25/07/2013

Imigrando: Nova carteira de motorista irlandesa

Aqui na Irlanda estão ocorrendo algumas mudanças em relação à carta de habilitação. Isto está acontecendo porque a União Européia estabeleceu novas diretrizes para padronizar as carteiras de motorista em todos os países pertencentes à EU.

Isto ocorreu porque existem mais de 100 tipos diferentes de carteiras de motorista dentro da EU e com tantas variações fica difícil lidar com questões administrativas e de infrações.

Desde 19 de janeiro de 2013, quem obtiver uma nova carteira de habilitação ou estiver renovando a atual na Irlanda (tanto para a provisória como para quem tem a habilitação completa) receberá uma habilitação feita de plástico e de um tamanho muito próximo a de um cartão de crédito.

nova_carteira_motorista_irlanda_vidanairlanda_habilitacao_01(source)

Esta mudança trará benefícios mas também terá um custo mais alto pois a nova habilitação é mais segura, mais durável e conveniente (a atual é de papel plastificado e de um tamanho bem grande, quase o dobro do tamanho da habilitação brasileira) e no futuro fornecerá acesso à serviços online.

A autoridade responsável pela obtenção da carteira de habilitação no momento é o Motor Tax Office, mas a partir de setembro de 2013 um novo órgão tomará posse das aplicações – o National Driver Licence Service (NDLS).

Por enquanto as medidas são transitórias e ainda há bastante habilitações do modelo antigo em circulação (que são válidas por 10 anos). Estas não serão substituídas até a data de vencimento das mesmas, ou seja, é necessário aguardar o vencimento da habilitação irlandesa atual para obter a nova habilitação de plástico.

Quando as novas medidas e o novo órgão entrar em ação, escreverei um artigo sobre como obter a nova carteira de motorista da Irlanda através dos novos passos. Se você quer saber mais sobre os primeiros passos para obter a sua habilitação na Irlanda, ainda através do Motor Tax Office, clique aqui.

 

Postado por: | Comments (7)

  1. Nunca que eu poderia imaginar que existem mais de 100 tipos diferentes de carteiras de motorista dentro da EU =O
    Mas vendo o novo modelo achei bem legal, bem mais pratico e resistente. Ruim é precisar esperar a antiga vencer para obter o novo modelo.

    Beijos

    Comentário by Bruna Salles — 25/07/2013 @ 9:42 pm

  2. Olá Bruna!

    Pois é e tem gente até “perdendo” a antiga para poder obter a nova, mas eu não me importo, tenho a antiga e levo ela comigo onde vou, mesmo ela sendo grandona e de papel.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/05/2014 @ 2:54 pm

  3. Olá! Achei muito interessante o site e estou amando descobrir coisas novas *-*
    Só uma perguntinha… Qual é idade mínima para dirigir na Irlanda? E Como esses adolescentes/jovens conseguem a habilitação? Existe alguma espécie de “autoescola” ?
    Obrigada! Parabéns pelo site (:

    Comentário by Maria Vitória — 12/08/2013 @ 1:22 am

  4. Olá Maria Vitória!

    A idade mínima para aplicar para uma carta de motorista na Irlanda é de 16 anos para motocicletas pequenas e 17 anos para carros. É preciso sim obter primeiramente um “learner permit” para depois conseguir a habilitação e há diversas auto-escolas (e até mesmo profissionais individuais) que ensinam a dirigir aqui.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 10/05/2014 @ 9:58 am

  5. Olá Tarsila,
    Primeiramente, parabéns pelo seu Blog. Parabéns mesmo! O conteúdo é fantástico. Estou indo pra Dublin pra fazer graduação. Serão 3 anos (talvez 4) e essas informações são REALMENTE úteis.
    Eu tenho minha carteira de habilitação aqui do Brasil. Eu consigo fazer apenas um teste por aí pra garantir uma habilitação da Irlanda, ou precisarei passar por algumas etapas pra conseguir?

    Comentário by Placidio Neto — 27/05/2014 @ 2:49 pm

  6. Olá Placido!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho. Fico feliz em poder ajudar (e ainda mais que você encontrou a informação que procurava)!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/05/2014 @ 12:53 pm

  7. Hahaha nem precisa responder a pergunta acima, achei um Post seu sobre o assunto.
    Obrigado, mesmo assim!
    😀

    Comentário by Placidio Neto — 27/05/2014 @ 2:51 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.