16/08/2010

Baladas em Dublin: The Church

Olá Pessoal!

Como disse em um post anterior eu não sou uma pessoa da noite, mas como sempre sugem perguntas sobre baladas e afins eu decidi que o melhor a ser feito é encontrar alguém que entende do assunto! Por isso convidei minha querida amiga, a jornalista Danubia Matos, para contar para vocês um pouco mais sobre o que rola na noite da nossa querida Fair City através da categoria “Baladas em Dublin”. Sem mais delongas…aqui estão as percepções dela! – Tarsila

Olá, queridos leitores do Vida Na Irlanda, a convite da Tarsila, sempre que possível eu escreverei sobre as balas Dublinenses.

Como vocês já devem saber, Dublin além de ser a cidade das igrejas, dos leprechauns, dos parques e da Guinness é também dos pubs. São cerca de 1.000 pela cidade, segundo os dados do Official Online Tourist Office for Dublin (www.visitdublin.com), assim já dá para perceber que existe diversão para todos os gostos.

Por ser uma cidade pequena, a maior parte das coisas acontecem no centro, então as pessoas que vem do Brasil, especialmente das grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, sentirão uma diferença, porque nestas cidades há eventos e baladas acontecendo em diversos bairros, algumas vezes bem distantes de onde você mora. Em Dublin a realidade e outra, já que aqui a maioria dos pubs e night clubs estão no centro. Ou seja, se você morar nos arredores do centro irá para a balada a pé! Não é o máximo? Confesso que foi uma das coisas que eu mais gostei aqui, porque, de fato, isso facilita a vida.

Isso é um hábito entre os irlandeses também e é muito difícil ver alguém indo para um pub de carro, já que aqui também é proibido beber e dirigir. Os preços dos táxis estão em uma media não abusiva, e caso você for para a balada durante os finais de semana e não morar no centro, você pode voltar para casa em um dos ônibus do Night Link, pagando apensa € 5.00 – informações sobre roteiros e horários, consultem o site do Dublin Bus (www.dublinbus.ie).

Outro ponto que acredito ser super importante esclarecer é o Temple Bar. (para maiores informações sobre o Temple Bar, clique aqui). Ao contrario do que muitos pensam antes de chegar à cidade, ou mesmo quando acabam de chegar, é que lá é onde se concentra a noite de Dublin. A resposta é, definitivamente, não.  No Temple Bar, há muitos pubs sim, alguns night clubs, mas nos arredores do centro é que estão os lugares mais legais, diferentes e bem freqüentados da cidade. Não quero dizer que o Temple Bar não seja bem freqüentado, mas a área  é mais turística. Todo mundo deve conhecer o Temple Bar e apreciar o que há durante o dia, mas a noite de Dublin definitivamente não é lá.

Balada: The Church

source

Para estrear esse espaço no Vida na Irlanda, eu vou falar sobre uma tradicional balada em Dublin, a The Church. O prédio costumava ser uma igreja, chamada St. Mary’s Church of Ireland, fechada em 1964. Assim como na maioria dos países da Europa, onde existem muitas igrejas tombadas, a estrutura permanece, mas a sua função passa a ser outra. Não se sinta mal por ir dançar, beber e paquerar dentro dessa antiga igreja, isso é bem normal por aqui.

Localizada no coração da zona comercial de Dublin, a The Church tem cinco configurações diferentes em quatro níveis. Freqüentada por todos os tipos de visitantes, é um lugar bem animado, extremamente bonito, organizado e bem decorado. Com isso, podemos imaginar que para freqüentar ou simplesmente conhecer o lugar, é melhor estar com uma roupa mais arrumada (não que as pessoas aqui dêem tanta importância à isso), mas alguns night clubs em Dublin vetam a entrada de pessoas que usam tênis, boné, chinelo, bermuda, enfim, como em qualquer lugar do mundo.

Outra peculiaridade da noite Irlandesa e o horário. A maioria dos lugares abre cedo, por volta de 19h e a noite acaba, no Maximo, as 3 da manhã, portanto se você esta acostumado a voltar da balada quando o sol está raiando, em Dublin as coisas serão um pouco diferentes. (Prometo pesquisar sobre outros lugares e se houver algum que feche as portas mais tarde, os divulgarei com certeza!)

source

Quando se chega na The Church, o primeiro espaço avistado é o terraço, onde estão localizadas mesas ao ar livre. É uma área bem arrojada para uma cidade que tem chuvas freqüentes, mas quando o tempo colabora é comum ver essa parte da casa lotada. Já que lá também funciona um restaurante, que abre todos os dias, durante o almoço e jantar.

source

Logo que se entra na casa você verá o bar central, aqui chamado de Main Bar, que não é nem um pouco diferente de um bar simples, com mesas, jogos de luzes, um ar sofisticado e música ambiente. O som varia dependendo do dia, podendo tocar rock, pop, ou música tradicional irlandesa.

source

A balada, que acontece apenas as sextas-feiras e aos sábados em um espaço especial, chamado Club. Ele lembra um porão, com jogos de luzes, mesas e um sofá para quem não agüentar o ritmo e quiser descansar um pouco. A pista de dança, a primeira vista, parece pequena, mas ela acolhe todos os baladeiros que dançam ao som de músicas comerciais, R’n’B e uma mistura de clássicos do pop como Madonna e Michael Jackson.

source

Como aqui não é permitido fumar em locais fechados, a maioria dos lugares possui uma área para fumantes e a The Church não é exceção. Existe uma saída especial pela lateral do Club que leva ao terraço da casa. Fumantes ainda contam com cadeiras, mesas e toldos, para proteção caso chova.

Para quem aprecia dançar, músicas variadas e o agito noturno, a The Church é uma dica legal que está entre as noites mais famosas de Dublin e na minha opinião, vale a pena conhecer o lugar.

source

Para se ter uma noção melhor dos preços, a pint (copo de cerveja de aproximadamente 500ml) custa € 5,90.  Ah, a entrada não é paga, o que é outra prática bem comum em Dublin: Grande parte das baladas não cobra a entrada, apenas a consumação!

Espero que gostem da dica e semana que vem tem mais!

The Church
Mary Street, Dublin 1
www.thechurch.ie

Postado por: | Comments (35)

  1. Olá Danubia e Tarsila!
    Tudo bem?

    Adorei a dica!
    Gosto um pouco mais de baladas que toquem rock/80’s, há alguma desse tipo por aí?
    Se puder achar alguma, vou te agradecer muito!

    Estou indo ano que vem! 😉

    Beijos!

    Comentário by Juliana Oshima — 16/08/2010 @ 7:52 pm

  2. Boa dica! Adoro este lugar….

    Comentário by Danda — 16/08/2010 @ 7:55 pm

  3. Arrasou Dan!!! Estreou em grande estilo…
    Beijão pras duas

    Comentário by Ana Claudia Damasceno — 16/08/2010 @ 8:55 pm

  4. Parabéns pelo post Danubia !!!!
    Ótimas dicas pra quem pensa em ir pra uma balada ai na Irlanda !!!

    Já estou no aguardo dos próximos !!

    Bjaoo

    Comentário by Michaell Dantas — 16/08/2010 @ 10:33 pm

  5. Olá Danubia, um post muito interessante, adoro esses locais que mostram uma história sobre o Patrimonio cultural local. Parabéns Tarsila, ótima sacada de chamar a Dan. Bjuss

    Comentário by Vera — 17/08/2010 @ 12:47 am

  6. Parabéns pelo post, muito legal direcionar o blog também para este segmento.
    A dúvida que me ficou foi em relação as restrições, especificamente a parte do “tênis” .

    Talvez eu não tenha entendido corretamente ou realmente eles veem problema caso dia 10 de janeiro eu vá de tênis, calça jeans, jaqueta e gorro?

    Abraços e parabéns.

    Comentário by Roberto Wachholz Júnior — 17/08/2010 @ 5:18 pm

  7. Olá, muito bom o seu blog. fiz uma atualização no meu falando dele! se puder aparece lá para visitar!! abraços!

    Comentário by Thiago Toscano — 17/08/2010 @ 6:43 pm

  8. Olá Thiago!

    Seja bem-vindo ao Vida Na Irlanda! Muito obrigada por divulgar o blog e como agradecimento estou adicionando o Goiabeira Irish ao meu blogroll! Muito obrigada!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/08/2010 @ 7:30 pm

  9. Olá pessoal, estou muito feliz que vocês tenham gostado do post e da dica, confesso que estava preocupada em manter a mesma qualidade dos posts da Tarsila, ja que como vocês eu também pesquisei e aprendi muito através do Vida na Irlanda, antes de chegar em Dublin.

    Respondendo a algumas questões:
    Juliana Oshima, eu descobri que existe baladas no estilo anos 80 sim! E vou até lá para conferir se vale a pena conhecer, assim que possível teremos um post sobre ela aqui.

    Roberto Júnior, eles não veem problema em você se vestir assim, quando eu menciounei no post – ir mais arrumado, é apenas para vocês saberem que em alguns pubs ou night clubs é necessário caprichar, mas não precisa usar um estilo social ou mesmo esporte fino, pode ir de tênis sim, mas com um visual bonito.

    Como eu já mencionei sempre que possível escreverei sobre as novidades noturnas em Dublin e espero que vocês questionem e façam pedidos também!
    beijos,
    Dan

    Comentário by Danubia — 17/08/2010 @ 9:40 pm

  10. Muito Legal o Post!

    Comentário by Guilherme B. Goretti — 19/08/2010 @ 4:10 am

  11. Oi Guilherme!

    Obrigada, a Danubia mandou muito bem mesmo! Aguarde que virão mais!

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 19/08/2010 @ 8:36 am

  12. Muito bacana o post!!!!
    Tomara que role um pouco de música eletrônica, tanto no Church quanto em algum(ou alguns) outros bares….além de eu gostar eu sou DJ e espero agitar as noites de Dublin quanto eu chegar ae!=D

    Comentário by Lucas Wszolek — 19/08/2010 @ 11:55 am

  13. Olá Lucas!

    Eu acho que existem lugares que tocam música eletrônica sim, mas como eu disse, eu não sou a “expert” na área. É só ficar antenado que a Danubia logo logo encontrará algo para postar sobre isso. 🙂

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/08/2010 @ 8:54 am

  14. Adorei o post, as dicas e as fotos… parabens…
    muitoooo bom…. bjs a todosss…

    Comentário by Tatiane Reymão — 22/08/2010 @ 1:59 pm

  15. Oi Tatiane!

    Fico feliz que tenha gostado! Muito obrigada, a Danubia manda super bem!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/08/2010 @ 9:21 am

  16. Oi Tarsila!!!
    Então, achei uma já…hehehe!

    Não sei como é né, mas deu pra ver que rola umas músicas eletrônicas…mas eu vou procurar mais!!!=D

    Mas se alguem conhecer mais clubs, podem me indicar que vou querer conhecer todos!!hehehe!!!

    Comentário by Lucas Wszolek — 24/08/2010 @ 10:18 pm

  17. Oi Lucas!

    Uau! Você é rápido hein?
    Bom quando estiver aqui, é só entrar em contato. Já vejo que informação para balada não vai faltar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/08/2010 @ 10:10 am

  18. Oi Tarsila,

    Muito legal o post da Danubia. Parabéns, espero que ela escreva sempre.
    Eu fiquei curiosa sobre a faixa etária desse lugar?

    Bjs

    Comentário by Carol — 29/08/2010 @ 3:29 am

  19. Oi Carol!

    A Danubia vai continuar escrevendo sim! (Ela manda muito bem!)
    Em relação à faixa etária, vou deixar ela (que entende do assunto) te dizer… 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/08/2010 @ 2:16 pm

  20. Oi, adorei o seu blog, tb estou na Irlanda e escrevo as minhas experiencias num blog, para que possa ajudar outros intercambistas.

    Caso queira visitar: lucianaosir.blogspot.com

    Att,

    Luciana Sousa

    Comentário by Luciana Sousa — 16/11/2010 @ 11:11 pm

  21. Olá Luciana!

    Muito obrigada pelo comentário e pela visita!
    Já adicionei seu blog ao blogroll do Vida Na Irlanda e espero vê-la mais por aqui!
    Acho que a sua iniciativa é muito bacana e gostaria de pedir um favor: Quando você achar um post do Vida Na Irlanda interessante, por gentileza, não o copie no seu blog, mas faça referência ao post original com um link.
    Por exemplo: “Se vocês quiserem saber mais sobre a balada The Church vejam o post que a Danubia escreveu para o Vida Na Irlanda neste link“.

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/11/2010 @ 10:48 am

  22. Tarsila, acompanho seu blog e adoro, muito bem explicado, sempre consigo tirar minhas dúvidas.
    Então, eu adoro festas principalmente as que tocam música eletrônica e raves.
    Se souber de alguma me avisa, não vejo a hora de chegar.
    Beijão

    Comentário by Andrei — 05/02/2011 @ 7:21 pm

  23. Olá Andrei!

    Muito obrigada pelos elogios. 🙂
    Fica então a sugestão para a Danubia – encontrar baladas com música eletrônica ou raves. 🙂
    Mais uma vez obrigada e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/02/2011 @ 2:31 pm

  24. Olá Danubia, adorei o post.

    Estarei em dublin, em julho, de segunda-feira a quarta-feira.
    Em algum dia desses tem balada? eu vi q vc disse que na church tem apenas sexta e sabado!! obrigadaa =))

    Comentário by Letícia — 04/05/2011 @ 9:43 pm

  25. Olá Letícia!

    Veja estes lugares que ficam abertos nestes dias:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/09/baladas-em-dublin-diceys-garden.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/baladas-em-dublin-south-william.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/baladas-em-dublin-the-bernard-shaw.html
    http://www.vidanairlanda.com/2011/02/baladas-em-dublin-the-globe.html

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/06/2011 @ 7:23 pm

  26. Espero chegar ai em dublin para poder curtir as noites frias e animadas e tambem poder trabalhar muito bjim me esperem

    Comentário by any — 14/06/2011 @ 8:54 pm

  27. Olá Any!

    Espero que curta muito tudo! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/06/2011 @ 6:27 pm

  28. obrigada querida, vai ser muito útil! adorei=)

    Comentário by Letícia — 16/06/2011 @ 2:52 pm

  29. Olá Letícia!

    Disponha! Fico feliz em poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2011 @ 10:03 am

  30. Ah… E eu ia te perguntar outra coisa, aproveitando..
    O hotel onde eu e 2 amigas vamos ficar chama-se Fitzsimons Hotel e fica localizado no temple bar. Voce já ouviu falar? É nossa primeira vez na Irlanda, e escolhemos este, pela localizaçao. Do aeroporto, até este hotel, compensa pegar um transporte publico ou um taxi?

    Obrigada novamente! beijoss

    Comentário by Letícia — 17/06/2011 @ 1:37 pm

  31. Olá Letícia!

    Eu já passei na frente do Fitzsimmons diversas vezes, especialmente porque a localização é bem central, mas nunca me hospedei lá. Conheço o bar e a balada (que aliás ficam do lado do hotel e também se chama Fitzsimmons) e a Danubia me contou que a sopa do restaurante é muito boa.
    Não sei quanto vocês querem gastar, mas não há ônibus que saiam do aeroporto e deixem vocês “em frente”. Os ônibus que você pode pegar no aeroporto pode ser o 41 (custa €2.20 cada passagem e deve ser pago em moedas) ou o AIRLINK (valor de €6.00 cada passagem e vai direito até a O’Connell Street). Do ponto final do ônibus (O’Connell Street) até o hotel vocês terão de andar por mais ou menos 15/20 minutos.
    Se pegarem um taxi, sairá aproximadamente € 30.00, dependendo do trânsito.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 18/06/2011 @ 9:19 am

  32. Obrigada Tarsila..
    Entao, eu achei mais viável, pois queremos economizar, pegar um transporte público. Só que me esqueci de te perguntar, só tem este aeroporto mesmo em dublin, né? É perigoso andar por 20 minutos apé até o hotel? muitissimo obrigada! vc está ajudando demais..
    beijos

    Comentário by Letícia — 21/06/2011 @ 6:58 pm

  33. Olá Letícia!

    Sim, só há 1 aeroporto em Dublin e a área onde vocês vão ficar não é perigosa. Podem andar na rua tranqüilo, a minha preocupação é ficar andando com as malas, que pode ser cansativo. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/06/2011 @ 10:39 am

  34. Olá !!!

    Adorei seu blog, bem objetivo e direto, estou programando um curso de um ano em uma escola e trabalhar tb, é isso que as empresas de intercambio oferecem aqui no brasil, no entanto achei seu blog e vi que vc da uns toks legais, poderia me informar mais, referente as escolas e o mercado d trabalho ai !!! pois pretendo ir com minha esposa, se possivel me add no msn feliperheron@hotmail.com muito obrigado pela atençao

    sds
    Felipe Rheron

    Comentário by Felipe Rheron — 01/09/2011 @ 3:43 am

  35. Olá Felipe!

    Muito obrigada pelo comentário e elogios.
    Para conseguir qualquer trabalho muita coisa depende de você, do seu esforço em fazer contatos, buscar oportunidades, se dedicar. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/09/2011 @ 12:33 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.