25/06/2010

Se virando em Dublin: Como mandar dinheiro para o Brasil

Olá Pessoal!

Hoje decidi falar sobre como mandar dinheiro pro Brasil porque quando estamos falando de dinheiro e se tem a ver com o nosso bolso, temos de prestar atenção, não é mesmo?

Depois de alguns anos aqui testei algumas maneiras de se mandar dinheiro para o nosso país tropical e descobri que escolher entre uma delas é uma questão de necessidade e preferência.

Aqui eu conheço e já usei o serviço da WESTERN UNION e da REAL TRANSFER e ultimamente tenho visto anúncios da LCC – International Money Transfer, que ainda não usei o serviço, então não tenho como dar minha opinião.

Uma pequena descrição das empresas:

WESTERN UNION


A Western Union faz serviços de transferência de dinheiro praticamente no mundo todo e aqui na Irlanda é possível enviar e receber dinheiro via Western Union em várias lojas conveniadas (podem ser mercadinhos, ou lojinhas de qualquer coisa mesmo), mas o órgão de maior confiança conveniado à Western Union são os Correios daqui (An Post). Ou seja, da maioria dos correiros é possível mandar e receber dinheiro via Western Union.

Vantagens:
A empresa é confiável e os correios também. O dinheiro chega no Brasil e nunca tive nenhum problema.

Desvantagens:
A taxa de envio é cobrada de acordo com o valor da remessa, então quanto maior o valor, maior a taxa.

No Brasil a Western Union só funciona com bancos específicos, o que pode causar alguns inconvenientes.

———-

REAL TRANSFER


A Real Transfer é uma empresa focada no público brasileiro e através deles é possível enviar e transferir dinheiro para qualquer banco no brasil, desde que a conta e o cpf do beneficiário estejam em dia. Como em qualquer serviço de envio de dinheiro eles cobram uma taxa, mas ela é fixa e é cobrada por envio e não pelo valor da remessa.

Vantagens:

Valor fixo da taxa (por envio) de €5.00. Não importa a quantia que eu quero mandar, o valor da taxa é sempre o mesmo.

Eles tem uma opção entre Remessa Rapida OU Pagamento em 48 horas. Com a remessa rápida, a Real Transfer passa um valor de cotação do Euro x Real e o dinheiro é depositado em até um dia na conta do beneficiário. Na opção do pagamento em 48 horas, a Real Transfer passa um outro valor de cotação do Euro x Real e o dinheiro será transferido em até 48 horas.

Desvantagens:

Algumas pessoas usam um serviço de depósito direto na conta da Real Transfer e depois ligam lá. Eu não sei bem como isso funciona, porque eu conheço algumas pessoas que tiveram problemas do tipo: Quando elas ligaram lá pra pegar informações eles passaram uma cotação do Real e quando ligaram para confirmar os detalhes disseram que a cotação mudou, ou seja, eles acabaram perdendo dinheiro.  Para ser muito honesta eu nunca tive problema nenhum com eles, mas sempre que mandei dinheiro, eu tratei de ir até lá fazer o depósito diretamente com eles. Cada experiência é única e quando se fala em dinheiro eu sou relativamente cautelosa.

———-

 

Informações gerais:

Não importa qual dos métodos você usará para mandar dinheiro para o Brasil, você terá de passar algumas informações pessoais. Portanto na hora de enviar seu rico dinheirinho tenha sempre em mãos:

* Passaporte e/ou RG.
* Nome completo do beneficiário. (Às vezes o endereço completo também é pedido)
* Número do banco, agência e conta.
* Número de CPF do beneficiário.
* O dinheiro (que é o mais importante).

Essas informações são para que o envio seja feito com precisão, então confirmem os dados direitinho antes da transferência, ok? No caso da Western Union, você não fará um cadastro, mas preencherá um formulário de envio, por isso é necessário ter todas as informações também.

Onde posso encontrar mais informações sobre essas empresas?

Western Union: https://www.westernunion.com/br/pt/home.html
Real Transfer: www.realtransfer.ie

Ah, e lembrem-se que você mesmo pode ser o seu beneficiário (Ter um dinheirinho investido no Brasil não é uma má opção pra quem só vem passar uma temporada por aqui, né?)

Beijão e até amanhã!

SaveSave

Postado por: | Comments (91)

  1. Oi!!! Achei o seu site muito útil, vc está de parabéns.

    Você poderia sugeri aí em Dublin alguns cursos de Inglês que sejam bons e bons ao bolso tb.

    Obrigada

    Comentário by Lílian — 28/04/2013 @ 3:59 pm

  2. Olá Lílian!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho.
    Vamos lá: Infelizmente eu não indico escolas pelo simples fato de não estudar em nenhuma delas. Não posso dizer qual é melhor ou pior já que os critérios de escolha de cada aluno são muito particulares, por isto entrevisto diferentes alunos de diversas escolas para que eles mesmos possam dar a opinião de como é estudar lá.

    Para encontrar uma opção que esteja alinhada com seus objetivos veja os posts da categoria “Estudar na Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/estudar-na-irlanda

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 26/06/2013 @ 3:35 pm

  3. Olá, Tarsila.

    Adorei seu post. Estou morando na Irlanda e trouxe alguns reais comigo. Sabe como posso troca-los por euros aqui?
    Ou sabe algum país vizinho q faça este tipo de troca?

    Obrigada

    Comentário by Cristina — 31/07/2013 @ 11:31 am

  4. Olá Cristina,

    Infelizmente o Real não é uma moeda trocada com facilidade na Europa (especialmente porque a moeda é unificada na União Européia – Euro). O que algumas pessoas fazem é buscar grupos de discussão ou classificados e trocar com brasileiros que vão voltar ao Brasil e precisam de Reais.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 08/05/2014 @ 3:10 pm

  5. Olá, Tarsila.

    Gosto muito de ler suas experiências, tem me ajudado muito.

    Sempre tive vontade de ir pra Irlanda, com os anos essa vontade tem amadurecido, claro que tenho dúvidas em relação ao tratamento com estrangeiros ” brasileiros”, visto etc….

    Comentário by Anderson — 28/08/2013 @ 4:16 pm

  6. Olá Anderson,

    Obrigada pelo comentário e carinho. Fico feliz em poder ajudar.
    Suas dúvidas são bastante comuns e já respondi muitas delas aqui: http://www.vidanairlanda.com/duvidas

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 11/05/2014 @ 10:06 am

  7. olá..
    muito bom o texto, só tenho 1 dúvida, 3 na verdade, eles postos da western union aceitam cardão de debito ou eu tenho que sacar o dinheiro pra mandar ? e vc sabe se eu tenho com faze transferência bancária direto da minha conta da irlanda para minha conta aqui ?..

    ahh e tb eu venho procurado saber sobre contas poupança na irlanda, como funcionam e quando rendende de juros…vc saberia me informar ??
    bjsss

    Comentário by Estefani — 07/09/2013 @ 7:46 pm

  8. Olá Estefani,

    Depende. Alguns postos do Western Union aceitam somente dinheiro vivo, assim seria necessário você sacar o dinheiro antes de enviar.
    É possível sim fazer transferências bancárias internacionais, mas é necessário que você entre em contato com o seu banco na Irlanda para descobrir quais são as taxas aplicadas para tal transação
    Em relação às poupanças existem algumas opções e cada banco oferece pacotes diferentes com taxas de rendimento diferentes. Algumas permitem saque do valor da poupança a qualquer momento, outras é necessário que você não mexa no dinheiro por um tempo, portanto é importante pesquisar o que você quer e o que tem disponibilidade para fazer.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 13/05/2014 @ 10:27 am

  9. Olá, você sabe dizer se é possivel mandar já em reais? Pois tenho em reais e não estou querendo trocar pois não está valendo a pena. Seria possivel? Obrigada.

    Comentário by Mirela — 19/01/2014 @ 10:41 am

  10. Olá Mirela,

    Normalmente o envio que você faz é feito em Euros e a casa de câmbio/transferência faz a conversão para Reais de acordo com a cotação do dia, logo o dinheiro chega em Reais no Brasil.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 20/05/2014 @ 8:48 am

  11. Olá, Tarsila, parabéns pelo site! Até agora não achei nada na internet que reúna tantas informações relevantes como o seu site! Parabéns!
    Bem, tenho uma conta no Banco do Brasil na qual recebo um aluguel todo mês de um imóvel no Brasil. Uma grana que vai me ajudar bastante a complementar minhas despesas quando estiver aí. Não pretendo me desfazer desta conta para receber de outra forma, pois acredito ser mais seguro.
    Pela sua experiência, como posso ter acesso a esse dinheiro estando aí? Pela minha pesquisa não tem agência do BB aí, certo?
    Muito obrigado!

    Comentário by Alan — 21/05/2014 @ 11:48 pm

  12. Olá Alan,

    Infelizmente não há nenhum agência bancária de nenhum banco brasileiro na Irlanda, nem mesmo grandes redes como o HSBC tem agência aqui. A maneira como você pode acessar o seu dinheiro do Brasil na Irlanda é através de um cartão de débito/crédito internacional ou então pedindo para alguém lhe enviar o dinheiro do Brasil via transferência internacional, Western Union ou VTM.

    De qualquer jeito a melhor forma de descobrir como você pode usar o dinheiro é falando com o gerente da sua conta na sua agência no Brasil. Ele pode lhe orientar sobre quais os serviços que estão disponíveis para você!

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 22/05/2014 @ 9:01 am

  13. Parabéns e muito obrigada!!! As suas publicações são ricas em informação e bem objetivas, tem nos ajudado muito!!
    Abraços!!

    Comentário by Patricia — 19/06/2014 @ 5:24 pm

  14. Olá Patricia!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho. Fico muito feliz em ajudar e espero que as informações do Vida Na Irlanda continuem sempre tendo relevância nas suas buscas!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 19/06/2014 @ 6:27 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.