18/05/2010

Conhecendo a Irlanda: Howth

Howth é uma pequena vila portuária que fica no condado de Dublin. Conhecida pela pesca, Howth abriga bons estabelecimentos que oferecem uma grande variedade de produtos e todos fresquinhos (e muito mais baratos que nos supermercados). Mas Howth não é só isso – Howth é uma experiência.

Para chegar lá, você pode pegar um ônibus ou o Dart e não importa qual o meio de transporte você prefira, você chegará ao cais de Howth – a parte mais badalada da vila. Os barcos aportados, a área verde e os restaurantes ao redor montam um cenário agradável, que nos convida a tirar um cochilo depois de comer lulas empanadas…

Durante a primavera e o verão, aos sábados e domingos há uma feirinha com muitas barracas que oferecem os mais diversos produtos – sucos, frutas frescas, sorvetes, cupcakes, cartões, quadros, roupas vintage e livros – tudo regado ao bom humor dos locais. Nos meses frios, especialmente no final do ano, uma pista de patinação no gelo é montada na área. Ou seja, não interessa a época do ano, sempre há o que fazer em Howth.

Aproveite sua visita para conhecer o Howth Summit – ou seja, o Pico de Howth. É só pegar o ônibus 31 (do centro ou do cais de Howth) em direção ao ponto final – pertinho do pico. Uma leve caminhada de, no máximo 5 minutos e pronto – você está lá!

O Howth Summit é um lugar muito tranquilo e é ideal para ser explorado por quem curte fazer caminhadas e pequenas trilhas, quem quer fazer um picnic diferente, ou quem sabe, pedir alguém em casamento (como fez Leopold Bloom, personagem de Ulysses de James Joyce). Em um dia de céu aberto é possível até mesmo ver o país de Gales – ou seja, não dá pra perder.

Seja qual for o seu objetivo, Howth cabe no seu roteiro, nem que você vá até lá só para ver as focas no porto (sempre simpáticas e querendo uma comidinha, claro)…

Espero que gostem de lá! Até o próximo post!

Howth
Co. Dublin

Como chegar lá:
Ônibus 31, que sai da Eden Quay ou DART – sentido Howth.

Postado por: | Comments (8)

  1. Tarsila!!! Adoro seus comentarios, toda vez que vou a um lugar por aqui, venho primeiro no VIDA NA IRLANDA e so depois parto pro Wikipedia rsrsrsrs. Estou indo hoje a Howth com umas amigas e espero gostar e desfrutar das dicas, que estao todas aqui registradas. Bjossss

    Comentário by Lissandra — 14/01/2012 @ 9:09 am

  2. Olá Lissandra!

    Muito obrigada pelo carinho e por sempre consultar o Vida Na Irlanda! 🙂
    Como foi sua experiência em Howth? Gostou? Durante o verão vale bastante a pena pois o clima é gostoso e há sempre uma feirinha rolando aos domingos, é uma delícia!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/02/2012 @ 11:16 pm

  3. Seria interessante uma matéria sobre a diversidade de peixes e outroa frutos do mar vendidos nesta vila e média de preços.

    Comentário by Dalva — 14/11/2012 @ 10:19 pm

  4. Olá Dalva,

    Obrigada pelo comentário e pela sugestão sobre a diversidade de peixes e outros frutos do mar vendidos em Howth.
    Vou buscar fazer uma matéria!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/01/2013 @ 12:26 pm

  5. Legal, Tarsila, inclusive com preços dos mais conhecidos pela comunidade brasileira. Salmão, bacalhau fresco, outros peixes ( do mar), polvo, lula, etc… Sobre os peixes por nós desconhecidos, seria interessante uma abordagem do nome, tipo ( carne clara, escura, com muita ou pouca espinhas)Tenho uma proposta de um projeto com frutos do mar à moda brasileira, capixaba e baiana, das moquecas, ao arroz de polvo e caldeiradas e quem sabe pode ser fruto de uma parceria? Sou especialista em frutos do mar. Já fui proprietária de um restaurante nesta especialidade antes de me tornar professora de Jornalismo.
    abraços

    Comentário by Dalva Ramaldes — 10/01/2013 @ 3:16 pm

  6. Olá Dalva,

    Que bacana! Quanta experiência! Como não tenho o mesmo conhecimento provavelmente não tenho como fazer uma matéria tão profunda, mas vou com certeza buscar mais informações!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 1:10 pm

  7. Tarsila, vou a Dublin em dezembro como sempre rsrs… como sei q é frio e chuvoso será q ainda sim seria possivel uma ida Howth e Howth Summit? rsrsr… Consigo pegar o onibus pra Howth na Busaras ( aquela perto do departamento de policia)?

    Comentário by Simone Rumão — 05/06/2014 @ 8:10 pm

  8. Olá Simone,

    Realmente dezembro não é a melhor época para visitar Howth mas é possível sim. Você não precisa pegar um ônibus na Busaras já que o ônibus comum (Dublin Bus) 31 e 31A deixam você pertinho do Summit, além de passar pela vila.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/06/2014 @ 6:16 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.