08/05/2014

Imigrando: A imigração na Irlanda

Um dos maiores medos dos brasileiros que vem para a Irlanda é ter algum problema com a imigração da Irlanda, seja em função da documentação, do que você trouxe na mala, por não falar inglês ou simplesmente pelo fato de você ser brasileiro.

Todas essas preocupações são muito comuns, mas muitas vezes elas não retratam a verdade e são fundamentadas em estórias “do amigo do vizinho da sua madrinha”, ou seja, podem simplesmente ser estórias para boi dormir.

dublin_airport_terminal_1_vidanairlandaHá sim casos complicados e até de deportação, mas eles são raras exceções e não devem ser considerados como uma razão para você perder seu sono. Então vamos conversar um pouco sobre como funciona e para que serve a imigração da Irlanda para que você tenha uma experiência tranqüila quando chegar por aqui.

O que é a imigração na Irlanda?
O departamento de imigração da Irlanda é organizado e administrado pela Garda National Immigration Bureau (GNIB), um dos segmentos da polícia irlandesa.

Para que serve a imigração na Irlanda?
O papel da imigração na Irlanda é analisar a intenção de quem entra no país para garantir que quem vem para cá não tem intenções ilegais, como por exemplo: Ser um criminoso fugitivo, fazer tráfico de armas, drogas, etc., permanecer no país de forma ilegal, praticar atividades ilegais na Irlanda, etc.

Em outras palavras, é puro bom senso que eles queiram avaliar quem vai “entrar na casa” deles para garantir que a coisa não vai virar uma grande bagunça.

O medo da documentação na imigração da Irlanda
Se você contratou o serviço de uma agência/escola para estudar ou visitar a Irlanda você recebeu orientações sobre quais documentos deve trazer e que eles devem estar em ordem e válidos. Isto é prova suficiente para que a imigração saiba que você vem estudar ou visitar no país.

Muitas pessoas acreditam que “alguma coisa” vai dar errado e isto é bicho que você está deixando crescer na sua cabeça. Se você está se sentindo inseguro, confira a documentação e converse com a agência/escola. É o trabalho deles lhe orientar e dar suporte para todos os seus questionamentos.

Se por ventura você chegar na Irlanda e o oficial da imigração pedir algo a mais do que a documentação que você mostrar, ele pode contatar sua escola, a sua acomodação, seus contatos, etc. e verificar os fatos e mesmo que o oficial vá verificar alguma coisa não é preciso ter medo porque tudo que ele quer é garantir de que está tudo certo, tanto para ele como para você.

Mais informações sobre estudantes que vão ficar na Irlanda por pelo menos 25 semanas, clique aqui.

O medo da mala ser investigada na imigração da Irlanda
As pessoas tem muito medo do que elas trazem na mala ser considerado ilegal ou proibido, mas são raríssimos os casos de inspeção de bagagem que levam a alguma apreensão.

Leia este artigo sobre a minha experiência pessoal com a inspeção de bagagem: http://www.vidanairlanda.com/2012/12/imigracao-inspecao-de-bagagem.html

Veja este artigo sobre quais são as restrições para bagagem de mão aqui: http://www.vidanairlanda.com/2012/02/imigrando-restricoes-para-a-bagagem-de-mao.html

Conforme a Portaria 676 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a bagagem de mão ou a despachada não podem conter os seguintes itens, ou seja, estes itens são proibidos:

a) Dispositivos de alarme.
b) Explosivos, inclusive cartuchos vazios, munições, material pirotécnico, armas de caça, armas portáteis e fogos de artifício.
c) Gases (inflamáveis, não inflamáveis e venenosos), tais como butano, oxigênio, propano e cilindros de oxigênio.
d) Líquidos inflamáveis usados como combustível para isqueiros, aquecimento ou outras aplicações.
e) Sólidos inflamáveis, tais como fósforo e artigos de fácil ignição.
f) Substância de combustão espontânea.
g) Substância que, em contato com a água, emita gases inflamáveis.
h) Materiais oxidantes, tais como pó de cal, descorantes químicos e peróxidos.
i) Substâncias venenosas (tóxicas) e infecciosas, tais como arsênio, cianidas, inseticidas e desfolhantes.
j) Materiais radioativos.
k) Materiais corrosivos, tais como mercúrio, ácidos, alcalóides e baterias com líquido corrosivo.
l) Materiais magnéticos.
m) Agentes biológicos, tais como bactérias e vírus.
n) Produtos perecíveis contendo gelo em barras ou cubos soltos no interior da embalagem.
o) Quaisquer tipos de tinta (inclusive serigráfica).

Produtos perecíveis, alimentícios e comestíveis em geral, tais como peixes, crustáceos e demais frutos do mar, frescos ou congelados, devem ser acomodados em embalagem à prova de vazamentos, abertura acidental ou mau cheiro. O produto deve estar embalado internamente em saco plástico à prova de vazamento e a embalagem externa deve ser de isopor revestido com um saco plástico resistente. Somente será permitido o embarque de gelo em forma de gel ou em sacos plásticos isolados e herméticos. Para o caso de transporte de armas, deverão ser observadas as restrições e instruções especiais tratadas em legislação específica.

O medo de não falar inglês na imigração da Irlanda
Se você não fala nada de inglês isso pode deixar você ansioso e uma pessoa assustada sempre chama a atenção de um oficial da imigração (vamos lá: uma pessoa que está fazendo coisa errada normalmente fica bastante ansiosa, então é melhor relaxar). Também pelo fato de não falar inglês você pode assumir que o oficial está perguntando ou dizendo coisas que não são necessariamente aquilo que você está entendendo, portanto o mais importante de tudo é se preparar.

Por exemplo: Peça para a agência/escola escrever uma carta para você explicando que seu inglês é limitado e que se houver dúvidas que eles entrem em contato com a pessoa que você está lidando (da agência/escola). Isso já ajuda muito. Escreva algumas frases em inglês em um papel que expliquem quem você é, o que você veio fazer, onde vai estudar, etc. Se você não souber responder algo na hora, você pode entregar este papel para o oficial.

O medo de ser brasileiro na imigração da Irlanda
A Irlanda é um pais extremamente turístico que recebe pessoas de todas as partes do mundo, inclusive do Brasil. A boa relação política e diplomática,  e ultimamente com o incentivo do setor educacional na Irlanda (além do programa “Ciência Sem Fronteiras”) os brasileiros tem vindo cada vez mais para a Irlanda e os irlandeses QUEREM isso. Não há nenhuma razão para você acreditar que os irlandeses não gostam de brasileiros e que você sofrerá algum preconceito por ser brasileiro na imigração da Irlanda, inclusive muitos irlandeses adoram o Brasil.

Por que não ter medo da imigração da Irlanda?
A imigração não é um bicho que está aqui para te pegar. De verdade. Eles não querem achar pelo em ovo só pra pegar no seu pé ou te mandar embora. Inclusive a Irlanda e o Brasil tem um excelente vínculo diplomático e ótimas relações internacionais, tanto que o brasileiro que vem para a Irlanda nem mesmo precisa de pré-visto (visto obtido no Brasil) para poder viajar para a Irlanda, mas não ache que as coisas vão acontecer por si próprias, você tem de estudar, procurar informações, se educar e acima de tudo, se preparar!

Preparação é a chave para uma boa experiência em qualquer lugar do mundo e não assuma que você vai “se virar” aqui a hora que chegar. Venha para a Irlanda sempre muito bem preparado, e mesmo que aconteçam imprevistos, coisas inesperadas que sempre acontecem, saberemos lidar muito melhor com a situação se agirmos com serenidade e cabeça fria e assim evitamos muitas dores de cabeça e podemos aproveitar a experiência.

Se sentindo inseguro sobre vir para a Irlanda? Baixe e leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda” que contem informações e reflexões que vão lhe ajudar a encontrar o seu caminho.

Ainda com dúvidas? Veja mais aqui.

 

Postado por: | Comments (14)

  1. Em outubro de 2013 fui a Irlanda para estudar inglês por 6 meses, mas ao chegar no país me deu algum tipo de pânico ou algo parecido me fazendo querer voltar rapidamente para o Brasil, estando aqui, vim tratando esses medos e estou pretendendo voltar, porém estou com receio a respeito do meu passaporte, pois ainda cheguei a obter o carimbo para entrada no país válido por 1 mês, mas como não cheguei nem a ir no GNIB gostaria de saber se terá algum problema ao regressar a Irlanda.

    Comentário by Thiago Siqueira — 09/05/2014 @ 12:21 pm

  2. Olá Thiago,

    O que você passou pode acontecer com qualquer pessoa e é perfeitamente normal sermos acometidos por medos e inseguranças. Eu até trato deste assunto em um artigo sobre Choque Cultural, veja mais aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/09/imigrando-choque-cultural.html

    Se você saiu do país antes do registro não vejo o porquê você teria problemas, até porque vai constar no seu passaporte a data de entrada no Brasil e você pode mostrar que na verdade nem ficou no país (Irlanda) pelo período que você inicialmente tinha imaginado. Explique sua situação com tranquilidade.

    Espero que tudo dê certo e boa sorte nessa nova etapa!

    Comentário by Tarsila — 21/05/2014 @ 8:07 pm

  3. Oi Tarsila
    Minha dúvida é um pouco parecida com a do Thiago…Vim com meu namorado pra Irlanda no fnial de março com o objetivo de ficar um ano, só que não nos adaptamos e resolvemos voltar…estávamos no processo de legalização (PPS/Abertura de Conta/GNIB) só que como resolvemos voltar pro Brasil no final do próximo mês achamos melhor não ter a despesa da legalização (no caso 600 Euros)…
    Só que pretendíamos antes de retornar ao Brasil fazer uma viagem pela Europa, isso é possivel?
    Onde poderia me informar melhor sobre isso, pois ficaríamos um mês ilegal por aí…
    Aguardo um retorno atenciosamente!

    Comentário by Michelly Peres — 04/06/2014 @ 6:56 pm

  4. Olá Michelly,

    Vamos lá: Vocês não se adaptaram e vão voltar, é uma pena, mas isto não quer dizer que vocês estão ilegais. Se vocês vão sair do país antes do visto vencer nem se preocupem mesmo – vão viajar e curtir, como brasileiros turistas vocês podem viajar pela Europa por até 90 dias.

    Se vocês querem ter certeza que não terão nenhum pepino, recomendo um pulo na GNIB para explicar que vocês não se adaptaram, que desistiram do curso e que pretendem sair do país dia x (mostrar a passagem de saída do país) e voltar ao Brasil na data X e se é possível obter um visto de turismo. Não custa nada tentar.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 05/06/2014 @ 10:20 am

  5. Boa tarde, primeiramente quero agradecer pelo simples fato de vcs que tem experiencias deixarem aqui sua contribuição.
    eu e minha esposa vamos no começo de 2015 ou ainda no fim deste ano para estudar inglês durante 25 semanas, minha duvida é:
    Podemos trabalhar neste período mesmo que for Part-time?
    Á possibilidade de continuarmos no pais depois deste tempo?
    Obrigado

    Comentário by Marcelo Furtado — 05/06/2014 @ 5:20 pm

  6. Olá Marcelo,

    Sua pergunta já tem resposta aqui: http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/06/2014 @ 6:13 pm

  7. Tassia, eu estou ilegal na irlanda a algum tempo, mas vou embora em agosto, pela conexão de Amsterdã, gostaria de saber se posso despachar minhas malas, sair pra viajar e voltar para a irlanda apenas para pegar o voo pra Amsterdã ou ir direto (ex: vou para paris e de lá para Amsterdã e depois brasil)? Terei algum problema sério na imigração? Tendo em vista que estou ilegal mas já estou indo embora…E dada como ilegal eu não posao voltar nunca mais para cá?
    Obrigada

    Comentário by Vi — 13/06/2014 @ 7:29 pm

  8. Olá Vi,

    A sua situação de ilegalidade é fora da lei, ou seja, você não está cumprindo com o seu dever de cidadã brasileira no país onde você está e isto é errado. Acredito que é inadequado que você saia do país e tente entrar novamente na Irlanda dentro da situação de ilegalidade, pois sim, isto vai lhe causar problemas e a os oficiais da imigração vão saber assim que você for entrar pelo aeroporto, pois eles vão ver seu registro na GNIB e seu passaporte.
    Talvez se você sair da Irlanda e não voltar mais (ir direto para o Brasil) você não terá problemas, mas eu não sei dizer como a imigração dos outros países se comportam diante disto. Em relação a voltar para a Irlanda depende de como você pretende retornar, de qualquer forma, terá de ser através da obtenção de um visto válido.

    Espero ter ajudado.

    Comentário by Tarsila — 13/06/2014 @ 8:20 pm

  9. Bom dia! vou viajar para a Irlanda no final do ano, 10 dias. A minha duvida esta quanto ao processo de entrada na europa. Meu voo vai a portugal, frankfurt, e irlanda. O processo de migração sera feito em portugal, que é o primeiro pais , mas é somente conexão para dublin ou em Dublim, uma vez que é o destino final ?

    Comentário by carlos metzner — 20/06/2014 @ 3:06 pm

  10. Olá Carlos,

    Normalmente o processo de imigração é feito no país no qual você vai sair do aeroporto, se for somente uma conexão você passará normalmente pelos procedimentos de segurança, mas normalmente não passa pela imigração.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 21/06/2014 @ 8:16 pm

  11. Estou de viagem marcada para a Irlanda no final do mês de Julho. Comigo ira minha filha de 14 anos que ganhou a viagem porque fara 15 anos na data da viagem. Minha dúvida é a seguinte: Não sabemos inglês. Estou desesperada com a imigração porque fui pega de surpresa com o presente para mim e minha filha. O tempo de estadia lá será do dia 28?07 ao dia 16 de agosto. Me oriente por favor de como proceder neste caso. Preciso saber quantidade de EURO minima para levar e como passar na entrevista da imigração. Minha preocupação ainda aumenta porque estarei viajando com uma menor. Já cheguei a pensar em desistir do presente mas minha filha quer muito ir. Sou funcionária pública e estarei de licença prêmio incentivo neste período. Desde a data que minha filha ganhou as passagens não durmo. Obrigada. Maura

    Comentário by Maura — 24/06/2014 @ 8:04 pm

  12. Olá Maura,

    Vamos lá: Sem desespero e por favor não perca seu sono.
    A imigração, especialmente para turistas, não é nenhum bicho de sete cabeças. Se vocês tiverem os comprovantes de acomodação (reserva do hotel, por exemplo), e as passagens de volta não há problema nenhum. Lembre-se de dizer que vocês vem a turismo, do dia x até o dia y, fazendo escala no país tal. É simples assim. Não há quantidade mínima de dinheiro para se apresentar enquanto turista, só recomendo que você tenha uma quantidade em espécie, mais cartões de crédito ou débito internacionais (nunca se sabe quando pode surgir uma emergência). Não há problemas em viajar com uma menor, já que é sua filha, só vale lembrar que para ela viajar do Brasil para o exterior ela precisa de autorização de ambos os pais para que a Polícia Federal do Brasil autorize a saída dela.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 25/06/2014 @ 2:02 pm

  13. Olá Tarsila! Muito bom seu blog. Me diga uma coisa , se eu fizer intercâmbio na Irlanda, mas depois ir pra casa de uma amiga na Áustria tem algum problema mostrar a passagem de volta, mas partindo da Áustria e não da Irlanda? Pq não compensa não compensa ir na Áustria e dps ter q retornar p Irlanda só p partir de lá devido aos gastos. A imigração aceita assim?

    Comentário by Lucy — 29/01/2018 @ 12:29 am

  14. eu e a minha namorada queremos visitar a irlanda, ela e brasileira e eu portugues, a um mes atras tentamos que ela viesse visitar o reino unido mas nao permitiram a entrada dela gostaria de saber se ela podera ter a entrada barrada devido ao que aconteceu em Heathrow englaterra
    obrigado

    Comentário by miguel pinto — 14/02/2018 @ 10:33 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.