21/09/2010

Conhecendo a Irlanda: Trinity College

Quem vem para Dublin com certeza já teve ter escutado alguma coisa sobre a Trinity College.

Localizada no coração de Dublin, há apenas um quarteirão do Rio Liffey (rio que cruza a cidade de Dublin) está a entrada principal da Trinity College. Esta é a universidade mais famosa e mais antiga da Irlanda, fundada em 1592 pela Rainha Elizabeth I.

Como resultado das tradicionais influências Anglo-Irlandesas as famílias protestantes preferiam que seus sucessores estudassem aqui do que na Inglaterra.

A prova da qualidade de ensino desta instituição foi a formação de importantes nomes na literatura como Jonathan Swift, Oliver Goldsmith, Oscar Wilde, Bram Stoker, J.M. Synge e Samuel Beckett, na política, como Edmund Burke, Wolfe Tone, Robert Emmet, Edward Carson e Douglas Hyde.

Originalmente, esta universidade pública somente aceitava alunos protestantes, contudo alunos católicos também poderiam ser aceitos, desde que abrissem mão de suas crenças. Embora estas restrições religiosas tenha sido abolidas em 1873, o clima protestante ainda se manteve forte na universidade. Hoje em dia não há mais restrições religiosas, na verdade, a maior parte dos alunos da Trinity College são católicos.

A entrada principal é chamada de West Front e exibe as estátuas do filósofo Edmund Burke e do poeta Oliver Goldsmith.

Assim como o Spire na O’Connell Street, esta entrada é um dos mais conhecidos pontos de encontro da cidade.

A praça principal abriga um campanário, ou seja, uma torre de aproximadamente 12 metros de altura, que abriga o sino da universidade.

Diz a lenda que se você estuda na universidade e está esperando para receber seus resultados, você jamais deverá passar por baixo do campanário.

Se você o fizer, você será reprovado. Lenda ou não, é melhor não arriscar…

Ao lado esquerdo do campanário há uma estátua um tanto particular. Ela representa Provost Salomon, que opunha à entrada de mulheres na Trinity e ainda ousou dizer: “Somente por cima do meu cadáver!” Em 1903 ele faleceu, exatamente quando mulheres começaram a ser aceitas na universidade.

Este prédio (foto acima) abriga a primeira capela universitária na República da Irlanda que aceita todas as denominações religiosas. Há um vitral dentro dela dedicada ao Arcebispo Ussher, que foi um dos primeiros alunos da univerisidade e que até chegou a lecionar por aqui.

Este outro prédio fica exatamente na frente da Capela e vocês podem notar uma enorme semelhança arquitetônica. Contudo, aqui fica o Examination Hall onde acontecem alguns eventos importantes como colações de grau e apresentações. Ah, o lustre deste “teatro” pertencia, originalmente, ao Parlamento Irlandês.

Logo ao lado da Capela está o Dinning Hall (Salão de Jantar), que por dentro exibe os quadros de muitas figuras importantes da universidade. Embora criado em 1742, um incêndio em 1989 causou grandes danos à construção, hoje a construção presente é diferente da original e de acordo com os alunos, ela se tornou um lugar muito mais aconchegante.

Se você passar por baixo do campanário (por própria conta e risco), você estará na Library Square. Um belo gramado que abriga as duas maiores árvores de Maple (perdão gente, não sei a tradução) da Europa. Elas são originárias de Oregon, nos EUA e atribuem a ótima adaptação das árvores ao local onde elas foram plantadas (um antigo cemitério de monges, ou sejam, um local cheio de nutrientes, não é mesmo?)

Na Library Square também há uma escultura, mas esta é moderna. Feita por Henry Moore em 1969, ela se chama “Reclining Connected Forms”.

Ao fundo da Library Square está o prédio mais antigo dentro da universidade: Os antigos dormitórios. Esta construção de tijolinhos vermelhos também é conhecida por aqui como Rubrics, e foi construído em 1700.

Se você voltar ao campanário e, desta vez, em vez de cruzá-lo, você virar à direita, você estará na Fellow’s Square.

Aqui você poderá ver a entrada para o prédio que abriga o Book of Kells e a Old Library. Mas em quesito de antiguidade essa “praça” para por aqui, pois é nela que estão a Berkeley Library, a atual biblioteca da universidade (Em homenagem à George Berkeley, que estudou na Trinity quando tinha 15 (!) anos).

e o moderno prédio de Artes e Ciências Sociais.

Originalmente inspirado nos Jardins Da Babilônia, este prédio tinha muitas plantas em seus diferentes “níveis”, mas como a Irlanda é um país conhecido pelo clima úmido e chuvoso o prédio logo começou a mostrar sinais de infiltrações que levaram a remoção das plantinhas “suspensas”.

Dentro do maior prédio moderno, além das salas de aula, há uma pequena cafeteria e uma galeria de arte, chamada Douglas Hyde, que exibe exposições temporárias.

De volta à Berkeley Library, você poderá apreciar duas coisas interessantes. A primeira delas é mais simples e é este globo dourado. Ele é uma escultura feita por Arnaldo Pomodoro e se chama “Sphere within a sphere” (algo como a esfera dentro da esfera). Ela faz parte de um conjunto de esferas espalhadas pelo mundo – no Vaticano, no Irã, em Nova Iorque, Washington, Indianapolis, São Francisco e Califórnia, além de Dublin, é claro. Dizem que originalmente a escultura se mexia, mas que ninguém sabe ao certo como ela funciona.

Agora vem a segunda coisa interessante e talvez a mais interessante desta área da universidade. O prédio que fica atrás da esfera: The Building Museum.

Este é o prédio do departamento de Geologia e abriga um pequeno museu em seu último andar. O exterior dele foi influenciado pela arquitetura bizantina de Veneza e exibe os mais diversos tipos de animais, plantas e flores esculpidos em seus ornamentos. mas o MAIS legal são estes círculos, que são aparentemente decorativos.

Eles, na verdade, exibem todos os tipos de quartz encontrados na Irlanda! UAU!

A Trinity College está aberta para visitações, embora algumas de suas atrações sejam pagas, como o Book of Kells, é possível simplesmente passear por esse campus lindo e cheio de história.

Quem quiser fazer o tour da universidade basta se dirigir ao pequeno quiosque na entrada principal. Os próprios alunos (sempre muito gentis) da Trinity irão atendê-lo e fazer o tour (disponível em apenas alguns horários durante o dia).

O valor do Tour com acesso ao Book of Kells e à Old Library custa €10.00 e vale cada centavo!

Espero que vocês aproveitem o passeio!

Trinity College
College Green
Dublin 2

Postado por: | Comments (25)

  1. Na verdade é uma fonte de culturas diversas nessa escola com muitos alunos de todos os lugares do mundo além de ter um belíssimo prédio arquitetônico onde cada lugarzinho e cada detalhe têm uma historia para contar, parabéns o país viva acultura viva o Brasil e a Irlanda

    Comentário by glauber kenio — 22/09/2010 @ 12:54 am

  2. Nossa Tarsila, que sonho, heim? Estudar nessa universidade é vida ganha! Hahaha. Muito bom o post e fotos lindas, parabéns! Adorei conhecer um pouquinho mais dos principais pontos da Irlanda…! Bjo!

    Comentário by Rodolfo Collin — 22/09/2010 @ 2:54 am

  3. Oi Tarsila! Ótimo post! A Trinity College é realmente encantadora!

    Maple tree é árvore de bordô, um gênero de árvores nativas da Ásia, Europa, América do Norte e algumas regiões da África! Tem várias espécies, essa deve ser nativa da América do Norte, pelo visto. Aparentemente, elas são típicas de locais com clima frio!

    Comentário by Adryan — 22/09/2010 @ 4:42 am

  4. Ah! Só pra constar: a folha na bandeira do Canadá é uma folha de bordô estilizada, que além disso é um símbolo nacional canadense, embora essas folhas possam ter de três à nove “pontas”, sempre em números ímpares! [:d]

    Comentário by Adryan — 22/09/2010 @ 4:45 am

  5. Olá Glauber!

    Seja bem-vindo ao Vida Na Irlanda!
    Fico feliz que você tenha gostado do post e tenho de concordar com você, a Trinity College está cheia de lugares com histórias para contar e para uma visão mais aprofundada eu recomendo o tour feito pelos alunos. 🙂
    Viva a cultura!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 22/09/2010 @ 9:07 am

  6. Oi Rodolfo!

    Muito obrigada pelos elogios. 🙂
    A Trinity é realmente muito prestigiada e uma visita à esta bela universidade é obrigatória aliás, muitas pessoas compram seus almoços (sanduíches, etc.) e sentam nos gramados/escadarias para comer, pois a atmosfera é muito agradável.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 22/09/2010 @ 9:10 am

  7. Olá Adryan!

    Anotado! A Maple Tree é a Árvore de Bordô! Muito obrigada pela informação! 🙂
    E agora eu fiquei um pouco curiosa – Será que a origem etimológica deste nome tem a ver com a cor avermelhada das folhas no outono? Se alguém souber, deixem seu comentário!

    Mais uma vez, obrigada Adryan!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 22/09/2010 @ 9:15 am

  8. Oi Tarsila

    Mais um lugar na lista de lugares a serem visitados, obrigada é realmente espetacular.

    Sônia

    Comentário by Sônia — 23/09/2010 @ 12:08 am

  9. Tá, ficou ótimo esse post e estava faltando vc falar desse lugar incrivel, ainda nao fiz o tour, mas depois de ler o post fiquei com mais vontade ainda! Parabéns, vc mandando mto bem como sempre! beijao

    Comentário by Danubia — 24/09/2010 @ 1:44 am

  10. E para estrangeiro no caso nós brasileiros desejarmos estudar lá? Vc sabe ou conhece se tem algum brasileiro estudando ou que já tenha estudado lá?

    Obrigado

    Comentário by Vitor — 24/09/2010 @ 5:03 am

  11. Nossa que legal Tarsila, um verdadeiro sonho.
    Você sabe se o custo é muito alto para estudar lá?
    Eu estudo em uma Federal no Brasil e tentei entrar em contato com essa universidade a alguns meses para saber se conseguiria algum convênio, mas o coordenador disse que eu teria que fazer alguma prova quando tivesse na Irlanda, mas n falou de custos.
    Obg.
    Bjos.

    Comentário by Raisa — 24/09/2010 @ 8:31 pm

  12. Oi Sônia!

    Você não irá perder a Trinity College, ela fica aberta quase o dia inteiro, embora as visitações guiadas tenham horários específicos. Tenho certeza de que vai gostar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/09/2010 @ 11:15 am

  13. Oi Dan!

    O Tour pela Trinity College vale muito a pena, você tem de ir. Aproveite que o tempo anda mais ensolarado…

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/09/2010 @ 11:16 am

  14. Olá Vitor!

    Estudar na Trinity College não é fácil e para brasileiros a coisa fica um pouco mais complexa. Primeiramente o valor a ser pago pelo estrangeiro é muuuuuito maior do que o Irlandês ou o cidadão da União Européia pagaria. Além disso você deve ter o IELTS com uma pontuação alta, e fazer uma entrevista (organizada pela universidade). Ou seja, você tem de mostrar que tem todas as qualificações necessárias para estudar lá. Se você estiver interessado em cursar algo lá, entre no site da Trinity College http://www.tcd.ie e procure mais informações sobre o curso que lhe interessa. 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Comentário by Tarsila — 25/09/2010 @ 11:20 am

  15. Olá Raisa!

    Eu sei que normalmente há um custo para estrangeiros estudarem na Trinity, contudo eu não sei como funcionam os acordos entre universidades. Você terá de contatar a Trinity para ter mais informações e eu sugiro que faça isso o mais rápido possível, pois é melhor resolver esta questão antes de sair do Brasil. 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/09/2010 @ 11:24 am

  16. Nossa Tarsila, que descrição perfeita…
    A escola, pelo menos mostrada pelo teu ponto de vista ( eu por enquanto concordo, hehee) é extremamente linda e rica em cultura…
    Sobre esse trecho: “árvores de Maple (perdão gente, não sei a tradução)” aqui no Brasil não traduzem também, você compra móveis de madeira Maple, e ninguém sabe de onde veio…(aqui tem alguns tipos: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=madeira%20maple&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi)
    Agora, admite vai… Ou você pesquisou isso tudo, ou você anotou née? Eu nuncaaaa conseguiria lembrar de tantos detalhes assim, até porque, é um mais lindo que oo outro, parabéns..
    O teu blog foi um achado para mim!!!

    Comentário by Carina Portal — 01/10/2010 @ 7:53 pm

  17. Olá Carina!

    A Trinity College é um lugar muito bacana e eu gosto muito de “passear” e “passar” por ela quando eu posso. Espero que você também goste dela!

    Que interessante saber que no Brasil há móveis de Maple (muito legal!)!

    Eu gosto muito de conhecer sobre as coisas e eu fiz o Tour da Trinity College, tirando bastaaaante fotos para lembrar de tudo que foi dito e sempre faço algumas anotações sim (adoro saber as histórias e curiosidades dos lugares), afinal de contas quero que todo mundo tenha as informações corretas. 🙂

    Fico muito feliz que meu blog tenha sido um achado para você e espero vê-la mais por aqui!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/10/2010 @ 4:55 pm

  18. OI Tarsila!

    Você sabe informar se a Trinity College oferece algum curso de inglês para estudantes estrageiros? Sem ser de graduação sabe? Cursos de curta duração, cursos extra-curriculares, como se fossem cursos de extensão. Gratuitos ou não. Estava interessada em quando terminar o curso normal de ingles, fazer um de literatura, ou coisa do tipo, tenho um bom nivel de ingles e quero aperfeiçoar. Não sei se consegui ser clara na pergunta. =)
    beijos e obrigada!

    Comentário by Lorena Luna — 02/02/2011 @ 3:46 am

  19. Olá Lorena!

    A Trinity College tem uma faculdade de Inglês – http://www.tcd.ie/English/.
    Eles tem cursos cursos à noite: http://www.tcd.ie/English/evening/english-literature/
    e de pós-graduação: http://www.tcd.ie/slscs/postgraduate/
    Acredito que sejam todos pagos, por isso, procure informações sobre admissões para alunos internacionais. 🙂
    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/02/2011 @ 1:44 pm

  20. Tarsila,
    Vi que o Vitor fez uma pergunta parecida com a minha, mas no caso eu nao queria curso de graduação, mas acho que olhando no site encontro algo. Vou dar uma olhada la!
    beijos

    Comentário by Lorena Luna — 02/02/2011 @ 3:49 am

  21. Olá Lorena!

    Espero que tenha encontrado as informações que você procura.
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/02/2011 @ 1:48 pm

  22. Obrigada Tarsila! Vou conferir os links! Voce é uma fofa mesmo!
    bjus

    Comentário by Lorena Luna — 06/02/2011 @ 7:58 pm

  23. Olá Lorena!

    Muito obrigada pelo elogio! 🙂
    Disponha e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/02/2011 @ 2:33 pm

  24. Olá, eu gostaria MUITO de tirar uma dúvida. Estou planejando fazer pós-graduação na Trinity College, porém eu gostaria de saber quanto é a renda que eu tenho que possuir para me manter na Irlanda (de acordo com a imigração)?
    Desde já agradeço e PARABÉNS pelo Blog, é ótimo e super bem informado.

    Comentário by Victor — 29/10/2012 @ 4:40 pm

  25. Olá Victor,

    O estudante internacional que vier estudar na Irlanda pela primeira vez e que está matriculado em um curso de no mínimo 25 semanas com carga horária semanal mínima de 15 horas, deve ter acesso a € 3.000, além de comprovar o pagamento das taxas do curso.
    Uma média de valores para se manter na Irlanda de acordo com as entrevistas que faço é de €500/mês.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 1:34 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.