21/10/2011

Viajar pela Europa: Vistos

Algumas razões que determinam a escolha pela Irlanda incluem a facilidade de visto para se entrar no país (vale a pena lembrar que entrar e permanecer no país são coisas diferentes, veja mais aqui), o fato da Ilha Esmeralda estar localizada na Europa e o preço mais acessível das passagens aéreas, permitindo maior contato com outros países.

Optar por vir para a Irlanda legalmente colabora – e muito – para quem quer passear pelo Antigo Continente. Obter um visto que comprova a sua estadia em um país que pertence à União Européia facilita o seu trânsito e agiliza as coisas na hora de entrar e sair de outros países.

Estação ferroviária Atocha em Madrid, Espanha.

É importante saber que ter um visto da Irlanda não é ter passe-livre pela Europa e que você passará pela imigração nos aeroportos dos outros países. Cada um deles tem suas regras e leis e dependendo do caso você terá de comprovar suas intenções, talvez através de passagem de volta para a Irlanda e/ou comprovante de acomodação como a reserva no hotel, hostel, etc.

Para os países que pertencem à União Européia normalmente o passaporte  com vistos válido é suficiente, mas podem ocorrer casos onde você terá de preencher formulários ou apresentar mais documentos, portanto é sempre bom ter as informações e comprovantes em mãos.

Fique tranquilo na hora de passar pelo oficial da imigração nos diferentes aeroportos, especialmente se você não estiver fazendo nenhuma atividade irregular ou ilícita, como por exemplo contrabando. Tenha em mente que passear por outro país é uma atividade perfeitamente normal e legal e aproveite cada minuto da sua viagem.

Postado por: | Comments (33)

  1. Tarsila, qualquer país da Europa que eu queira ir dá pra fazer o procedimento todo lá na imigração mesmo? Ou tem algum que eu tenha que tirar visto ainda aqui no Brasil, tipo como se tira pros Eua??

    Parece que muita gente vai em março, né? Que bom, eu tb vou! :))

    Comentário by Beatriz — 22/10/2011 @ 7:51 pm

  2. Olá Beatriz!

    Se o país pertencer à União Européia você não precisará obter um pré-visto, como se faz para ir para os EUA, mas caso você queira ir para um país fora da União Européia você terá de se informar se é necessário ou não obter um pré-visto.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 6:12 pm

  3. Olá Tarsíla,

    Tenho a seguinte dúvida, estou na Irlanda e tenho visto de trabalho e estudo até 27/07/12, mas eu quero viajar pela Europa após esta data, é permitido? tenho mais 90 dias para estar na Europa legalmente? ou preciso de um novo visto? você sabe me informar algum site que possa me responder por isto?
    Grato pela Atenção.

    Comentário by Thiago de Faria — 08/01/2012 @ 12:16 pm

  4. Olá Thiago!

    Vamos lá:
    Sim, é permitido viajar pela Europa como turista sem problema algum depois do vencimento do seu visto, contudo recomendo que você já tenha em mãos todas as passagens necessárias para comprovar suas indas e vindas entre os países europeus e para comprovar o retorno ao Brasil.

    É importante que você saiba que se você for retornar a Irlanda o oficial da imigração no aeroporto pode te encher a paciência porque seu visto está vencido, mas não vai impedir sua entrada, ainda mais se você tiver a passagem de volta para o Brasil.

    Se você pretende voltar para ficar mais tempo (meses) na Irlanda, aí sim com certeza é preciso renovar o seu visto.

    Espero ter ajudado

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/01/2012 @ 8:18 am

  5. Olá Tarsila. Primeiramente muuito obrigado pela ajuda.

    Pretendo ir pra Irlanda e fazer um curso com duração de 3 meses (+ 3 meses de acomodação). Como é na hora da chegada no aeroporto…eles carimbam (permitem) quanto tempo, os 90 dias? eles sempre dão 90 dias???

    obrigado!
    abs!!

    Comentário by Leonardo — 23/01/2012 @ 5:16 am

  6. Olá Leonardo!

    Muito obrigada pelo comentário e carinho.
    Sim, no seu caso não é necessário se registrar na GNIB e o seu visto será emitido já no aeroporto e será válido pela duração do seu curso.
    Se você estiver com toda a documentação certa em mãos e não estiver fazendo nada ilegal (tráfico de drogas, contrabando, etc.) é muito provável que não haja problema algum. Fique tranqüilo, não há o que temer.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 09/02/2012 @ 3:14 pm

  7. Ola, Tarsila gosto mtu do seu blog me ajudou bastante.

    Estou na Irlanda a 2 semanas, tenho visto de turista para 3 meses vencendo em 23 de maio, só que no dia 1 de maio eu e minha amiga que esta aqui comigo, estamos planejando passear pela Europa e conhecer outros países onde tenho amigos.
    Minha Duvida é poderei voltar a Irlanda antes do prazo do meu visto vencer, pois nessas viagens nao vou levar todas as minhas roupas pois fica caro pagar pelo peso e sera incomodo carregar malas grandes neh rsrs. Tenho medo de sair, e depois não poder voltar a Irlanda, faltando 2 dias para minha volta ao Brasil.

    Obrigada
    aguardo sua resposta

    Comentário by Daiana — 13/03/2012 @ 2:38 pm

  8. Olá Daiana,

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Desde que você não tenha o visto vencido é possível viajar pela europa e recomendo que você tenha em mãos (durante a viagem) todas as passagens de entrada e saída dos países, para comprovar que você pretende ir embora na data certa.

    Se, ao voltar para a Irlanda e tiver suas passagens de volta para o Brasil em mãos e disser que você só veio buscar as malas, acredito que não haverá problemas, ainda mais se o vôo sair da Irlanda.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 15/03/2012 @ 2:42 pm

  9. Olá Tarsila, tudo bem?
    Estou com viagem marcada para Irlanda no dia 01/09/12 e ficarei lá até acabar meu curso de 4 semanas, 29/09/12. Porém, comprei passagem da Irlanda para Paris para ficar de 29/09 a 04/10 e de Paris para Amsterdam de 04 a 06/10 e dia 06/10 portanto, volto ao Brasil.
    Depois que comprei as passagens, reservei os hostels, fiquei pensando o seguinte: Se a imigração me dá o visto somente para o tempo de permanência na Irlanda, como vou conseguir viajar para França e Holanda? Terei que pegar visto em cada país?
    Desculpe se você já respondeu isso em algum outro post, mas não achei nenhum caso parecido.
    Muito obrigada.
    Bjs

    Comentário by Roberta Sanches — 14/06/2012 @ 5:35 pm

  10. Olá Roberta,

    Sua viagem está chegando! 🙂
    Não há problema algum. O visto que você obterá na Irlanda é de estudante para o período que você ficará na Irlanda, mas você poderá entrar nos outros países depois, sem problemas, especialmente se você já tem as passagens de saída dos países e volta para o Brasil em mãos. Fique tranquila!

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/07/2012 @ 2:59 pm

  11. Olá Tarsila,
    Gostaria de fazer uma pergunta um tanto quanto delicada. Estou aqui na Irlanda a mais ou menos 10 meses e meu visto vencerá em outubro deste ano (2012). A questão é que decidi renovar meu visto apenas para poder viajar pela Europa em Julho 2013, pois como estou trabalhando como Au Pair, não tenho como de fato frenquentar as aulas por mais 6 meses, além do fato de que não terei até outubro o montante suficiente para pagar o curso, a taxa do GNIB, etc.
    A pergunta é: caso eu não consigo renovar, isso me impedirá de viajar pela Europa? Quais são os riscos? Ficaria marcada na Europa ao ponto de nao poder retornar mais ao continente no futuro?

    Comentário by Giselle — 28/08/2012 @ 12:00 am

  12. Olá Giselle,

    Vamos lá:
    Depende. Se seu visto venceu na Irlanda você estará permanecendo no país ilegalmente depois deste período. O máximo que você poderia tentar é obter um visto de turista, mesmo que isto implique em você ter de sair e entrar novamente no país. O problema é se você for retornar ao Brasil da Irlanda, porque daí você terá de entrar no país e não terá um visto válido, inclusive expirado há meses. Não sei ao certo quais são as conseqüências disto, se há multa, investigação ou até deportação, mas se você tem a intenção de ficar pela Irlanda, recomendo que o faça dentro da lei para não ter de ficar toda amedrontada por uma situação que pode ser evitada.

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/08/2012 @ 12:35 am

  13. Oi Tarsila, você sabe dizer o tempo máximo que podemos ficar no Reino Unido como turistas , tendo o visto de estudante na Irlanda?

    Comentário by Luciana — 01/09/2012 @ 2:48 am

  14. Olá Luciana,

    Não sei qual é o tempo máximo para permanecer como turista no Reino Unido, mas imagino que seja no máximo 90 dias, como é na maioria dos países, independentemente de ter o visto de estudo na Irlanda. Para mais informações veja: http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/visas-immigration/visiting/

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 06/11/2012 @ 5:07 pm

  15. Oi Tarsila tudo bem? Fui para a Irlanda em Maio e retornei em Agosto de 2012,fui como turista, agora em março de 2013 irei novamente como turista, gostaria de saber se nao há problema algum de eu entrar no pais pela segunda vez, e qd tiver lá vou tratar minha permanencia como estudante. Se voce puder me ajudar agradeço muito abraços

    Comentário by Jackeline — 02/01/2013 @ 5:43 pm

  16. Olá Jackeline,

    Comigo tudo ótimo e com você?
    Vamos lá: A lei da Irlanda é clara: Você deve entrar no país já apresentando o propósito da sua visita (seja estudo, turismo, ou trabalho). Não é possível entrar no país como turista e depois mudar seu visto para estudante ou trabalhador, já que esta é uma condição do visto de turista.(Isto pode ser diferente se você tem Cidadania Européia)

    Espero ter ajudado

    Comentário by Tarsila — 02/01/2013 @ 6:00 pm

  17. Tarsila Querida!!! Voce sabe se depois que o meu GNIB estiver vencido eu ainda posso viajar mais 3 meses como turista (nos paises europeus que nao exigem visto para brasilieros na permanencia inferior a 90 dias) pelo fato da Irlanda estar fora do espaço Schengen??

    Thanks a milion
    Kisses

    Comentário by Nadia — 19/01/2013 @ 5:50 pm

  18. Olá Nadia!

    Vamos lá: O problema acontece se você quiser voltar para a Irlanda (se seu vôo sair daqui, por exemplo) porque a imigração do aeroporto vai fazer mil e uma questões do porque você está voltando com o visto vencido. Se você não for voltar acredito que não há problema algum, desde que você tenha em mãos os comprovantes das suas acomodações e passagens de entrada e saídas dos países (que comprovam sua viagem pela Europa e depois retorno ao Brasil), não vejo problema nenhum.
    Caso você queria, e isto vai exigir um bom jogo de cintura, você pode ir até a GNIB e pedir para eles te darem o visto de turista, que não é um procedimento normal, mas se você souber argumentar e mostrar todas as passagens como expliquei acima você pode até conseguir.

    Espero ter ajudado.

    Comentário by Tarsila — 11/04/2013 @ 10:58 pm

  19. Tarsila, tudo bem?
    Chego na Irlanda para Estudar no dia 25/04, fico estudando comprovadamente até o dia 19/07, porém marquei minha passagem para 08/08.
    Com um visto para 3 meses eu ficaria com visto vencido por cerca de 15 dias.
    Vc acha que tem algum problema? na hora que eu chegar vc acha que eu já deveria mostrar a volta para 08/08? ou é melhor eu pegar o visto de 3 meses e depois embarcar mesmo 15 dias com o visto vencido?
    Assim, caso perguntado eu falaria que nao comprei a passagem de volta ainda.
    Muito obrigado pela ajuda

    Comentário by Carlos — 18/04/2013 @ 3:19 pm

  20. Olá Carlos,

    Comigo tudo bem e com você?
    Espero que tenha feito uma ótima viagem e que a experiência na Irlanda esteja sendo muito bacana!
    Eu não recomendo ter o visto vencido em nenhuma hipótese já que não é o permitido. Há como remarcar a passagem? De outro modo eu tentaria conversar com o oficial da imigração para perguntar sobre como proceder neste caso, mas recomendo que você mude a data da passagem.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 18/04/2013 @ 4:10 pm

  21. Olá!
    Meu noivo vai fazer intercâmbio na Irlanda (falta ainda fechar alguns detalhes) por 6 meses e pretendemos nos casar e irmos juntos. Não irei p estudar e pretendo voltar p rio em outubro, retornando uns 15 dias depois. É necessário tirar visto? Seriam 2 meses, 15 dias no Brasil e mais 2 meses.
    Help me!!
    Adorei os post e como professora de inglês vai ser uma experiência riquíssima! Já estou empolgada!
    Abraço!

    Comentário by Layse — 23/04/2013 @ 2:51 pm

  22. Olá Layse!

    Vamos lá: Com o visto de turista você pode permanecer por até 90 dias no país e você deve comprovar ter acomodação (reserva do hotel por exemplo) e passagem de volta. Em alguns casos até apresentar que tem dinheiro para ficar aqui este tempo. Toda vez que você voltar para a Irlanda vão te questionar o que você está fazendo aqui, quanto tempo vai ficar, onde e porquê, afinal de contas eles querem ter certeza de que você não está fazendo nada de errado. Não sei se eles vão implicar com o fato de você querer ficar mais de 90 dias como turista no país que não seja por tempo corrido. É muitíssimo improvável que pensem em deportação mas é muito provável que falem um monte nos seus ouvidos.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 23/04/2013 @ 3:32 pm

  23. Olá….
    Gostaria de saber se com o PPS e GNIB stamp 2 da Irlanda, são válidos para morar e trabalhar na Inglaterra… Alguma dica também com relação a isso? Os meus tem validade até dez, mas queria passar uns 5 meses lá em Londres!!!

    Obrigada

    Comentário by Cristiane Golin — 06/05/2013 @ 1:40 am

  24. Olá Cristiane!

    Infelizmente não. A Irlanda e a Inglaterra são países vizinhos e é só isto. Cada um tem suas próprias leis e vistos, portanto não é possível você estudar e nem mesmo trabalhar na Inglaterra com o visto de estudante da Irlanda.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 06/05/2013 @ 2:48 am

  25. Ola Tarsila,
    Estou querendo estudar um mes em Dublin e ficar mais um mes para fazer turismo pela Europa. Sera que nao vou ter problemas para conseguir permissao de ficar 2 meses como turista sendo que vou estudar somente um mes e terei pago um mes de hostel? Estou indo com minha irma e ela vai ficar 1 ano em Dublin estudando. Obrigada!!

    Comentário by Fernanda — 02/08/2013 @ 11:15 pm

  26. Olá Fernanda,

    Se você for entrar no país como turista, deixe claro para o oficial da imigração quanto tempo você pretende ficar no país. informe que você planeja ir embora na data x e se for o caso mostre a passagem de volta. Não há problema algum em querer ficar aqui até 3 meses como turista.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 09/05/2014 @ 8:57 am

  27. Oi Tarsila,

    Estou chegando em Dublin dia 5 de julho, posso viajar para algum país da europa por exemplo Noruega sem pegar o visto de estudante ? preciso esperar 1 mês na Irlanda para viajar ?

    Comentário by Nayanne — 24/06/2014 @ 3:15 pm

  28. Olá Nayanne!

    Qualquer país tem políticas específicas em relação aos vistos de entrada e permanência no país. Se você tem à Irlanda como turista, você será considerada assim e normalmente é possível viajar por outros países da Europa como turista por até 90 dias, mas recomendo que você verifique como é o relacionamento diplomático do Brasil com os países que você quer conhecer.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 24/06/2014 @ 3:37 pm

  29. Olá Tarsila, pretendo ir a Irlanda em Janeiro para um curso rápido de inglês por 1 ou duas semanas e gostaria de passear por 1 semana. A minha pergunta é a seguinte quais são os países vizinhos que eu entraria sem maiores problemas com burocracia com visto e etc para poder passear, eu li que você recomenda que tenhamos em mão as passagens de ida e volta, porém posso por “exemplo” ter uma passagem para Paris ficar lá uns 2 dias e depois Holanda mais 2 dias e depois mais algum outro país por 2 dias e depois deste 3 país direto para Irlanda e ai sim voltar ao Brasil? E mesmo não utilizando a hospedagem você recomenda que eu tenha o hostel/casa de família alugada durante esses dias que ficarei fora? Muito obrigada pelas dicas.

    Comentário by INGRID CAROLINE GOMES TORRES — 25/06/2014 @ 10:28 pm

  30. Olá Ingrid,

    Cada país tem uma política em relação ao visto/entrada relativo ao acordo diplomático que tem com o Brasil. Normalmente como turista ou estudante de 2 semanas não há problemas para viajar rapidinho (alguns dias) para os outros países da União Européia. Como sempre. eu recomendo ter as passagens e acomodações (de entrada/saída e estadia em cada país que você for visitar) pois elas comprovam o seu “status” como turista/viajante em cada um destes lugares (em cada imigração que você passar). Não é necessário manter hospedagem na Irlanda enquanto você estiver viajando, afinal de contas você só vai ficar aqui um tempo muito curto.

    Espero ter ajudado!

    Comentário by Tarsila — 25/06/2014 @ 10:42 pm

  31. Olá, vi um post parecido com meu objetivo, farei intercâmbio de no máximo 2 meses e dps viajar por 1 semana conhecendo outro país. Gostaria de saber se o seguro é obrigatório para os dias que exceder os do intercâmbio, ou seja, estes 7 dias? Como vou ficar na casa de uma amiga, como fazer pra comprovar isso barreira no aeroporto?

    Comentário by Lucy — 27/01/2018 @ 8:01 pm

  32. Olá Tarsila,
    Uma dica, tenho um cunhado que mora na Irlanda, pretendo ir com minha esposa e filho, para a despesa com transporte ficar mais em conta, vi que a passagem daqui do Brasil para Inglaterra/Espanha ou Portugal fica bem mais barato, então, posso eu comprar a passagem daqui para um desses países e quando chegar lá comprar para a Irlanda, levando em consideração que a passagem de um desses países para a Irlanda é bem barato?
    Desde já, muito obrigado .

    Comentário by Fernando Costa Gomes — 29/01/2018 @ 6:28 pm

  33. Eai Tarsila tudo bem?
    Da para viajar pela europa com o visto de estudante da Irlanda vencido?
    ex: Irlanda > Asia > Europa > Brasil

    Comentário by Francisco — 14/02/2018 @ 3:34 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.