06/04/2010

Conhecendo a Irlanda: Croke Park

Dica para quem gosta de esportes e estádios, conheçam o Croke Park, ou Páirc an Chrócaigh (Em gaélico).

Localizado próximo ao centro de Dublin (há apenas 1 km do centro), no meio da cidade, o Croke Park não é apenas um estádio. É um lugar especial frequentado por famílias inteiras nos dias de jogos. Aqui as pessoas não se batem por que torcem para um time ou outro, sentam ao lado da pessoa que está com a camisa do adversário e todos se divertem. Parece de mentira, mas é verdade.

Aqui em Dublin existem dois estádios, o Croke Park, criado para ser o lar dos esportes gaélicos, como o Futebol Gaélico e o Hurling, e o Lansdowne Road, erguido para abrigar os amantes do futebol como conhecemos no Brasil. Contudo o Lansdowne Road foi demolido bem em 2007, quando chegamos aqui e dizem que vai ser reaberto esse ano. Enquanto isso, os fãs do futebol não ficaram chupando o dedo, pois o Croke Park, que é a matriz da Associação Atlética Gaélica (GAA – Gaelic Athletic Association) abriu seus gramados para abrigar os amantes do esporte.

source

O Croke Park é o quarto maior estádio oficial da Europa e o maior estádio de esporte amador do mundo. São 16 acres, com capacidade para 82.300 pessoas, é também um lugar muito apropriado para shows, como o do U2, que aconteceu no ano passado e olha só que legal, o estádio foi construído de um modo que não perturba (muito) seus vizinhos. Há uma área da arquibancada que não é coberta – intencionalmente – para não bloquear o sol (raríssimo) que bate na frente das casas da rua que fica ao lado do estádio.


Além de tudo, o Croke Park tem um pequeno museu da GAA, que conta um pouco sobre a história da Irlanda e dos esportes gaélicos (Especialmente como eles sobreviveram durante muito tempo sob o domínio do imperio Britânico), e se você não ficar envergonhado, pode treinar um pouquinho de Futebol Gaélico ou Hurling em uma área no museu, que é própria para isso. Ah, claro, eles também têm a lojinha onde vendem tudo que você precisa dos times irlandeses: Camisas, chaveiros, cachecóis, chapéus, shorts, meias, bichinhos, bolas, hurleys, etc.

Aconselho uma visita ao museu se você gosta de esportes e se interessa pela história da irlanda, mas eu definitivamente recomendo que assistam QUALQUER coisa no Croke Park…mesmo que seja o amistoso Brasil e Irlanda. Vale MUITO a pena!

Croke Park
St. Joseph’s Avenue
Dublin 3
www.crokepark.ie

Postado por: | Comments (8)

  1. Olá, sou apaixonado por futebol, Palmeirense de coração, faça um post sobre o esporte bretão aí na Irlanda, sobre os times tradicionais e seus campeonatos.

    Comentário by Vitor — 28/02/2012 @ 6:24 pm

  2. Olá Vitor,

    Aqui o futebol é um esporte bem amado, mas não é típico daqui como o Hurling ou o Gaelic Football. 🙂
    Obrigada pela sugestão e já está anotada!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/03/2012 @ 5:26 pm

  3. Oi Tarsila !!! Moro no Brasil e em 23/06 estaremos minha irmã e eu (se Deus Quiser !!!) no Croke (lindo estádio) para assistirmos ao último show da banda irlandesa Westlife… gostaria de saber qual o melhor meio de transporte para irmos do centro de Dublin até o estádio ?

    Desde já agradeço por seu blog existir pois é simplismente maravilhoso !!! Beijos !!!

    Comentário by Alessandra Rabêlo — 27/05/2012 @ 10:44 pm

  4. Olá Alessandra,

    Puxa vida, não consegui responder a tempo! Mas há vários ônibus que vão do centro ao Croke Park, a minha sugestão é – vá a pé! Não é tão longe. 🙂

    Espero ter ajudado e que o show do Westlife tenha sido incrível!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/07/2012 @ 2:03 pm

  5. Oi Tarsila !!! Minha irmã e eu realmente pegamos um ônibus na O´Connell e voltamos a pé pois nos hospedamos num hostel que fica no centro, rs. Agora já estamos no Brasil … ficamos uma semana em Dublin e simplesmente amamos este país, conhecemos vários lugares lindos, fomos ao Cliffs of Moher, a Guinness, a Catedral de S. Patrick, a Penneys enfim … foi tudo maravilhoso … Gostamos muito do povo irlandês, muito prestativos e educados. Bom de qualquer forma eu agradeço sua resposta e seu blog como já havia dito é 1000, nos ajudou muito !!! E o Show do Westlife foi sim incrível, pena que acabou… Beijos Tarcila e fique com Deus !!!

    Comentário by Alessandra Rabêlo — 14/07/2012 @ 1:08 am

  6. Olá Alessandra!

    Que bom saber que tudo deu certo e que vocês gostaram da experiência na Irlanda, espero que voltem! E muito sucesso para vocês aí no Brasil, com o Westlife na memória. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/07/2012 @ 7:34 pm

  7. Oi Tarsila
    Vou viajar em Setembro para Irlanda e descobri seu site. Adorei, é muito instrutivo e interessante. Gostaria de algumas informações sua, se possível. Eu e minha amiga vamos ficar em Dublin no hotel “Maldron Hotel Cardiff Lane”, gostaria de saber o seguinte:
    – este hotel é perto do SPiRE and MAGAZIN DUNNES,in Henry street;
    – Store Penneys – 47 Mary street;
    – Store IKEA – at St. Margaret’s Road;
    – existe supermercado perto do hotel;
    Se não for perto , como fazemos para ir nestes lugares saindo do hotel?
    Agradeço sua atenção
    Abrs
    Norma

    Comentário by Norma Wilna — 01/06/2013 @ 12:40 am

  8. Olá Norma,

    Obrigada pelo carinho. 🙂
    Vamos lá:
    1) O Maldron Hotel que fica na Cardiff Lane fica há 1.4Km do Spire, ou seja, uma caminhada de aprox 20 minutos.
    2) Há diversas Dunnes Stores em Dublin e a que fica na Henry Street fica há 5 minutos do Spire.
    3) Há uma Penney’s na O’Connell Street (no seu caminho) e outra na Mary Street (há 10 minutos do Spire)
    4) A IKEA fica em Ballymun. É necessário pegar um ônibus na O’Connell Street para chegar até lá (o ônibus número 140). A viagem demora por volta de 1 hora.
    5) Existem várias lojas de conveniência perto do hotel e você não terá problemas para encontrar outras amenidades.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 02/08/2013 @ 1:29 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.