02/05/2014

Imigrando: Trabalhar na Irlanda

A Irlanda é um destino de intercambio bastante procurado por diversos motivos: Menos burocracia, preços mais em conta e, muitas vezes, porque a Irlanda permite, dependendo do tipo de visto, a possibilidade de trabalhar no país.

the_humble_bean_dublin_irlanda_19Desde 2008 quando mundo sofreu uma grande crise financeira a Irlanda não é mais um lugar adequado para se fazer um pé-de-meia, especialmente porque apesar de não estar mais passando pela crise, a Irlanda está passando por sérios ajustes financeiros. O país tem aumentado impostos, cortado benefícios e tem aplicado cada vez mais medidas de contenção de gastos, ou seja, a Irlanda está longe de ser um destino para quem quer juntar dinheiro, mas oferece a oportunidade para quem quer se manter por aqui durante os estudos.

O estudante de intercâmbio que não é da União Européia e que vem para a Irlanda deve estar matriculado em um curso de no mínimo 25 semanas com carga horária semanal mínima de 15 horas para poder ter a possibilidade de procurar um trabalho no país, aqui chamado de Casual Employment (ou Emprego Informal).

Este tipo de trabalho permite que o estudante internacional (no caso, o estudante brasileiro) trabalhe por até 20 horas semanais (meio-período) durante o período letivo e até 40 horas semanais (período integral) durante as férias da escola.

Um Casual Employment é o tipo de emprego que não é para fazer carreira, ele simplesmente serve para que o estudante tenha uma graninha para pagar as despesas e tocar o dia-a-dia, portanto não acredite que a possibilidade de trabalhar leve você a se desenvolver profissionalmente. Se a sua intenção de vir para a Irlanda é estudar inglês, dedique-se a isso, pois é realmente o mais importante.

O Casual Employment é o trabalho que é divulgado em anúncios nas frente das lojas, cafés, restaurantes, etc., além de shoppings, jornais e também através de agências de emprego e normalmente não exige qualificações profissionais específicas como formação/graduação/bacharel/mestrado em alguma área.

Vale ressaltar que isso não torna qualquer pessoa qualificada para trabalhar simplesmente porque não exige formação. Qualquer trabalho exige, pelo menos, um mínimo de conhecimento da língua inglesa e de experiência na área para que o trabalho possa ser executado. Por isto é bastante importante você ter um currículo adequado e possivelmente também uma cover letter para entregar ao seu (esperamos!) futuro empregador.

Eu já mencionei algumas formas de buscar emprego e trabalho aqui na Irlanda nestes artigos aqui:

http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html

http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html

http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

A idéia de construir uma carreira ou trabalhar na própria área na Irlanda pode parecer muito interessante, mas a realidade é bem diferente. Primeiramente porque a maioria das empresas que busca profissionais qualificados raramente contratam estudantes que não são da União Européia. Não é preconceito, é simplesmente uma questão burocrática porque é muito mais difícil e caro contratar um estrangeiro do que um local ou cidadão europeu, além disso a lei da Irlanda deixa claro que o empregador deve dar preferência para os cidadãos do próprio país e da própria comunidade (européia) para manter a economia girando.

É necessário também ter conhecimento do mercado irlandês. Não adianta querer trabalhar com direito ou contabilidade na Irlanda se você não fala inglês e/ou não domina as leis, regras e o modo como as coisas funcionam aqui. É muito importante considerar se você, de fato, tem condições de trabalhar na sua própria área se você não tem conhecimento da língua ou do modo como os irlandeses trabalham na sua área.

Se você pretende somente trabalhar ou fazer carreira na Irlanda você precisará de muito mais planejamento. Você terá de sondar oportunidades e possivelmente ter contato com a empresa que irá contratá-lo antes mesmo de pisar na Irlanda. Isto se dá porque para contratar um profissional de fora da Irlanda ou da União Européia é necessário obter um dos dois tipo de visto de trabalho – o Work Permit ou o Green Card e para obtê-los o processo é limitado, longo, burocrático e caro.

O Work Permit é oferecido somente para cargos que pagam entre 30 mil e 60 mil Euros por ano. Além de ter de comprovar todas as qualificações do aplicante, mostrar documentos e preencher todos os formulários (devidamente traduzidos, é claro), é necessário que a empresa faça um teste de mercado (normalmente um anuncio em jornal nacional por algum tempo), além de entrevistar os candidatos para a vaga, de modo que fique claro que o cargo não pôde ser preenchido por um cidadão irlandês ou da União Européia. Vale lembrar que neste caso o cidadão brasileiro estará concorrendo com pessoas que são nativas na língua e que tem formação local e possivelmente experiência local também.

O Green Card é oferecido para cargos que pagam acima de 60 mil Euros por ano ou então entre 30 e 60 mil, mas para uma lista de cargos bem mais limitada e claro, tendo de fazer todo o processo burocrático, dispendioso e lento para obtê-lo.

Portanto se você está planejando trabalhar na Irlanda considere com muita atenção e carinho quais são mesmo os seus objetivos, quais são as perspectivas reais de que você consiga o que quer e ajuste suas expectativas de acordo com as oportunidades. Foque-se no que você quer realizar durante a sua experiência na Irlanda e não esqueça que determinação, dedicação e foco são essenciais para conseguir qualquer emprego.

Se você ainda tiver dúvidas, veja mais aqui.

 

Postado por: | Comments (14)

  1. É isso aí, Tarsila! Vou para ficar afiada no inglês e arranjarei um emprego para me manter. E FOCO é mesmo a palavra de ordem! Abração, flor! 🙂

    Comentário by Ligia Backpack — 02/05/2014 @ 9:29 pm

  2. Olá Ligia!

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Isso é garra menina! Boa sorte e mantenha o foco que ele vai te levar longe!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 21/05/2014 @ 6:17 pm

  3. Tarsila,
    boa noite! eu gostaria de saber maiores informações sobre como é a vida na Irlanda, para quem é portador de HIV, quero fazer intercâmbio, mas gostaria de saber como o país age, o remédio é pago, o tratamento, as consultas? gostaria de sua ajuda.
    agradeço sua atenção.

    adoro seu blog.

    bjs

    Comentário by Luiz — 03/05/2014 @ 5:43 am

  4. Olá Luiz,

    Obrigada pelo comentário. Infelizmente eu não tenho informações precisas sobre o caso de portadores de HIV e terei de fazer uma pesquisa sobre o assunto para responder com mais tranquilidade. O que eu já encontrei e acho que é muito útil foi o site: Dublin AIDS Alliance – http://www.dublinaidsalliance.ie

    Eles tem como missão “melhorar as condições para as pessoas que vivem com HIV e AIDS, suas famílias e cuidadores, ao mesmo tempo que promove a conscientização sobre o vírus HIV e saúde sexual entre a população”.

    Eles fornecem um auto-guia gratuito em .pdf chamado “Living with HIV in Ireland” (vivendo com HIV na Irlanda) em inglês que é bastante completo e poder ajudá-lo.
    http://www.dublinaidsalliance.ie/uploads/Living%20with%20HIV%20in%20Ireland%20-Self-Help%20Guide.pdf

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 21/05/2014 @ 6:25 pm

  5. Olá Tarsila,
    Quero ir trabalhar na Irlanda na área do Serviço Social porque sou Assistente Social em Portugal sem trabalho há mais de 1 ano.
    Conhece sites que mencionem todas as Instituições Sociais do país entre outra informação útil?
    Não consigo encontrar informação organizada de que tipo de instituições sociais existem em dublin, cork e nas outras cidades maiores.
    Obrigada!

    Comentário by Raquel — 03/05/2014 @ 4:34 pm

  6. Olá Raquel,

    A área de Serviços Sociais na Irlanda é organizada primariamente pelo Department of Social Protection (governamental) – http://www.welfare.ie
    Veja mais:
    http://www.hiqa.ie/social-care/useful-links
    http://socialcareireland.ie

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 21/05/2014 @ 7:50 pm

  7. Olá Tarsila, você é muito gente boa! Obrigado pelas dicas e por dedicar parte de seu tempo para ajudar os navegantes perdidos como eu e cheios de dúvidas sobre como aportar na Irlanda. Saiba que você é responsável em parte ,pela escolha da Irlanda como meu destino de intercâmbio. Trabalho aqui no Brasil como Barbeiro (corto cabelo) o bom desta profissão é que posso trabalhar em qualquer lugar, país. Você acha que aí na Irlanda eu conseguiria também trabalhar como Barbeiro , de repente no começo cortando o cabelo de brasileiros.Quando mudamos para um lugar novo e diferente, principalmente onde se fala outra língua , é difícil encontrarmos um profissional que corte o nosso cabelo da forma que solicitamos ,porque existe uma dificuldade de comunicação ! O que você acha? Em média qual o valor do corte de cabelo aí em Dublin ?

    Comentário by Carlos Augusto — 25/05/2014 @ 2:52 am

  8. Olá Carlos,

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Vamos lá: Aqui há bastante barbeiros e os preços dos cortes variam de acordo com a região e estabelecimento, mas o corte normalmente fica por volta de €10. Acho que é possível você trabalhar com isto aqui, ainda mais se tiver experiência, mas tudo também depende da sua personalidade, carisma, perfil, domínio da língua, etc. para conseguir um emprego. Lembre-se que as oportunidades podem surgir, mas que você deve também estar preparado para poder aproveitá-las!

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 27/05/2014 @ 12:23 am

  9. Oi Tarsila, tudo bem contigo?

    Há pouco tempo eu decidi ir p Irlanda (não tenho certeza se esse ano ou no começo do ano que vem).
    Mas desde que decidi largar tudo e viajar para estudar e trabalhar, seu blog tem sido aberto basicamente todos os dias (no mínimo uma matéria eu leio).

    Bom, eu tenho 2 dúvidas (sobre este assunto):

    A primeira é: Como é para uma pessoa empreender na Irlanda?
    Este país é próspero para isto?

    Eu qro empreender e praticamente toda a minha renda vir diretamente on line, ou seja, qro ganhar pela internet, em euro, me estabilizando (por um tempo) na Irlanda. Embora não quero que o lugar onde eu esteja, interfira muito nos negócios.
    Você, com a sua experiência, acha isso viável?

    A segunda é: a minha área é moda, acredita que é possível conseguir um trabalho temporário nessa área? (ao invés de trabalhar em pub ou café.. como assistente de um designer, enfim).

    Gostaria muito de ter uma experiência internacional, poderia trabalhar na área de estilo, criação, produção.. enfim. Você tem alguma ideia sobre como funciona o mercado de moda irlandês? Se é um país onde se produz moda ou apenas consome de outros lugares (acho que são 3 dúvidas no final ahha)

    Enfim, tenho mil dúvidas sobre mil assuntos, mas por hj é isso.

    Parabéns MESMO pelo seu site.
    O formato é ótimo, o texto é gostoso de ler e me sinto mais seguro lendo-o.
    Um beijo

    Comentário by Henrique Fid — 29/05/2014 @ 4:03 pm

  10. Olá Henrique,

    Obrigada pelo carinho!
    Vamos lá:
    1) Para uma pessoa que não é da União Européia, ou seja, alguém que não tem cidadania européia, é muito difícil ter empresa ou ser empreendedor na Irlanda. Isto acontece porque, atualmente o governo tem muitas exigências que limitam esta possibilidade, sendo a maior delas a comprovação de renda para abrir um negócio (atualmente exigido €300 mil). Infelizmente acho muito improvável e inviável você investir em algo assim especialmente se a idéia de vir para a Irlanda é tão recente. Seria necessário você pesquisar bem quais os ramos e áreas que tem potencial para o seu investimento.

    2) Moda, infelizmente, é um dos mercados de nicho que quase não tem expressão na Irlanda. Países como França, Inglaterra e Itália tem muito mais renome e inclusive fazem parte do circuito da moda. A Irlanda é mais consumidora do que criadora, apesar de ter um espaço dedicado à área. Inclusive tenho um artigo de uma convidada que fala sobre isto. Confira: http://www.vidanairlanda.com/2012/10/dublin-fashion-festival.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 05/06/2014 @ 9:39 am

  11. Oi, Tarsila, tudo bem?
    Estou pesquisando escolas e programas para ir para a Irlanda no início do ano que vem! Estou interessada em estudar e trabalhar. Como eu quero ficar um ano, entendi que, enquanto eu estiver matriculada em um curso de idiomas, posso trabalhar até 20 horas semanais e 40 horas semanais durante o período de férias.
    Então, eu fui em uma agência e eles me disseram que eu posso fazer isso de 2 maneiras:
    1- Me matricular em um programa Study+Work, como na Malvern ou DSE, em que eu teria 25 semanas de estudo mais 27 semanas de férias pra trabalhar por 40 horas semanais, contanto com o apoio do “work placement” da escola;
    2- Me matricular em um curso de 6 meses em alguma escola e, depois que o curso terminar, passar mais 6 meses trabalhando pelas 40 horas semanais, mesmo que eu não estivesse mais matriculada no curso…

    Essa segunda opção me pareceu meio estranha. Se o meu curso só é de 6 meses, não vou receber o visto de estudante apenas por esses 6 meses? Não corro o risco de pagar por um curso e depois não poder trabalhar e ter que voltar pro Brasil?

    Você pode me ajudar, por favor?
    Obrigada!

    Comentário by Carolina — 03/06/2014 @ 9:45 pm

  12. Olá Carolina,

    Hoje em dia a maioria dos cursos de inglês oferece programas que tem estudo por 6 meses, mas o visto é válido por 1 ano, assim é possível sim você trabalhar durante o período de férias.
    O que eu achei curioso desta proposta é que na verdade NÃO são DUAS opções, elas são a MESMA opção (estudar por 6 meses e trabalhar por 6 meses). A diferença é que eles estão oferecendo escolas específicas na primeira opção que dizem ter ajuda para “work placement”. Eu buscaria saber mais sobre como funciona o “Work Placement, como a escola opera, o que ela faz e como você pode obter mais oportunidades, pois na segunda opção você teria de procurar emprego por conta própria.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 05/06/2014 @ 10:13 am

  13. Olá Tarsila, como vai?
    Minha pergunta certamente não soará nada especifica, entretanto, venho acompanhando o blog à algum tempo e sei que ao menos uma pequena “luz” posso esperar de você.
    A um ano comecei a planejar meu intercambio pra terra verde, e já li milhares de artigos sobre trabalho, cultura e cuidados (muitos escritos por você) na hora de mudar do seu país de origem. Sem fazer mais muitos rodeios, sou um estudante universitário aqui no Brasil e mesmo tendo pensado, inicialmente, em simplesmente estudar inglês na Irlanda, apliquei meu atual curriculum acadêmico/histórico para uma universidade Irlandesa e pra minha surpresa, fui aceito. Entretanto estou sendo assombrado por alguns medos. Tenho dinheiro para bancar a continuidade do meu curso e me estabilizar em Dublin, porém um trabalho durante minha estadia será inevitável para garantir minha permanência na Irlanda. Minha questão é, mesmo estudando e me especializando na área de bussiness em uma Universidade Irlandesa como não UE born, me resta o sub emprego? Não que possa ser um problema pra mim, mas na minha área de atuação, experiência é artigo de primeira necessidade. Língua e conhecimento específico na minha área para trabalho na irlanda, como você mencionou neste artigo, não são novidades para mim Se fosse na área de TI certamente não estaria preocupado, mas fazendo um curso FETAC 8, imagino que mesmo sem poder ter um trabalho full time, exista algo pra mim por ai. Conhece alguém em situação parecida com a minha ou mesmo tem algumas informações que podem me ajudar?

    Desde já sou grato pelo suas postagens e pela ajuda que já me forneceu inúmeras vezes.
    Aguardo contato. Obrigado.

    Comentário by Weslley — 13/06/2014 @ 3:51 am

  14. Olá Weslley!

    Obrigada pelo comentário. Vamos lá:
    1 – Pense com certeza se é imperativo que você trabalhe para se manter na Irlanda, porque o que a imigração recomenda é que você tenha pelo menos dinheiro para se manter por alguns meses. Não vale a pena investir em uma graduação no exterior se você não terá condições de se manter pelo menos no começo, até porque os primeiros meses representam uma fase de adaptação e é necessário que você tenha este amparo, tanto que a exigência dos €3 mil serve justamente para isto.

    2 – Esta história de sub-emprego me encomoda porque é uma visão elitista sobre trabalho. Aqui irlandeses e estrangeiros trabalham em todas as áreas e desde que o trabalho pague o salário mínimo (atualmente €8.65/hora) ele é um trabalho justo. Muitos irlandeses e europeus universitários trabalham em cafés, lojas, etc para poder juntar um dinheirinho e ter uma vida modesta, sem luxos; mas é um conceito bastante diferente do que temos no Brasil que em muitos casos as pessoas trabalham o dia inteiro e estudam a noite.

    3 – Acredito que um curso nível 8 FETAC irá exigir de você muito mais do que você imagina e que provavelmente os horários não vão possibilitar que você concilie seus estudos com um trabalho de período integral. Aliás a maioria dos estudantes universitários, irlandeses ou não daqui, não tem trabalho integral por conta disto, mas existem sim trabalhos de meio-período. Em todos os casos as vagas funcionam como em qualquer lugar no mundo. Você precisa ter o perfil da vaga, ter experiência, saber se comunicar, etc. Tudo conta, inclusive determinação.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 13/06/2014 @ 8:08 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.