09/03/2011

Estudar na Irlanda: International House

Olá Pessoal!

Esta semana tive o prazer de conhecer um rapaz super descolado que estuda a International House (Atenção Nélio e Adinam!) e que adora o contato com diferentes culturas.

Lhes apresento…O CAIO!

O Caio é de São Paulo – SP e veio para cá para realizar um sonho antigo de morar no exterior, já que curtir outras culturas é com ele mesmo. Formado em Propagada e Publicidade ele trabalhou em multinacionais e também com eventos, portanto não faltaram oportunidades para usar o inglês, mas a fome de morar em outro país e turbinar a carreira com um certficado foram mais fortes. O que ele está achando de tudo isso? É só continuar lendo…

Qual é o seu nome e idade?

Caio Cezar de Almeida Barion, 24 anos.

Qual o seu curso e escola?

Caio – General English na International House.

Há quanto tempo você está aqui na Irlanda e há quanto tempo estuda na International House?

Caio – Cheguei na Irlanda no final de dezembro, na verdade no dia 31, pois foi o dia que encontrei a passagem mais barata para vir. Fiquei aqui até o dia cinco de janeiro e e viajei pela Europa até o dia 25. Conheci a Holanda, Bélgica, França, e Itália. Estou estudando há 1 mês e 1 semana.

Por que você escolheu a Irlanda?

Caio – Como na mairia dos casos, eu pensava em ir para para Londres, mas tive grande facilidade de vir pra Irlanda. Tenho uma amiga irlandesa que morou no Brasil por 7 meses e por coincidência ela trabalha aqui. Um outro amigo meu morou em Dublin, há alguns anos atrás e me deu boas referências, por isto eu vim para a Irlanda.

Você escolheu qual agência de intercâmbio?

Caio – Não utilizei o serviço de agência, lidei diretamente com a escola. Eu não quis contratar o serviço, mesmo tendo feito diversas cotações online e até ter sido atendido muito bem por algumas agências, como a Roda Mundo que a dona já morou aqui na Irlanda. Decidi comprar o curso e acomodação em casa de família por 1 mês com a International House e a passagem procurei sozinho.

Por que você escolheu a International House?

Caio – Quando fazia os orçamentos sempre pedia indicações das agências e a Internactional House quase nunca era mencionada. As escolas mais conhecidas pelos estudantes no Brasil são as que tem mais brasileiros e eu queria uma escola onde eu pudesse ter contato com outras culturas, pois eu já tive chefes de diferentes nacionalidades e gosto deste contato internacional.

Pedi referências da International House pra agência Roda Mundo que me disse que era uma das melhores escolas que eles tinham. Além disso minha amiga irlandesa, que trabalha aqui, conhece minha familia, somos realmente close friends e ela me ajudou dando uma força na escolha do meu curso.

Aqui eu conheço pessoas da Europa toda e de outros lugares também e o motivo principal pelo qual escolhi a International House é pequeno número de brasileiros, na minha sala, por exemplo, nunca teve nenhum outro brasileiro além de mim e em 1 mês conheci somente 2 outros brasileiros na escola e acho que somos em 5 no total.

Qual o seu objetivo em estudar na Irlanda e na International House?

Caio – Profissionalmente meus objetivos são o certificados que quero obter e pessoalmente já atingi meus objetivos, que era esse contato cultural. Na verdade, a experiência superou minhas expectativas porque mesmo revendo a maior parte do conteúdo que eu tenho em sala, tudo estava apagado na minha memória, meu vocabulário estava muito limitado e quase não usava o inglês para nada. Aqui eu estou revendo tudo, gramática, vocabulário e escolhi fazer o General English para fazer esta revisão mesmo e como estou conseguindo atingir esta meta penso em trocar de curso para o preparatório para o FCE e depois o IELTS.

Que tipo de acomodação você escolheu? Como foi a experiência?

Caio – Escolhi ficar 1 mês em casa da famila, e antes de vir estava muito em dúvida porque era a primeira vez que saí de casa. Claro, uma parte de mim queria morar sozinho e no fundo eu sempre quis conhecer outras culturas. Como sugestão da minha amiga irlandesa, se é para aprender sobre a cultura irlandesa temos de conviver com os irlandeses.

Fiquei na casa da Rose e do John e me trataram muito bem. Eles se interessaram pelo Brasil já que fui o primeiro brasileiro a ficar na casa deles. A minha experiência foi muito bacana, participei do jantar de aniversário de um dos filhos deles e vi que o dia-a-dia é tranquilo, com eles fiquei super à vontade. Eu estava em um quarto sozinho, mas tinha liberdade para usar a sala, ver filmes, tv…o John coleciona DVDs e deixava vê-los, tocamos violão… foi bem interessante e recomendo bastante ficar em casa de família. Eu nem queria sair e lá, mas o custo é muito alto.

Qual sua opinião sobre seu curso?

Caio – Eu sei que vejo varias coisas repetidas que já tinha estudado no Brasil mas que foram apagadas da memória, então para mim, ver de novo, rever, aprender de novo está sendo ótimo. O ritmo é muito bom e só tenho aulas com professores irlandeses, então já presto atenção no sotaque e aprendo como me virar na rua depois que saio da escola. Acho que para quem vem “cru” de inglês, sem saber nada, o curso é bem rápido e dinâmico.

De um modo geral a escola e o curso funcionam muito bem pra mim. Em relação ao material didático, o professor entrega o livro durante a aula, mas de vez em quando trocam de livro, então não seguimos um à risca.  Eu não sou muito paciente, sou ansioso e essa experiência aqui já me fez aprender coisas sobre ser mais calmo…aprendemos muitas coisas.

Até fora da sala de aula eu tive muita receptividade. As pessoas que trabalham na escola, na recepção e até os outros professores sempre foram solícitos. Eu pergunto quando tenho dúvidas..seja sobre o tempo, o local, o que for…é legal este contato. Estou muito satisfeito e ainda mais porque converso com outros brasileiros e vejo que a realidade é diferente em outras escolas.

O que você acha que a International House oferece de diferencial?

Caio – Acho que o diferencial é o programa social. Foi uma das coisas que me fez ficar mais empolgado por aqui. É o que movimenta a escola toda.

Há viagens aos sábados…alguns passeios são pagos e outros gratuitos. Toda quarta-feira tem a pub night, com atividade dento do pub, música.. logo que cheguei teve uma cabaret night, onde os alunos podiam mostrar seus talentos. Foi engraçado…teve música, criamos até um diálogo engraçado em inglês. Foi um evento que ajudou a juntar a galera e hoje sentimos falta de quem já foi embora, mesmo em tão pouco tempo.

Este tipo de evento faz com que a gente conheça pessoas das outras salas e temos a oportunidade de fazermos coisas juntas e não digo só ir tomar uma cerveja, mas tirar dúvidas, fazer lições, discutir coisas da escola, até fazer CV.

Você acha que existe diferença entre estudar aqui e no Brasil?

Caio – Tem uma grande diferença sim. Quando eu estudei no Brasil só tinha brasileiros do meu lado e alguns professores não tinham o pulso firme para manter o ambiente focado. Lá temos pouco tempo de aula, 1 hora e meia, e dentro deste tempo muitas pessoas falam em português. Além disso, depois da aula, quando você volta para casa você não fala inglês.

Aqui é diferente, tem a mistura de culturas dentro da sala, por exemplo, falamos sobre a Pancake Tuesday e cada um da sala contou com era este período na sua cultura…na Coréia, na Itália, Espanha, Alemanha…é um ótimo exercício contar como as coisas são no seu país. Pra mim é o que me motiva para acordar cedo e vir para a aula.

O que você mais gosta e menos gosta na sua escola?

Caio – O que eu mais gosto e da diversidade de culturas e o que menos gosto não sei dizer. Talvez o preço que vou ter de pagar para mudar de curso, mas isso eu já sabia que teria de pagar caso quisesse mudar.

Você tem alguma sugestão para a melhoria da escola?

Caio – Bom, a International House opera em dois prédios e acho que poderia ter uma sala de estudantes para socialização no outro prédio.

Quais são as nacionalidades dos professores da sua escola?

Caio – Sei que são irlandeses e há um escocês, porque aqui tem três Johns. O “Young John”, o “Scottish John”, e o “Happy John”. Então um é escocês!

Você gosta de estudar aqui?

Caio – Gosto bastante.

Quantos alunos tem na sua sala/curso? Quais são as nacionalidades dos alunos?

Caio – Varia, pois a escola recebe muitos franceses e italianos que estudam somente por 1 semana ou duas. Na minha sala tem 12 alunos, somos da Itália, França, Arábia Saudita, Espanha, Coréia do Sul, Alemanha e eu, do Brasil.

Qual sua opinião sobre o horário e duração das aulas?

Caio – A aula começa as 9h, há um intervalo as 11h até as 11:30h, depois a aula vai até às 13:30h.
Acho que a aula poderia começar um pouco mas cedo para ter mais tempo a tarde, especialmente em relação a trabalho, mas ainda nem fiz nenhuma entrevista para saber como é a flexibilidade dos empregadores. Acho que o horário é bom, mas se fosse mais cedo, dava para aproveitar mais o dia.

Muitas pessoas tem medo de não conseguir trabalho. Como está sendo essa experiência para você?

Caio – Eu tenho muita esperança. Vou procurar um trabalho, mesmo que demore 8 meses para eu achar. Estou fazendo contatos e minha perspectiva é procurar por diferentes oportunidades, até mesmo algumas que dão apoio para minha carreira, mas estou tranqüilo porque com vontade, tenho certeza de que o trabalho vai aparecer.

Você pode dar uma dica ou conselho para quem está vindo para a Irlanda?

Caio – Deixe o medo em casa e venha com a cabeça aberta para muitas coisas diferentes.

Mesmo vindo de São Paulo, uma cidade cosmopolita, aqui as coisas são diferentes. Você vai viver com pessoas com hábitos diferentes que vivem em outros níveis financeiros e culturais, então você tem de estar preparado para isso senão você chora.

Quando o curso acabar, o que você pretende fazer?

Caio – Não sei se vou completar os seis meses “livres” aqui, mas se eu tiver condições financeiras, vou viajar, quero muito conhecer outros lugares. Quero ter um certificado que me traga benefícios, mas não penso em ficar muito tempo pela Irlanda porque gostaria de morar seis meses ou um ano em outro pais. E a priori não tenho planos de ficar por aqui, já que também não quero ficar muito tempo afastado do mercado de trabalho.

Caio, muito obrigada pela entrevista! Espero que essa vontade de explorar o mundo e conhecer novas culturas lhe traga ótimos frutos e que você alcançe todos seus objetivos!

International House Dublin
66 Lower Camden Street
Dublin 2
www.ihdublin.com

Postado por: | Comments (96)

  1. Parabéns pela entrevista.

    Gostei muito, pode abrir mas minha mente e perde o medo de ir fazer meu intercâmbio. Fiquei mas motivado pra ir.

    Parabéns mesmo!

    Comentário by Tassyo Acioly — 12/11/2013 @ 1:16 pm

  2. Olá Tassyo,

    Obrigada pelo comentário. Fico feliz em poder ajudar!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/05/2014 @ 4:23 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.