. Olá Tarsila, tenho uma dúvida.
    Meu marido tem cidadania portuguesa e recebeu uma proposta de trabalho em Dublin. Eu tenho que dar entrada no Stamp 4 para residir lá, certo? Isso demora 6 meses? Meu marido não vai sem mim e a empresa não esperaria tanto tempo pra contratá-lo. Não tem outro jeito? A empresa que quer contratá-lo pode emitir algo que reduza este tempo?
    Obrigada.

    Comentário by Fabíola — 27/05/2014 @ 7:36 pm

  8. Olá Fabíola,

    Você pode entrar no país com o seu marido, mas até obter o Stamp 4 o processo demora mesmo. Até então você será considerada dependente dele e uma vez que o seu Stamp 4 sair você terá alguns direitos, como por exemplo, trabalhar no país sem restrições. Infelizmente eles processam as aplicações por ordem de chegada e não há como as empresas reduzirem o tempo, pois não depende delas.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 28/05/2014 @ 12:57 pm

  9. Ola!!! Me chamo Anna Caroline e adoraria saber se existem cursos de ingles de graca, na Irlanda, para quem possue passaporte europeu… Beijinhos!

    Comentário by Anna — 13/06/2014 @ 9:16 pm

  10. Olá Anna,

    Não há propriamente cursos gratuitos em escolas, mas há cursos auto-guiados e encontros para conversas promovidos pela biblioteca de Dublin por exemplo. Veja mais aqui: http://www.vidanairlanda.com/2013/04/se-virando-em-dublin-biblioteca-publica.html
    Este serviço contudo não é exclusivo para Europeus e é acessível para qualquer pessoa.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 13/06/2014 @ 9:32 pm

  11. Tarsilla

    Tudo bem!!???

    Parabéns pelo site.

    Comentário by ELIEL BARBETTA — 26/06/2014 @ 4:37 pm

  12. Olá Eliel,

    Obrigada pelo carinho!

    Comentário by Tarsila — 26/06/2014 @ 5:18 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.