15/06/2010

Conhecendo a Irlanda: Galway

Olá pessoal!

Estou de volta! U-hu! Tudo bem com vocês?

O conhecendo a Irlanda de hoje é sobre a terceira maior cidade da Irlanda que fica no oeste do país: Galway.

Se você olhar o mapa da Irlanda, Galway fica aproximadamente na mesma linha que Dublin, só que do outro lado e essa cidade é, em muitos termos, parecida com a nossa Fair City, mas também é única em seu charme.

Um dos diferenciais mais interessantes de Galway é que lá é o centro das regiões que falam o Gaélico (ou o puro Irlandês). Conheço uma moça que é de lá e ela já me ensinou algumas palavras em Gaélico, como o “Obrigado(a), que é “Go raibh maith agat” (A pronúncia é algo como “Goró mórrógath” ) e “Céad míle fáilte” (Kéd mílha fáutcha), que significa “milhões de boas-vindas”.

Originalmente Galway tinha ruas muito estreitas e em 1970 houve uma grande restauração da cidade, ampliando ruas, mas mantendo o tamanho compacto, sendo ideal para se explorar a pé todas as lojas, pubs e marcos históricos.

Galway é primariamente uma cidade universitária, portanto sempre está cheia de jovens e a atmosfera é vibrante e alegre.

GMIT (Galway-Mayo Institute of Technology)

Aqui vocês podem ver a Eyre Square, que fica bem próxima às estações de trem e ônibus, então não há desculpas para não ir visitar.

Lá tem até um “Latin Quarter” (Bairro latino) que, como é de se esperar, é um dos lugares mais agitados da cidade.

Como a maioria das cidades européias, o centro da cidade é cortado por um rio, o Corrib que vai desde o Lough Corrib até o porto de Galway.

Galway também é muito rica em arte e cultura, oferencendo um Centro de Artes e em Julho irá acontecer o Festival de Artes de Galway (que é muito famoso e conhecido por aqui), para mais informações sobre o Festival, clique aqui.

Um dos pontos históricos de Galway é o Arco Espanhol (The Spanish Arch), que fica bem ao lado de onde o rio Corrib se abre. Ele foi construído em 1584 e servia para proteger o porto e ele tem esse nome porque era onde os espanhóis descarregavam suas mercadorias.

source

Além do Arco Espanhol fica “Claddagh” (como já havia explicado em um post anterior, o símbolo “Claddagh” é representado por duas mãos que seguram um coração coroado simbolizando o amor, a amizade e a lealdade. Mas esse símbolo é como um anel e é somente o que restou de uma comunidade de pescadores independentes que morava aqui. Aliás, “Claddagh” em gaélico é “An Cladach”, que literalmente significa “Costa plana de pedras”. Os “Claddagh” eram governados por reis e o último faleceu em 1954, mas a memória deles permanece através dos anéis, que eram tradicionalmente passados pelas gerações “Claddagh” de mãe para filha.

source

Claro que Galway tem mais coisas interessantes a serem exploradas e cada experiência é única, mas eu acho que uma visita vale a pena para conhecer esse centro cultural que fica apenas há 2 horas e meia de Dublin (e para rolar na grama também!)

Até mais tarde pessoal!

Postado por: | Comments (93)

  1. Adorei o ar antigo da cidade.

    Certeza que vou!!!

    Beijos

    Comentário by Stela — 17/06/2010 @ 2:19 pm

  2. Venha mesmo Stela!
    Galway é uma graça, muito parecida com Dublin e ainda por cima é menorzinha. Uma cidade que vale a pena conhecer.

    Beijos

    Comentário by Tarsila — 17/06/2010 @ 2:32 pm

  3. É a cidade a se visitar na Irlanda. Ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas em brevo pretendo alugar um carro com os amigos e partir para lá.

    Ótimo post.

    Comentário by F.Pamplona — 18/06/2010 @ 12:24 pm

  4. Oi Felipe!
    Pois então, muita gente que mora em Dublin faz isso mesmo – aluga um carro e vai, muitas vezes dormindo em um dos diversos B&B que tem por lá – e a vista é simplesmente TUDO!

    Comentário by Tarsila — 18/06/2010 @ 12:31 pm

  5. Tarsila,
    Estou adorando visitar o seu blog. Tem me ajudado muitíssimo no planejamento da minha viagem.

    Comentário by Beatriz — 23/07/2010 @ 2:12 am

  6. Olá Beatriz!

    Fico muito feliz que o Vida Na Irlanda esteja ajudando no seu planejamento!

    Se precisar, fique à vontade para escrever, viu?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 23/07/2010 @ 9:01 am

  7. Olá Tarsila como vai, tenho visitado muito o seu site e sem dúvida é o melhor sobre a Irlanda.
    Como tantos outros estou querendo ir para a Irlanda estudar inglês. Como já foi dito insistentemente em seu site o emprego em Dublin está difícil e o nível de inglês conta muito. Como meu inglês é muito ruim e não terei dinheiro para me sustentar muito tempo no país, pensei em ir para Galway estudar inglês, pois apesar do curso ser um pouco mais caro, são 20 horas semanais, me disseram que a qualidade do ensino é melhor, existem menos brasileiros e o custo de vida é mais barato. Porém eu não tenho a menor idéia de como seja o mercado de trabalho.
    Será que você poderia me dar uma mãozinha. Existem menos brasileiros realmente? Mas e o trabalho é muito difícil de arrumar. Agradeço atenção. Um grande abraço!

    Comentário by Ygor — 06/08/2010 @ 11:58 pm

  8. Olá Ygor!

    Seja bem-vindo ao Vida Na Irlanda!
    Muito obrigada pelos elogios. Fico feliz em poder ajudar. :)

    Bom, não acho que você deva escolher Galway porque tem menos brasileiros, porque tenho certeza de que lá há tantos brasileiros como em Dublin, mas em sua devida proporção, já que Dublin é maior que Galway. Há também uma pequena cidade próxima a Galway chamada Gort, que é conhecida como mini-Brasil, pois 1 em cada 3 habitantes de lá é Brasileiro, portanto eu não acho que a questão de ter mais ou menos brasileiros seja relevante nesse caso.

    Quanto ao ensino eu não sei se lá as escolas são melhores, mas há escolas muito boas em Dublin e há escolas não tão boas – o segredo é procurar informações sobre as escolas, pedir para a agência o contato de alguém que está estudando na escola para que você tenha uma referência. Como você já deve ter visto, eu faço entrevistas com alunos de várias escolas exatamente por essa razão na categoria ESTUDAR NA IRLANDA http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda, mas como não moro em Galway, as escolas de lá vão ter de esperar um pouquinho.

    O custo de vida em Galway até pode ser mais barato e tenho de ser muito honesta, eu não sei precisamente os valores de lá. Em uma busca breve no Daft.ie eu vi vagas em quartos por €250 até €450, que é a média dos valores de um quarto de solteiro em Dublin.

    Como eu já disse em outro comentário, Galway é uma cidade menor que Dublin, mas ainda é um centro movimentado e cheio de jovens. Infelizmente não posso te dizer como é conseguir trabalho por lá, mas assumo eu que seja como em Dublin – trabalho há, basta ter disposição para fazer o que surgir e já que você sabe que seu inglês não está muito afiado, estude bastante antes de vir. Busque aprender expressões corriqueiras, como se faz as perguntas mais básicas e tente escutar bastante (músicas, vídeos no youtube, etc.) para que a sua experiência, em qualquer lugar da Irlanda, seja mais tranqüila, pois a falta do idioma pode ser muito frustrante para você.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/08/2010 @ 9:29 am

  9. Oi, adorei o blog e estou planejando fazer intercambio pra irlanda, me indicaram Galway pq tem poucos brasileiros. Gostaria de saber se tem como vc me passar email’s de algumas escolas de inglês de lá.!
    valeu!

    Comentário by fernando — 24/08/2010 @ 12:52 am

  10. Olá Fernando!

    Seja bem-vindo ao Vida Na Irlanda!
    Esses são os e-mails das escolas em Galway:
    Atlantic Language: info@atlanticlanguage.com
    The Language Institute: info@languageinstitute.ie
    Galway Language Centre: info@galwaylanguage.com

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 25/08/2010 @ 9:45 am

  11. Olá,
    gostaria de inormaçãoes sobre o “Cliffs de Moher”.
    Em qual cidade fica? Há quantas horas fica, partindo de Dublin?
    Obrigado.

    Comentário by John — 27/09/2010 @ 6:25 am

  12. Olá John!

    Eu já fiz um post sobre os Cliffs de Moher!

    http://www.vidanairlanda.com/2010/06/conhecendo-a-irlanda-cliffs-of-moher.html

    Fica no Condado de Clare e para chegar lá depende de como você vai (carro, trem + ônibus, day tour, etc.). Quando eu fui lá, passei por Galway primeiro e depois fui para lá, no total (Dublin-Galway / Galway-Cliffs) deu umas 4 horas e meia, mas paramos algumas vezes.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Comentário by Tarsila — 27/09/2010 @ 11:26 am

  13. Muito obrigado, Tarsila!

    Seu post sobre os Cliffs of Moher é fantástico,
    só aumentou a minha vontade de estar lá!
    Aliás, tudo que é postado aki está perfeito
    e será de grande ajuda.

    Comentário by John — 28/09/2010 @ 4:57 am

  14. Olá John!

    Muito obrigada pelos elogios! Fico muito feliz em saber que você está curtindo tudo! Fique antenado que sempre há novidades no Vida Na Irlanda! :)

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/09/2010 @ 10:26 pm

  15. Olá Tarsila,

    Adorei o site, um guia para quem está em dúvida de onde fazer seu intercambio na Irlanda, me senti muito à vontade navegando por aqui.
    Estou super ansiosa em escolher entre Dublin ou Galway – pelo que eu li as duas são parecidas apenas a diferença está na proporção de território.
    Vi que as opções de trabalho não vão se diferenciar entre as duas – está mais voltado ao comercia
    a nos intercambistas ( pubs / restaurantes e cafês)
    Estou pensando em fazer meu curso no Institute Culture Galway, você sabe me dizer sobre a qualidade de ensino?

    Estou um tanto quanto aflita na minha decisão, gostaria de ouvi-la isso me fará pensar melhor na escolha.
    Em relação a dimens~~ao tenho insegurança de Galway por ser muito pequena trazer um clima intediante?? mas creio que isso seja uma encanação minha já que a cidade tem um clima todo especial nostalgico .

    Sobre a cultura e o clima da Irlanda, gostaria de saber os pontos relevantes

    Fico grata se puder me ajudar

    Beijos

    Lays.

    Comentário by Lays Cavallini — 26/10/2010 @ 4:31 am

  16. Olá Lays!

    Seja bem-vinda ao Vida Na Irlanda!
    Muito obrigada pelos elogios. Fico feliz em saber que você adorou o Vida Na Irlanda!

    Vamos à sua dúvida: Eu nunca morei/estudei em Galway, somente visitei, por isso tenho uma opinião de que Galway é muito parecida com Dublin mas em menor proporção. Quando eu vim para cá (há mais de 3 anos e meio) escolhi Dublin por ser maior e por isso ter mais opções de trabalho, mas o tipo de trabalho para intercambistas/alunos estrangeiros se mantém o mesmo (atendentes de pubs, cafés, restaurantes, etc.)

    EU não conheço o Institute Culture Galway, mas recomendo que você peça à sua agência contato de alunos que estudam lá, para que eles possam te dizer como está sendo esta experiência com mais detalhes. :)

    Eu não sei de onde você é do Brasil. Eu, por exemplo, sou de São Paulo e Dublin é muuuuuito menor que São Paulo, e eu gosto desta diferença. Cada cidade tem um jeito de ser e você só vai saber se vai gostar ou não quando estiver por aqui. Lembre-se que você poderá descobrir tudo que há de novo em qualquer lugar – Dublin, Galway, etc. Basta você ter iniciativa para buscar o que fazer. :)

    Bom, sobre a cultura irlandesa, eu aconselho você ler aos diversos posts do Vida Na Irlanda. Dê uma olhada nas diferentes categorias (menu do lado direito). Tenho certeza que encontrará muitas informações bacanas e úteis!
    Fiz dois posts que talvez sejam bem interessantes em relação à cultura irlandesa:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/06/imigrando-cultura-irlandesa.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/07/imigrando-cultura-irlandesa-ii.html

    Eu também fiz um post sobre o clima da Irlanda aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/imigrando-como-e-o-clima-na-irlanda.html

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/10/2010 @ 10:17 pm

  17. Tarsila, boa noite !!!

    Muito obrigada pelas dicas, conversei com uma menina que morou em Galway dois anos e meio e ADOROU A EXPERIENCIA , estou com quase ctza em optar por Galway amei a cidade- o clima que me passou !!!

    Vou ler seus post e estar sempre por aqui postando e mantendo contato.

    Penso em ir em Março, no começo, como estará o tempo por ai ???

    Vamos nos falando por aqui

    Mais uma vez OBRIGADA, essa ideia de blog que passa informaçções É MUITO MUITO BACANA E INTERATIVA
    - amei issoooo aquiii – estarei sempre por aquiii !!

    Beijos e até !

    Comentário by Lays Cavallini — 27/10/2010 @ 12:42 am

  18. Olá Lays!

    Disponha! Fico feliz em saber que você tem boas referências de Galway. Se você for estudar lá, não esqueça de me contatar quando estiver em Dublin, daí posso te entrevistar, que tal?

    Eu fiz um post sobre o clima da Irlanda, mas já adianto que Março ainda vai estar bem frio para o gosto Brasileiro… :)
    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/imigrando-como-e-o-clima-na-irlanda.html

    Espero ter ajudado e vê-la bastante por aqui! :)

    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/10/2010 @ 12:15 am

  19. Claro, Trasila !!

    Estarei sempre aqui até i, escrevendo minhas curiosidades e dúvidass ….
    Finalizarei todo o processo com a agencia semana que vem e darei entrada aos documentos para viagem

    Ficarei feliz em ser entrevistada e poder ajudar os demais intercambistas haha ..
    Frio frio e frio gostoo, vou ler !!

    Muito obrigada mais uma vez

    Beijoss

    Comentário by Lays Cavallini — 28/10/2010 @ 12:30 am

  20. Oi Lays!

    Que bacana! Então aguardo mais comentários seus e espero que você goste bastante do frio porque ele é nosso companheiro de aventuras!
    Sinta-se em casa no Vida Na Irlanda e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/10/2010 @ 12:42 am

  21. Olá Tarsila… Olá Lays

    Tarsila… gostei mto da ideia do blog e ja li quase todos os seus posts…

    eu queria passar meu contato para a Lays, porque estou planejando ir pra Galway em março também… nas mesmas condições que ela… com as mesmas dúvidas também…
    vc tem acesso ao email dela?? vc poderia intermediar esse contato?
    Um abraçoo
    mto obrigado

    Comentário by Rodrigo Meireles — 30/11/2010 @ 8:18 pm

  22. Olá Rodrigo!

    Infelizmente eu não repasso e-mails de outros leitores do Vida Na Irlanda por questões de privacidade, portanto enviarei seu e-mail para ela e assim abrir o contato entre vocês.

    Espero ter ajudado e que vocês consigam trocar informações bacanas!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 30/11/2010 @ 9:30 pm

  23. Mto Obrigado Tarsila…
    será de grande ajuda…
    Um grande abraço

    Comentário by Rodrigo Meireles — 30/11/2010 @ 10:06 pm

  24. Olá Rodrigo!

    Disponha e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 03/12/2010 @ 11:54 pm

  25. Tarsila,
    Seu blog é ótimo.

    Você está realmente de parabéns.

    Grande abraço,
    Fred

    Comentário by Fred Barão — 11/01/2011 @ 1:14 pm

  26. ola estou planejando ir visitar a irlanda em dezembro (2011), quero conhecer galway, dublin, dun laoghaire, e mais o interior…acho um pais facinante, sera que poderia me ajudar? onde me hospedar, ou ate msm alugar uma casa sei la…obrigado

    Comentário by Renata Man — 12/01/2011 @ 4:41 pm

  27. Olá Fred!

    Obrigada pelo comentário e elogios!
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 10:34 pm

  28. Olá Renata!

    Você vem para a Irlanda para passear ou para estudar?
    Se você vem a turismo e deseja se hospedar em um hostel (albergue) ou B&B (Bed and Breakfast), procure por opções aqui: http://www.hostelworld.com
    Se você vem estudar aqui por um longo tempo (6 meses/1 ano), leia este post aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/01/2011 @ 10:57 pm

  29. Olá Tarsila!!!

    Tudo bem???

    Eu estou simplesmente AMANDO seu Blog, todas as informações que eu mais procurava encontrei aqui!
    Muito legal sua iniciativa, muito obrigada por nos ajudar tanto!
    Bom, estou indo para a Irlanda em Junho, sou internacionalista e preciso muito afiar meu inglês. Estou com vontade de ir para Galway, comecei escolhendo essa cidade pq falavam que tinha poucos brasileiro, mas como vc disse relativamente acaba ficando a mesma coisa.

    A minha pergunta é: Você acha valido ir para a Irlanda e ficar em Galway? Pois acaba sendo uma cidade pequena, e acabo ficando insegura com relação a decisão de qual cidade.
    Você conhece alguma escola de ingles em Galway? Ou algum aluno de lá? Eu vi que tem entrevistas com varias pessoas de escolas de Dublin, mas Galway não encontro quase ninguem que foi para lá. =(

    Outra duvida é quanto levar? Os EUR 3.000,00 você acha que dá para quantos mêses?

    Aos finais de semana geralmente os estudantes trabalham?

    Muito Obrigada!! Continuarei navegando nesse maravilhoso Blog…

    Bjinhos

    Comentário by Mayara Rossi — 07/02/2011 @ 4:48 pm

  30. Olá Mayara!

    Comigo tudo ótimo e com você?

    Muito obrigada por acompanhar o Vida Na Irlanda e que você está curtindo. :)
    Infelizmente eu não morei em Galway só visitei, portanto não posso te dizer se vale mais a pena ficar lá ou aqui em Dublin e também por isto que não tenho entrevistas com alunos de lá, mas se eu os encontrar por algum motivo, irei entrevistá-los com certeza.
    €3.000 é o mínimo para comprovação na GNIB e ele pode durar até 3 meses para uma pessoa, mas isto depende muito de você, do seu estilo de vida, gastos, etc.
    Sim, é comum que estudantes trabalhem no final de semana, mas depende do tipo de trabalho que você pegar e os horários disponíveis no estabelecimento. Alguns trabalham de segunda a sexta, outros somente alguns dias, como eu disse, depende do trabalho.

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 08/02/2011 @ 9:14 pm

  31. Eaeeeeeeeeee
    owww então….você comentando de Galway tal, por sinal muito fera seu blog….mas já entrevistou ou conhece alguém de outras cidades que faz curso de inglês/intercambio que não seja essas cidades grandes?!
    desde já agradecido!!!!
    beijossss

    Comentário by Gui Arruda — 10/02/2011 @ 7:37 pm

  32. Oi Gui!

    Muito obrigada!
    Já vi que você achou o link em outro comentário. http://www.vidanairlanda.com/2010/08/estudar-na-irlanda-active-language-learning-all.html :)
    E se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2011 @ 7:53 pm

  33. Olaa!!!!!! Muito show seu blog!!! ja deu para conecer um pouco da Irlanda sem sair do Brasil.
    Mas gostaria de obter algumas informações especificas. Será que consegue me ajudar?

    Bom, gostaria de saber como funciona para conseguir emprego na Irlanda (especificamente em Galway), quais os empregos normalmente oferecidos pra estudantes, é facil conseguir estes empregos, Galway oferece muits empregos?

    No aguardo!

    Comentário by Vinicius Santos — 06/03/2011 @ 3:41 pm

  34. Olá Vinicius!

    Muito obrigada pelo carinho! :)
    Fico super feliz em saber que você já está curtindo a sua viagem antes mesmo de sair do Brasil.
    Em relação ao trabalho, a sua dúvida é a de muitas pessoas e por isto eu já fiz alguns posts, confira aqui:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html
    Infelizmente eu não posso dizer como é a questão especificamente em Galway, pois moro em Dublin, aconselho que você peça contatos para a sua agência de alunos que estão em Galway e possam lhe responder estas questões com propriedade. :)
    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/03/2011 @ 10:02 pm

  35. Olá Tarsila !

    Tudo bem?

    Estou planejando ir a Galway em Maio, a cidade está bem movimentada, ou já se iniciaram as férias escolares das universidades?

    Vou passar pelo menos um mês por conta da minhas férias…

    Outra coisa, a viagem de trem entre Galway e Dublin, tem uma linda vista e vc sabe quanto custa? por favor, me envie o link sobre esse tipo de transporte.

    Obrigada!

    Jaque

    Comentário by Jaque — 11/03/2011 @ 2:57 am

  36. Olá Jaque!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Em Maio as aulas ainda estão rolando normalmente, mas nos meses mais quentes (maio, junho, julho, até agosto) A Irlanda tende a ficar mais movimentada, em função do turismo.
    Não sei como é a paisagem de trem, já que fui para Galway de carro. Os preços do bilhete de trem variam, mas fica por volta de €30.00 a ida e a duração da viagem é de aprox. 2h30 ou 3h. Veja mais aqui: http://irishrail.ie/home/

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/03/2011 @ 1:17 pm

  37. Olá Tarsila, tudo bem??

    Estou pensando em ir estudar ingles, mas não falo ingles, tenho alguma noção, do tipo, pedir pra comer, beber, rsrsrrs….por ser mais barato, a principio gostaria de estudar na escola Mec Dublin por 3 meses e depois fazer curso em outra escola, mas o que mais tenho medo é de onde ficar, como faço para contatar algumas pessoas e conseguir saber mais de moradia?

    Ainda não vi o seu blog, mas já percebi pelos comentarios que vai me ajudar muito…..parabens pela sua iniciativa, pessoas como vc é que faz a diferença. Só uma duvida: você ainda mora em Dublin?

    Agradeço desde já toda a sua atenção.

    Abraço,
    Tati Betoldo

    Comentário by Tati Betoldo — 23/03/2011 @ 10:26 pm

  38. Olá Tati!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Normalmente as agências e escolas oferecem diferentes opções de acomodação como casa de família, alojamento estudantil, hostel, etc. Converse com sua agência/escola para saber quais são as opções. Eu fiz um post sobre como procurar casa para morar aqui:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html

    Espero ter ajudado e se precisar é só escrever!
    Ah e sim, moro em Dublin há mais de 4 anos e não pretendo sair daqui tão cedo. :)

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 24/03/2011 @ 1:05 am

  39. Ola Tarsila Boa tarde,
    entao estou pretendendo ir para Galway no inicio de maio, e vi que algumas pessoas estao indo tbm, teria como vc intermedia estes contatos?
    Estou indo para estudar e trabalhar pois nao tenho como ficar 6 meses so estudando. Terial alguma pessoa que vc conheça que possa nos dar esta informação sobre empregos?Sei que ja deve ate estar chato o tanto de gente que te pede a mesma informação mas e que no meu caso o medo fala mais alto. kkk
    Estou com medo de ir e nao me adaptar, ou nao ter como me manter la.
    Muito obrigada pelos seu site, esta otimo e ajuda muito as pessoas que pretendem ir a irlanda.

    Obrigada
    Thailinha

    Comentário by Thaila — 29/03/2011 @ 9:01 pm

  40. ok, que post lindo e td, mas como faz pra chegar lá?

    Comentário by rita — 30/03/2011 @ 12:37 am

  41. Visitei Galway em Fev/2011; AMEI. Adoraria voltar p ficar alguns dias, o suficiente p visitar os belissimos lugares q lá tem. Abraços

    Comentário by Sueli — 07/05/2011 @ 7:59 pm

  42. Oi,
    estou planejando meu intercambio para o ano que vem (2012)
    Quero apenas aperfeiçoar o inglês durante um semestre..
    queria saber como é a vida aí..se é muito caro ..e qual a diferença entre dublin e galway..

    beijo

    Comentário by ARIADNY — 12/05/2011 @ 6:41 pm

  43. OLÁ,ADOREI SEU BLOG!!!Estou chegando em GALWAY no dia 18 de Junho.Brasileiros me mandem e-mail para nos comunicarmos!!!rs … Vou estudar na GCI. bjsss

    Comentário by Eliane Peres — 25/05/2011 @ 4:16 am

  44. ELIANE PERES – eliane_peres@hotmail.com

    Comentário by Eliane Peres — 25/05/2011 @ 4:17 am

  45. Olá Thailinha!

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Infelizmente não gerencio contato das pessoas que vem para a Irlanda. Aconselho que você deixe seu e-mail em algum comentário e peça para entrarem em contato com você.

    Sobre empregos veja esta página: http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    O medo é normal, mas cabe a você superá-lo! Vamos lá!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 5:12 pm

  46. Olá Rita!

    De onde? De Dublin?
    Você pode ir de ônibus, de trem ou com “day tours”. :)
    O custo fica em torno de €30.00.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 5:13 pm

  47. Olá Sueli!

    Realmente é um lugar muito bacana! Espero que retorne à Galway e que também conheça outros lugares fantásticos na Irlanda!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 5:14 pm

  48. Olá Ariadny!

    Para questões de custo de vida, veja: http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    Para mim Galway é parecida com Dublin, só que menor. Não sei lhe dizer qual é a cidade melhor para você. Eu aconselho que você pense bem na escola e no que ela oferece para você, pois se seu objetivo é estudar em primeiro lugar, venha em busca de uma boa instituição, independentemente da cidade.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 5:17 pm

  49. Olá Eliane!

    Nossa, sua chegada está tão perto! :)
    Espero que aproveite muito esta experiência!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 13/06/2011 @ 5:18 pm

  50. Estou lendo um livro que comenta a respeito de Galway. Fiquei muito interessada em conhecer como é a cidade. Obrigada por colocar as fotos e satisfazer minha curiosidade. Quem sabe um dia eu apareça.

    Comentário by Sonia Alexandre — 25/09/2011 @ 8:28 pm

  51. Olá Sonia!

    Disponha, é um prazer saber que o Vida Na Irlanda tem o que você procura e espero que você possa conhecer Galway – em breve! :)

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/09/2011 @ 9:25 am

  52. Olá Tarsila

    Tudo bem com você por ai?
    Sabe aquele friozinho que a gente tem antes de começar qualquer coisa nova? Pois é…
    To congelado… Estou indo ai em março de 2012 e não conheço ninguem por ai.
    É facil fazer amigos? Como são as pessoas por ai? Em geral? Você faz entrevistas com brasileiros que estão cursando ingles ou qualquer outro curso?

    Parabens pelo site. Ele é otimo. As vezes só precisamos de alguem pra apoiar e mostrar pontos positivos de algo para termos boa perspectiva sobre isso. Ultimamente você e o site estão sendo essa pessoa.
    Parabens pelo site.. Abraços

    Comentário by Marcos — 20/10/2011 @ 9:53 pm

  53. Olá Marcos!

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Imagino que a ansiedade deve estar a mil e é perfeitamente normal.
    Sim, é fácil fazer amigos, mas depende de você, por exemplo se você ficar quietinho, não sair, não fazer nada…fica um pouco difícil.
    De um modo geral os Irlandeses são muito receptivos e a maioria dos estrangeiros também, afinal eles também estão longe de casa. :) Eu faço entrevistas com brasileiros que estão fazendo qualquer tipo de curso, desde que seja aqui na Irlanda.

    Muito obrigada pelos elogios e fico feliz em saber que ele está ajudando. E às vezes precisamos de um apoio sim, e o Vida Na Irlanda não é só um apoio, mas um reflexo de como eu vejo a Ilha Esmeralda, que sempre me ofereceu ótimas oportunidades e me recebeu de braços abertos.

    Espero que você tenha uma experiência fantástica por aqui.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 5:41 pm

  54. Oieee…

    Muito legal seu blog..

    Em junho e julho de 2012 estarei emendando dois meses de ferias no meu serviço e irei passar quase 9 semanas na regiao do Reino Unido e Irlanda.

    As primeiras 4 semanas pretendo fazer um de curso de ingles.

    Depois, em julho, encontrarei uns amigos e viajaremos pela Inglaterra, Pais de Gales Irlanda e Escocia por mais 4 semanas.Nesta viagem irei a Dublin mas nao a Galway.

    Por isso uma agencia sugeriu Galway e estou gostando da ideia.

    Para quem nao pretende trabalhar, somente estudar para melhorar o ingles ( meu nivel é intermediario) e tambem ficar pouco tempo, voce acha Galway uma boa opção ?
    Parece que tem coisas interessantes para conhecer no entorno da cidade e tambem parece ser um liugar gostoso..
    Umas perguntas :
    O sotaque é muito dificil ?
    Seria mais interessante para melhorar o ingles , ficar em Londres mesmo ou alguma cidade do interior da Inglaterra ???
    Chove muito no mes de junho e julho ? A chuva é tipo pancada ? Ou é daquelas chuvas de dia todo sem parar ?

    Agradeço desde ja sua ajuda

    Comentário by DOROTEA — 05/02/2012 @ 3:38 pm

  55. Olá,
    Vi que vc comentou que em Galway o pessoal fala bastante o gaélico.
    Gostaria de saber se existe também muitas pessoas que falam em inglês, pois estou pensando em fazer um curso lá e caso a população fale inglês ajudará no desenvolvimento.
    Outra dúvida é se la em Galway é fácil conseguir um emprego.
    E a última é se vc sabe se a Atlantic em Galway é uma boa escola.

    Obrigado

    Comentário by Fabrício — 09/02/2012 @ 2:52 am

  56. Olá Dorotea!

    Muito obrigada pelo comentário e elogio.
    Acredito que aprender inglês depende mais de você do que da cidade. Tanto Galway como Dublin oferecem instiuições de ensino de todos os tipos e acredito que o mais importante é encontrar uma instituição que tenha aquilo que você busca, independente da cidade.
    O sotaque irlandês é bem diferente do que escutamos em filmes e séries de televisão (normalmente variantes inglesas ou norte-americanas) portanto no começo pode ser um pouco difícil, mas aos poucos os ouvidos vão se acostumando, não se preocupe. :)
    Eu não sei lhe dizer como as coisas funcionam na Inglaterra, pois moro na Irlanda e parto do mesmo princípio – uma boa instituição que tem o que você procura é mais importante do que a cidade.
    O verão na Irlanda fica entre os 15 e 20 graus, poranto não é muito calor para os padrões brasileiros e eventualmente chove sim, mas uma chuva fininha e constante pois aqui as chuvas do tipo “pancada” são raras. Em Londres, que fica mais ao sul, o clima costuma ser mais quente, mas não sei lhe informar precisamente.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2012 @ 7:48 pm

  57. Olá Fabrício,

    Há determinadas áreas no oeste da Irlanda (especialmente em Connemara) onde o Gaélico (Irlandês) é muito falado sim, mas fique tranqüilo que Galway tem uma população que fala inglês também, não se preocupe.

    Eu moro em Dublin e não sei como é a situação para trabalhos lá e também estou em busca de contatos para uma entrevista com alunos em Galway.

    Sei que existem oportunidades para conseguir empregos para se manter, mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os fatores principais para conseguir o que se quer. Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 10/02/2012 @ 9:18 pm

  58. Oi Tarsila como esta tudo bem??? tenho 20 anos , eu e mais 2 amigos estamos indo para galway dia 21 de julho ,ai ficaremos ate final de fevereiro fazendo curso de inglês 6 meses , e 1 mês viajando pela europa !! pois bem primeiro parabens pelo blog , quando li algumas coisas fiquei muito seguro .
    Com meu nível de inglês ( pre intermediario / intermediario) voce acha que existe chances de conseguir emprego? é muito dificil? porque temos uma outra fonte de renda , eu e mais um jogamos poker profissionalmente , e ja sabemos que existe um cassino em Galway !! mas pela segurança queremos ter uma outra fonte de renda !!
    nos meses de agosto pra frente até dezembro faz muito frio? chove muito? aguardo muito sua resposta pelo e-mail ou por aqui mesmo !!! um abraço e parabens novamente pelo blog !!

    Bruno .

    Comentário by Bruno Jardim De Souza — 21/03/2012 @ 3:31 am

  59. Olá Tarsila,

    Parabéns pelo blog, porque você atende a todos e passa confiança nas suas respostas, obrigada…rs
    Estou pensando em ir para Galway, na Galway Culture Institute, por ventura, você conhece se a instituição é séria?

    Outr dúvida é referente ao período de embarque, penso em ir em Abril, porque meu ingles é pessimo e na época de férias já estar legal para conseguir um emprego.

    Ou aguentar a anciedade e estudar mais aqui no Brasil e embarcar somente em agosto.

    Se puder me dar umas dicas dessas questões me ajudaria e muitooOOOoo.. bjs bjs

    Iza

    Comentário by Izadora — 23/03/2012 @ 1:31 am

  60. Olá Bruno!

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Vamos lá: Claro que existem, mas conseguir algo depende de você e aproveite que você ainda tem quase 3 meses para estudar o máximo que puder e aumentar as suas chances. Existem oportunidades para conseguir trabalho para se manter mas tudo depende muito da sua determinação, ou seja, depende de você correr atrás das oportunidades, pois trabalhos não vai cair no seu colo. Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego e eu acredito que determinação e dedicação são os principais para se conseguir o que quer.

    Dê uma olhada nestes posts:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/abrindo-portas-para-empregos-na-irlanda.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/11/se-virando-em-dublin-dicas-para-procurar-emprego.html

    Existem diversos fatores que influenciam em conseguir um emprego aqui na Irlanda; acredito que determinação e dedicação são os fatores principais para conseguir o que se quer.

    Vale a pena lembrar que “o medo de não conseguir um emprego” é provavelmente um dos mais comuns, pois em muitos casos ele determina como a nossa experiência no exterior poderá se desenrolar; por isto venha preparado, procure informações e traga o máximo de dinheiro que puder para se manter caso você encontre mais dificuldade em conseguir um trabalho.

    Assista a este vídeo: http://www.vidanairlanda.com/2011/05/video-ingles-e-emprego-na-irlanda.html

    Sim, já no final de outubro começa a fazer bastante frio, mas considerando que o pico do verão aqui não passa dos 26 graus, recomendo que você venha agasalhado mesmo em Julho. Veja mais aqui:http://www.vidanairlanda.com/2010/05/imigrando-como-e-o-clima-na-irlanda.html e aqui: http://www.vidanairlanda.com/2010/04/imigrando-o-que-trazer-na-mala.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/04/2012 @ 3:30 pm

  61. Olá Izadora,

    Obrigada pelo carinho e comentário.
    Infelizmente não conheço a instituição pessoalmente, mas acredito que seja séria sim, pelo menos há agências que vendem o curso e nunca recebi nenhuma reclamação nem de leitores, nem de instituições.

    Vamos lá: Eu sempre recomendo que se estude o máximo antes de vir, que se planeje bem a viagem e que você tenha objetivos claros. A maioria das pessoas que vem para cá quer aprender inglês, então não dominam o idioma completamente. Sim, é possível vir para cá sem nada de inglês, mas acho que pode ser uma experiência muito sofrida.

    Viver em outro país é uma mudança grande e demora um tempo até nos adaptarmos. Isto é normal, mas se você não entender absolutamente nada do que está acontecendo, pode ser uma experiência muito frustrante.

    Como já escutei em minhas entrevistas: “É possível sobreviver sem falar inglês”, mas você está investindo um bom dinheiro em uma experiência que você quer vivenciar e não apenas sobreviver, não é?

    Então fica minha dica, se você quer vir estudar na Irlanda (ou em qualquer outro país) estude pelo menos um pouco do idioma, dedique-se a compreender coisas básicas, pois sua experiência de vida pode ser mais tranqüila e você se sentirá mais seguro em situações corriqueiras.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 26/04/2012 @ 3:52 pm

  62. Olá Tarsila,
    Encontrei seu blog recentemente e está sendo de grande ajuda, visto que estou planejando minha ida a Dublin ou Galway.
    Sou freelancer em Design 3D e trabalho para arquitetos. Sabendo ler projetos dá para trabalhar na boa em qualquer lugar, independente da língua.
    Vamos lá, pergunta: Você sabe em qual região da Irlanda há mais arquitetos? Sei que possivelmente não conseguirei trabalhar na área mas…não custa tentar!

    Outra pergunta: Sou Testemunha de Jeová, e quando eu estiver aí gostaria de assistir às reuniões que temos semanalmente. Você conhece alguma Testemunha de Jeová por aí? Desde já, caso encontre, poderia passar meu email e, por favor, pedir que entre em contato comigo para eu fazer algumas perguntas? me ajudaria muito!

    Muito Obrigado pelas informações do blog, são muito úteis e práticas!

    T+
    Thiago

    Comentário by Thiago — 29/04/2012 @ 4:33 am

  63. Olá Thiago,

    Obrigada pelo comentário. Fico muito feliz em poder ajudar.
    Infelizmente não sei lhe dizer onde há mais arquitetos, mas assumindo que Dublin é a capital e a cidade que tem a maior população do país, creio que seja em Dublin, mas não posso garantir a informação. Conheço pelo 3 pessoas (dois irlandeses e uma polonesa) aqui que são arquitetos, mas que estão com dificuldades em trabalhar na própria área, tanto que um deles se mudou para a Alemanha.

    Não sei lhe dizer se alguém que conheço é Testemunha de Jeová (aqui chamadas de Jehovah’s Witness), mas tenho certeza de que você encontrará outras pessoas e até mesmo irlandeses que poderão auxiliá-lo na sua busca pelas reuniões, já que se estima que há por volta de 5.000 Testemunhas de Jeová na Irlanda.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 29/04/2012 @ 12:27 pm

  64. Tarsila,

    Muito obrigado! Ajudou sim.
    Sua disposição em ajudar as pessoas que vão para Irlanda e estão receiosos é muita válida.

    Parabéns pelo blog!

    T+
    Thiago

    Comentário by Thiago — 29/04/2012 @ 6:48 pm

  65. Olá Thiago,

    Disponha, é um prazer poder ajudar. :)

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/05/2012 @ 7:20 pm

  66. Olá Tarsila!

    Andei lendo seus blog e como estou indo para Irlanda ainda esse ano, achei bem interessante as informações postadas aqui. De grande ajuda para nós que ficamos sempre na dúvida. De todo modo, gostaria de saber se você pode me dar uma dica de qual lugar é melhor para estudar inglês: Galway ou Dublim? O rapaz da agência que estou pesquisando disse que Galway tem escolas melhores e que apesar das de Dublim serem também boas, nem se comparam as de Galway. Será mesmo? Eu quero explorar sim o país e até outros que fiquem próximo, mas a minha prioridade é total para o inglês, então, será que voc~e pode me dar uma dica?

    Obrigada e parabéns pelos post.

    Comentário by Gilda — 03/05/2012 @ 2:36 am

  67. Olá
    Estoi indo à Galway em julho acompanhando uma comitiva de brasileiros. Meu inglês é pessimo e me defendo em francês e espanhol. Você acha que será muito difícil de me comunicar em Galway dessa forma?

    Obrigado,

    João Henrique

    Comentário by João Henrique Baggio — 12/06/2012 @ 10:34 pm

  68. Olá Tarsila!

    Parabéns pelo site!

    Recentemente considerei fazer um intercâmbio para Irlanda no final deste ano e hoje descobri o seu blog, o que foi um alívio.

    Até a leitura deste artigo, estava ciente que Dublin seria o local mais adequado, mas agora estou com a pulga atrás da orelha… ahaha

    Para ter uma ideia, assim como a senhorita, aqui no Brasil moro em São Paulo. Na verdade, divido meu tempo entre São Paulo (durante a semana) e Jundiaí (aos finais de semana). Particularmente, me dou melhor com as cidades menores (ou melhor, de médio porte), como Galway. Por outro lado, não sei se Dublin se enquadra na ideia que eu tenho de cidade “grande”, como São Paulo, caótica por natureza.

    Bem, espero não abusar da senhorita, mas gostaria de aproveitar esta oportunidade para tirar algumas dúvidas a respeito dessas cidades. Aí vão elas:

    I. De modo geral, você poderia comentar um pouco sobre a estrutura e o custo de vida em Galway? Refiro-me mais aos custos de vida que os pacotes disponibilizados pelas agências não costumam cobrir (tipo comida, transporte, mercado em geral). É mais caro que o custo de vida em Dublin?

    II. Se eu arrumar uma bike em Galway eu poderia, em tese, me locomover para qualquer lugar da cidade? (não que eu goste muito disso, mas é algo que venho cogitando como forma de economizar em transporte). E em Dublin, dá pra fazer isso também (considerando ser uma cidade maior?). Indo um pouco além (só de curiosidade) as pessoas costumam fazer isso?

    III. A cidade conta com aeroporto e estação de trem? Por exemplo, se eu quiser pegar um final de semana e dar um role em Londres ou outra cidade fora da Irlanda, eu conseguiria fazer isso sem ter que viajar para o aeroporto de Dublin ou outro fora de Galway? Isso sem dúvida é um fator que eu considero ser muito importante para optar por uma cidade em detrimento de outra.

    IV. o sotaque irlandês influencia muito no aprendizado? Penso nisso porque sei que os brasileiros estão muito mais acostumados com o inglês “americano” e o “britânico”.

    V. sobre trabalho, chutando baixo, qual o mínimo que um intercambista com inglês intermediário consegue tirar por mês? Penso em um trabalhão padrão, de segunda a sexta. Isso porque meu objetivo aí não seria ganhar dinheiro, mas sim aprender inglês. De qualquer forma, seria ótimo conseguir tirar uns cascalhos a mais no final do mês, pelo menos o suficiente pra cobrir as despesas com as biritas.

    Bem, tenho outras dúvidas, mas vou parar por aqui… ahaha…

    Um grande beijo e desejo uma ótima semana aí.

    Comentário by martin — 04/07/2012 @ 10:10 pm

  69. Olá Gilda,

    Obrigada pelo carinho e comentário!
    Fico muito feliz em poder ajudar. Galway como Dublin oferecem instiuições de ensino de todos os tipos e acredito que o mais importante é encontrar uma instituição que tenha aquilo que você busca, independente da cidade. Analise na sua lista pessoal de prioridades, os prós e contras de cada opção e como cada cidade pode contribuir para a sua experiência e para alcançar seus objetivos. Acredito que isto é o mais importante.
    Recomendo que você leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html para ponderar sobre estas questões. :)

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/07/2012 @ 4:19 pm

  70. Olá João,

    Você já está por aqui? Como está sendo a experiência? Ter o inglês sempre ajuda e espero que você consiga se comunicar sem muitos contratempos.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 2:25 pm

  71. Já estive. Foi muito tranquilo. O pessoal é muito gentil e faz o impossível para facilitar a comunicação. Gostei tanto que pretendo voltar a passeio.
    Obrigado

    Comentário by João Henrique Baggio — 16/07/2012 @ 2:31 pm

  72. Olá Martin,

    Obrigada pelo comentário e elogio. :)

    Vamos lá: Dublin não é, nem de perto, como São Paulo. Com apenas 1.5 milhões de habitantes ela é bem menor, e Galway, menor que Dublin e agora às dúvidas:

    1) Não sei como é o custo de vida em Galway porque nunca morei lá, imagino que deva ser próximo aos valores de Dublin, mas um pouco mais barato, considerando o tamanho da cidade.

    2) Provalvemente sim. Em Dublin é possível se locomover tranquilamente de bicicleta pelos bairros e áreas mais centrais, e por Galway ser menor creio que seja, ainda, mais fácil e sim, muitas pessoas andam de bicicleta por aqui. :)

    3) Galway tem estação ferroviária e rodoviária e aeroporto, contudo normalmente os vôos de/para Brasil saem de Dublin e tem conexão até Galway. (aprox. 3 horas de viagem entre Dublin e Galway).

    4) A variante “irlandesa” (e na verdad há algumas) é diferente da “britânica” e da “americana”, contudo não acredito que prejudique o aprendizado, afinal a língua é a mesma, do mesmo modo que falamos a mesma língua mas temos diferentes sotaques no Brasil.

    5) O salário mínimo é de €8.65/hora.
    Um trabalho de 20 horas/semana é o suficiente para se manter com o básico. Vale a pena lembrar que seus gastos dependem muito de onde você irá morar, estudar, e se precisará de transporte público. Gastos também dependem do seu estilo de vida e quanto você gasta com roupas, baladas, passeios, etc.

    Para se ter uma referência de custos, veja estes posts aqui:

    http://www.vidanairlanda.com/2010/05/se-virando-em-dublin-como-alugar-casa.html
    http://www.vidanairlanda.com/2010/08/se-virando-em-dublin-compras-no-supermercado.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 9:44 pm

  73. Olá João!

    Obrigada por compartilhar a sua experiência e espero que vá a Galway novamente! :)

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 17/07/2012 @ 8:02 pm

  74. Olá Tarsila!

    Não querendo ser puxa-saco ou repetir o que todos já disseram acima, mas seu blog está MUITO de parabéns! Tirei várias dúvidas aqui que foram muito importantes pra mim.
    Estou em dúvida entre fazer intercâmbio no Canadá (Toronto) ou na Irlanda (provavelmente Dublin). Pretendo ficar um ano, e no Canadá só posso trabalhar nos seis últimos meses, o que me faz preferir a Irlanda, além da facilidade para tirar o visto.
    Ocorre que vi muita gente reclamar de intercâmbio pra Dublin porque você se depara com “um brasileiro a cada esquina”. Nas salas de aula dos cursos de inglês, dizem que de oito alunos, seis são brasileiros! Não quero correr o risco de pagar uma grana alta para ficar falando português ou estudando com brasileiros intercambistas, entende?
    Você poderia me dizer se isso é verdade? De fato há muitos brasileiros em Dublin a ponto de “atrapalhar”, nem que seja um pouco, a vivência no idioma?

    E a minha última dúvida: é verdade que por causa da crise econômica, está mesmo muito difícil encontrar emprego em Dublin ultimamente?

    Aguardo ansiosa sua resposta porque preciso decidir meu destino rsrs!
    Obrigada!

    Comentário by Nicole — 22/08/2012 @ 8:21 pm

  75. Olá! Estou querendo fazer um intercâmbio de 6 meses para aprender o inglês e, me indicaram a Irlanda. Gostaria de saber se é um bom país para se aprender a língua, e qual a melhor cidade a se escolher.
    Obrigado!

    Comentário by Jhuan — 30/08/2012 @ 3:13 pm

  76. Olá Nicole,

    Obrigada pelo carinho, é sempre um prazer. :)
    Há sim muitos brasileiros em Dublin, especialmente no centro da cidade, já que muitas pessoas não querem gastar com transporte. As escolas mais baratas tendem a ter mais brasileiros, pelo preço e popularidade e dependendo da instituição o contato pode ser bem frequente sim. Mas ter contato com brasileiros é uma faca de dois gumes…
    O contato não é o que vai impedir o seu aprendizado, é como VOCÊ lida com isso. Se você só tiver amigos brasileiros, se só for as baladas brasileiras, se só comer nos restaurantes brasileiros, você não estará vivendo a cultura irlandesa e sim a brasileira em outro país. Não acho que é um problema ter contato com a nossa cultura, mas é um problema se você só se limitar a isso.
    O importante não é a presença de outros brasileiros, mas como você conduz a SUA experiência.

    Em relação a crise, recomendo que leia:
    http://www.vidanairlanda.com/2012/01/crise-economica-e-empregos-na-irlanda.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/11/2012 @ 3:05 pm

  77. Olá Jhuan

    Recomendo que leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda” http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html. Ele oferece bastante informações e reflexões que podem ajudá-lo a encontrar a escola certa para o seu intercâmbio.

    A melhor cidade para você é uma coisa relativa, já que isto é uma escolha muito pessoal. Eu aconselho que você pense bem na escola e no que ela oferece para você, pois se seu objetivo é estudar em primeiro lugar, venha em busca de uma boa instituição.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 06/11/2012 @ 4:57 pm

  78. Obrigado Tarsila!

    Comentário by Jhuan Carlos — 06/11/2012 @ 5:16 pm

  79. Olá Tarsila,

    Gostaria de parabeniza-la pelo blog, vc me ajudou muito com a minha decisão de ir para a Irlanda mais agora esotu dividido entre Dublin e Galway. rsrs
    Eu tenho 24 anos e estou indo para a Irlanda com o objetivo de aprender um idioma novo e pretendo focar nesse objetivo e me esforçar ao maximo, porém (sempre tem um porém né…rsrsrs) eu consultei o site de algumas escolas e percebi que a foto dos alunos são de pessoas muito mais velhas, vc sabe me dizer se existem muitos jovens nas escolas de idiomas em Galway?
    Eu quero realmente me dedicar aos estudos mais como é a vida turistica em Galway? E as baladas? Como são as academias?

    Obrigado!

    Comentário by Caio Ferreira — 18/11/2012 @ 11:05 pm

  80. Olá Jhuan,

    Disponha!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2013 @ 5:15 pm

  81. Olá Caio,

    Obrigada pelo carinho e comentário.
    Não sei lhe dizer como é o povo de Galway, mas fiz uma entrevista com um casal que estudou lá, veja:
    http://www.vidanairlanda.com/2013/01/estudar-na-irlanda-galway-cultural-institute.html

    Espero que ajude!

    Comentário by Tarsila — 10/01/2013 @ 1:18 pm

  82. Amei o blog, ainda estou lendo os comentários e dúvidas das pessoas para tirar minhas próprias dúvidas.
    Mas queria saber se você conhece alguma agência para estudar/trabalhar por 6 meses em Dublin para me indicar? Ou tu acha que vale mais a pena, economicamente falando, morar em Dublin por conta? (claro que vou estudar tudo que posso sobre acomodações/comida/transporte/trabalho/etc)
    Obrigada Tarsila!!

    Comentário by Thays — 06/02/2013 @ 7:48 am

  83. Oi Tarsila!
    Vou ficar 5 dias na Irlanda e estou com algumas duvidas e gostaria da sua ajuda!
    Quero ficar 2 dias em dublin e 3 dias em galway, para conseguir fazer o tour para cliffs of moher e aran island ou connemara:
    - ha alguma agencia que vc indica para o tour?
    - qual a melhor regiao para se hospedar em Galway, ja que nao estarei de carro.
    - o que vale mais a pena: tour para connemara ou aran islands?
    Obrigada!

    Comentário by Ana — 06/02/2013 @ 9:08 pm

  84. Ola Tarsila!!

    Tenho interesse de fazer um curso de Inglês em Dublin, só que não falo nada de Inglês,você acha arriscado ir sem saber nada?

    Comentário by Lucas — 24/03/2013 @ 8:25 pm

  85. Olá Thays!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho.
    Recomendo que você busque a opção que tenha mais a sua cara, que propicie a experiência que você quer ter. Normalmente as casas de família são as opções mais custosas, mas depende do que você quer, pois uma residência estudantil não permite o contato direto com o Irlandês. Eu normalmente recomendo as agências anunciantes do Vida Na Irlanda, pois tenho uma política que envolve o término do contrato caso eles façam algo que prejudique o Vida Na Irlanda e/ou meus leitores.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 4:09 pm

  86. Olá Ana,

    Vamos lá: Eu não conheço as agências de Galway, mas normalmente os postos de informação turística oferecem uma variedade grande de agências que oferecem estes serviços. Em Galway recomendo ficar em algum B&B, até para ter contato com os irlandeses ou então algum hostel em uma área central como a Eyre Square.
    Aí fica difícil, tanto Connemara como Aran Islands são lugares lindos. Se você vai aos Cliffs, talvez Connemara ofereça algo um pouco mais diferente, assim você conhece uma variedade de lugares maior, mas não importa a sua escolha, os dois valem a pena!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/04/2013 @ 4:16 pm

  87. estou de mudança para irlanda pelo programa ciencia sem fronterias, e tenho as opçoes de morar em dublin, galway ou athlone. pode me ajudar na escolha ?obrigado

    Comentário by Filipe de Sá Parisi — 01/06/2013 @ 4:05 am

  88. Olá Lucas,

    Eu aconselho sempre que as pessoas estudem um pouco de inglês antes de vir pra cá. A maioria das pessoas que vem para cá quer aprender inglês, então não dominam o idioma completamente. Sim, é possível vir para cá sem nada de inglês, mas acho que pode ser uma experiência muito sofrida.

    Viver em outro país é uma mudança grande e demora um tempo até nos adaptarmos. Isto é normal, mas se você não entender absolutamente nada do que está acontecendo, pode ser uma experiência muito frustrante.

    Como já escutei em minhas entrevistas: “É possível sobreviver sem falar inglês”, mas você está investindo um bom dinheiro em uma experiência que você quer vivenciar e não apenas sobreviver, não é?

    Então fica minha dica, se você quer vir estudar na Irlanda (ou em qualquer outro país) estude pelo menos um pouco do idioma, dedique-se a compreender coisas básicas, pois sua experiência de vida pode ser mais tranqüila e você se sentirá mais seguro em situações corriqueiras.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 17/06/2013 @ 4:08 pm

  89. Boa noite.
    Estarei embarcando para Galway a princípio no mês de Agosto. ( Irei para estudar Inglês e trabalhar)
    Gostaria de saber com você diversas coisas, se puderes me ajudar agradeço.
    Como é a receptividade com relação a brasileiros?
    Como está para conseguir trabalho por aí falando o básico de Inglês?
    Qual o meio de transporte mais utilizado?
    E por fim, como é para conhecer outros países partindo de Galway?
    Desde já agradeço.

    Comentário by Guilherme — 29/06/2013 @ 3:29 am

  90. Ola…td bem? Comecei a ler suas matérias e não consigo mais parar….rsrsrsrsrs…. Estou indo com meu marido que e turco morar na Irlanda…ele esta indo para trabalhar …minha única família no Brasil e minha mãe que mora aqui na Turquia conosco…..tem alguma possibilidade de eu conseguir um visto para ela ficar comigo na Irlanda?existe algum tipo de visto? Muito obrigada….beijos

    Comentário by Caroline — 01/07/2013 @ 8:46 pm

  91. Olá Filipe!

    Vamos lá: Primeiramente eu recomendo que você leia o eBook gratuito “Intercâmbio na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/2011/12/baixe-ebook-intercambio-na-irlanda-gratis.html pois ele contém muitas informações que podem ajudá-lo.
    De um modo geral eu não me prenderia à cidade, mas à instituição de ensino, afinal de contas você está vindo para estudar portanto se foque nisto. Veja quais das instituições oferece o que você quer, o que busca (atividades extras, profissionais especializados em uma determinada disciplina, etc.). Assim você encontrará o lugar que vai lhe dar mais benefícios acadêmicos. :)

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 03/08/2013 @ 3:07 pm

  92. Olá Guilherme!

    Vamos lá:
    - O irlandês é bem receptivo em relação ao brasileiro, de modo geral é claro, pois há pessoas legais e não tão legais em qualquer lugar do mundo.
    - Sobre dúvidas de emprego e trabalho na Irlanda, veja mais aqui: http://www.vidanairlanda.com/duvidas
    - Galway é relativamente pequena portanto andar a pé e de bicicleta são ótimas medidas, mas há ônibus também!
    - Para conhecer outros países de Galway você terá de ir até um dos três aeroportos principais da Irlanda – Shannon (o mais próximo de Galway), Dublin ou Cork. Destes aeroportos é possível viajar para outros países.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 05/05/2014 @ 10:08 am

  93. Olá Caroline!

    Obrigada pelo carinho.
    Hmmm, vamos lá: Normalmente estrangeiros que não são da União Européia não podem ter dependentes no país e é provável que somente você consiga o visto de “esposa de trabalhador” pelo seu marido, mas provavelmente sua mãe não. Eu recomendo que vocês entrem em contato com a GNIB (Garda National Immigration Bureau) para explicar o seu caso e pedir informações. Desculpe não poder ajudar mais.

    Boa sorte e beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/05/2014 @ 10:20 am

Os comentários estão fechados.