24/10/2012

Dublin Fashion Festival

Olá pessoal!

Há algum tempo entrei em contato com a charmosa Thainara Dias do blog My Better Mistakes para contribuir aqui no Vida Na Irlanda sobre Moda.

Eu já fiz um post mostrando como as pessoas se vestem aqui em Dublin (veja clicando aqui) e desta vez a Thainara vai falar um pouco sobre a participação que teve no Dublin Fashion Festival. Espero que gostem!

– – – – – –

Olá leitores do Vida na Irlanda, meu nome é Thainara Dias, sou Bacharel em Moda no Brasil e talvez por esse motivo, antes de vir pra Irlanda, sempre me perguntava como seria o mercado da moda aqui na Irlanda,pois em meio de milhões de pessoas tirando dúvidas sobre o mercado de TI não sobrava um espacinho para a moda.

Foi então que cheguei aqui e pude ver com meus próprios olhos que ele existe sim! E é maior do que eu imaginava, com direito a semana de moda e oportunidades de estágio para interessados no assunto. Aqui ela se chama Dublin Fashion Festival e é o principal evento de moda da Irlanda (a última edição foi em setembro).

Acho que depois dessa  introdução consegui explicar mais ou menos onde queria chegar e vou contar um pouco sobre como acontece o Dublin Fashion Festival (DFF),  falando inclusive sobre experiência de trabalhar nos bastidores do evento – que consegui participar por acaso depois de acessar a página deles no facebook onde haviam postado um anúncio procurando voluntários. Enviei meu CV na mesma hora e fui chamada! Yes! Ah e é isso mesmo, o trabalho voluntário significa não ter pagamento, mas para os interessados a oportunidade de participar de um evento bacana como esse é irrecompensável!

Voluntárias do Dublin Fashion Festival

O DFF acontece como qualquer evento de moda no mundo, a cada 6 meses, para dar início as coleções de inverno e verão e nada mais é do que uma junção de vários eventos paralelos que movimentam a cidade durante 4 dias, entre eles: desfiles, workshops, concursos e muito mais!

Fashion Workshop na Arnotts com Angela Scanlon

Há uma programação pra organização do evento intensa que antecede estes 4 dias e inclui fazer divulgação do evento e a produção do lookbook, que é o produto final, entregue nos dias dos desfiles, para divulgar as novidades e tendências dos patrocinadores do evento.

Fash Dash – Concurso de Beleza Natural
As duas finalistas Maysa e Bruna (à esquerda) representam a beleza brasileira

Alguns dos desfiles acontecem durante o horário comercial, em plena luz do dia, nas duas principais ruas de comércio da cidade como na Henry Street e na Grafton Street. Eles são feitos em uma passarela improvisada para que todos nas ruas possam conferir um pouco das novidades da estação que estão nas lojas participantes.

Desfile na Grafton Street

Desfile na Henry Street

O desfile principal, o Creative Quarter Fashion Show, acontece com o intuíto de revelar as criações dos maiores nomes locais da moda. Com a participação da apresentadora Amanda Byram para comandar o evento, o evento deste ano aconteceu em frente ao Powerscourt Centre, que pra mim foi uma escolha perfeita, pois o lugar por si só já tem um visual maravilhoso!

O brinde final

O Dublin Fashion Festival é um evento que não se compara aos grandes eventos das principais capitais da moda no mundo, mas tem uma ideologia sensacional que envolve cultura local, dentro dos padrões que a Irlanda é capaz de comportar. E para as meninas que gostariam de uma experiência na área fica a dica pra ficar de olho no próximo evento e quem sabe conseguir um espacinho lá.

Beijos, Thai.

Fotografias gentilmente cedidas por Ronan Healy

Postado por: | Comments (14)

  1. Ufa!!! Que bom saber que não só de TI, vive Dublin!!
    Chego na Irlanda em Janeiro, e confesso que nas últimas semanas estive um pouco deprimidinha exatamente por estar com a impressão de que eu só encontraria um certo tipo de pessoas em Dublin, sei lá, me veio a cabeça que Dublin poderia ser uma espécie de Boston, com toda uma comunidade de mineiros,enfim… mais tranquila agora,rsrsrs!!

    Comentário by Dana — 24/10/2012 @ 6:11 pm

  2. Olá Dana,

    Obrigada pelo comentário!
    Fico feliz em saber que você curtiu o post e há uma comunidade brasileira bem grande aqui, mas há uma variedade de nacionalidades enorme também!
    Espero que curta tudo na Ilha Esmeralda!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 12:29 pm

  3. Eita que felicidade!!! Mesmo ñ trabalhando com moda aqui no brasil, sou apaixonada pelo assunto e ano que vem quando chegar em Dublin vou ficar de olho pq eu quero mto conseguir estar num evento fashion, nem q seja como voluntária!!!!

    Comentário by Jéssica Ferreira — 24/10/2012 @ 10:13 pm

  4. Olá Jéssica,

    Obrigada pelo comentário e espero que possa curtir a moda aqui na Irlanda bem como todos os seus outros interesses!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 12:35 pm

  5. Tarsila , achei o post o maximo ! Adoro moda e saber que a Irlanda tambem é ativa nesse ramo é muito bom.
    Tarsila isso me fez lembrar uma das duvidas que tive quando comecei a pensar em como serao meus dia em Dublin, parece pura futilidade mas
    eu sou MUITO vaidosa, e cuido muito do meu cabelo, sou loira de ”farmacia” entao faço retoques de raiz constantemente rs bem que vc poderia falar sobre saloes de beleza e produtos de beleza que sao comercializados ai em Dublin , já que em 1 ano tem muita riz de cabelo pra retocar ! eu gostaria muito de estar preparada pra tudo quando chegar em dublin! fica a ideia entao
    bjs

    Comentário by Danielle — 25/10/2012 @ 8:04 pm

  6. Olá Danielle,

    Obrigada pelo comentário! É um prazer poder ajudar e temos também de agradecer à Thainara, queg gentilemente escreveu este post para o Vida Na Irlanda.
    Vou buscar mais informações sobre salões e produtos e farei posts em breve! Obrigada pelas sugestões.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 12:51 pm

  7. tenho graduacao e pos graduacao em moda, trabalhei anos no brasil!!! para ser sincera, aqui voce nao vai achar mais do que esses trabalhos voluntarios!!! com muita sorte vc consegue trabalhar no buying ou merchandising de POUCAS lojas, ja que a maioria dos ateliers e head office ficam fora dessa roca!!! a moda aqui para mim e decepcionante!!! tenso!!!

    Comentário by aninha — 25/10/2012 @ 10:56 pm

  8. Olá Aninha,

    Obrigada pelo comentário. Fico triste em saber que mesmo com a sua experiência e conhecimento não há oportunidades na área de moda, mas desejo muita sorte e sucesso durante a sua experiência por aqui. Obrigada por compartilhar sua vivência!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 12:52 pm

  9. Hola Tasila,aqui estoy otra vez para felicitarte por tus post mas recientes,los de italia,..y éste de moda que me parece super in,todavia no termino de leer TODOS tus post,todos los dias dedico un tiempito,a saber un poco mas de irlanda a través de tus dicas y comentarios buenisiiimooos,pronto llegaré a dublin y me gustaria felicitarte personalmente,espero que puedas leer en espanhol, leo y hablo portugues ya que vivo en lisboa,pero no escribo muy bien portugues.,espero entiendas.Beijinhos para ti e o Eric.

    Comentário by osmary — 26/10/2012 @ 11:56 am

  10. Olá Osmary!

    Gracias por el comentario! Sí, entiendo Español, pero yo no hablo muy bien. Estoy muy feliz de que te dedicas un poco de tiempo cada día para leer el Vida Na Irlanda! Avísame cuando llegues. 🙂

    Besos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 1:04 pm

  11. Ah Tarsila que post demais!
    To em Dublin fazem alguns meses já mas sempre entro pra dar uma olhadinha..
    Sou formada em moda, e estou procurando algumas oportunidades mesmo que voluntárias só pra não voltar para o Brasil sem ter tído nenhuma experiência na área, e acho que um evento desses seria o ideal! Bem legal mesmo! Parabéns!

    Comentário by Juli Almeida — 28/10/2012 @ 1:09 pm

  12. Olá Juli,

    Obrigada pelo comentário. Fico feliz em saber que você vem dar uma espiadinha aqui mesmo depois de ter chegado na Irlanda. 🙂
    Espero que encontre todas as oportunidades que está procurando e desejo muito sucesso!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 1:22 pm

  13. Olá Tarsila. Primeiramente gostaria de dizer que essa sua iniciativa do blog é louvável. Está me ajudando muito. Pretendo viajar em março/13. No entanto, gostaria de saber se vc conhece por aí algum curso para tradutores iniciantes, de preferencia cursos presenciais. Estive pesquisando alguns, mas é a distancia. Sou professora de ingles aqui no Brasil. Quero aperfeiçoar o idioma e de quebra fazer um curso que é minha paixão. Um grande abraço.

    Comentário by Rilane — 08/01/2013 @ 5:25 pm

  14. Olá Rilane,

    Muito obrigada pelo carinho! 🙂
    Já chegou por aqui? Vai chegar em breve? Espero que faça uma ótima viagem!
    Cursos para tradutores aqui são complicados, já que a maioria é de irlandês para inglês (as duas línguas oficiais). Recomendaria que você fizesse um curso profissional de inglês, algo como formação de professores, pois ele dá uma ampla base da língua que você pode levar para um curso de tradução no Brasil (português/inglês e vice-versa).

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 11:22 am

Sorry, the comment form is closed at this time.