22/09/2010

Estudar na Irlanda: Alpha College of English

Esta semana tive o prazer de entrevistar dois rapazes que vieram para Dublin para estudar na Alpha College of English.

Eles se conheceram no primeiro dia de aula, mas nem sabiam que já tinham muito em comum. Depois de terem desistido de Londres e largarem seus projetos no Brasil, fecharam o pacote com a mesma agência, a STB, inclusive a mesma unidade, da Paulista, e chegaram na Terra dos Leprechauns no mesmo dia! Haja coincidência!

Sem mais enrolações, lhes apresento… ADAN e RAFAEL!

Tanto o Adan como o Rafael são de São Paulo, capital e vieram para Dublin sem falar inglês. O Adan terminou a faculdade de Contabilidade e largou o trabalho de auditoria no Brasil; o Rafael trancou o terceiro ano de propaganda e publicidade. Ambos vieram para aprender o tão necessário idioma. O que eles estão achando desta experiência? Confira abaixo…

Quais é o seu nome e idade?

Adan Bruno Camilo, 23 anos.

Rafael Lima Oliveira, 20 anos.

Qual o seu curso e escola?

Adan & Rafael – General English na Alpha College of English pela manhã.

Adan – A tarde eu estudo business, mas é mais focado em “speaking”. Comecei a fazer isso faz um mês.

Há quanto tempo você está aqui na Irlanda e há quanto tempo estuda na Alpha?

Adan – Há mais ou menos 5 meses. Chegamos no mesmo dia, 25 de Abril de 2010, mas em vôos diferentes.

Rafael –  Nos conhecemos no primeiro dia de aula.

Por que você escolheu a Irlanda?

Adan – Minha primeira opção sempre foi Londres. Até tenho um irmão que está há 2 anos e meio na Austrália que queria que eu fosse pra lá, porque o clima é parecido mas eu queria vir para a Europa. Londres era muito burocrático e o fato de eles exigirem um nível de inglês intermediário também foi um grande fator. Então me planejei, vendi meu carro e assim que terminei a faculdade aproveitei a oportunidade para fazer esta viagem.

Rafael – Eu estava com tudo decidido para ir para Londres, mas por causa do visto, a nova lei de imigração que exige a carta que comprova o nível de inglês…além disto eu estava sem estudar inglês há mais de um ano. O processo é muito burocrático e desisti de ir para lá. Foi quando começei a procurar mais informações sobre a Irlanda.

Por que você escolheu a sua STB e a Alpha College of English?

Adan – Eu procurei a STB (Agência) porque eu não tinha inglês e felizmente estava em um período que pude me dar o luxo de escolher uma agência grande, reconhecida. Pesquisei outras agências, mas escolhi a STB pelo nome. A escola oferecida pela STB é o Eurocentres e na Irlanda a escola da Eurocentres é a Alpha College of English. Além do mais, a menina que vendeu o pacote já tinha morado em Dublin por 1 ano e isto foi muito importante.

Rafael – Já conhecia a STB de nome, pois tenho amigos que já viajaram pela empresa e também por propagandas em revistas. Então eu sabia que era uma agência com nome no mercado e não queria entrar em uma roubada, porque quando a gente viaja não sabe o que vai encontrar.

Qual o seu objetivo em estudar na Irlanda e na Alpha College of English?

Adan – Vim exclusivamente para ganhar o máximo possível de fluência no idioma dentro de 6 meses. Estou aqui há 5. Eu acabei de passar um final de semana em Londres e não tive problemas para me virar, foi tranqüilo. Meu inglês não é ótimo, mas melhorou muito. Outro objetivo meu é lidar com outras culturas, interagir com as pessoas.

Rafael – Basicamente eu vim pelo idioma, para aprender o máximo possível e para viajar, conhecer países diferentes.

Você ficou em host family? Como foi a experiência?

Adan – Sim, fiquei 1 mês em host family e foi ótimo. Infelizmente eu não aproveitei tudo que poderia porque eu não falava inglês, porque eu poderia ter interagido mais com eles. Não tive problema nenhum. Eu só saí de lá porque não tinha como pagar. Por exemplo, hoje divido um quarto e pago € 220 por mês e a host family custava €700 por mês. Se não fosse tão caro, eu teria ficado lá.

Rafael – Eu também fiquei em host family, mas fiquei 2 meses. Minha experiência foi ótima, valeu muito a pena. O pessoal era muito gente boa, sempre brincavam e tentavam conversar, tentando me fazer sentir em casa. A família foi muito simpática e me ajudaram em tudo, me explicavam como chegar nos lugares, que ônibus eu tinha de pegar, indicavam lugares legais para conhecer.

Qual sua opinião sobre seu curso?

Adan – É um curso muito bom. A Alpha College of English é uma escola cara, mas eu não me arrependo de ter gastado tudo que gastei. Eu não estudei em outras escolas, mas sinto que a administração da Alpha se preocupa com o aluno. Sempre que precisei, para qualquer coisa eles foram muito atenciosos, não tenho nada a reclamar.

Rafael – Eu acho o curso ótimo e acho que o investimento vale muito a pena. Os professores e os funcionários são muito atenciosos e te ajudam em qualquer problema e nem precisa ser um problema relacionado à escola. A qualidade do ensino é bom, e porque temos dois professores (um antes do intervalo e outro depois) as aulas não ficam chatas, nem cansativas.

Adan – Além disso a localização é super central, dá para fazer tudo a pé. Eu moro aqui pertinho e não tenho gastos com transporte.

O que você acha que a Alpha College of English oferece de diferencial?

Adan – O corpo decente é muito bom, eu não tenho os parâmetros das outras escolas, mas acho que a qualidade do ensino é um diferencial, além do programa de socialização à tarde e aos sábados, com visitas à lugares legais na Irlanda. Há um professor que vai conosco e ele é muito divertido, na verdade, ele é como um guia turístico, porque ele conta um pouco sobre a história do lugar, faz piadas…

Rafael – A qualidade de ensino é com certeza um diferencial e o nível dos professores também!

Você acha que existe diferença entre estudar aqui e no Brasil?

Rafael – Com certeza. No Brasil você só fala inglês naquele curto período da aula, dentro da sala de aula e não o tempo todo. E olha que eu fiz 1 ano de Yázigi. Aqui existe a oportunidade de praticar mais, dentro e fora da sala de aula.

Adan – Ah, os professores daqui são nativos. Eu estudei no Brasil, mas era só aos sábados e não absorvia quase nada. Eu também não aproveitei a oportunidade. Se você se dedica, você aprende.

Existem muitos brasileiros na escola?

Adan –Não há muitos brasileiros não e na sala eles nem deixam a mesma nacionalidade ficar muito junto, aqui isso é uma coisa mais séria e falar inglês é prioridade.

Rafael – Quando chegamos tinha, no máximo, cinco brasileiros na escola. Agora tem um pouco mais, mas ainda assim são poucos.

O que você mais gosta e menos gosta na Alpha College of English?

Adan – O que eu mais gosto são os professores e o corpo docente. O que eu não gosto, e não é que eu odeio, mas poderia ser melhor é a sala de computação, porque os computadores não são muito bons. Agora que tenho o meu, isto não é um problema.

Rafael – Eu gosto mais dos professores e o que eu menos gosto é a biblioteca, que poderia ser maior.

Você tem alguma sugestão para a melhoria da escola?

Adan – Eu sempre estudo na biblioteca, mas é uma área que tem bastante movimento. Acredito que as pessoas que circulam por lá poderiam considerar que lá é um espaço de estudo, pois a circulação lá atrapalha.

Quais são as nacionalidades dos professores da Alpha College of English?

Adan & Rafael – A maioria é irlandês, mas tem uma polonesa e uma australiana.

Você gosta de estudar aqui?

Adan – Sim, eu gosto. Se eu tivesse de voltar no tempo e fazer tudo de novo, eu estudaria aqui de novo. Voltaria para cá com certeza e não mudaria de escola, nem se precisasse.

Rafael – Sim!

Quantos alunos tem na sua sala/curso?

Adan & Rafael –  A quantidade de alunos varia, mas é uma média de 10 pessoas. No verão chega até 15, mas não passa disso.

Adan – A tarde tem por volta de cinco, sete alunos.

Qual sua opinião sobre o horário e duração das aulas?

Adan – Acho o horário bom. Das 9:00h às 13:00h, aliás, este é um dos motivos pelo qual a Alpha é mais cara. São 4 horas por dia, em vez de 3.

Rafael – A primeira aula é das 9:00 às 10:50, temos um intervalo e daí a segunda aula é das 11:10 às 13:00. O intervalo é bom e o tempo de estudo não é pouco e nem exagerado, é o necessário.

O que vocês gostariam que tivessem lhe dito antes de você chegar na Irlanda?

Adan – Não faça a carteirinha de estudante internacional. Ela é muito mais cara e o Student Travel Card daqui vale bem mais a pena. Dá desconto no McDonald’s e vale em muitos lugares.

Rafael – Encontrar as coisas é fácil. A escola, por exemplo, foi super fácil de achar. Achei que seria difícil e foi um sofrimento desnecessário.

Quando o curso acabar, o que você pretende fazer?

Adan – Vou embora por outras questões, não pela escola, pois eu até considerei ficar aqui até dezembro, mas quero voltar a trabalhar na minha área e volto dia 8 de outubro.

Rafael – Meu curso acaba em novembro e meu plano é voltar, mas antes disto vou usar três semanas para viajar. Depois que voltar ao Brasil pretendo retomar meus estudos.

Muito obrigada pela entrevista meninos! Espero que vocês consigam voltar para o Brasil com um inglês afiadíssimo e que levem também uma experiência de vida inesquecível com vocês!

Alpha College of English

4 North Great Georges Street
Dublin 1
https://www.facebook.com/AlphaCollegeofEnglish

Postado por: | Comments (30)

  1. Oi Tarsila

    Que bom saber das experiências de outras pessoas, que montram tudo q precisamos saber.

    Não esqueça do meu tópico da escola que vou estudar.

    Obrigada
    Bjinhos
    Sônia

    Comentário by Sônia — 23/09/2010 @ 1:41 am

  2. Amei a entrevista !!!
    nossa muito bom ler sobre os estudantes estarem gostando do curso, é animador, estudarei na abbey college apartir do dia 02/01 e não pretendo largar o curso. soube que muitos estudantes acabam ficando enebriados por trabalho e juntar euros e abandonam o curso.
    tarsyla pelo que venho percebendo, quem não pretende ficar 2 anos geralmente volta no mês de dezembro, estou enganado?
    adoro ler as entrevistas =)
    bjos

    Comentário by Nairon Emanuel — 23/09/2010 @ 2:40 am

  3. Mto bom a parte de host family ! rsrsss

    Comentário by Marcos — 23/09/2010 @ 3:18 am

  4. Adoro “O que vocês gostariam que tivessem lhe dito antes de você chegar na Irlanda?”. Os entrevistados sempre dão informações bacanas.

    Comentário by FerNanda — 23/09/2010 @ 4:28 pm

  5. Olá Tarsila,
    É sempre bom conhecer um pouco sobre as experiências da galera que está ai, serve muito para esclarecer nossas dúvidas. Você sempre tão dedicada a nos informar. Obrigada!
    Seria possível postar sobre endereços de escolas versus bairros próximos onde seria possível fazer o trajeto casa-escola caminhando?
    Saudações desde SSA-Ba.
    Sandra.

    Comentário by Sandra — 23/09/2010 @ 11:42 pm

  6. Olá Sônia!

    Tudo bem? Como eu disse, eu tenho buscado informações sobre outras escolas, mas está difícil de conseguir entrevistas. Fique antenada que assim que eu puder eu posto mais opiniões por aqui!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/09/2010 @ 11:30 am

  7. Olá Nairon!

    Sim, é muito comum os alunos ficarem desanimados (especialmente quando a vida cai na rotina, e convenhamos, rotina é rotina em qualquer lugar do mundo). Acredito que isto acontece porque as pessoas perdem o foco. O que mantém as pessoas no rumo certo é o foco de cada um. Há pessoas que vem porque querem passear pela Europa, outras querem trabalhar, outras estudar.
    Se o seu foco é claro, você deve se manter fiel a ele. Toda vez que a tristeza ou saudade bater, devemos lembrar o porquê decidimos morar no exterior e, acima de tudo, se manter focado neste objetivo. Deste modo você irá aproveitar muito mais a sua experiência.

    Essa sua observação em relação ao mês de dezembro é curiosa. Talvez seja porque é antes do Natal e Ano Novo e por isso as pessoas querem estar perto de suas famílias, mas eu realmente não sei o porquê. 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/09/2010 @ 11:34 am

  8. Oi Fernanda!

    Eu também adoro fazer esta pergunta. As experiências de cada entrevistado são únicas e a gente sempre aprende algo bacana, não é mesmo?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/09/2010 @ 11:35 am

  9. Olá Sandra!

    Tudo bem? Achei sua sugestão interessante e posso já avisá-la que você não tem com o que se preocupar.
    A grande (GRANDÍSSIMA) maioria das escolas fica nas regiões centrais de Dublin (Dublin 1, Dublin 2). Por isto, morar no centro da cidade é a pedida dos estudantes internacionais, deste modo as pessoas não gastam com transporte.
    Eu sugiro que você conheça um pouco do layout da cidade, através deste post aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/03/se-virando-em-dublin-entendendo-o-layout-da-cidade.html
    Isto vai ajudá-la a entender um pouco mais como Dublin funciona. 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/09/2010 @ 11:38 am

  10. Olá Marcos!

    Bom, atendendo a pedidos, eles contaram a experiência com a host family. O Vida Na Irlanda está sempre aberto às sugestões de seus leitores. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/09/2010 @ 11:42 am

  11. olá Tarsila!
    estou pretendendo ir em abril de 2011.
    vc tem informações sobre a Euro College?
    obrigada

    Comentário by nathalia — 27/09/2010 @ 4:41 pm

  12. Olá Nathalia!

    Ainda não consegui uma entrevista com pessoas da Eurocolleges, mas consegui alguns contatos! Espero poder entrevistá-los logo, então vamos torcer os dedos para que dê tudo certo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2010 @ 10:21 pm

  13. Hi Tarsila,

    I just had a quick read of your post (using Google translate of course!) and I’m very happy with how well the two guys performed… They should really have done the interview in English but we’ll leave that for now!

    I hope this gives some useful information to your readers about learning English in Ireland.

    Stephen
    (From Alpha College!)

    Comentário by Stephen — 29/09/2010 @ 12:47 pm

  14. Hello Stephen!

    Welcome to Vida Na Irlanda!
    I’m glad you enjoyed the post as both of them seem to be enjoying their life and learning experiences here. 🙂 Hopefully I will have the chance to interview other Alpha College students (in English) in the future.

    Thanks for stopping by!

    Comentário by Tarsila — 29/09/2010 @ 1:09 pm

  15. Oi Tarsila,

    O post que você indicou esclareceu bastante minhas dúvidas, obrigada!

    Comentário by Sandra — 05/10/2010 @ 1:46 am

  16. Olá Sandra!

    Disponha, fico feliz em poder ajudar e se surgirem mais dúvidas é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/10/2010 @ 8:16 pm

  17. ola tudo bem pessoal
    entao

    estou pensando em ir no ano que vem para irlanda estudar ingles , e tipo tenho algumas duvidas .por exemplo para quem nao conhece nada de ingles como é a adaptaçao tipo o aprendizado ja que sao professores nativos isso dificulta um pouco talvez

    e algeum saberia me dizer quanto que se gasta +/- pra ficar um periodo de 6 mese na irlanda incluindo hospedagem e a mensalidadae da escola

    obrigado

    Comentário by bruno — 27/12/2010 @ 6:54 pm

  18. Olá Bruno!

    Aprender inglês em outro país é muito diferente, pois há a imersão na língua. Os professores são qualificados para ensinar a língua inglesa para estrangeiros portanto a adaptação é parte do processo, mas não acredito que seja muito difícil, pois é esta diferença que um curso no exterior oferece. 🙂

    Eu não posso dizer quanto você irá gastar com hospedagem e curso (não há mensalidades, o curso é pago em totalidade antes de se vir para cá), pois seu estilo de vida determina seus custos e só você pode saber o quanto gasta, quais são suas prioridades, objetivos e verba para este projeto. Recomendo que você procure mais informações sobre as escolas que está interessado e que leia estes posts aqui:

    Categoria Estudar Na Irlanda: http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda
    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/se-virando-em-dublin-compras-no-supermercado.html

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/12/2010 @ 5:23 pm

  19. ola bom dia tarsila

    olha eu aqui perturbando denovo rsrs

    então tipo tenho muita vontade de estudar ingles fora e como termino se deus kiser a faculdade este ano, gostarai de saber caso eu resolva estudar na irlanda aonde devo procurar as escolas tipo alguma agencia aqui em são paulo faz os pacotes essas para que eu possa ter mais informações sobre valor i etc

    bjos

    Comentário by bruno — 13/01/2011 @ 11:39 am

  20. Olá Bruno!

    Tudo bem? Espero que sim!
    Eu sempre aconselho que se procure informações com agências, para se ter noções de preço, opções, processos, etc. Já que você ainda está pensando na idéia, dê uma olhada neste post aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/03/imigrando-quero-estudar-ingles-na-irlanda.html

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 11:07 pm

  21. Olá tarcila, li algumas de suas postagens, e adorei.
    Tenho 17 anos e estou fechando com a stb, para ir pra Dublin fazer intercambio por 6 meses, vou ficar em uma host family , e vou no começo de Janeiro de 2012… Ficarei na alpha college of english!
    Sei pouco inglês, e tenho medo de não conseguiur me virar! Não sei sabeiria me falar, mas existem bastantes intercambistas menores de idade por aí?
    E os irlandeses geralmente são receptivos?
    Obrigada

    Comentário by Thais dias — 15/07/2011 @ 11:27 pm

  22. Olá Thais!

    Obrigada pelo comentário. 🙂
    Fique tranqüila, com calma e dedicação você irá se virar sim. Há bastante pessoas que vem com pouco inglês. Estude bastante, se dedique que você irá se desenvolver com rapidez. Há intercambistas menores de idade sim, muito embora não seja o maior grupo, mas isto não é problema – venha para curtir o que a Irlanda tem a oferecer e estudar. 🙂
    De modo geral os irlandeses são hospitaleiros e receptivos e Dublin em especial é repleta de pessoas de todas as partes do mundo. Claro, existem pessoas que não são bacanas, como em qualquer lugar do mundo, mas de modo geral são muito gentis.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/07/2011 @ 2:49 pm

  23. Olá, adorei seu blog, estou indo pra dublin estudar na eurocentres por 1 mes! gostaria de saber se há algum lugar onde eu posso encontrar pessoas (principalmente do brasil) que tambem vao em julho pra lá, pra ir conhecendo, trocar idéia etc.. obrigada pela ajuda

    Comentário by Luiza — 19/02/2012 @ 2:48 am

  24. Olá Luiza,

    Obrigada pelo comentário. 🙂
    Não faltarão oportunidades para você conhecer brasileiros por aqui, há bastante.
    Há um pub chamado Turk’s Head no Temple Bar que oferece baladas brasileiras às sextas-feiras e um restaurante, também na área do Temple Bar chamado The Mezz que oferece comida brasileira todos os dias na hora do almoço. Na sua escola provavelmente também haverá alunos brasileiros e você poderá abrir contato por aí.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/03/2012 @ 1:02 pm

  25. Olá Tarsila! como vai? Achei super interessante essa escola. pena que é muito cara.

    eu estou pensando em estudar na Kenilworth que fica em Dublin 6. Parece ser uma escola super interessante e dedicada. tem passeios e não é tão cara. parece que tem pouquissimos brasileiros.

    mas eu gostaria de saber se tem alguma opiniao de quem foi por essa escola que poderia descrevê-la.

    Muito Obrigado!

    Comentário by felipe salles — 28/02/2012 @ 6:42 pm

  26. Olá Felipe,

    Obrigada pelo comentário.
    Eu ainda não tenho contatos de brasileiros que estudam na Kenilworth, mas vou buscá-los e quando puder farei uma entrevista, combinado?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/03/2012 @ 5:27 pm

  27. Ja estudei nesse colegio, recomendo sao muito profissionais com que fazem, respeito e atençao!
    Vlw, Alpha pela experiencia, atulamente moro em Londres!

    Comentário by Andre Oliveira — 31/07/2013 @ 7:55 pm

  28. Olá Andre!

    Que bacana! Fico feliz que tenha tido uma boa experiência e que você hoje mora em Londres.
    Tudo de bom para você!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/05/2014 @ 3:11 pm

  29. Olá Tarsila!
    O “Vida na Irlanda” é muito bom e muito profissional! Parabéns!!
    Tenho pesquisado bastante sobre o Alpha Colleges of English e encontrei pouca informação de um modo geral, mas bastante positivas! Aqui no Brasil, a escola é vendida como Eurocentres, que de fato é uma escola associada ao grupo Eurocentres e segue os padrões de qualidade e tal segundo o email que mandei pra eles…Pretendo estudar no início de outubro/2013 durante 6 meses. Estou em dúvida entre a Kaplan (que achei mais informações)e a Alpha, pois ambas são semelhantes nos principais quesitos de preço, localização, etc.
    Poderia me passar os contatos do entrevistado e das pessoas que fizeram comentários sobre a Alpha?
    E claro, rs se quiser comentar sobre as escolas que citei.
    Obrigado!

    Comentário by Bernardo Lima — 28/08/2013 @ 3:01 am

  30. Olá Bernando,

    Infelizmente não passo mais os contatos dos entrevistados por pedidos dos mesmos. Desculpe não poder ajudar mais.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/05/2014 @ 10:05 am

Sorry, the comment form is closed at this time.