03/05/2011

Se virando em Dublin: Festivais

Festivais são muito comuns na Europa, especialmente durante a temporada primavera/verão. Alguns são pequenas celebrações pela cidade que ocorrem, normalmente, nos finais de semana como festivais de cinema, culturas, dança, performance de rua, livros…enfim, não faltam oportunidades de sair de casa e explorar o que a Irlanda tem de melhor (com sol!)

Contudo alguns festivais são mais intensos, como o internacionalmente famoso Oxegen, e exigem que você acampe no local, portanto aqui está uma série de dicas que podem ajudá-lo caso você decida embarcar nesta aventura:

O que levar:

Barraca: Qualquer uma desde que seja à prova d’água. A probabilidade é que ela será destruída portanto invista em um modelo mais simples, mas que dá conta do recado.

Lanterna: Muito importante quando você está voltando do palco a noite e procurando a sua barraca no meio de um campo enoooorme com centenas de barracas da mesma marca.

Sacos plásticos e Fita crepe/silvertape: Podem ser muito úteis como sapatos, coberturas para banquinhos, assentos…

Bandeira: Um bom modo de encontrar a sua barraca é ter uma bandeira na sua barraca, assim quando você se perder (e precisar de ajuda) será fácil localizá-la.

Chegando no acampamento:

O melhor lugar para se colocar a barraca é no meio do acampamento, de preferência na parte superior de uma colina (ou morrinho) e, muito importante, beeeeeeeeem longe dos banheiros; (odores e filas enormes na sua porta…ninguém merece!)
Ah, não se esqueça de montar a barraca antes de sair dançando e bebendo, porque montá-la no fim do dia no escuro e depois de um dia badalado é muito mais difícil.

O que vestir:

Capa de chuva: Por acaso do destino, sempre, SEMPRE, SEMPRE chove durante os festivais de música (até para dar aquele lance com a lama e tudo mais). Portanto leve uma capa de chuva, pelo menos é bem melhor e mais eficiente que um grande saco de lixo.

Algo quentinho (leia-se bem quentinho e confortável): Durante o dia a temperatura pode ser muito agradável, mas estamos na Irlanda e a noite a temperatura cai. Para nós, conterrâneos tropicais, vale a pena prestar atenção nesta dica.

Wellies ou Wellington Boots: As famosas botas de plástico (que lembram as de açougueiro no Brasil mas muito mais charmosas) são itens indispensáveis durante os festivais, seja durante os shows, debaixo da chuva (ou sol) ou em cima da lama!

Meias: Vocês se lembram do filme “Forest Gump” na parte em que o Tenente pede pra que eles sempre troquem de meias? É por um bom motivo, afinal de contas pés molhados são uma grande dor de cabeça.

Viseira/Boné/Chapéu e Óculos de sol: Proteger a cabeça e os olhos do sol (e da chuva) é sempre recomendado, porque depois de dançar, cantar, beber e se acabar, você não quer ficar de ressaca e pegar ensolação  (Sim, é possível!)

Transporte:

É importante considerar o modo como você vai até o festival, já que você pode ir de carro ou de ônibus. Seja qual for o modo, é melhor garantir seu bilhete/lugar/ticket com antecedência para evitar desesperos (e gastos) de última hora.

Lembre-se que os festivais são eventos muito populares e o trânsito até o local pode ser intenso, portanto esteja preparado para encarar algumas horas antes da diversão começar.

Para os que preferem utilizar o transporte público não esqueçam de consultar os sites da Irish Rail (trens), Dublin Bus (ônibus em Dublin) Bus Éireann (ônibus para todo o país) para ver qual opção é melhor para você.

Comidinhas e bebidinhas:

Os festivais oferecem diversas opções para alimentação (e contam até mesmo com opções vegetarianas!), portanto você encontrará algo que agrade seu paladar, mas lembre-se de que os preços, como em qualquer lugar onde a comida é limitada, é mais alto. Portanto fique à vontade para levar mantimentos mas como você estará em um acampamento é mais interessante dar preferência aos alimentos secos e que não sejam altamente perecíveis, ou seja, que não estraguem fácil como bananas, queijo e carne.

Em relação às bebidas é aconselhável que você beba o máximo de água possível (já deveriamos tomar 2 litros por dia, não é mesmo?). Apesar das normalmente existirem torneiras/fontes nos festivais é aconselhável que você leve o máximo de água possível para se manter hidratado (em garrafas de plástico, já que as de vidro são proibidas).

Coisinhas que  podemos esqueçer:

Band-aids: Nunca se sabe quando se vai precisar!

Papel-higiênico: Salvador da pátria em quase todos os momentos e pode se tornar um dos bens mais importantes da viagem.

Lenços umidecidos e gel antiséptico: Durante os dias do festival, os lencinhos servem como o famoso “banho de gato”, já que as filas para usar os chuveiros podem ser longas…e o cheirinho…

Preservativos: Você quer que seu festival seja inesquecível pelos motivos certos.

Escova e pasta de dentes: É melhor manter o hálito fresco em todas as situações.

Protetor solar: Nem sempre a Terra dos Leprechauns é abençoada com o sol e se proteger dele (mesmo com o tempo nublado) é sempre recomendado, portanto não esqueça que a pele é o maior órgão do corpo humano!

Bilhete de entrada: Você não quer chegar lá e descobrir que não pode entrar, certo?

Atenção:

Itens proibídos em acampamentos:

Guarda-chuva, garrafas, vidros, medicamentos fora da embalagem original, gazebos ou animais, estes itens não são permitidos.

Segurança

Apesar dos festivais serem bem organizados e monitorados (com Gardas à paisana e tudo!) você não vai querer se meter em encrenca, portanto não aceitem bebidas de pessoas desconhecidas ou deixe a sua bebida dando sopa, é melhor ter certeza de que nada vai acontecer do que dar chance para o acaso.

Não faça pirâmides ou torres humanas, pois além de poder machucar alguém você será, muito provavelmente, preso. Pois é, se divertir é bom, mas tem limite.

Você não vai precisar de nenhum item valioso a não ser seu celular e dinheiro para as suas despesas, portanto nem arrisque perder a pulseira que sua madrinha lhe deu de presente no seu aniversário de 15 anos.

Agora é só comprar seu ticket, preparar as malas e aproveitar!

Postado por: | Comments (20)

  1. Olá Tarsila, voltou com tudo!! Sou de SC e vou estar em Dublin e depois pelo interior da Irlanda de 16 a 24 de maio. Você sabe de algo imperdível nesse período em termos de atrações culturais, festas, etc…?? Se puder me mandar um e-mail, gostaria de ter um contato em caso de emergência, visto que vou sozinho! Grande abraço, já li todo seu blog.

    Comentário by Leonardo Depiné — 04/05/2011 @ 3:10 am

  2. Olá Leonardo!

    Infelizmente não pude responder antes, mas se você ficar antenado na área “Eventos em…” na barra inferior, você verá diversos eventos que acontecem por toda a Irlanda. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 3:34 pm

  3. me preparandoooo!!! quero muitoo curtir esse festival!
    =)

    Comentário by RODRIGATS — 04/05/2011 @ 10:18 am

  4. Olá Rodrigats!

    Curta cada segundo! Vale a pena. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 3:34 pm

  5. Devem ser demais esses festivais, e sem falar do oxegen que trás grandes atrações do mundo todo!!
    Sem falar das Wellington Boots, tava dando uma olhada no site do festival, o próprio festival tem essas botas personalizadas com o nome do festival e tudo. Muito legal!! E esse ano tem The Script, Plan B, foo fighters, Bruno Mars, Deve ser uma loucura!!! Parabéns por mais um post sensacional!!

    Comentário by Jonathan Maia — 04/05/2011 @ 11:09 am

  6. Olá Jonathan!

    Obrigada pelo carinho. 🙂
    Pois é, uma das maiores atrações, além das bandas, são as “Wellies”. Aliás, um item imprescindível já que há grandes chances de chuva e lama…muita lama! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 3:35 pm

  7. Tarsila

    Muito bom o post,
    EURIMUITO desta parte:
    Não faça pirâmides ou torres humanas
    Hahahahahha, realmente imagina as pessoas caindo de bêbadas por causa da Guinness e de tantas outras bebidas, tentando achar sua barraca no escuro, quando de repente, cai uma pirâmide humana em cima, hahahah
    ADOREI

    Comentário by Carina Portal — 04/05/2011 @ 12:12 pm

  8. Olá Carina!

    Obrigada pelo comentário. 🙂
    Meu, você não faz idéia do que as pessoas são capazes de fazer quando estão “animadas” e ainda mais no escuro… 😉

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 3:37 pm

  9. Show de bola seu post ,
    estarei publicando ele tb no nosso site .
    abraco

    Comentário by Smyt — 04/05/2011 @ 6:18 pm

  10. Olá Smyt!

    Obrigada por curtir, mas peço que você não copie meu post no seu site, pois ele foi escrito orginalmente por mim e é voltado para o público que me acompanha.
    A cópia de conteúdo penaliza tanto o seu site quando o meu no Google é além de tudo é crime, a menos que se cite trechos e mencione a fonte.

    Obrigada

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 3:40 pm

  11. to indo dia 3 de junho e acredito que minha primeira aquição em festival/show sera o OXEGEN! arctic monekys, foo fighters, THE STROKES, coldplay, brandon flowers.. é mais que uma vontade, quase uma necessidade ir! hahahaha
    espero que dê tudo certo, e eu possa curtir o show legal!

    obrigado pelas dicas sempre úteis Tarsila!

    Comentário by Vinícius — 04/05/2011 @ 6:47 pm

  12. Olá Vinícius!

    Chegou bem? Espero que sim!
    Obrigada pelo comentário e desejo boa sorte na sua aventura durante o Oxegen! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 3:41 pm

  13. Tarsila,

    Estou pensando em ir para a Irlanda em Novembro/2011 com minha namorada….a principio era somente passeio mesmo (vou ficar 1 mes) ..mas ja que vou …estou programando um meszinho de escola e encarar umas aulinhas de ingles….

    A principio….sai correndo para o Google para achar informações sobre a Irlanda…até que tive o imenso prazer de conhecer o seu Blog….

    Como posso dizer…..”amazing…. unbelievable” …..nossa ..comecei a ler todos os posts e quando fui ver era mais de 1 da manha….rsrs (me lasquei tinha que estar no trabalho às 6hs) Adoreiiiii todos os posts…e claro ….as inumeras dicas que peguei no seu blog também….é muito melhor saber de coisas como CLIMA, EMPREGO, LUGARES PARA IR…de uma pessoa que está ai …nada de mto bla bla bla de outros sites.

    Vc está de parabens…com certeza o melhor blog sobre a Vida na Irlanda….virei fan…hehehehe…

    Abraçosss!!!

    Comentário by Junior — 04/05/2011 @ 6:49 pm

  14. Olá Junior!

    Obrigada pelo carinho e por ter virado fã!
    Espero vê-lo mais por aqui! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 3:42 pm

  15. Galera, vou estar chegando em Dublin no dia 23 de maio. Gostaria que alguem me desse algumas dicas de lugares legais!

    Comentário by Fernando Brito — 12/05/2011 @ 4:18 pm

  16. Olá Fernando!

    Saiba mais sobre lugares para serem conhecidos na categoria:
    Conhecendo a Irlanda – http://www.vidanairlanda.com/category/conhecendo-a-irlanda

    Para conhecer sobre lojas/cafés/restaurantes bacanas, veja a categoria:
    Achado em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/achado-em-dublin

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 3:43 pm

  17. Oi Tarsila, tudo bem?

    Queria te fazer uma pergunta pessoal e gostaria que não fosse publicada no blog.
    Gostaria como é a tolerância e cultura dos irlandeses quanto aos homosexuais em geral (gays e lésbicas).
    Sei que você é hétero e casada, mas se puder me ajudar com informações e indicações de outros blogs que tratam sobre isso, agradeceria muito.

    Obrigada.

    Comentário by Lilian — 18/05/2011 @ 8:55 pm

  18. Olá Lilian!

    Eu tenho uma política aberta de conversa com meus leitores e quero respeitar sua privacidade, mas acho importante algumas pessoas lerem este comentário pois há bastante leitores do Vida Na Irlanda que são gays. 🙂

    Dublin é uma cidade bem aberta ao público gay e tanto o Eric como eu temos amigos e amigas que se sentem super à vontade aqui. Inclusive já os perguntei várias vezes se há receptividade na Irlanda e sempre escuto: “A diferença do Brasil é incrível. Aqui digo que tenho um(a) parceiro(a) e ninguém fica assutado. É normal”. 🙂

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 3:47 pm

  19. Oi tarsila. Eu vou para Dublin em Março do ano que vem e bem na época vai está tendo as festas do dia de são Patrício, vc podia explicar um pouco como é a festa, as roupas, essas coisas, obrigada 🙂 beijo beijo

    Comentário by Ana Clara — 03/12/2012 @ 10:32 pm

  20. Olá Ana Clara!

    Eu inclusive já escrevi um artigo sobre o St. Patrick! Veja aqui: http://www.vidanairlanda.com/2012/03/conhecendo-a-irlanda-st-patricks-day.html

    Espero que goste!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/02/2013 @ 12:49 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.