18/09/2012

Imigrando: Comidinhas nos cafés

Uma das partes que eu mais aprecio aqui da Ilha Esmeralda, especialmente em Dublin, é a grande presença dos cafés e me refiro aos estabelecimentos que oferecem bebidas quentes (e frias) além de sanduíches e doces. Eu adoro um café e as diferentes atmosferas que cada um proporciona, além claro, dos mais variados menus já que cafés não servem pratos como em restaurantes.

Quando aprendemos os nomes de alimentos em inglês temos sempre em mãos o básico: Cheese, Bacon, Bread, Rice, Ham, Sandwich… mas por vezes ficam faltando algumas coisas que podem ser deliciosas, mas como não temos na nossa cultura, podemos deixar de conhecê-las somente porque elas tem nomes diferentes.

Resolvi compilar uma lista de coisas gostosas que são frequentemente encontradas em cafés, para que na sua próxima visita à um lugar bacana você se sinta confortável para pedir algo que você realmente queira e agora, já vai saber o que é!

Bebidas:

Espresso – Café espresso, como no Brasil.

Macchiato Café espresso com espuma de leite em cima.

(em sentido horário)

Americano – Café espresso com água quente, para obter um sabor mais suave.

Double espresso – Duas doses de café espresso.

White Coffee – Americano com leite quente.

Cappuccino – Feito normalmente em três partes: 1/3 de café, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite.

(esquerda) Latte – Feito também em três partes: 1/4 de café espresso, 1/2 de leite vaporizado e 1/4 de espuma de leite por cima. É possível também adicionar sabores ao latte.

(direita) Mocha – Uma variação do Latte que contém chocolate.

Salgados:

Bagel – O Bagel é um pãozinho massudo de forma redonda e com um furo no meio. O sabor dele é neutro então ele pode ser tanto doce (se tiver uvas-passas por exemplo) como salgado. Por cima ele pode ter sementes de papoula, gergelim ou multi-grãos e por vezes também é simples. A maioria dos estabelecimentos oferece várias opções.

O bagel recebe inúmeros tipos de recheio como por exemplo, Cream Cheese e Salmão Defumado, Bacon e tomate, e em muitos lugares é possível colocar dentro o que você quiser, como um sanduíche. O bagel é frequentemente servido tostado e quentinho.

Wrap – Wrap em inglês significa “embrulhar, envolver” e essa massa fina, que lembra um pão sírio ou pitta, serve justamente para fazer sanduíches “enrolados”. Estes sanduíches, como qualquer outro tipo, oferece inúmeras possibilidades de recheio e é normalmente servido frio ou em temperatura ambiente, mas podem ser também prensados e tostados.

Panini – Aqui na Irlanda paninis são sanduíches feitos em pão ciabatta ou baguette, frequentemente prensados e tostados, ficando bem achatadinhos. Os paninis podem ser recheados com ingredientes variados incluindo salame, presunto, peito de peru, frango, queijo, tomate, alface, espinafre, etc.

Doces:

Scone – Um “bolinho” que tem a consistência entre um bolo e um biscoito, porque é mais durinho por fora e a massa por dentro é mais soltinha e solta fácil.

Scones podem ser simples ou com frutas como uva-passa, maça ou pêra e servidos com geléia, manteiga ou chantilly. Ideal para um lanche, normalmente chás acompanham bem scones.

(esquerda) Muffin – Muffins são bolinhos, mas lembram mais pães do que um bolo. Há inúmeros tipos e dos mais diversos sabores e contendo os mais variados recheios (chocolate branco e limão, double-chocolate, maçã e canela, etc.) Normalmente eles são simples e não são decorados.

(direita) Cupcake – Similares aos muffins os cupcakes são pequenos bolos. Normalmente menores que os muffins são sempre cobertos, por vezes com glacê, marzipan, chocolate, etc. e muitas vezes levam decorações.

Carrot Cake – O bolo de cenoura aqui é bem diferente do brasileiro e apesar de levar sim cenouras ele não chega a ficar laranja. Na Irlanda o bolo de cenoura também não tem cobertura de chocolate, mas uma cobertura com base em cream cheese.

(esquerda) Tarts – Tortas que só tem massa como base.

(direita) Pie – Tortas que tem massa como base, nas laterais e cobertura.

Banoffee – Um doce com base de bolacha e o recheio é de creme, bananas e doce de leite (aqui chamado de toffee), daí o nome Banoffee (banana + toffee).

Cheesecake –  Doce com uma base de bolacha e um recheio à base de queijo, creme e ovos, por vezes com cobertura de fruta. Há inúmeras receitas e variações, então é possível encontrar coberturas similares a compota de fruta, outras mais gelatinosas.

Danish pastry – Originárias da Dinamarca na Escandinávia, as Danish Pastries são feitas com uma massa similar a de croissant contudo as formas podem variar. Normalmente são doces leves e contém um pouco de geléia e podem conter nozes ou passas.

(esquerda) Brownie – Bolo de chocolate mais denso, normalmente com pedaços de chocolate na massa e cortados em forma quadrada.

(direita) Blondie – Similar ao brownie, o blondie normalmente é feito com chocolate brando e  pasta de amendoim (peanut butter)

Flapjack – Uma barrinha de cereal (normalmente aveia) que foi torrada com açúcar mascavo, melaço e manteiga. Pode conter frutinhas, normalmente uva-passa. Também é conhecido como “Muesli bar”.

 

Espero que seja útil e que você aproveite para experimentar aquilo que ainda não conhece!

Postado por: | Comments (28)

  1. Nossaaa, adorei o post Tarsila!! Pra mim a comida de um país é muito importante, estava com medo de não me adaptar à da Irlanda. Mas pelo visto vou me adaptar muito bem, parecem todas deliciosas!! Gostaria de sugerir que fizesse um com as comidas do dia-a-dia, que vão ser substitutas do nosso arroz com feijão =D Parabéns pelo blog, como sempre trazendo informações úteis pra quem quer ir ou já está na Ilha Esmeralda.

    Comentário by Carol — 18/09/2012 @ 12:36 pm

  2. Olá Carol,

    Obrigada pelo comentário e carinho. 🙂 Comidinhas são sempre importantes né?
    Vou buscar mais idéias para fazer posts sobre comidinhas, obrigada pela sugestão.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 10:42 pm

  3. Hummm….muito bom!!!Adoro cafés e afins…adorei o post!!!

    Comentário by Fabiana — 18/09/2012 @ 3:01 pm

  4. Oi Fabiana,

    Obrigada pelo comentário e carinho. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 10:43 pm

  5. Nossa esse post me deixou com MUITA fome mesmo tarsila ! perfeito, só de saber do cheesecake fiquei feliz demais, meu doce favorito !
    bjaao

    Comentário by Dani — 18/09/2012 @ 7:40 pm

  6. Oi Dani,

    Desculpe por ter feito você salivar, mas olha até eu fiquei com fome.
    Eu também gosto bastante de cheesecake, mas também gosto de mil e outras coisinhas…yum yum!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 10:44 pm

  7. Tarsila muito bom post, estavamos com saudades!!!muito obrigado até a proxima ^^

    Comentário by Marcos Castro — 18/09/2012 @ 10:57 pm

  8. Olá Marcos,

    Obrigada pelo carinho e comentário!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 10:45 pm

  9. Olá Tarsila! saudades, adorei o post.. e “seja bem vinda novamente” para nossa alegria! tudo de bom a ti.. e até mais…

    Comentário by William — 19/09/2012 @ 4:01 am

  10. Olá William,

    Obrigada pelo carinho! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 10:49 pm

  11. Oi Tarsila, q bom q voltou… estou esperando minha resposta no post de Glendalough rsrsr… Mas enfim minha ajudinha de hoje é muito importante, vou pra Irlanda em dezembro fazer um “mochilão” com meu esposo. Sei q vou me acabar na Penneys, por isso eu gostaria de saber se vc conhece algum dakeles serviços que se pode guardar as bagagens… Sei q muitos estudantes fazem isso quando estão acabando o intercâmbio e eles querem aproveitar pra conhecer outros países… Me ajude se puder e obrigada.
    bjos

    Comentário by Simone — 19/09/2012 @ 1:51 pm

  12. Olá Simone,

    Obrigada pelo carinho. 🙂
    Vocês já fizeram o mochilão por aqui? Como foi? Desculpe não ter respondido antes, mas há sim vários lugares no centro de Dublin que fornecem o serviço de guarda-bagagens, há inclusive um na O’Connell Street ao lado do Bank of Ireland.
    Espero que tudo tenha dado certo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 10:51 pm

  13. Ola Tarsila!
    Me viciei no seu blog! Principalmente os Irishisms!

    Pretendo fazer um intercambio de um mês em Março de 2013 e ler seu blog me fez sentir mais vontade ainda de conhecer logo a Irlanda.

    Obrigado e continue compartilhando sua historia conosco.

    Hudiny.

    Comentário by Hudiny Allan — 19/09/2012 @ 5:02 pm

  14. Olá Hudiny,

    Obrigada pelo carinho e comentário. Eu também adoro escrever os Irishisms. 🙂
    Logo logo você estará por aqui e espero que aproveite cada momento!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 10:52 pm

  15. Olá Tarsila e todosl,

    Gosto muito de ler esse blog. Acho a Irlanda muito linda!!!Os posts são muito interesting!
    O bom mesmo é ir para um país e apreciar de tudo: música, bares, boates, livros, história e principalmente as comidas!!!! Mesmo sem saber o que é, eu sou adepta a experimentar ao máximo das delícias comestíveis da Irlanda!! Até pra saber se gosta ou não.

    Parabéns!!!

    Bjs,

    Comentário by Vanessa — 19/09/2012 @ 7:41 pm

  16. Olá Vanessa,

    Obrigada pelo carinho e por curtir tanto a Irlanda como os posts. 🙂
    Estou com você, curtir tudo é o que permite nos integrar com a cultura local, eu adoro conhecer novos aromas, sabores, enfim, tudo! 🙂

    Beijos com trevos

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 10:55 pm

  17. Bah… bateu uma saudade gastronômica agora, hahahaha
    Hmmm, bagels and paninis… Pastries, tarts, cheese cake!! Só na Irlanda eles são tão maravilhosos assim, hahaha

    Comentário by Carina — 24/09/2012 @ 1:50 pm

  18. Oi Ca,

    Nem me fale, eu adoro comidinhas de cafés e quando apreciamos tudo em boa companhia fica melhor ainda né? 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/01/2013 @ 12:21 pm

  19. felicitciones por tu pagina,gracias por todos tus comentarios, me son de mucha ayuda,ya que mi hija y su esposo en pocos meses se van a vivir a dublim,estoy recopilando informacion,nosotros vivimos em lisboa,parabems.

    Comentário by osmary — 05/10/2012 @ 2:45 pm

  20. Olá Osmary,

    Gracias por tu mensage. Me alegra poder ayudar!

    🙂

    Comentário by Tarsila — 05/01/2013 @ 8:09 am

  21. nossa tacila, achei sacanagem esse post!!! aahhahah gente tudo delicioso nas fotos e descricções, e sabe o pior? delicioso na realidade tambem! já estou aqui na irlanda e adorando as tortas e afins, nossa tudo maravilhoso mesmo!

    Comentário by tagore — 06/10/2012 @ 10:25 pm

  22. Olá Tagore,

    Fico feliz em saber que você acha tudo tão gostoso quanto eu descrevi (porque eu também acho, rsrs). Acredito que há muita comida boa por aqui, nós temos que abrir a mente (e a boca) e experimentar não é?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/01/2013 @ 8:24 am

  23. OH GOD!! Vou engordar pelo visto…o jeito é pedalar e andar muito para compensar, rs
    Beijinhos

    Comentário by vanessa — 11/11/2012 @ 10:18 pm

  24. Olá Vanessa,

    Bom, bastante gente engorda mesmo. rsrs. Eu adoro tudo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 6:13 pm

  25. Oi Társila fizemos o mochilão já sim. O único passei que fiz fora de Dublin foi aos Cliffs of Moher que á maravilhoso mas como fui dia 09/12/12 estava suuuuuper frio mas amei. Obrigada pelas dicas continuo acompanhando o Vida na Irlanda.
    bjos!

    Comentário by Simone — 09/01/2013 @ 11:54 am

  26. Olá Simone,

    Que bacana! É um prazer poder ajudar e fico feliz que mesmo com o frio (e olha que você sabe como pode ficar frio por aqui) você amou a experiência!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/03/2013 @ 11:46 am

  27. Ola Tarsila!
    Trabalho com Doces finos, cup cake, brigadeiro gourmet e outras delicias, rsrs, mas meu marido foi transferido para a Irlanda, e gostaria de saber se ai eles tem esse habito de encomendar doces para eventos?
    Desde ja obrigada!

    Comentário by Roberta — 14/06/2013 @ 10:19 pm

  28. Olá Roberta,

    Este tipo de serviço não é raro, mas não é tão comum como no Brasil. Na verdade muitas empresas fazem este tipo de encomenda, na área que chamam aqui de “catering”. 🙂 Contudo para trabalhar com isto é necessário ter algumas licenças específicas, pois é uma questão de lidar com alimentos e aqui é tudo muito regulamentado.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 06/08/2013 @ 10:06 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.