13/07/2009

Glendalough

No dia 28 de Junho fomos (Juliana, Murilo, Ivone (mãe do Murilo), Eric e eu) à Glendalough (se pronuncia GLENDELOC) , um lugar lindo que fica em Wicklow.


Um pouquinho da história do lugar…

Glendalough ( Do irlandês: Gleann Dá Loch, que significa “Glen dos dois lagos”) é um vale localizado no Condado de Wicklow, conhecido pelas construções monásticas do começo da idade média, fundadas no século 6 por São Kevin, um sacerdote ermitão e destruídas em 1398 por tropas inglesas. (Bááásico)

Kevin era um descendente de uma família poderosa de Leinster (uma região da irlanda) e enquanto crescia foi instruído por três homens religiosos – Eoghan, Lochan e Eanna em Glendalough.

Pouco tempo depois ele retornou ao lugar com um pequeno grupo de monges e fundou um monastério, onde “dois rios se encontram para formar uma confluência”.


Ele deixou alguns manuscritos que descrevem sua luta com um “monstro” – estudiosos acreditam ser referências ao processo de auto-análise, confrontando tentações. Sua fama religiosa se espalhou, atraindo muitos seguidores. Kevin faleceu em 618. Hoje as ruínas são uma pequena parte da história, pois antigamente o monastério apresentava salas para a escritura, quaryos para hóspedes, enfermaria, acomodação para monges e para grande parte da população da área.

Ah, por aqui também foram filmadas partes dos filmes “Excalibur”, “Rei Arthur” e “Coração Valente”.

A gente por lá…

Ok, a visita principal foi à Glendalough, mas conhecemos lugares muito bacanas no caminho (ida e volta). Passamos pela pequena vila pesqueira de Bulloch, em Dalkey (área bam bam bam, onde só vivem os ricos e famosos)


vimos um pedacinho do castelo da Enya…


mas não pudemos entrar na rua onde mora o Bono (sim, o Bono do U2), em função do assédio excessivo dos fãs…

Isso não foi nenhum problema, pois a Irlanda oferece coisas muito mais interessantes a serem vistas, como o lindo cafézinho onde paramos antes de chegarmos em Glendalough. Havia um pequeno rio que passava por uma ponte super charmosinha (sim, eu sou romântica!)


Ainda passeamos pelas belas montanhas de Wicklow, podendo apreciar uma linda cachoeira no meio do caminho…


Observando a fauna local…


E conhecendo m

istérios que se escondem dentre as montanhas. Essa foto abaixo mostra um pântano. Sim, nós estamos no meio de um pântano que não parece pântano. Esse lugar é hoje protegido pelo governo e não pode ser explorado, mas foi durante muitos séculos o motivo pelo qual os irlandeses sobreviveram. Dessa região (e algumas outras pelo país) eram retiradas “turfas” (material de origem vegetal, parcialmente decomposto, encontrado em camadas, geralmente em regiões pantanosas. Sob condições geológicas adequadas, transformam-se em carvão e são comumente utilizadas para o aquecimento doméstico). Como é difícil diferenciar o que é pântano do que é “caminhável”, tem de se prestar muita atenção para não acabar pisando no que se acha que é grama e acabar afundando até a cintura…


De quebra passamos pela ponte onde foi filmada uma cena do filme “P.S. eu te amo”.


E conhecemos um lago chamado Loch Tay, mais conhecido como o Lago Guinness, pois além de ter as águas naturalmente negras como a cerveja, o formato do lago se assemelha ao de uma pint (esse copo engraçado aí ), com direito ao colarinho bege no topo… (olhem para o lago vendo a pint de lado…) – Perfeito!

Vale MUITO visitar! Beijos!

Postado por: | Comments (35)

  1. Que lugar mágico! Certeza que eu vou dar uma choradinha ao ver o castelo da Enya. Amo ela!

    Comentário by Rodolfo Collin — 16/10/2010 @ 1:37 pm

  2. Oi Rodolfo!

    Glendalough é um lugar muito especial e vale a pena visitar! Quanto ao castelo da Enya, não é tão fácil vê-lo, mas quem sabe você não consegue vê-lo mais de perto quando estiver aqui?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/10/2010 @ 10:59 pm

  3. Ola, somos (eu e meu marido Fabio) brasileiros, estamos na Irlanda e hj a tarde passamos o dia em Glendalough, lindo! Pode-se dizer que esta terra cura a alma, o corpo e a mente! Abracos da Irlanda para todos os viajantes.

    Comentário by Marinei Carvalho — 03/03/2011 @ 8:46 pm

  4. Olá Marinei.

    Que bacana que vocês foram a Glendalough, é lindo mesmo.
    É um lugar em muitos aspectos, especial. Fico feliz em saber que vocês curtiram a experiência e se precisarem, é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/03/2011 @ 3:38 pm

  5. Oi tarsila, amei as fotos deste lugar!!
    Cheguei na Irlanda há pouco mais de 2 semanas e estou morando em Bray. Quero muito conhecer os lugares bonitos e turisticos aqui, mas não estou conseguindo ver como posso fazê-lo. Por exemplo, acho que para ir a este lugar aqui, o melhor é ir de carro né? Para poder apreciar todos os pontos… Mas eu não me arriscaria dirigir por aqui, é mto diferente!rs.. Vc tem outra sugestão???
    Olhei o site que vc sugeriu de aventuras na irlanda, de uma cia de turismo, mas tem que acampar e nesse frio, nao animei mto não!rs….
    Quem sabe vc n ajuda a gente falando um pouco mais sobre como viajar pela ilha hein?! só uma sugestão!rs

    Bjoo e obrigada!!

    Dressa

    Comentário by Andressa — 08/03/2011 @ 8:09 pm

  6. Olá Andressa!

    Que bacana que você curtiu Glendalough! É lindo mesmo.
    Bom, para conhecer alguns lugares basta ir no Tourism Office em Dublin (Um na Suffolk Street e o outro na O’Connell Street), pegar um folheto/flyer do passeio que você quer fazer e comprar o pacote ou ligar para o número indicado. Os day tours daqui são bem bacanas e permitem que além de apreciar a paisagem você conheça um pouco mais do lugar, já que, normalmente o motorista é também o guia.
    Veja estes sites:

    http://www.paddywagontours.com/
    http://www.daytoursunplugged.ie/
    Para mais opções, visite os Tourism Offices.
    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/03/2011 @ 9:30 pm

  7. Oi Tardila, tudo bem?

    Estou pensando em ir para Wicklow este domingo, porém queria a sua opinião sobre como chegar lá. Você acha que vale mais a pena comprar um day tour que saia de Dublin e faça os passeios lá ou ir de trem ou ônibus até Wicklow e chegando lá fazer os passeios por conta própria? Digo em relação a valor e tbm a facilidade, não sei se é fácil chegar aos pontos principais por lá indo por conta própria.

    Muito obrigada pela ajuda!!

    Comentário by Camila — 08/06/2011 @ 10:41 pm

  8. Olá Camila!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Eu prefiro fazer day tours porque não preciso me preocupar em como vou chegar ou voltar e as atrações normalmente estão inclusas, ou seja, ainda aprendo um pouco mais sobre onde quero conhecer; mas cada pessoa é de um jeito, você pode ser mais independente e querer fazer do seu jeito, é muito pessoal. Eu prefiro pagar e não me estressar, a menos que eu tenha muita confiança no que estou fazendo.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/06/2011 @ 5:13 pm

  9. Oi Tarsila!
    Esse lugar é lindo mesmo! Por falar em filme, você sabe em que parte da Irlanda foi gravado algumas cenas do filme Leis da Atração (Laws of Attraction) com Pierce Brosnan e Julianne Moore???
    Obrigada e até.
    Sandra

    Comentário by Sandra Dantas — 19/08/2011 @ 12:28 pm

  10. Olá Sandra!

    Obrigada pelo comentário!
    De acordo com as informações no IMDB o filme foi gravado em diversos lugares, incluindo Bray e Humewood Castle no condado de Wicklow e em Dublin.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 19/08/2011 @ 3:25 pm

  11. Olá Sandra.
    Moro em Dublin e estou indo para Glendalough no próximo final de semana.
    Gostaria de saber que caminho vocês fizeram para conhecer estes lugares… eu ia pegar a R115, mas não sei se passa por esses mesmos lugares…

    Sabe me dizer?

    Obrigado,
    Leandro.

    Comentário by Leandro M Oliveira — 11/01/2012 @ 9:53 pm

  12. Olá Leandro!

    Eu utilizei o serviço de Daytour, portanto não sei lhe dizer o caminho que o motorista fez. 🙁 Desculpe não poder ter ajudado a tempo, mas espero que tenha curtido bastante Glendalough. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/02/2012 @ 9:07 pm

  13. Olá Tarsila!!!
    Você sabe me dizer quanto sai mais ou menos um passeio desse pelo day tours?
    Obriigada

    Comentário by Nádia Steganha — 05/07/2012 @ 6:45 pm

  14. Olá Nádia,

    Obrigada pelo comentário. O valor de um tour para Glendalough (incluindo também outros pontos) sai entre €40 e €30, sempre pergunte se há desconto para estudantes! 🙂

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 10:09 pm

  15. Tarsila,
    Eu e meu esposo vamos em Lua de mel pra Irlanda em dezembro e gostaria muito de fazer esse passeio a Glendalough. Acha q é uma época boa ou o tempo por lá em dezembro é muito ruim?

    Comentário by Simone — 09/08/2012 @ 6:21 pm

  16. Olá Simone,

    Glendalough é linda em qualquer época do ano, eu só temo que, como o tempo neste ano está muito frio, talvez possa nevar e isto pode dificultar o acesso. O passeio é lindo, mas é importante se agasalhar muito MUITO bem pois por lá é tudo aberto e não há abrigo.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/11/2012 @ 10:25 pm

  17. … desde já obrigada e parabéns seu blog ajuda a muitos tenho certeza!!!

    Comentário by Simone — 09/08/2012 @ 6:22 pm

  18. Oi Tarsila, estava agora pensando no filme, e nas cenas lindas que tem da Irlanda, em que eu sempre falava quando assistia: “Poxa quando eu for na Irlanda, quero visitar esses lugares”. Aparecem campos floridos..nossa, pensa! rs
    Mas estou querendo fazer um curso rápido e passear um pouco nos finais de semana, dá para ir no sábado pela manhã e voltar no mesmo dia, partindo de Dublin? Outra coisa, como penso em ir em Janeiro, no caso é inverno, não veria portanto as paisagens dessa forma, correto? =/
    Beijokas,

    Rose

    Comentário by Rose — 13/09/2012 @ 2:53 am

  19. Olá Rose,

    Sim, dá com certeza. Há inclusive várias agências de turismo que fazem Day Tours para Glendalough e outros lugares, durante o ano todo. A diferença provavelmente é a frequencia, mas se não estiver nevando (que também não é comum por aqui) dá para conhecer sim, mas vai estar bem mais frio 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 7:45 pm

  20. Tarsila agradeço imensamente o carinho em me responder. Estou chegando na Irlanda dia 08 de dezembro. Vou apenas com uma mochila rsrsr. Quero me acabar na Penneys kkkkk bjão

    Comentário by Simone — 06/11/2012 @ 7:19 pm

  21. Olá Simone,

    Disponha e espero que esteja curtindo Dublin! Já se acabou na Penney’s? Me conte como está sendo sua aventura por aqui!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 5:18 pm

  22. Noooooooooooooooooooooooossa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Na minha viagem terei que conhecer este lugar incrível 🙂
    Simplesmente mágico e tenho certeza que farei fotos inesquecíveis.

    Comentário by Gabriela Rodrigues — 12/11/2012 @ 4:33 pm

  23. Olá Gabriela,

    Não deixe de conferir Glendalough, é lindo mesmo e em um dia ensolarado, nossa! Demais!

    Espero que curta bastante!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/01/2013 @ 11:49 am

  24. Olá, como eu faço para chegar nessa ponte do filme Ps. Eu te amo? E você acha que em um dia é possível conhecer Wicklow?

    Comentário by munira — 02/01/2013 @ 7:13 pm

  25. Olá Munira,

    Não é possível conhecer Wicklow (o Condado) inteiro em um dia, mas dá pra fazer um passeio legal através de um Day Tour, inclusive este passeio que fiz foi com um, então é só procurar a opção que tenha a ponte do P.S. Eu te Amo no pacote. Nos diversos pontos de venda de bilhetes (Tourism Office) há vários folhetos explicativos de uma grande variedade de passeios.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 28/02/2013 @ 9:59 pm

  26. Tarsila, Glendalough é a minha cidade preferida, tanto que jogo The Sims 3 com este “mundo”. Fiquei encantado e magnéticamente sempre me senti atraído por esta região, tantos seus costumes, músicas, danças e algo mais que está escondido em minh’alma e que sempre me deparo com as músicas célticas me chamando de volta para… um lá tão saudoso e perdido no tempo. Fiquei muito feliz em saber que ainda existem românticos como eu! Sláinte agus Rathúnas

    Comentário by Fleeck — 07/01/2013 @ 3:22 pm

  27. Olá Fleeck!

    🙂 Obrigada pelo comentário!
    Ah, quando se trata de Irlanda estamos falando de uma amor mesmo!
    Fico feliz em saber que Glendaglough é tão especial para você.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/03/2013 @ 6:24 pm

  28. Olá Tarsila,

    Adoro suas postagens. Fui em Wicklow semana passada e pude apreciar esses lugares. Eu falo inglês, mas minha audição não está muito acostumada com o sotaque Irish então não entendi muito o que o Guia falava, agora com certeza ficou mais claro e muito mais fascinante. Um grande bjo e estou muito ligada nas suas informações pela internet, por que fazem apenas duas semanas que estou aqui, lutando pelo inglês e trabalho. Um grande abraço e sucesso!!!

    Comentário by Angela Leite — 13/02/2013 @ 5:38 pm

  29. Olá Angela!

    Obrigada pelo comentário. Que bacana que você curtiu Wicklow mesmo sem entender muito porque, vamos combinar, é lindo de tirar o fôlego né? 🙂

    Espero que esteja aproveitando tudo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/04/2013 @ 1:57 pm

  30. Oi, Tarsila. Seu blog é uma maravilha e ajuda MUITO. Mas realmente preciso da sua ajuda com uma questão.
    Eu to indo no próximo mês para Dublin e pesquisei algumas agências que cobrissem pacotes combo com Glendalough e Powerscout State, mas só achei duas e infelizmente uma não tem data para a tour nos dias em que estarei na Irlanda e a outra está com um preço um pouco salgado.
    Você teria como me dizer se tem alguma maneira de ir de ônibus ou trem para esses lugares? Pq as opções que encontrei só dão lugares ermos e sem referência se são perto ou não.
    Agradeceria muito se pudesse me dar alguma dica pq minha amiga e eu já não sabemos mais como proceder e não queríamos passar pela Irlanda sem visitar esses lugares.
    Beijos

    Comentário by Raquel — 19/06/2013 @ 3:08 am

  31. Olá Raquel!

    Muito obrigada pelo carinho.
    Vamos lá:
    Não há serviços de trens direto para Glendalough, mas você pode pegar um trem na Connolly Station (em Dublin) até a cidade de Rathdrum e de lá um taxi (taxi – aprox. 20 minutos e custo de aprox. €15)

    Também não há ônibus público direto para Glendalough, mas assim como o trem você pode pegar um ônibus em direção à Wexford e descer em Rathdrum e de lá pegar um taxi.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 07/08/2013 @ 9:11 am

  32. Oi, Tarsila.
    Eu já voltei de viagem, mas consegui ir a Glendalough. Fui através de um day tour package que incluía o Powerscourt State tb. Adorei a Irlanda. Consegui visitar todos os lugares que eu queria.
    Mais uma vez obrigada pelas dicas. Seu blog é ótimo.
    Beijos

    Comentário by Raquel — 07/08/2013 @ 9:32 pm

  33. Olá Raquel!

    Que delícia! Fico muito feliz em saber que tudo deu certo e espero que a Irlanda tenha sempre um lugar especial no seu coração!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/05/2014 @ 9:20 am

  34. Ola é possível e fácil ir glendalouch de comboio,sem ter de ir num day tour? Obrigado

    Comentário by nuno alves — 11/08/2013 @ 10:44 pm

  35. Olá Nuno,

    Infelizmente não há transporte público até Glendalough então a melhor opção é ir com o Day Tour mesmo, a menos que você alugue um carro.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 10/05/2014 @ 9:55 am

Sorry, the comment form is closed at this time.