25/08/2010

Conhecendo a Irlanda: Grafton Street

Aqui na nossa Fair City não existem tantos shoppings como a gente conhece no Brasil, especialmente em São Paulo, mas isso não quer dizer que não existam muitas lojas.

Pelo contrário, lojas que vendem absolutamente tudo estão espalhadas pelo centro comercial de Dublin e há uma rua muito especial do lado sul da cidade.

Ela começa quase na frente da Trinity College e vai até o Stephen’s Green park – A Grafton Street.

Essa rua foi feita para os pedestres e pode-se dizer que ela é um shopping a céu aberto com direito a artistas de rua que fazem de tudo – escultores de areia, estátuas humanas, dançarinos, acrobatas, desenhistas…

…e músicos que tocam todos gêneros musicais. Durante as comemorações de fim de ano, coros são organizados e cantam músicas da época.

No começo da rua você verá uma estátua muito famosa de uma personagem chama “Molly Malone”. Existe até mesmo uma música típica daqui que fala sobre a história da moça que vendia frutos do mar pelas ruas de Dublin. Por aqui ela também é conhecida como a “Tart with a cart” por causa do decote da senhorita…

A Grafton é basicamente uma rua comercial, mas existem ótimos restaurantes…

e hotéis por ela, como o The Wesbury Hotel, abaixo.

source

Sim, também existe um McDonald’s na Grafton Street (por todo o mundo, né? Até no Egito!). Essa loja em especial fica aberta 24 horas, podendo salvar as barrigas vazias depois das baladas.

Se você gosta de compras e está do lado sul da cidade (falei um pouco sobre o layout da cidade aqui) você vai AMAR a Grafton.

Pode notar que ao lado das grandes lojas, como a Swarovski, há pequenas portinhas que dão acesso para escritórios ou lojas no primeiro andar dos prédios. No caso abaixo há um alfaiate e uma copiadora.

Uma das lojas de roupa mais moderns e favorita dos brasileiros em Dublin é a River Island… Ela oferece o que está na moda com boa qualidade e preços razoáveis.

A Grafton é o lar da loja de departamentos mais cara da Irlanda – a Brown Thomas. Uma loja super luxuosa que vende marcas como M.A.C, Louis Vuitton, Lulu Guinness, Channel, Stella McCartney, Gucci, Chloé, etc.

Essa loja, aberta em 1849, tem como objetivo proporcionar uma experiência de compras sem paralelos, bem no estilo Harrod’s. Acho que se a verba existe a experiência pode ser sem paralelos mesmo…

Quase na frente da Brown Thomas, existe uma das lojas da maior e mais completa rede de drogarias/perfumarias na terra dos Leprechauns – A Boots! Aliás, estudantes que apresentam seu Student Travel Card (mais informações sobre o Student Travel Card aqui)  na Boots tem 10% de desconto.

Apesar de ser comercial, a Grafton tem todo um charme e as pequenas ruas que saem dela são verdadeiros mistérios a serem descobertos.

Como já disse acima, a Brown Thomas é a loja de departamentos de luxo daqui e na mesma rua há uma versão mais jovem dela, a BT 2, com direito à uma loja do Starbucks no andar superior, claro.

A rua é feita para os pedestres e será raro você ver carros circulando por aqui.

Há uma loja muito bacana de Cds, Dvds, Video-games e afins – A HMV. Quando há liquidações (sales) a HMV é imbatível, os preços são excelentes e o serviço super bacana. Ah, quem tem o Student Travel Card também tem desconto nesta loja.

Outra loja queridinha das brasileiras é a Accessorize (tem até funcionária brasileira trabalhando lá). Como vocês já devem saber, essa loja de acessórios é uma coisa! Além disso, bem na frente dela há uma outra loja da mesma rede, só que é voltada para roupas, a Monsoon, que, como você pode esperar, é tudo de bom!

Se você quiser comprar flores (para dar de presente para alguém ou para si mesmo), há duas barraquinhas permanentes com flores aqui…

Lindas, não é mesmo?

E depois de passear por toda a Grafton Street e chegar no finalzinho dela, você pode fazer duas coisas… continuar a bater perna no shopping…

ou dar uma voltinha pelo parque!

source

Beijos com trevos e estou de volta!

Postado por: | Comments (44)

  1. Boa Tarde Tarsila

    Amei,simplemente linda e com tudo q se precisa nela, vou amar andar pela Grafton Street, vc sempre nos montrando o quanto Dublin é linda, quando eu chegar ai já vou conhecer um monte tudo por todos temos vc pra mostrar a city.

    Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    bjosssssssss

    Comentário by Sônia — 25/08/2010 @ 6:10 pm

  2. Olá Sônia!

    Muito obrigada!
    Tudo bem? A Grafton é uma das ruas mais bacanas mesmo e Dublin é uma cidade linda! Fico feliz em saber que você está gostando de tudo! 🙂

    Se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/08/2010 @ 9:53 am

  3. Sempreeeeee adorando seu blog viw … parabens … (agora entendo melhor sobre os lugares que vc fala kkk)

    Comentário by Lais — 25/08/2010 @ 6:42 pm

  4. Oi Lais!

    Muito obrigada! Continue entenada, que sempre há mais novidades no Vida Na Irlanda!

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/08/2010 @ 9:54 am

  5. Pra mim os artistas de rua são a melhor coisa da Grafton. É bom demais…

    Comentário by Ernani — 25/08/2010 @ 7:20 pm

  6. Salve Ernani!

    Os artistas são muito bons mesmo, mas tenho de admitir que é uma rua ótima para comprinhas…rsrsrs

    Beijão

    Comentário by Tarsila — 27/08/2010 @ 9:55 am

  7. DEMAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS \o/

    Comentário by Michelle Rodrigues — 25/08/2010 @ 7:33 pm

  8. Olá Michelle!

    Muito obrigada! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/08/2010 @ 9:55 am

  9. Que lindo!
    Tarsila você nos surpreende mesmo, muito obg.
    Quando chegar em Dublin vou me achar em todos os lugares.
    Bjos.

    Comentário by Raisa — 25/08/2010 @ 8:05 pm

  10. Olá Raisa!

    Muito obrigada! Isso mesmo! Visite tudo que Dublin tem para oferecer! Vale muito a pena, afinal de contas é uma cidade linda.

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/08/2010 @ 9:56 am

  11. Haha, antes de ir para Dublin eu já conhecia (tinha informação) de todos os pontos turísticos possíveis, de tudo que eu queria fazer. Tava louca para ir até a Grafton. Eu pensava que ia ter que procurar pela maioria dos lugares que eu queria ir, mas eu simplesmente não precisei.
    Em Dublin você VAI passar pela Grafton, hahahahha. Assim como a Henry Street. Fora outros pontos turísticos que você não precisa procurar, tipo o Trinity ou o Stephen Green. Achei Dublin bem legal por isso, tudo fica no centro ou perto do centro. Pelo menos a maioria das coisas, ahahah. E como eu estudava na Parnell Street, pertinho da O’Connell, não precisava andar muito pra conhecer a cidade ;]
    Tarsila, seu site é muuuito legal! Agora que já fui e já voltei, fico aqui matando a saudade, heheh.

    xoxo

    Comentário by Larissa Russo — 25/08/2010 @ 8:44 pm

  12. Olá Larissa!

    Muito obrigada! Fico muito feliz que o Vida Na Irlanda permite que você mate sua saudade. Quem sabe você não se inspira e vem fazer uma visitinha?
    Espero vê-la mais por aqui!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/08/2010 @ 9:57 am

  13. Puxa, Tá. Obrigada por este post…Saudades da Grafton e todos os seus encantos. Durante um ano ela foi meu caminho obrigatório para chegar ao Stephen’s Green. Quem passar por ela, não deixe de curtir os artistas de rua, entrar nos cafés e, quem sabe, provar umas sandálias da PRADA de vez em quando na Brown Thomas. Lembra????kkkkk

    Comentário by Maíra — 25/08/2010 @ 10:40 pm

  14. Oi Má!

    Está com saudades? A Grafton foi seu caminho para o trabalho mesmo? Lembra que você almoçava no Stephen’s Green? Esse verão foi o melhor de todos, você iria ficar toda bronzeada se estivesse por lá. É claro que lembro dos sapatinhos…aquele da Miu Miu era tudo! 🙂

    Beijinhos pra vocês dois, viu?

    Comentário by Tarsila — 27/08/2010 @ 10:01 am

  15. Puxa Tarsila! Adorei o post. Não vejo a hora de andar pela Grafton. 😀 Ainda to esperando o guia chegar, mas assim que receber eu tiro a foto que você pediu ta?

    Beijos

    Comentário by Moacy Junior — 26/08/2010 @ 12:29 am

  16. Olá Moacy!

    O guia deve estar chegando porque os outros que eu mandei já chegaram (então vamos torcer para que chegue logo!)
    E não se preocupe, você andará bastante pela Grafton e pelas ruas ao redor dela, que são muito bacanas. 🙂

    Me avise quando o guia chegar e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/08/2010 @ 10:03 am

  17. Nossa, a Grafton Street é realmente muito encantadora e charmosa!

    Quanto a foto, eu posso tirar, sim! Essa semana tiro e te mando.

    Ah, uma dúvida: aí na Irlanda, ou Dublin, caso não saibas me responder a respeito do país inteiro, as pessoas costumam passar o ano-novo de preto como em alguns outros lugares da Europa?

    Comentário by Adryan — 26/08/2010 @ 5:04 pm

  18. Olá Adryan!

    A Grafton é um charme de fato! 🙂 Você vai adorar.
    Em relação à sua dúvida, eu nunca escutei que as pessoas passavam o ano novo de preto. Aqui em Dublin não presenciei isso.
    O fato de nós, brasileiros, passarmos o ano novo de branco é que geralmente se torna uma curiosidade… depois vou investigar mais sobre isso!

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/08/2010 @ 10:32 am

  19. Fantástico, Tarsila!!! Adorei passear pela Grafton pelas suas fotos e palavras!!!
    Beijos

    Comentário by Daniel — 26/08/2010 @ 5:49 pm

  20. Olá Daniel!

    Fico feliz que você tenha gostado e fique antenado que sempre há novidaades no Vida Na Irlanda!

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/08/2010 @ 10:34 am

  21. Eeeita que nossa amiga Molly Malone realmente é bem saidinha, hein?! But.. Nice wrack! ;P
    asdhaisuhdasiudhaiushdasd

    Mas poxa, parece ser mó charmosa mesmo essa rua, legal! Ainda não tinha visto fotos assim mais detalhistas.. Mó bacanal! xD
    Aliás.. Essa sua câmera é bem massa! ^^

    Ah, outra coisa que eu percebi.. Eles usam o sistema métrico, né? (a plaquinha de 50km/h.. hehe)
    Bacana, uma coisa a menos pra ter que se adaptar! xD
    o/

    Beijo, tarsiila! ;}
    Ah, e tou curioso com esse tal projeto misterioso! Quando aparecem as novidades?! asdiuhas xD
    :****

    Comentário by Mael Tomaz — 27/08/2010 @ 3:24 pm

  22. Oi Mael!

    🙂 Muito obrigada pelo comentário. A Grafton é uma rua muito legal mesmo, você com certeza também se tornará um fã dela.
    Aqui as coisas são engraçadas em relação às medidas. A velocidade é em quilômetros, mas muitos açougues o peso é em lbs (pounds) e peso de pessoas é em stones. O sistema métrico até que é bem difundido, mas as vezes pode causar confusão. 🙂

    Beijinhooos

    Comentário by Tarsila — 29/08/2010 @ 1:52 pm

  23. Oi Tarsila!

    Pois é, lá na Holanda é um costume se passar de preto, segundo minha mãe. Não sei se é como no Brasil, que quase TODO MUNDO se veste de branco. Ela disse que uma vez foi passar o ano-novo lá com a família (ela veio ao Brasil bem pequena) e passou a maior vergonha junto com a minha tia, pois as duas haviam se vestido de branco e todos estavam vestindo preto pela cidade. Eu notei isso também em alguns filmes que se passam na Europa, como O Amor Não Tira Férias (The Holiday). Pode reparar, todos estão vestindo preto na cena final do ano-novo.

    Ah, uma grande dúvida: frutos do mar em Dublin são vendidos por um preço acessível? Eu sou viciado em frutos do mar e mais da metade das coisas que sei cozinhar envolvem essas delícias, então realmente preciso saber! Hahaha…

    Comentário by Adryan — 27/08/2010 @ 7:54 pm

  24. Olá Adryan!

    Que interessante – pois agora sabemos, na Holanda o Ano Novo é de preto! :)]
    Eu acho que as pessoas usam preto porque é inverno e nessa época usamos roupas mais sóbrias e escuras, mas não acredito ser uma tradição, pelo menos na Irlanda.

    Sim, peixes e frutos do mar são mais acessíveis e são de-li-ci-o-sos, não é mesmo? Aqui você não vai passar vontade! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/08/2010 @ 1:56 pm

  25. Oiee Tarsila!!! Adorei o post… muito muito bom!!!
    Gostaria de saber se tem autlets próximo do centro em Dublin… e se é tão bom (variedades) e barato quanto nos Estados Unidos.
    Beeijos e obrigada!!

    Comentário by Ana — 28/08/2010 @ 1:13 am

  26. Oi Ana!

    Seja bem-vinda ao Vida Na Irlanda!
    Fico feliz que você tenha gostado do post!
    Eu não conheço nenhum outlet no centro de Dublin e para ser bem honesta eu só sei da existencia de um que fica perto da Irlanda do Norte, mas não sei quais marcas ou produtos eles vendem lá. Uma das coisas que você vai perceber é que na Europa, em geral, as coisas já são muito mais baratas que no Brasil, especialmente durante as liquidações quando os preços caem em até 70%. Mas lembre-se que a Europa é diferente dos EUA e nem sempre as mesmas marcas de lá são tão “bacanas” quanto algumas de cá.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/08/2010 @ 2:00 pm

  27. oi tarsyla ! tenho uma perguntinha. se caso eu pegar um trampo aí pra me manter como é efetuado o pagamento pelas espresas tipo pubs e restaurantes? tenho alguns amigos trabalhando em outras partes do mundo e achei interessante o fato de eles receberem as diárias no finalsinho do dia. aí na irlanda tambem é assim? bjim =)

    Comentário by Murilo — 28/08/2010 @ 3:17 pm

  28. Olá Murilo!

    Depende da empresa/restaurante/pub. As vezes se ganha por semana, por quinzena ou mês. As gorjetas (ou tips) geralmente são distribuídas ou dadas por dia, mas como eu disse, depende de como o estabelecimento funciona.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/08/2010 @ 2:02 pm

  29. MULHER! Muito bom seu blog, já li muita coisa bacana e está sendo muito útil.
    Vou para Dublin final de setembro, espero esbarrar com vc.
    Beijos

    Comentário by Kenia Mara — 28/08/2010 @ 10:01 pm

  30. Olá Kenia!

    Seja bem-vinda ao Vida Na Irlanda!
    Fico muito feliz que você tenha gostado do blog, sinta-se à vontade para explorar mais posts, deixar comentários ou me escrever!
    Como o mundo é uma pequena aldeia, é muito provável que, ora ou outra, nos encontremos!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/08/2010 @ 2:11 pm

  31. oiiiiiiiiiiiiiiiii Tarsila tudo bem? sempre acompanhei o seu blog mas nunca comentei, ele me ajuda muito cheguei a duas semanas e pesquiso tudo nele muito obrigado e continue sempre atualizando, mas gostaria de saber onde posso encontrar as lojinhas brasileiras? e se existi algum restaurante que vende comida brasileira pq ja estou sentido falta kkk. Agradeço desde ja.

    Comentário by Priscila — 29/08/2010 @ 10:13 pm

  32. Oi Priscila!

    Seja bem-vinda ao Vida Na Irlanda e à Irlanda!
    Fico muito feliz que o blog esteja ajudando. Eu conheço pessoalmente duas lojas que vendem produtos brasileiros.
    Uma delas fica na Crow Street, no 7 e é conhecida como Quitanda. O espaço é pequeno, mas a localização é bem conveniente – fica no Temple Bar.
    A outra loja já é maior e fica na Clarendon Street, a primeira rua paralela à Grafton Street (do lado direito se você estiver subindo a Grafton), próxima do Shopping Stephen’s Green, lá também tem uma loja grande da Real Transfer (transferência de dinheiro), mas atenção as duas empresas ficam dentro de um prédio chamado Clarendon House 32-37, então, você terá de passar por um “hall” para chegar nelas. 🙂

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 30/08/2010 @ 9:11 am

  33. Tarsila,

    Muiiito obrigada por mais estas informações e fotos maravilhosas da nossa (já me incluo, rsrs) Dublin.

    Chegarei aí na sexta-feira próxima. Estou super ansiosa, notadamente por conta do meu precário ingles. Mas, vai dar tudo certo, tenho fé em Deus.

    Embora não tenha posto comentário, seu blog tem sido um dos melhores apredizados nos dois últimos meses.

    Beijos!

    Comentário by Elieuza — 02/09/2010 @ 12:42 am

  34. Oi Elieuza!

    Muito obrigada pelos elogios e pode se incluir! Nossa Fair City também é sua! 🙂
    Imagino que a ansiedade deva estar batendo forte! Se você manter uma atitude positiva tudo há de dar muito certo sim!

    Faça uma ótima viagem, descanse bastante e lembre-se que a Aerlingus cobra pela comida/bedida no avião, então vale a pena comer bem no primeiro vôo e beliscar algo no aeroporto antes do segundo… 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/09/2010 @ 9:08 am

  35. Oi Tarsila, recebi m imail em ingles, mas eu acho que é bobagem, é da coca cola, que era um sorteio do meu imail, estaria recebendo tantas libras,mas eu acho que é uma viagem , vc nao sabe nada a respeito,se souber deixa recado um abraço. E se a Ana, quiser entrar em contato comigo que sou da mesma cidade dela fico as ordens,bjuss.

    Comentário by Janea Elenice Alves Pereira — 06/09/2010 @ 7:52 pm

  36. Oi Janea!

    Eu normalmente não leio este tipo de e-mail, pois eles costumam ser spams ou até mesmo parte de armações para obter informações sobre as pessoas. Acho melhor ignorá-lo, eu realmente não sei nada a respeito deste e-mail em particular.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/09/2010 @ 9:51 pm

  37. Ola Tarsila! Acredito que você ja deve ter visto esse filme, mas vai a dica para o pessoal. ONCE é um filme que passa em Dublin e em especial na Grafton Street. Assita o filme ONCE, muuuiiitto bom.

    Abraços
    Julio Cesar

    Comentário by Julio Cesar — 27/10/2010 @ 11:55 am

  38. Olá Julio Cesar!

    Ótima dica para romanticos de plantão curiosos pela Irlanda. “Once”, traduzido como “Apenas Uma Vez” é realmente um filme muito bacana, uma história de amor recheada de música (uma das maiores paixões dos irlandeses…). Boa dica!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/10/2010 @ 12:18 am

  39. Tarsila!

    Que lugar maravilhoso! Vou ficar louca com tantas opções! Tenho que me controlar pra nao gastar meus poucos euros aih! auhauhuhahuaa
    amei amei amei! Com certeza são muitos dias e até meses pra se descobrir tudo na Grafton Street!
    beijos e obrigada por nos revelar tudo sobre a Irlanda!

    Comentário by Lorena Luna — 02/02/2011 @ 12:18 am

  40. Olá Lorena!

    Muito obrigada pelo elogio e comentário!
    Existem muitos lugares para se gastar eurinhos e a Grafton é um dos lugares por onde todo mundo passa. 🙂
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/02/2011 @ 1:36 pm

  41. Olá Tarcila, vc é demais!! Suas dicas, não tenho palavras… Já tomei nota de quase tudo que preciso, em março estarei aí c/ vcs. Já estou quase fincando tranquila. Ainda estou preocupada com a chegada/ saída do aeroporto.
    Bjs.

    Comentário by Cris — 21/05/2011 @ 2:03 am

  42. Olá Cris!

    Muito obrigada pelo carinho. Fico feliz em saber que as dicas estão ajudando.
    Não fique preocupada com a chegada e saída do aeroporto. Se você tiver toda a documentação correta e intenções legítimas, não há o que temer. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 22/05/2011 @ 10:56 pm

  43. eu ja morei ai muitoo bom

    Comentário by jaqueline — 30/04/2012 @ 9:24 pm

  44. Olá Jaqueline,

    Que bacana! Obrigada pelo comentário!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/05/2012 @ 8:54 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.