31/08/2011

Estudar na Irlanda: DCI – Dublin Cultural Institute

Olá Pessoal!

Esta semana vocês podem conferir a entrevista que fiz com um rapaz muito simpático que deixou o Brasil em busca do aprendizado da língua inglesa e atualmente estuda na escola DCI – Dublin Cultural Institute.

Lhes apresento…O WALTER SCOTT!

O Walter Scott estava cansado das experiências no Brasil e apesar de ter um emprego bom, decidiu que era a hora que fazer uma mudança e realizar a vontade de fazer um intercâmbio. Depois de contatar um grande amigo que já morava na Irlanda ele se organizou e em apenas vinte dias estava com tudo pronto para vir para a Terra dos Leprechauns. Ele nunca imaginou que sairia do Brasil por mais de um mês e hoje seus planos incluem um possível ingresso em uma faculdade. O que este rapaz determinado está achando da experiência? É só continuar lendo…

Qual é o seu nome e idade?

Walter Scott dos Santos,  26 anos.
Aliás, celebrei meu último aniversário aqui, queria comemorar em um lugar diferente.

Qual o seu curso e escola?

Walter Scott – Estou estudando no curso General English com 6 meses de aula e 6 meses de férias no DCI – Dublin Cultural Institute.

Há quanto tempo você está aqui na Irlanda e há quanto tempo estuda no DCI ?

Walter Scott – Cheguei na Irlanda no dia 8 maio e começei a estudar no dia seguinte. Escolhi estudar logo que chegasse pois não tenho pressa para passear, quero estudar para valer.

Por que você escolheu a Irlanda?

Walter Scott – Escolhi a Irlanda por causa do meu amigo que já morava aqui. Eu sempre pensei em fazer um intercâmbio, mas achava que seria um curso rápido de 1 mês no Canadá ou Estados Unidos. Mas entrei em contato com este meu amigo, que aliás é um dos meus melhores amigos desde o colégio, e vi que havia esta possibilidade e fiquei feliz, pois era uma mudança que eu nunca tinha pensado. Escolhi a Irlanda também pela facilidade de entrada e do visto, pela língua inglesa e a vontade de conhecer a Europa.

Você escolheu qual agência de intercâmbio? Por que?

Walter Scott – Pesquisei algumas agências e escolhi a Mundial Intercâmbio para fechar somente a escola. Eu organizei sozinho minhas passagens, fiz outro seguro por conta própria (além do exigido governamental) e organizei a acomodação com meu amigo.

Por que você escolheu o DCI como sua escola?

Walter Scott – Escolhi o Dublin Cultural Institute por indicação da agência e por ser uma escola menor e mais familiar. Eu sou muito tímido e como tenho vergonha preferi me integrar melhor e conhecer todo mundo, para não ficar de canto.

Qual o seu objetivo em estudar na Irlanda e no DCI?

Walter Scott – Aprender a língua inglesa e depois fazer uma especialização. Claro se isto for possível e se tudo der certo, mas não quero voltar para o Brasil sem ter aprendido a língua.

Que tipo de acomodação você escolheu? Como foi a experiência?

Walter Scott – Fiquei na casa do meu amigo e apesar de conhecê-lo este era meu maior medo, porque eu não sabia como era morar com outras pessoas. Eu morava sozinho já há 3 anos e tinha a vantagem de conhecê-lo. A experiência está sendo muito boa pois está dando tudo certo. Moramos em três pessoas e tenho meu próprio quarto e como tenho total liberdade não teve muita diferença do Brasil. Temos uma ótima convivência, até fazemos as compras juntos.

Qual sua opinião sobre seu curso e a escola?

Walter Scott – Estou gostando bastante da escola e da professora. Todas as pessoas são bem atenciosas e no começo eu achava que eram mais, mas a escola é muito boa. Escolhi uma escola pequena para ter esta proximidade, por exemplo, a professora sabe quais são as minhas dificuldades e me explica com atenção o que preciso melhorar; o diretor sabe quem eu sou e onde eu moro. É mais informal e mais familiar e eu gosto disto. O material é diversificado e escolhido pela professora.

O que você acha que o DCI oferece de diferencial?

Walter Scott – A atenção individual para cada aluno. Tudo que converso é escutado com atenção, a professora se foca nos problemas de cada aluno, para mim é quase como uma aula particular. Não sei como são os outros professores porque apesar de ter mudado de nível minha professora também mudou comigo.

Você acha que existe diferença entre estudar aqui e no Brasil?

Walter Scott – Em sala de aula eu acredito que não há muita diferenca porque na minha sala há muitos brasileiros, mas aqui na Irlanda você pratica o inglês sempre. Para conversar com as pessoaas você tem de usar o inglês, até para falar com a professora eu tenho de pensar como explicar o que eu não entendi em inglês. No começo era bem difícil, eu desenhava na lousa e fazia mímica, mas agora já consigo me comunicar e está tudo certo.

O que você mais gosta e menos gosta no DCI?

Walter Scott – O que eu mais gosto é da atenção que a professora dá na sala de aula e o que eu menos gosto é que o livro que acompanhamos é da escola e só é possível usá-lo na aula. Acho que seria mais interessante se o livro fosse nosso para poder estudar em casa. Eu acabei comprando o livro por minha conta.

Você tem alguma sugestão para a melhoria da escola?

Walter Scott – Oferecer um material individual que fosse do aluno e não da escola.

Quais são as nacionalidades dos professores do DCI?

Walter Scott – Conheço professores da Irlanda e da Inglaterra. Sei que tem uma professora de outro lugar da Europa, mas não sei de onde. Acredito que a maioria seja irlandês.

Você gosta de estudar na sua escola?

Walter Scott – Gosto.

Quantos alunos tem na sua sala/curso? Quais são as nacionalidades dos alunos?

Walter Scott – Varia. Agora somos em 8 ou 9, mas nunca passamos de 10 pessoas. Na minha sala tem um estudante árabe, dois espanhóis e os outros são brasileiros.

Qual sua opinião sobre o horário e duração das aulas?

Walter Scott – As aulas são das 9h às 12:15h de segunda a sexta-feira. Temos também um intervalo de 15 minutos.
Eu percebi que o DCI é uma das poucas escolas que tem aulas de segunda a sexta, e vi isto como um ponto positivo para estudar mais. Hoje eu penso que aulas até quinta-feira poderiam ser mais leves e também considero estudar a tarde, mas como não há turmas do meu nível não posso mudar. Para mim o horário é bom porque consigo conciliá-lo com meu trabalho.

Muitas pessoas tem medo de não conseguir trabalho. Como foi esta experiência para você?

Walter Scott – Consegui meu trabalho de Floor Staff (recolher e repor copos para o barman) por indicação do meu amigo. Era um trabalho que ele tinha feito há dois anos atrás e achei que poderia ser legal. A oportunidade surgiu de repente pois recebi uma ligação em um sábado às 19h após somente 1 semana e meia de Irlanda. Eu ainda não falava nada e pensava em esperar mais um pouco para procurar um trabalho. No começo foi muito difícil porque não tinha ninguém para me ajudar em um trabalho a noite, 3 vezes por semana. Nunca imaginei trabalhar com isso, mas gosto muito e me divirto muito. Eu tinha medo de abrir mão da minha carreira, mas vim com a mente aberta e o medo passou. Não quero trabalhar com isto para sempre, mas aprendo muito e é uma forma de praticar o inglês.

Para quem está procurando, vaga tem, mas não é fácil e para quem ainda não consegue se comunicar é muito difícil, especialmente em lugares que você tem de falar com alguém como cafés e restaurantes. Eu até posso entender o que a pessoa diz, mas e se me perguntarem algo? Não adianta só saber o menu.

Você pode dar uma dica ou conselho para quem está vindo para a Irlanda?

Walter Scott –  Estudar inglês antes de vir e não ter tanto medo de arriscar. Mesmo tendo tudo organizado as pessoas tem medo. Estudar no exterior não é um bicho de setes cabeças. Venha com um foco, não venha achando que as coisas vão se encaixar perfeitamente, mas se voce tiver seu foco e seguir seu caminho, você chega lá.

Quando o curso acabar, o que você pretende fazer?

Walter Scott – Eu pensava que aprender inglês fosse mais fácil e apesar de aprender a falar no dia-a-dia, a gramática, como se constroem as frases, se aprende na escola. Como tive muita dificuldade em aprender não quero usar meus 6 meses de férias somente como férias, quero usar pelo menos 1 mês para estudar mais. O plano é ficar por aqui, no mínimo, três anos; se meu inglês estiver bom penso em fazer minha faculdade aqui e se eu conseguir um bom emprego pretendo ficar.

Muito obrigada Walter Scott pela sua atenção e por compartilhar sua experiência de Vida Na Irlanda! Espero que você consiga dominar a língua inglesa rapidamente e que atinja todos seus objetivos aqui na Ilha Esmeralda!

DCI – Dublin Cultural Institute
34A Bachelors Walk
Dublin 1
www.dublinci.com

Postado por: | Comments (44)

  1. Tarsila, foi um prazer compartilhar algumas informações com você e com o site, parabens pelo seu maravilhoso trabalho. !!!! Bjos.

    Comentário by Walter Scott — 31/08/2011 @ 5:32 pm

  2. Olá Walter!

    Muito obrigada por tudo, é um prazer poder contar com pessoas tão bacanas para dividir as experiências aqui na Irlanda!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/09/2011 @ 12:17 pm

  3. Walter, que saudade!
    Bom saber que tá td correndo bem por aí!
    Beijossss

    Comentário by Marcia Espinosa — 31/08/2011 @ 5:56 pm

  4. Olá Marcia!

    É sempre bom saber que as pessoas que gostamos estão bem e o Walter não é excessão!
    Obrigada pelo comentário.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/09/2011 @ 12:18 pm

  5. Olá Walter!
    Adorei saber que vc esta super bem, e com um objetivo concreto.
    Continue assim!!!!

    Comentário by SOLANGE LEITE — 31/08/2011 @ 9:01 pm

  6. Olá Solange!

    Obrigada pelo comentário.
    Realmente objetivos concretos estão na pauta do Walter!
    E sucesso para ele! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/09/2011 @ 12:19 pm

  7. tarsila, boa noite.
    leio muito seu site, está muito bom, sempre, cada vez melhor.
    vc disse que lê tudo e responde.
    quero observar se vc responde aos posts……
    estou indo dia 17………gosto muito de comunicação, faço muita coisa neste sentido….
    uma hora quem sabe vamos nos conhecer…….já te convidei a conhecer meu site……
    vai gostar…..
    e quem sabe vou trabalhar com isso aí, freelance…….e pensei em dar curso de fotografia digital para brasileiros…….
    os que querem viajar pela Europa e tirar bom proveito das máquinas fotográficas, qualquer uma, e é possível.
    http://www.gandiajuniorfotografia.com.br
    abraço.

    Comentário by adilson gandia junior — 01/09/2011 @ 1:17 am

  8. Olá Adilson!

    Muito obrigada por acompanhar o Vida Na Irlanda! 🙂
    Sim, eu leio e respondo tudo, basta ver os comentários dos posts.
    Eu já vi seu site e até recomendei que você visse um post sobre fotógrafos que capturam diferentes aspectos da Irlanda.
    Acho ótima a idéia de dar cursos/aulas de fotografia digital por aqui e desejo muita sorte!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/09/2011 @ 12:26 pm

  9. Ola Tarsila, o seu Blog tem dicas bacanas. Eu ja morei na Irlanda em 2007, periodo pre-crise, e estudei na DCI.

    Realmente o atendimento e a Felicit sao o diferencial, mas gostaria de compartilhar que trata-se de uma escola pequena, sem biblioteca e sem espaço de convivencia. E com uma quantidade significativa de brasileiros.

    ABRAÇO

    Comentário by Vito Abe — 01/09/2011 @ 1:15 pm

  10. Olá Vito!

    Obrigada por compartilhar sua experiência!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 14/09/2011 @ 4:15 pm

  11. Olá Tarsila,

    Leio seu blog todo dia, pois afinal em Janeiro estarei aí!
    Gostaria de dizer que estou indo sozinha, na fé e coragem pra Dublin, então seu vc souber de mais alguns brasileiros que estejam indo nessa epoca tbm, passa meu email para que possamos dividir experiencias…
    Parabens pelo Blog!
    beijos….

    Comentário by Jacqueline — 01/09/2011 @ 2:31 pm

  12. Olá Jacqueline!

    Muito obrigada por ler o Vida Na Irlanda todos os dias e pelo carinho! 🙂
    Infelizmente eu não registro a data em que cada pessoa vem, mas fique tranqüila que você acabará conhecendo conterrâneos e pessoas de outros países por aqui na mesma situação que você.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 14/09/2011 @ 4:21 pm

  13. Walter, que saudadesss…mas fiquei muito feliz em lê sua entrevista e saber que está bem e em busca de seus objetivos. Tenho plena convicção que tudo dará certo e que Deus está contigo.

    Um beijo grande no seu coração.

    Comentário by Jozelma Machado — 01/09/2011 @ 6:28 pm

  14. Olá Jozelma!

    Obrigada pelo comentário e assim como você desejo tudo de bom ao Walter!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 14/09/2011 @ 4:22 pm

  15. Ei Tarsila,

    Que ótimooo que vc está de volta!

    Como sempre, ótima essa entrevista!

    Olha só, preciso da sua ajuda. Vou p/ Dublin em Março e ainda não decidi a escola. A agência em que estou olhando está me indicando a Orchid Institute (32 Pearse Street
    Dublin 2, Irlanda
    01 903 3442). É uma escola nova, por isso estou com medo…sei lá…ouço falar tanto de escolas que fecham por aí por problemas financeiros. Será que vc consegue dar uma checada, entrevistando alguém. Pode ser que tenha mais alguém que também esteja com a mesma dúvida que eu.

    No mais muito obrigada e Parabéns pelo site mais uma vez!!!

    Bjos

    Comentário by Camila — 01/09/2011 @ 7:52 pm

  16. Olá Camila!

    Obrigada pelo carinho e comentário!
    Ainda estou atrás de pessoas para entrevistar que estudam na Orchid Institute, não tema pois não é comum escolas fecharem por problemas financeiros. Há sim outras pessoas pedindo a entrevista e assim que eu conseguir, vira post. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 14/09/2011 @ 4:24 pm

  17. Oi Tarsila
    Td bem?
    Eu venho acompanhando seu site e acho muito legal o jeito que você coloca as coisas nele. Estou indo em Novembro próximo pra Dublin. Fechei com a Egali Intercâmbios e vou estudar na ECM, por pelo menos 6 meses. Além da sua entrevista com o Douglas, que estuda na ECM, você sabe de mais comentários sobre a ECM? Quanto a segurança, é um país muito mais seguro que o Brasil, ou é pouca coisa melhor? Realmente compensa fazer o cartão Visa Travel Money ou você indicaria outro cartão ou outra alternativa?
    Abraços

    Comentário by Rafael Luiz Marcon — 02/09/2011 @ 6:37 pm

  18. Olá Rafael!

    Comigo tudo ótimo e com você? Vamos lá:
    Não tenho outras opiniões sobre a ECM, mas há diversos fóruns de discussão e outros sites com pontos de vistas sobre as escolas, recomendo que você dê uma vasculhada pelo facebook, orkut, etc. 🙂
    A Irlanda em comparação com o Brasil é muito menor e é muito segura. Eu nunca tive problemas com segurança aqui, mas claro que há pessoas que não são bacanas em qualquer parte do mundo, depende de onde você mora, circula, freqüenta, etc. A escolha pelo VTM é muito pessoal, mas acredito que é uma boa solução, pois seu dinheiro fica armazenado no cartão e é liberado por saque (que pode ser feito até dentro do banco). 🙂

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 14/09/2011 @ 4:50 pm

  19. Olá Tarsila!

    Sabe me dizer se no site do Ministério da Educação da Irlanda há uma lista com os cursos de Inglês reconhecidos (qual é o site?)? Ou onde eu posso conseguir essa informação. Pois acredito que seja importante realizar um curso em uma instituição reconhecida pelo país.

    Desde já, Obrigado!

    Comentário by Rafael Silveira — 04/09/2011 @ 10:13 pm

  20. Olá Rafael!

    Os cursos de inglês que tem certificação da Irlanda são reconhecidos pelo ACELS – Accreditation and Co-ordination of English Language Services – e o site deles tem uma lista das instituições aprovadas aqui: http://www.acels.ie/schools
    Algumas escolas, contudo, oferecem cursos de inglês certificados por órgãos ingleses como o LCCI ou Cambridge, nestes casos o curso é aprovado pelo NQAI – The National Qualifications Authority of Ireland, que é um grupo maior e engloba o ACELS, portanto também reconhecidos.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 14/09/2011 @ 5:01 pm

  21. Olá Tarsila , queria saber se teria como vc me add no seu face , eu já te pedi aceitação .
    Eu preciso muito perguntar um monte de coisas pra vc !
    Seu blog é muito bom , espero que tudo dê sempre certo para você porque tenho certeza q com esse blog você ajuda muita gente .
    Então se puder me add la no face , queria já perguntar de uma vez para vc se aí em Dublin tem alguma empresa que trabalha com leite ou derivados(produtos lacteos) tipo laticinios aqui no Brasil e se nesses locais tem como conseguir emprego se lá também não rola nenhum preconceito a respeito de dar emprego a brasileiros …
    Muito obrigado e Sorte pra você aí sempre …

    Comentário by Allan Campos — 04/09/2011 @ 11:31 pm

  22. Olá Allan!

    Fico feliz em adicioná-lo no facebook, mas não respondo perguntas por lá, já recebo centenas de emails e comentários diariamente, dificultando minha resposta (a cada um deles). Não conheço particularmente uma empresa, mas aqui se produz muito leite e queijo, portanto acredito que possam existir oportunidades, contudo conseguir um trabalho em uma área específica depende de diversos fatores, incluindo experiência profissional e domínio do idioma. Aqui não pode existir preconceito em relação ao emprego, contudo empregadores devem favorecer irlandeses e pessoas da união européia por uma questão econômica, mas se você estiver disposto à correr atrás, quem sabe não há espaço para você?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 14/09/2011 @ 5:06 pm

  23. Ola Camila, tbem estou indo em março e irei estudar na SEDA..qql coisa pode falar comigo, posso te ajudar no q vc precisar..!!!

    Comentário by Fran — 05/09/2011 @ 4:16 am

  24. Olá Fran!

    Bacana a sua iniciativa em iniciar contato com a Camila! Desejo boa sorte para vocês! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 3:12 pm

  25. Oi Fran,
    Que bacana, estamos indo na mesma época então… \o/
    Me add no msn p/ gente trocar figurinhas..rsrsrsr bessa.camilla@hotmail.com.

    Bjos

    Comentário by Camila — 05/09/2011 @ 1:44 pm

  26. Olá Camila!

    Fiquei feliz em ver esta troca de contatos por aqui! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 3:12 pm

  27. pretendo ir a irlanda no final do proximo e ano e gostaria de conhecer brasileiros que ja estejam morrando lá ou que vão por agora meu contato eh adriano.eic@hotmail.com

    Comentário by adriano — 05/09/2011 @ 9:05 pm

  28. Olá Adriano!

    Obrigada pelo comentário e espero que você consiga bastante contatos para fazer novos amigos aqui na Terra dos Leprechauns! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 3:15 pm

  29. Walter,

    Eu sinto muito a sua falta aqui, mas fico muito feliz que você esteja bem e aprendendo cada vez mais…desejo muito sucesso!!!
    Um grande beijo,

    Paula

    Comentário by Paula — 05/09/2011 @ 10:12 pm

  30. Olá Paula,

    Obrigada pelo comentário. Sentir saudades é uma das partes mais difíceis de morar no exterior, mas é ótimo ver quem gostamos ser feliz, não é mesmo? 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 3:16 pm

  31. Estou com os planos em ir para Dublin, no inicio no ano de 2012… gostaria de fazer contatos com pessoas que estão ja estão na Irlanda ou preparando para ir, preciso trocar informações e receber também…
    meu e-mail robernett@hotmail.com ou SKYPE: robernett

    Um grande abraço.

    Comentário by Roberval — 06/09/2011 @ 2:07 am

  32. Olá Roberval!

    Você já trocou emails com o adriano que deixou um comentário aqui neste mesmo post? Ele está a procura de contatos também. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 3:17 pm

  33. Pessoal que lê o blog!
    Estou indo para a Irlanda no segundo semestre de 2012, então deixo meu msn para quem for na mesma época ou que estará lá, para que possamos trocar informações.

    rafael_sr30@hotmail.com

    Tarsila, desculpa usar este espaço aqui, mas acho que fazer contatos ajuda o intercambista.
    Abraços.

    Comentário by Rafael Silveira — 06/09/2011 @ 8:15 pm

  34. Olá Rafael!

    Legal deixar seu contato por aqui, sem problema algum! 🙂
    Espero que conheça bastante gente bacana!

    Beijinhos!

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 3:30 pm

  35. Olá,

    Primeiramente, parabéns Tarsila pelo site. Nos ajuda muito. E podemos perceber sua dedicação, carinho e credibilidade nesse trabalho.

    Gente, também estou indo em MARÇO. Podem me adc, no msn: enahom@gmail.com, ou skype: mohane.nery
    Podemos trocar informações e estabelecer uma relação legal, para ter algum conhecido ao chegarmos né?

    Quam adc explica pq esta adc, que vou aceitar com o maior prazer.

    E Tarsila, continue esse lindo trabalho.

    Comentário by Mohane — 10/09/2011 @ 6:42 am

  36. Olá Mohane!

    Obrigada pelo comentário e carinho. 🙂
    Legal ver esta troca de contatos e espero que dê tudo certo para você aqui na Terra dos Leprechauns!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 4:23 pm

  37. Ola Tarsila….
    seu trabalho é maravilhoso! nossa voce me conforta a cada dia que passa e chega mais proximo a minha partida! tem ajudado muitoooooo as informaçoes do blog!
    é realmente incrivel!!! muito obrigado pela ajuda!!!

    Continue assim!
    Parabens!!!!

    Comentário by Marçal Milane — 13/09/2011 @ 3:40 am

  38. Olá Marçal!

    Muito obrigada pelo comentário e elogios! Fico muito feliz em saber que o Vida Na Irlanda o está ajudando e espero que tudo dê certo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2011 @ 5:46 pm

  39. Olá!! Acabei de conhecer o blog e estou em busca de maiores informações de cursos na Irlanda e acredito que o blog vai me ajudar e muito! Meus planos são de ir no segundo semestre de 2012.
    Se puderem me passar informações me add no msn, que vou adorar!
    anelize_r@hotmail.com

    Beijo,
    e Tarsila, continue com o blog q é maravilhoso!!!
    😉

    Comentário by Ane — 24/09/2011 @ 10:18 pm

  40. Olá Ane!

    Seja bem-vinda ao Vida Na Irlanda e muito obrigada pelo carinho! 🙂
    Infelizmente não uso o msn para assuntos do Vida Na Irlanda, mas fico feliz em responder suas dúvidas através dos comentários nos diversos posts. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/09/2011 @ 9:18 am

  41. Ola Tarsila. Estou eu aki novamente..rsrs

    Eu ja tenho pesquisado, mas como vc é super nesse asunto é o seguinte..eu tenho recebido a informação de que ganhasse ate 8 euros por hora na Irlanda. Vc sabe me dizer em que tipo de serviço ganhasse esse valor?

    Aguardo, e desde ja agradeço.

    Abs.

    Chrys

    Comentário by Cristiane — 02/10/2011 @ 1:26 am

  42. Oi Cristiane!

    Vamos lá: A maioria dos trabalhos comuns como garçonete, camareira, atendente, assistente de cozinha, faxineira, barman, etc pagam o salário mínimo que é de €8.65 por hora. O valor pode variar dependendo do empregador, mas em um trabalho registrado não se pode ganhar menos do que isto.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 03/10/2011 @ 10:21 pm

  43. Oi Tarsila,gostaria de conversar com vc sobre a Irlanda,estou pra ir dia 1 de março de 2012,meu e-mail milhoaraujo@hotmail.com,eo mesmo do msn tenho algumas perguntas.

    Comentário by Emilio De Araujo Thomaz — 01/02/2012 @ 2:24 am

  44. Olá Emilio!

    Infelizmente não passo mais o meu e-mail pela grande quantidade de emails que recebo diariamente, por isto peço para que você deixe sua dúvida aqui nos comentários (de preferência em um post sobre o mesmo assunto), pois a sua dúvida pode ser a de outros. Espero que compreenda.

    Busque informações sobre escolas na categoria:
    Estudar Na Irlanda – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Saiba mais sobre lugares para serem conhecidos na categoria:
    Conhecendo a Irlanda – http://www.vidanairlanda.com/category/conhecendo-a-irlanda

    Saiba sobre questões de imigração na categoria:
    Imigrando – http://www.vidanairlanda.com/category/imigrando

    Aprenda a se virar melhor sobre Dublin na categoria:
    Se virando em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/se-virando-em-dublin

    Para conhecer sobre lojas/cafés/restaurantes bacanas, veja a categoria:
    Achado em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/achado-em-dublin

    Para conhecer as baladas da Fair City, veja a categoria:
    Baladas em Dublin – http://www.vidanairlanda.com/category/baladas-em-dublin

    E finalmente para conhecer um pouco sobre como os Irlandeses utilizam a língua inglesa, veja a categoria:
    Irishisms – http://www.vidanairlanda.com/category/irishisms

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2012 @ 5:42 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.