25/06/2011

Viajar pela Europa: Inglês em outros países

Olá Pessoal!

Viajar pela Europa é uma das vantagens de se morar na Irlanda e também é um dos objetivos de muitos brasileiros que vem estudar ou passear por aqui.

O inglês realmente é uma das línguas mais faladas pelo mundo e conhecer outros países através dela, especialmente na Europa, pode ser bastante conveniente uma vez que aeroportos, hotéis e postos de informações sempre oferecem informações neste idioma. Contudo é importante ter em mente que o inglês não é a língua oficial em muitos países, portanto não devemos assumir que quase todas as pessoas do país que visitamos sabem inglês.

Acredito que ser gentil e mostrar cortesia às pessoas que vivem em outro lugar é o mínimo que podemos fazer, afinal de contas, vejo esta experiência como quando visitamos uma pessoa na casa dela: nos adaptamos ao ambiente, à comida, aos anfitriões. Para podemos nos “integrar” melhor podemos usar a língua local e é uma ótima opção aprender frases que possam render uma conversa em alguma língua comum.

Esta semana fui a Paris para trabalhar e dizem que os franceses tem fama de ser “arrogantes” e não falar inglês de jeito nenhum. Esta não foi nem de perto minha experiência e já estive lá antes a turismo e não falo francês. Eu busquei aprender algumas palavras e frases, como “obrigada” e “por favor” para poder mostrar que estou interessada. Uma frase que utilizei muito foi “Me desculpe, não falo francês. Você fala inglês?”. Sempre me rendeu respostas gentis.

Imagine que uma pessoa estrangeira de qualquer outra parte do mundo (Reino Unido, Alemanha, França, México, Ucrânia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, etc…) chegasse ao Brasil, encontrasse com você na rua e dissesse: “Com licença, eu não falo português, você pode me ajudar? Você fala inglês/espanhol/etc?”. Não tornaria as coisas mais fáceis? Eu acredito que sim. Mesmo que você não fale a língua da pessoa, é provável que procure ou indique um lugar onde ela possa encontrar informações. Isto não é tão diferente em outras partes do mundo.

Educação e gentileza são qualidades apreciadas por todo o globo e tentar se comunicar com as pessoas através da língua delas é uma forma de aproximação sem agressividade. Este comportamento demonstra que você está interessado na cultura e nas pessoas do país e por isto elas se sentem mais à vontade e dispostas a ajudar.

Portanto, lembre-se de que um pouquinho de esforço e pesquisa antes de qualquer viagem pode lhe render um contato agradável e uma melhor experiência.

Postado por: | Comments (10)

  1. Oi Tarsila,

    Excelente post. Mesmo que a língua inglesa seja falada em quase todo o mundo, é sempre muito bom conhecer o mínimo da língua local.

    Tive uma experiência parecida com a sua no ano passado quando fui a Buenos Aires curtir um pouco das minhas férias. Tive que aprender o espanhol local lá mesmo, pois não sabia nada. Ainda bem que no albergue, o pessoal falava inglês.

    Beijão.

    Comentário by Rodrigo Scotto — 26/06/2011 @ 1:35 am

  2. Olá Rodrigo!

    Obrigada pelo comentário e por compartilhar sua experiência.
    Falar um pouquinho da língua local pode nos abrir muitas portas e é uma dica realmente bacana. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/06/2011 @ 1:50 am

  3. Oi Tarsila!
    Mto legal essas dicas, acredito como vc q qdo nos mostramos simpaticos e pedimos educadamente tudo se torna mais facil.
    Bjo

    Comentário by Cibele — 26/06/2011 @ 4:33 pm

  4. Olá Cibele!

    Obrigada pelo comentário.
    Pois é, simpatia e educação realmente facilitam qualquer situação, até porque implicam respeito, que é um elemento fundamental. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 27/06/2011 @ 12:50 pm

  5. Excelente post Tarsila!

    Educacao, gentileza e cordialidade cabe em qualquer cultura e em qualquer situacao, alias, pode te tirar de cada situacao…

    Comentário by Lisandro Cabral de Jesus — 28/06/2011 @ 6:26 pm

  6. Olá Lisandro!

    É verdade! Além de deixar uma ótima impressão. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/06/2011 @ 6:44 pm

  7. Ola! Estive em Bruxelas nesse fim de semana e falei algumas palavras e frases em frances como bom dia, obrigada e desculpe/licenca… Todas as pessoas procuraram me ajudar mesmo falando um pouquinho de ingles… adorei a cidade e as pessoas sao educadissimas!

    Comentário by Zelia Peres — 28/06/2011 @ 10:55 pm

  8. Olá Zelia!

    Bruxelas, que delícia! Realmente, quando nos esforçamos as pessoas se tornam muito mais gentis.
    É uma experiência muito bacana! Obrigada por compartilhar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/06/2011 @ 10:50 am

  9. Tarsila vc tah de parabéns pelo seus posts, vc deveria criar um livro com todas essas dicas, concerteza será sucesso de vendas!!!

    Comentário by Diones — 26/08/2012 @ 9:32 am

  10. Olá Diones,

    Muito obrigada pelo carinho olha, tenho planos de escrever um livro sim… 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/11/2012 @ 4:20 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.