03/09/2009

Uma pequena viagem à Belfast

Quarta-feira embarquei numa excursão para Belfast. Fui com alguns alunos da escola onde eu estudava (DCI – Dublin Cultural Institute) e com alguns professores também.

Belfast é a capital da Irlanda do Norte e fica no Condado de Antrim. É uma cidade pequena, mas cheia de história.Depois da Revolta de 1916 quando a República da Irlanda começou o processo de independência, Belfast se tornou o centro dos conflitos entre católicos e protestantes, contudo o mais evidente na cidade hoje é o resultado dos conflitos que ocorreram desde 1969 até o final dos anos 90.

Católicos e Protestantes já foram divididos por um muro com grandes portas de metal, onde a polícia inglesa ficava para verificação de documentos quando alguém queria transitar de um lado para o outro. Hoje as portas estão abertas, mas não vi niguém passando por ali a não ser o nosso ônibus…

Ainda hoje existe a separação entre as áreas católicas e as áreas protestantes.
Nos bairros católicos há ruas muito tristes, como por exemplo a Falls Road, são ruas destruídas e sujas demonstrando uma certa pobreza que é realçada pela tristeza de muitos murais pintados com militantes e dizeres em Gaélico (ou Irlandês), de pessoas que lutaram pela unificação da Irlanda do Norte e da República da Irlanda.

Cruzando o muro, as ruas continuam surradas, casas com telhados quebrados, possivelmente resultado de uma pequena explosão, mas aqui, principalmente na Shankill Road, as ruas estão cobertas por bandeirinhas inglesas e os estabelecimentos exibem murais com a Rainha da Inglaterra.

Andar por Belfast é um pouco tenso, pois tudo parece meio destruído, a não ser pelo centro comercial, onde estão todas as lojas e os principais pontos turísticos de Belfast.

Ao conhecer um pouco da história irlandesa (pelo menos do ponto de vista da República da Irlanda), é possível entender o porque se formou o Exército Republicano Irlandês, mais conhecido como IRA (do inglês Irish Republican Army), um grupo paramilitar católico e reintegralista, que busca unificar a Irlanda como uma só República. Conhecidos por ataques aos protestantes, e também considerado por muitos como extremistas, o IRA é famoso internacionalmente. Mas houve muitos ataques aos católicos também, pelos grupos da Associação de Defesa do Ulster (em língua inglesa, Ulster Defense AssociationUDA) e a Força Voluntária do Ulster (em língua inglesa, Ulster Voluntary Force – UVF), que buscam manter a Irlanda do Norte como parte do Reino Unido.

Bom, não vamos entrar em méritos de guerra, pois eu estou longe de querer conflitos, mas não tem como não falar de Belfast e não falar da guerra civil.

Por exemplo, o famoso Hotel Europa em Belfast já foi bombardeado, apenas 27 vezes…

Para aqueles interessados em história e conflitos recentes, Belfast é um prato cheio!


</p>
<p>Bom final de semana!

Postado por: | Comments (20)

  1. Olá,

    parabéns pelo site!

    por falar em Irlanda do Norte, você poderia dar umas dicas de como chegar à Calçada do Gigante (Giant’s Causeway)? Já entrei no site das linhas de trem, de ônibus, mas gostaria de ouvir a opinião de quem mora na Irlanda.

    Um abraço!

    Comentário by Nívea — 14/11/2010 @ 5:39 pm

  2. Olá Nívea!

    Muito obrigada!
    Infelizmente eu ainda não fui à Giant’s Causeway, mas como eu gosto de descobrir a história do lugar e não me estressar muito sobre como chegar lá, eu optaria por uma empresa de turismo que faz um Day Tour (saindo de Dublin ou de Belfast). E é claro, quando eu for, farei um post sobre isto! 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/11/2010 @ 12:32 pm

  3. Gostaria de saber se quando você saiu de Dublin para Belfast precisou de passar por imigração, me conte detalhes dessa questão ai porque tenho uma proposta de trabalho para Irlanda do Norte

    Comentário by Dimael Sá — 16/03/2011 @ 11:50 pm

  4. Olá Dimael!

    Não houve necessidade de passar por nenhuma imigração, o ônibus simplesmente cruzou a “fronteira” e pronto.
    Só vale a pena lembrar que as leis e o governo da Irlanda do Norte são diferentes da República da Irlanda, portanto se você for trabalhar lá, você terá de seguir as regras de visto e trabalho do Reino Unido.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/06/2011 @ 8:05 pm

  5. é foda uma cidade ser destruida assim.

    Comentário by VALMIR — 01/08/2012 @ 8:12 pm

  6. Olá Valmir,

    Realmente, são os frutos dos conflitos que aconteceram por aqui, contudo felizmente esta época já passou e hoje podemos refletir sobre a história.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/08/2012 @ 12:31 pm

  7. Olá! Estou indo estudar por 1 ano em Coleraine, uma cidadezinha há menos de 1h de Belfast. Gostaria de saber se vc pode me dar algumas dicas, vc sabe se lá na Irlanda do Norte eles aceitam o cartão visa travel money? Como vc pagava as coisas lá? Vc pode me passar seu email? É muito difícil encontrar brasileiros por lá?? Beijos

    Comentário by Geisa — 16/08/2012 @ 7:22 pm

  8. Olá Geisa,

    A Irlanda do Norte é outro país, sob a administração do Reino Unido. Até onde sei o VTM só funciona com dólares ou euros, e a moeda de lá é a Libra Esterlina (British Pounds). Recomendaria que você conversasse com o fornecedor do seu VTM para ver se ele tem cobertura lá.
    O único modo de me contatar é realmente por aqui já que recebo centenas de contatos por semana e respondo no meu tempo livre.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/11/2012 @ 12:56 pm

  9. olá tudo bem ?
    muito legal seu site
    preciso de umas dica por favor:) estou indo para belfast
    mas estou com um pouco de duvida !
    si eu sair de dublin para belfast de ônibus vou passar por imigracao
    fiquei sabendo que a imigracao esta parando
    tem algum jeito caminho que eu posso passar que
    não vou te poblema obrigado

    Comentário by weslei — 05/01/2013 @ 6:51 pm

  10. Olá Weslei,

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Obrigada pelo comentário.
    Vamos lá: Normalmente não há inspeção de imigração nas viagens de ônibus para Belfast. Pode acontecer de um inspetor entrar no ônibus e pedir para ver os passaportes/identidades mas é algo muito incomum.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/03/2013 @ 5:52 pm

  11. Olá!! Tudo bem?

    Estou indo para Irlanda, ficarei alguns dias em Dublin e depois vou para Belfast. Gostaria de saber qual é a melhor maneira de ir de uma cidade para outra, qual o ônibus ou o trem que devo pegar.

    Obrigada pela ajuda!!

    Heloiza

    Comentário by Heloiza — 12/03/2013 @ 1:49 am

  12. Olá Heloiza,

    A “melhor” forma é relativa. O trem é mais rápido, mas o ônibus (busáras) é mais barato. Você também pode ir de Aircoach. Já os preços variam, então recomendo entrar nos sites das empresas para verificar.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 8:25 pm

  13. Muito bom seu site, parabens!

    Você podeira me informar os nomes das empresas de ônibus e de Trem que fazem Dublin para Belfast.

    Obrigado.

    Comentário by Julio — 27/05/2013 @ 10:02 pm

  14. Olá Julio,

    A empresa que faz o transporte de ônibus entre Dublin e Belfast (não de turismo) é a Bus Éireann – http://www.buseireann.ie e a empresa que faz o transporte de trem entre Dublin e Belfast (não de turismo) é a Irish Rail – http://www.irishrail.ie

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 01/08/2013 @ 3:21 pm

  15. continuando… e os preços

    Muito Obrigado.

    Comentário by Julio — 27/05/2013 @ 10:03 pm

  16. Olá Julio,

    Os preços variam de acordo com a época, horário, etc. Normalmente os ônibus costumam ser mais em conta. 🙂

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 01/08/2013 @ 3:22 pm

  17. Olá

    Qual a diferença entre Irlanda do Norte e Irlanda?? Não é tudo Reino Unido?? Desculpe a minha ignorância, mas Irlanda é uma coisa e Irlanda do Norte outra?? São países diferentes?? A do Norte é uma ilha?? E onde é a Irlanda ?? É fácil ir da Escócia para a Irlanda ou vice versa?? Estou falando das cidades da rota dos puro maltes!??
    Obrigado!!
    Abraço!!

    Comentário by Tadeu Rodrigues Maia — 23/05/2014 @ 12:05 am

  18. Olá Tadeu!

    Vamos lá:
    A República da Irlanda e Irlanda do Norte são dois países diferentes que ficam localizados na mesma ilha (que se chama Irlanda).O Reino Unido é um conjunto de países que inclui: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte (a República da Irlanda não faz parte do Reino Unido). As duas ilhas que ficam aqui no oeste da Europa são chamadas de Ilhas Britânicas e por isto há muita confusão.

    Para ir da Escócia para a Irlanda (e vice-versa) você pode pegar um avião ou balsa, pois os países ficam em ilhas diferentes.

    Espero ter esclarecido! Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 23/05/2014 @ 11:14 am

  19. Valeu!! Obrigado!!
    Tadeu

    Comentário by Tadeu Rodrigues Maia — 23/05/2014 @ 5:55 pm

  20. Olá Tadeu!

    Disponha! Fico feliz em poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/05/2014 @ 12:08 am

Sorry, the comment form is closed at this time.