04/12/2012

Imigração: Inspeção de bagagem

Tive uma experiência interessante ao voltar do Brasil nesta última sexta-feira. Pela primeira vez em toda minha vida tive minha bagagem inspecionada pela alfândega (Customs) no aeroporto de Dublin.

source

Depois de passar pelo oficial da imigração e recolher minhas malas na esteira rolante, queria era sair do aeroporto e encontrar o Eric. Bem, na saída sempre há funcionários de segurança da alfândega para fazer inspeção de malas e pela primeira vez fui abordada por uma funcionária que me perguntou de onde eu estava vindo e logo em seguida ela me pediu, com muita educação e gentileza, para que eu passasse minhas malas na máquina de raio X.

Eu sei que isto é um procedimento normal e acredito que não tenha nada a ver com o fato de eu ter vindo do Brasil, mas com o fato de eu ter duas malas grandes, já que a maioria dos passageiros que chegaram no mesmo horário tinham apenas 1 mala de mão ou pequena.

Antes mesmo de colocar as malas no Raio X eu sabia que teria de ter paciência, pois nunca sabemos quanto tempo este tipo de procedimento leva, mas como sempre digo, se você não deve nada e não tem nada ilegal na mala, não há o que temer.

Fique tranquilo, pois você sabe o que há na mala e não há problema algum.

Coloquei ambas malas no raio X e depois de analisar o resultado (que eu não vi e nem sei o que ela viu) ela pediu para que eu abrisse minhas malas em uma mesa, logo ao lado do Raio X. Levei minhas malas até a mesa e antes de abri-las ela me perguntou: “Foi você que fez sua própria mala?”, “Alguém pode ter mexido ou alterado o conteúdo da sua mala?”, ou seja, perguntas de praxe, e eu respondi que tinha sido eu mesma que havia feito minhas malas e que era responsável pelo conteúdo delas.

Como é um procedimento normal, não devemos ficar ansiosos ou nervosos, afinal de contas o funcionário só está inspecionando se as coisas que você tem são autorizadas, nada mais.

Ela mexeu na minha mala, retirou alguns itens e me perguntou o que eram. Dois itens chamaram particularmente a atenção dela assim que ela veio da máquina de Raio X: Uma caixa de sabonetes da Natura que estava embrulhada em um saco plástico (sei lá o que ela pensou que poderia ser) e uma caixinha de brincos que ganhei dos meus sogros (que ela me perguntou quanto custou). Depois de fuçar aqui, mexer ali e acolá nas minhas duas malas e depois de me perguntar o que era mais isso e aquilo, a funcionária agradeceu pela minha paciência e me liberou para ir embora. Fechei minhas malas, as coloquei de volta no carrinho e saí sem problema algum.

Foi a primeira vez que inspecionaram a minha bagagem na alfândega e fiquei muito tranquila. Claro, sei como ficamos apreensivos com uma viagem ao exterior, entrando em um novo país, muitas vezes sendo até mesmo a primeira viagem para fora do Brasil e sem lá muito domínio do idioma, mas realmente não há o que temer. Se tiver dúvida, peça para o funcionário falar mais devagar ou para escrever o que ele deseja. Se for complicado, explique que você não fala inglês direito, mas que quer ajudar. (I don’t speak English very well but I want to help). Lembre-se que se você não tem produtos ilegais (drogas, armas, explosivos, etc.) na mala e nem está contrabandeando produtos não há motivo nenhum para ficar preocupado.

Moral da história: Se isto acontecer com você no aeroporto não se sinta acuado, recriminado ou agredido. É um procedimento padrão que acontece normalmente, inclusive nos aeroportos no Brasil, portanto recomendo que você faça suas próprias malas e saiba o que há dentro delas e se houver inspeção (foi a minha primeira em quase 6 anos de Irlanda) mantenha serenidade e tranquilidade e tudo vai dar certo!

Postado por: | Comments (36)

  1. Não tem segredo realmente, já passei nos EUA e no Brasil, mas das duas vezes só passei pelo raio-x, tudo ok e não pediram para eu abrir a mala.

    Comentário by Thiago — 04/12/2012 @ 2:46 pm

  2. Olá Thiago,

    É isso mesmo, mas às vezes nos sentimos inseguros, especialmente se não temos domínio da língua! Obrigada por deixar sua experiência registrada aqui! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/02/2013 @ 12:57 pm

  3. Aconteceu o mesmo comigo logo que cheguei aqui mas foi bem tranquilo também, apesar de ter desconfiado que fui revistado por ter vindo do Brasil pois o segurança decidiu fazê-lo logo depois de eu responder de onde vinha. 😛

    Comentário by Adryan — 04/12/2012 @ 2:56 pm

  4. Oi Adryan!

    É uma situação desconfortável, mas não é nada demais, não é mesmo? 🙂
    Dá mais segurança saber que tantas outras pessoas tiveram a mesma experiência e que é algo tranquilo.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/02/2013 @ 12:58 pm

  5. Legal, sempre tive dúvidas de como isso funcionava exatamente obrigado

    Comentário by kelvin — 04/12/2012 @ 3:57 pm

  6. Oi Kelvin!

    Ah, é um prazer poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/02/2013 @ 12:59 pm

  7. Tarsila tudo bem? Gostaria saber se é possível/ se vc indica alguma seguradora, para a compra do seguro internacional ai na Irlanda ao invés do Brasil? Obrigado, bjs.

    Comentário by Guto Silva — 04/12/2012 @ 8:59 pm

  8. Olá Guto,

    Normalmente os pacotes oferecidos pelas escolas são os mais em conta (via pacote de intercâmbio). Tenho uma amiga que precisou comprar seguro-saúde por conta própria e o valor é extremamente alto. Contudo se o que você precisa é somente de um seguro para cobrir despesas básicas para viagens para outros países (ou seja, você já tem o seguro da escola, mas quer um seguro-viagem irlandês para viajar pela Europa) eu recomendo o seguro do Bank of Ireland (mas este não é válido para o propósito de registro junto à imigração).

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 18/02/2013 @ 1:04 pm

  9. Olá Tarsila.

    Em primeiro lugar parabéns pela serenidade. Eu provavelmente ficaria nervoso e lá se iria toda a gramática correta do inglês hehe Minha pergunta é a seguinte: não me recordo se foi aqui no Vida na Irlanda, no facebook, ou em outro site que vi que alguns brasileiros levam cigarro para vender na Irlanda pois o cigarro aí é muito caro. A alegação padrão é que seria para uso próprio pois o indivíduo gosta de tal marca, por isso estaria levando.

    Então, quando você menciona drogas como sendo ilegal, cigarro se encaixa como ilegal em uma mala?
    Ou você se refere a outras drogas como maconha, craque , enfim, outras que todos sabemos que é ilícito.

    Minha dúvida é em relação ao cigarro especificamente. Eu não fumo, mas pensei em levar algumas caixas para levantar uma graninha… 😀

    Abraço

    Comentário by Fernando — 05/12/2012 @ 4:19 am

  10. Olá Fernando!

    Obrigada pelo carinho e comentário.
    Eu já falei sobre cigarros aqui: http://www.vidanairlanda.com/2011/10/imigrando-fumar-na-irlanda.html
    Sim, alguns brasileiros trazem cigarros para vender já que o custo aqui é alto. O cigarro não é uma droga ilegal, mas há limites quanto a quantidade, que é 200 cigarros (unidades), ou seja, um pacote com 10 maços com 20 unidades cada.

    Quando digo drogas ilegais estou falando de qualquer substância que é vendida e utilizada ilicitamente (maconha, cocaína, etc.)

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 18/02/2013 @ 1:08 pm

  11. Oi Tarsila, tudo bem?
    Falando um pouco mais sobre isso, qual dica você nos daria(talvez isso rende até um novo post) para quem esta indo para Irlanda e levando na bagagem produtos do Brasil, exemplo: cachaça bahiana, eletrônicos, produtos de beleza em certa quantidades(para revenda) e etc. Digo isso pq tenho amigos por ai e sempre rola aquela famosa “listinha de souvenir”.
    Alguma dica pra nós?

    Abraços e sucesso sempre nesse seu excelente trabalho!

    Comentário by Clovis Rosa — 06/12/2012 @ 1:54 pm

  12. Olá Clovis,

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Algumas pessoas sempre pedem algo que sentem saudade, então é relativo o que trazer pois depende de quem você vai encontrar por aqui. Normalmente as pessoas pedem artigos que não encontram na Irlanda. Muitas meninas dizem que não há produtos para cabelos cacheados ou então preferem os esmaltes brasileiros, que são bem mais em conta; Aqui não há cachaça ou “café” forte como o brasileiro e há também o cigarro, que é mais em conta no Brasil do que na Irlanda, portanto são coisas que as pessoas costumam revender. Vale a pena lembrar que há limites para o que você pode trazer de acordo com a alfândega. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 18/02/2013 @ 6:22 pm

  13. Olá , Tarsila
    gostaria de saber em relação a produtos brasileiros(comidas) que só tem aqui no brasil e gostaria de levar pra Irlanda, pq provavelmente não deve ter ai. existe alguma restrição de produtos?

    Comentário by Hugo Luz — 07/12/2012 @ 1:55 am

  14. Olá Hugo!

    Há sim algumas restrições. Não é permitido por exemplo levar produtos alimentícios não-industrializados, também não é permitido o transporte de sementes e plantas.
    Em relação a quantidade, alguns produtos também apresentam limitações, veja: http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/BagagemAcompanhada.htm

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 18/02/2013 @ 6:29 pm

  15. Tarsila,

    Excelente trabalho o qual você desenvolve aqui no seu blog, tira tantas das minhas dúvidas 😀 …faço uso de remédios diários, meu medo será levar várias caixinhas do mesmo e a imigração confisca-los 🙁 , com isso, fica a dúvida, mesmo munida de uma receita, dá para levar?
    Trata-se de um remédio aqui no Brasil, conhecido como Puran.

    Comentário by Camila — 13/12/2012 @ 4:59 pm

  16. Olá Camila!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário.
    Vamos lá: Eu não sei de nenhuma pessoa que teve remédios confiscados pela imigração. Sim, pode acontecer, mas nunca ouvi nenhum relato. Recomendo que leia estes artigos:
    http://www.vidanairlanda.com/2011/04/se-virando-em-dublin-doencas-e-remedios.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/06/saude-e-anticoncepcionais-na-irlanda.html

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/02/2013 @ 9:46 am

  17. Quando eu cheguei na Irlanda a maioria dos voos estavam sendo desviados de Dublin por causa do famoso vento, então pousei em Shannon e me pediram pra passar as malas no raio x, meu inglês era intermediário então pra mim não foi muito complicado, mas eu tinha embalados as malas no aeroporto de Guarulhos então não me pediram pra abir, mas vi outras malas abertas sendo minuciosamente revistadas.

    Comentário by Karina — 17/12/2012 @ 1:08 pm

  18. Oi Ka!

    Obrigada pelo comentário!
    Que interessante que você chegou em Shannon! 🙂
    Ainda bem que você não teve nenhum problema, afinal de contas é procedimento padrão mesmo.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 21/02/2013 @ 9:35 am

  19. Tarsila,
    Estranhei você ter dito q foi a primeira vez! Fui à Irlanda uma vez apenas e nem lembro como foi a entrada e saída. Mas nos EUA, onde tenho ido com certa frequencia, vc tira sapato, cinto, passa pelo raio-x, levanta o braço, às vezes é até apalpado. Fora que na última viagem (acabei de chegar de Washington DC) minha mala, que eu tinha trancado com cadeado, foi aberta (ou seja: arrebentaram o cadeado) para Inspeção tanto na ida quanto na volta.
    A única coisa q achei estranha na tua estória foi ela perguntar “Quanto custou”… Essa, eu nunca tinha ouvido.

    Comentário by Ana — 17/12/2012 @ 8:48 pm

  20. Oi Ana,

    Obrigada pelo comentário. 🙂
    Pois nos EUA é diferente mesmo, lá o “Screening” é bem intenso. Sempre há uma inspeção padrão (aquela que vc só passa a mala de mão) durante a conexão entre Brasil-Irelanda e vice-versa (seja em Londres, Amsterdam ou qualquer outro aeroporto), mas a inspeção assim que chega para sair, foi realmente a primeira vez.
    Não sei porque ela me perguntou o valor do objeto, mas não era nada demais mesmo. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 21/02/2013 @ 9:42 am

  21. Ola, Estou indo para Irlanda e queria saber se posso entra com minhas insulina na mala de mão?
    Que quantidade posso levar, se posso levar para os 7 meses que vou ficar ai.
    Obrigadoo desde de já

    Comentário by Rodolpho — 19/12/2012 @ 12:24 pm

  22. Olá Rodolpho!

    Recomendo que você dê uma olhada neste site: http://www.diabetes.ie/ talvez você consiga um cartão médico com eles que dê desconto na compra de insulina aqui na Irlanda.

    Lembre-se que dependendo da quantidade de insulina que você pretende trazer do exterior para a Irlanda, ela pode ser transportada em uma sacola refrigerada. A sede da Federação de Diabetes da Irlanda também fornece estas sacolinhas e fica localizada na Gardiner Street (tel 1850 909 909 ou 01 8363022). O valor é de € 35 para o tamanho grande (contém 12 frascos e uma caneta) ou € 40 para o tamanho extra grande (tem contém frascos e uma caneta). A insulina deve ser transportada como bagagem de mão e é essencial ter uma carta e receitas médicas que indiquem que você tem diabetes. Mantenha a insulina na embalagem original.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 21/02/2013 @ 9:57 am

  23. Tarsila.. eu também estou indo em Janeiro e gostaria de tirar algumas dúvidas:
    tipo: vou ficar quase 10 horas em Frankfurt por causa da conexao..
    tem como tomar banho nesses aeroportos? vou viajar quase 35 horas ..
    exaustivo, neh? =/ se posso, como fica com relações aos produtos de beleza?
    nao posso levar na bagagem de mao alguma coisa, posso? tipo liquidos nem pensar…?
    to muito confusa com relaçaõ a isso!
    Obrigada por nos esclarecer tanto com esse blog.. venho acompanhando voce a quase 1 ano! bjo

    Comentário by Débora Leite — 27/12/2012 @ 1:33 am

  24. Olá Débora,

    Nossa, 35h?! Meu Deus, que conexão horrível! Até onde sei não há chuveiros nos aeroportos, mas se você for ficar uma noite, você pode se hospedar em algum hotel próximo ao aeroporto (ah tadinha!).
    É possível levar líquidos na mala de mão, mas estes tem de estar em frascos de até 100 ml, veja mais aqui: http://www.vidanairlanda.com/2012/02/imigrando-restricoes-para-a-bagagem-de-mao.html

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 25/02/2013 @ 10:07 pm

  25. Olá,Tarsila,como vai? Estou indo para Dublin agora em Abril.Sou de Salvador,Bahia.

    1º: Tarsila,sou muito grato por você ter esse blog.Hoje me sinto mais preparado e seguro para ir para Dublin graças a você.Vi que você gosta muito de artes e vou comprar algo que represente Salvador e quero lhe presentear por tudo isso que você fez por mim.Quando estiver perto de ir vou entrar em contato contigo para marcarmos algum lugar aí em Dublin,ok?

    2º: Tenho uma dúvida comigo.Vejo que muitas pessoas levam bebidas e cigarro para vender aí.Estou planejando levar 2 pacotes de cigarro e 2 garrafas de cachaça na mala.(pra vender tb)Será se isso me traria problemas na imigração?O que você acha e recomenda?

    3º: Como estará o clima aí em Abril? Muito frio? Imagine uma pessoa de Salvador (30º) chegando em Dublin?rs

    Mais uma vez obrigado por tudo!bjos

    Comentário by Anderson Seippel Cardim — 28/12/2012 @ 4:53 am

  26. Olá Anderson,

    Estou ótima e você? Abril, já está chegando hein?

    Vamos lá:
    1. Muito obrigada por tanto carinho, fico muito feliz mesmo de poder ajudar e é claro! Será um prazer poder conhecê-lo 🙂

    2. Normalmente não há problemas em trazer produtos para venda, mas há limites.
    Os bens permitidos para quem vem de países que não fazem parte da União Européia, como o Brasil são:

    Qtd máxima:

    Cigarros – 200 unidades (1 pacote)
    Destilados (whiskey, vodka, gin, etc.) – 1 litro
    Produtos intermediários (ex. sherry, port, sparkling wine, etc.) – 2 litros
    Vinho – 4 litros
    Cerveja – 16 litros

    Outros itens (ex. presentes, souvenirs, perfumes, roupas, etc.) €430 por adulto
    Se você tem menos de 17 anos você não pode viajar com produtos com álcool ou tabaco.
    Mantenha as notas fiscais das suas compras, caso necessite comprovar

    Itens probídos ou restritos

    Alguns itens só podem entrar na Irlanda com licensa de importação.

    * Armas de fogo
    * Munição
    * Explosivos e fogos de artifício
    * Armas
    * Materiais obcenos ou indecentes (livros, revistas, impressões ou gravações de vídeo)
    * Plantas ou bulbos
    * Animais vivos ou mortos
    * Pássaros, carne de aves ou ovos
    * Espécies em extinção
    * Carne ou produtos com carne, leite ou produtos com leite, alguns alimentos.
    * Feno e palha (mesmo como embalagens)

    3. O clima aqui em Abril já é mais ameno (por volta de 10/12 graus) que continua sendo bem frio para os padrões brasileiros. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/02/2013 @ 8:09 pm

  27. Ai, que situação. Passei por isso justamente em Dublin também.
    Não tinha nada ilícito na mala, mas como era Natal, metade da mala eram presentes do boticário para os “in-law”! hahahaha!! Mas fiquei muito constrangida mesmo foi com a moça abrindo minha caixinha “sex-shop”. Falei com ela, “você podia abrir isso virada pra você, por favor?” Rsrsrs. Puxa vida, ainda despachei na bagagem pra não aparecer no raio x da bagagem de mão… Não deu. rsrsrs

    Comentário by Greice — 04/01/2013 @ 11:20 am

  28. Olá Greice,

    É acontece, mas ainda bem que não é nada demais né? 🙂
    A gente pode até passar alguma vergonha, como no seu caso, mas o intúito não é intimidar ninguém.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/03/2013 @ 12:46 pm

  29. Olá Tarsila,

    Parabéns pelo blog, ajuda demais nas nossas inseguranças!
    Embarco amanhã para Dublin! e estou na dúvida se levo arroz 7 grãos que costumo comer aqui, são 3kg em embalagem industrial, eles podem confiscar?

    Comentário by Beta — 26/02/2013 @ 4:27 am

  30. Olá Beta!

    Obrigada pelo comentário! Espero que tenha feito uma ótima viagem e que esteja curtindo a Irlanda.
    Puxa vida, normalmente não é permitido o transporte de grãos entre Brasil e Irlanda, mas talvez por ser uma embalagem industrial fechada, comprovando que é um alimento industrializado eles relevem a questão. Caso inspecionem sua bagagem há sim a possibilidade de confiscarem.
    Mas me conte, o que aconteceu de fato? Houve inspeção? Você trouxe o arroz?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/05/2013 @ 6:50 am

  31. Oi Tarsila!

    Primeiramente quero te parabenizar pelo trabalho que você faz, pois tem ajudado muito os intercambistas. Quero levar ervas para fazer chá, tipo boldo, camomila,mate… e eu tbm gostaria de levar castanhas do pará, de caju… não é para vender e sim para consumo mesmo. Será q teria algum problema?

    Comentário by Andreia — 03/03/2013 @ 6:41 pm

  32. Olá Andreia!

    Obrigada pelo comentário e carinho. Fico feliz em poder ajudar.
    Vamos lá: O trânsito de ervas e castanhas é complicado, contudo é possível trazê-las desde que estas sejam industrializadas, ou seja, elas devem estar em pacotes industrializados fechados, garantindo assim que são para consumo e não plantio/tráfico/etc.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 14/05/2013 @ 8:35 pm

  33. Olá Tarsila, tudo bem?

    Poderia me informar se podemos levar feijão na bagagem?

    Obrigada.

    Rosangela.

    Comentário by Rosangela — 03/03/2013 @ 9:32 pm

  34. Olá Rosangela,

    Sim, é possível desde que ele seja industrializado e esteja fechado na embalagem original (sem ter sido aberto), na bagagem despachada.

    Espero ter ajudado,

    Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 11:11 am

  35. Boa tarde Tarsila!

    Acho engraçado dúvidas sobre o que pode levar de alimentos nos aviões para não tem problema na imigração e ser impedido, mas queria saber se eu posso levar pão de queijo. Teria algum problema? Seriam 14h de viagem…

    Muito obrigado,
    Arthur.

    Comentário by Arthur Farias — 16/01/2014 @ 6:19 pm

  36. Olá Arthur,

    Obrigada pelo comentário.
    Vamos lá: Normalmente alimentos caseiros e frescos são proibidos a menos que você os consuma, ou seja, não em grande quantidade, contudo massa para pão de queijo (em saquinho, por exemplo), é tranquilo. Isto porque normalmente produtos industrializados com as embalagens originais lacradas (sem interferência) não são vistas como ameaça e podem ser inspecionadas sem problemas.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 20/05/2014 @ 8:41 am

Sorry, the comment form is closed at this time.