19/05/2010

Onde estudar? General English na Dorset College

Oi pessoal! Tudo bem com vocês? Faz tempo que não nos falamos não é mesmo? Bom, para não perder o ritmo aqui vai mais uma entrevista! Espero que seja útil!

Por favor saibam que meus posts não servem para divulgar ou promover nenhum lugar, mas somente para informar as pessoas. Os entrevistados não são meus amigos para que não haja nenhum tipo de influência e as opiniões contidas aqui são exclusivamente do entrevistado.

Então lhes apresento a… NAIARA!

A Naiara é de Itaúna – MG e antes de decidir vir pra cá ela era casada e nunca imaginou morar fora. Depois de se separar, conheceu alguém muito especial que tinha planos de vir para a Irlanda…alguns meses depois ela pediu para amigos e familiares cuidarem das suas coisas, pegou empréstimos no banco, ligou para a agência Go To London e fez as malas. Chegou na terra dos leprechauns sem falar nada de inglês e depois de dois anos aqui tem um trabalho estável e não tem certeza se quer voltar pro Brasil…querem saber mais? É só ler…

Qual seu nome e sua idade?

Naiara Assis, 26 anos

Qual o seu curso e escola?

General English – na Dorset College. Seis meses de aula e seis meses de férias.

Há quanto tempo está aqui na Irlanda e há quanto tempo estuda na sua escola?

Estou na Irlanda há 2 anos e estudei na Dorset por 9 meses.

Por que você escolheu a Dorset College of English?

Meu namorado e mais três amigos estudavam lá, escolhi por indicação e pelo preço, que era uma das escolas mais baratas.

Qual o seu objetivo em estudar aqui?

Vim para aprender inglês e pra quem sabe, juntar um dinheirinho.

Qual sua opinião sobre seu curso?

Infelizmente a estrutura é muito pequena, enquanto eu estudei lá a escola passou por uma reforma e todos os dias eu estudava em uma sala diferente com um professor diferente, ficamos muito perdidos. Às vezes, se a quantidade de alunos mudasse durante o curso, eles até mesmo mudavam o nível todo para outro prédio. Depois de um tempo, quando eu mudei de nível, acertaram isso, mas foi muito estressante. Pelo menos manteram o mesmo professor, mas no geral achei muito bagunçado.

Você acha que existe diferença entre estudar aqui e no Brasil?

Sim. No Brasil eu estudei muitos anos na Number One e lá eu estava no nível Intermediário. Estudar no Brasil somente duas vezes por semana nem se compara. Aqui a gente estuda todos os dias e o sotaque é outro. A gente tem de se virar, estudar e falar com pessoas de outros países. Eu até trabalhava com um brasileiro, mas depois que ele foi embora me forçei a praticar mais o inglês no trabalho.

O que você acha que sua escola oferece de diferencial?

O material didático é muito bom.
A escola no geral também é eficaz, tudo que eu precisei, eles resolveram rapidamente.

O que você mais gosta e menos gosta na sua escola?

Eu gostei muito dos meus professores, inclusive de professores de outras salas, pois o relacionamento com os alunos é muito bom. Ficamos amigos mesmo. Até fomos visitar um professor na casa dele em Belfast!
O que eu menos gostei foi da falta de recursos e estrutura, houve muita mudança nas salas e nas aulas.

Você gostou de estudar na Dorset College?

Sim, no geral foi uma experiência legal, eu só não estudei na parte da noite lá. Quando comprei o curso, a opção mais barata era para o curso vespertino (da parte da tarde) e me disseram que se eu precisasse eu poderia mudar, mas não avisam que para mudar o horário das aulas é necessário pagar uma taxa extra.

Quantos alunos tem na sua sala/curso?

O número de alunos varia. Em média uns 10 alunos, nunca menos de 6 e nunca mais de 12.

Qual sua opinião sobre o horário e duração das aulas?

Achei o horário bom, não era cansativo, de segunda a sexta das 9:00 às 12:30.

Você tem alguma sugestão para a melhoria da escola?

Sim, acredito que eles podem acertar essa questão do espaço físico, pois distrai o aluno e tira toda a atenção da aula. Eles também poderiam oferecer cursos noturnos para os alunos que trabalham durante o dia, acho que a escola tem de dar suporte aos alunos.

O que você gostaria que tivessem lhe dito sobre a escola/curso antes de você chegar aqui?

Ah, eu trouxe muitas coisas porque não sabia o que iria encontrar, minha dica é para que as pessoas tragam nada, ou melhor, o mínimo possível, porque nossas roupas do Brasil não são adequadas ao clima daqui e dá pra se comprar coisas aqui tranquilamente.

Outra dica que posso dar é para ter um mínimo de inglês. A gente sai do Brasil pensando: “Chego lá e trabalho de qualquer coisa”, mas é necessário falar um pouco para coseguir fazer as coisas. Chegar aqui sem inglês gera muita frustração – você terá dificuldades para se virar no dia-a-dia, sem saber como reagir. Dá sim pra se virar, mas é um processo muito sofrido.

Quando seu curso acabar, o que você pretende fazer?

Meu curso já acabou e estou procurando outra escola para renovar, não sei ao certo onde. Também quero voltar para o Brasil e por um lado tenho um pouco de preguiça, pois terei de começar tudo de novo lá.

Essa é a experiência da Naiara com a Dorset College. E a sua experiência? Onde você estuda? No Brasil ou na Irlanda (ou em outra parte do mundo?) Dividam um pouco das suas expectativas – O que querem conhecer? Quais escolas estão oferecendo nas agências no Brasil? Deixem comentários!

Até amanhã!

Postado por: | Comments (36)

  1. Parabéns pela entrevista! Ficou muito boa. Uma das coisas mais importantes é a escola que a pessoa decide estudar. Pois é lá que vai criar os primeiros contatos e fortalecer a língua inglesa, para aproveitar ao máximo o intercâmbio.
    Blog está sensacional! Continue postando! Abs,
    Pedro

    Comentário by Pedro — 20/05/2010 @ 3:41 am

  2. Obrigada Pedro!
    Fico feliz que o Vida Na Irlanda está agradando o pessoal!
    A escola é, de fato, uma das escolhas mais importantes que o aluno faz quando vem pra cá. Por isso acho relevante ter as perspectivas de quem já está aqui. 🙂
    Volte sempre!

    XoXo

    Tarsila

    Comentário by Tarsila — 20/05/2010 @ 4:37 am

  3. Oi Tarsila, tô até agora no Blog, já li tudo e adorei todos os cometários e todos os tópicos abordados aqui.

    Eu queria saber se pode entrevistar algum atual estudante da Dorset, alguém que esteja lá agora ou que acabou de terminar o curso, alguém que nos possa falar um pouco da atual escola, se vale a pena ir pra lá ou se o curso é bom idependente de outros fatores. Só pra gente ter uma visão geral do que nos aguarda! rsrs
    Estamos mesmo ansiosos. Um beijo.

    Muito obrigada!

    Comentário by Stela — 20/05/2010 @ 3:23 pm

  4. Oi Stela! Vou buscar encontrar alguém atual. Ainda tenho outras escolas para entrevistar, mas conforme vou conseguindo, vou postando! 🙂

    Beijinhos!

    Comentário by Tarsila — 21/05/2010 @ 8:49 am

  5. Ah, muitíssimo obrigada.

    Seu Blog está muito bonito e super completo!

    Beijos.

    Comentário by Stela — 21/05/2010 @ 12:35 pm

  6. Obrigada Stela! 🙂 Continue visitando, afinal de contas esse blog é pra todos vocês.

    Comentário by Tarsila — 21/05/2010 @ 11:03 pm

  7. Se a escola é bom, pq ela está procurando outra para renovar? rsrsrssr Eu sou sempre curiosa!

    Tarsila,

    Sei que essa dúvida não é com vc! rsrsrsrs

    beijos

    Comentário by Daniela Azevedo — 06/08/2010 @ 5:48 pm

  8. Oi Daniela!

    Eu sei que a dúvida não é comigo, mas acho importante mencionar que as pessoas buscam renovar o visto em lugares diferentes tem motivos super variados. Talvez seja o horário, o preço, os amigos estão em outra escola, um desconto, a localização, a presença… tudo isso conta e pode ter certeza de que em 6 meses muita coisa acontece.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/08/2010 @ 6:47 pm

  9. Quis dizer : boa *

    Entendi. Eu sempre vejo as pessoas dizendo isso. Vou renovar com outra escola, daí fico achando meio estranho, ou melhor super estranho! Mas o que você diz, faz sentido.

    Comentário by Daniela Azevedo — 08/08/2010 @ 2:34 pm

  10. Oi Daniela!

    Eu entendo, parece estranho mesmo, mas como eu disse, os motivos que movem as pessoas são os mais variados possíveis, quem sabe é até válido perguntar nas próximas entrevistas o porquê as pessoas querem renovar em outra escola, não é mesmo? Obrigada pela pergunta! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/08/2010 @ 11:30 pm

  11. nossa que entrevista legal !!!! muyito bom tarsyla. Sabia que olho o seu blog todo dia? engraçado é que quanto mais eu olho mais eu encontro algum post antigo e interessante ! parabéns! tô ai dia 27/12 bjos

    Comentário by Nairon — 18/09/2010 @ 9:13 pm

  12. Olá Nairon!

    Muito obrigada pelos elogios e pelas visitas diárias! 🙂
    Logo logo você estará em terras celtas, hein?

    Te desejo uma ótima viagem!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/09/2010 @ 9:31 am

  13. Olá Tarsila,

    Primeiro gostaria de parabenizá-la pelo excelente trabalho e dedicação em ajudar os novatos nesse desafio.

    Estou fechando um intercambio e estou em duvida entre duas escolas: Dorset e Delfin.

    Em relação a $$$, a diferença nao é significativa. Então gostaria de saber um pouco mais sobre a Delfin, pois a Dorset, nossa Colega Naiara ja me ajudou bastante.

    Desde ja agradeço

    Marcos

    Comentário by Marcos — 25/09/2010 @ 3:19 am

  14. Olá Marcos!

    Muito obrigada pelo elogio! 🙂 Fico muito feliz em poder ajudar!

    Eu estou tentando conseguir uma entrevista com a Delfin, muito embora não tenha tido retorno ainda, estou tentando e assim que conseguir coloco uma entrevista com um aluno da escola no ar.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/09/2010 @ 1:09 pm

  15. Olá Tarsila,

    Obrigado pela ajuda, mas acho que nao vai dar tempo… rsrsrs

    Vou fechar meu intercambio essa semana. Provavelmente na Delfin mesmo. Tentei encontrar depoimentos de pessoas que estudaram lá na internet, mas sem sucesso. Mas olhando positivamente, deve ser por ter pouco brasileiro la, espero eu.

    Beijos

    Marcos

    Comentário by Marcos — 27/09/2010 @ 2:20 pm

  16. Olá Marcos!

    Infelizmente eu não tenho como adiar este processo. Não conheço pessoalmente ninguém da escola e ainda não obtive retorno, o que complica minha vida, mas estou tentando. Se você realmente fechar com a Delfin, já fica o convite para quando você estiver por aqui, para ser meu entrevistado, que tal?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2010 @ 10:12 pm

  17. Olá Tarsila,

    Ja fechei. Eu tava angustiado com a demora. Há 3 meses estou pesquisando rsrsrsrs. Preferi pensar que, se quase nao encontrei ninguem falando da escola, é porque tem pouco brasileiro. rsrsrs

    De qualquer forma, gostaria muito de ser entrevistado por você. Fechamos assim.

    Se quiser me add no msn, fique a vontade m_kulesza@hotmail.com

    Beijos

    Marcos

    Comentário by Marcos — 29/09/2010 @ 12:44 am

  18. Olá Marcos!

    Sem problemas! 🙂 Espero que dê tudo certo e que a escola preencha as suas expectativas.

    Eu tenho um msn mas é raríssimo utilizá-lo, portanto eu prefiro ser contatada pelos comentários no Vida Na Irlanda.

    Nos falamos em breve e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/09/2010 @ 1:28 pm

  19. oi estou chegando ae dia 13 e vou estudar na grafton college meu ingles e iniciante queria informaçao sobre a escola grafton e dicas pois meu ingles e iniciante total.

    obrigado e parabens pela pagina.

    Comentário by Edson j dos santos — 27/10/2010 @ 12:17 pm

  20. Olá Edson!

    Seja bem-vindo ao Vida Na Irlanda!
    Eu já fiz uma entrevista com dois alunos da Grafton College, confira a opinião deles aqui:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/06/estudar-na-irlanda-grafton-college.html

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/10/2010 @ 12:19 am

  21. olaaa.

    gostaria de saber se a dorset tem apenas este horio de 9:00 as 12:30 ou se tem horarios para o os turnos de tarde e noite para o curso de ingles.

    Comentário by guilherme — 27/11/2010 @ 2:49 pm

  22. Olá Guilherme!

    Eu não conheço especificamente os horários da Dorset College mas observando o site deles – – pode-se notar que há dois tipos de curso: 1) Standard General English, com aulas somente pela manhã e 2) Intensive General English com aulas pela manhã e tarde. Acho que também vale a pena você contatar a própria escola para obter mais informações. O e-mail deles é dci@dorset-college.ie

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/11/2010 @ 12:20 pm

  23. Olá gostaria de agradecer primeiramente por ter compartilhado conosco sua experiência, mais eu gostaria de saber se existe mais algum aluno que tenha estudado esse ano na Dorset, pois eu estou indo para Dublin agora em setembro e ouve falar muito bem sobre a escola.

    Obrigado

    Comentário by Igor — 11/09/2011 @ 12:43 pm

  24. Olá Igor!

    Estou buscando entrevistar outro aluno da Dorset College e assim que conseguir uma entrevista eu a colocarei no ar, combinado?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 4:30 pm

  25. Olá, estou prestes a fechar um pacote com a Dorset College e queria informações mais atuais sobre a escola, curso, acomodação ofertados pela Dorset. Tem alguma previsão? Aguardo ansiosamente! bjs

    Comentário by Amanda — 20/07/2012 @ 9:20 pm

  26. Olá Amanda,

    Infelizmente não tenho mais informações sobre Dorset College. Quando tiver, com certeza vira post.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 21/07/2012 @ 12:08 am

  27. Amanda, a agência de Intercambio Mango e acredito que a GoToLondon trabalham com a Dorset – se pedir informações mais atuais acredito que eles te dão.
    Caso contrário veja o site: http://www.dorset.ie
    Também estou pesquisando e estou em duvida de escola.
    Tarsila com base nas suas entrevistas quais escolas tem maior aceitação ?
    pode nos ajudar?

    Obrigada!!!

    Comentário by Virginia — 15/08/2012 @ 2:49 pm

  28. Olá Virginia,

    Não entendi ao certo a sua pergunta, você pode me explicar com mais detalhes o que você quer dizer com “maior aceitação” por gentileza?

    Obrigada! 🙂

    Comentário by Tarsila — 06/11/2012 @ 12:37 pm

  29. Boa noite, queridos! Estou organizando meu intercâmbio e com os orçamentos que tenho até agora achei o preço muito salgado e pesquisando pela internet descobri que muitas pessoas compram apenas um mês e renovam o curso na própria escola e por um preço bem menor. Isso é verdade? Compensa fazer isso? E tenho um nivel básico de inglês e estou com medo de encarar tudo isso sozinho e precisava de opiniões de pessoas que já passaram por isso. Alguém pode me ajudar??????rsrs abraços e agradeço desde já.

    Comentário by EDUARDO MUNIZ — 11/10/2012 @ 12:09 am

  30. Olá Eduardo,

    Obrigada pelo comentário! Eu não conheço ninguém que tenha feito as coisas assim, até porque o visto de estudo para 1 mês oferece uma série de limitações que o visto de estudante para 1 ano permite, como o trabalho legal no país. Já que você não tem tanto domínio da língua inglesa, não é melhor fazer tudo com as orientações de uma agência que pode lhe dar suporte durante a sua experiência? Recomendo que leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda” http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html. Ele oferece bastante informações e reflexões que podem ajudá-lo a ter a experiência que você quer.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 05/01/2013 @ 9:44 am

  31. Oi Tarsila!!!
    Estou fechando um pacote para Irlanda para passar um ano, com 6 meses de curso no Dorset College, segundo a agencia que estou fechando, a cidade possui muitos brasileiros é verdade?
    Estou fechando apenas um mês de hospedagem com a informação de que é muito fácil conseguir alguém para dividir o quarto, isso também é verdade?
    Tenho ingles basico e foi exatamente para voltar fluente, quanto levou de dinheiro quando viajou?
    Pode me esclarecer essas dúvidas?

    Obrigada

    Comentário by Crisangela Santana — 29/11/2012 @ 5:01 pm

  32. Olá Crisangela!

    Eu já falei sobre a quantidade de brasileiros muitas vezes, inclusive abordo isto nas minhas entrevistas mais recentes. Até mesmo escrevi um artigo sobre o assunto com informações obtidas pelo CENSO e pelo registro da Imigração irlandesa, leia mais aqui: http://www.vidanairlanda.com/2013/02/imigrando-quantidade-de-brasileiros-na-irlanda.html

    Um mês de acomodação é o suficiente para que você procure (e encontre) um lugar para morar, mas não deixe para a última hora. Aproveite o tempo para buscar um lugar bacana e aconchegante que preencha suas expectativas.

    O dinheiro para se trazer é relativo, especialmente ao quanto você pretende gastar, mas o mínimo exigido é de €3.000 (fora todos os gastos inclusos no pacote do intercâmbio)

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 15/02/2013 @ 8:46 pm

  33. Tarsila, parabéns. Obrigada pelo E-book.

    Pretendo embarcar com uma amiga em breve. Você tem uma previsão de uma nova entrevista com um aluno da Dorset?

    Abraço!

    Comentário by Rosangela — 03/04/2013 @ 1:15 am

  34. Olá Rosangela,

    Obrigada pelo comentário e carinho. Fico feliz em ajudar.
    Infelizmente não tenho uma previsão para fazer a entrevista pois as pessoas que conheço são de forma espontânea portanto nem sempre é possível entrevistar escolas específicas. Desculpe não poder ajudar mais.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 9:47 pm

  35. Boa tarde.
    Estou gostando muito do seu site, pois esta possibilitando um maior conhecimento sobre a irlanda, que é aonde estou planejando fazer intercambio no ano que vem.
    Com a sua experiência gostaria de saber qual seria uma escola boa pra eu poder fechar um pacote, não conheço ninguém que foi estudar em Dublin e como você tem experiência com várias pessoas, de várias escolar, gostaria de pedir essa ajuda.

    Desde já. Muito obrigada.

    Comentário by Jéssica Caroline Santos — 05/04/2013 @ 9:22 pm

  36. Olá Jéssica,

    Obrigada pelo carinho e fico feliz em poder ajudar.
    Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.

    Para encontrar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 10:15 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.