12/12/2012

Imigrando: Costumes Natalinos da Irlanda

O Natal na Irlanda

A Irlanda é um país primariamente católico e por isto as celebrações do Natal são muito importantes. Todas as coisas ao nosso redor contribuem para celebrações em família – o friozinho do inverno, a decoração por toda a cidade, o cheirinho de canela e pinheiros no ar – tudo no melhor estilo natalino.

Do mesmo modo que diversos países tem costumes diferentes em relação à época de festividades a Irlanda também tem suas peculiaridades e tradições, como você pode conferir abaixo:

Costumes:

Um dos costumes de Natal dos irlandeses é abrir os presentes somente no dia 25, que é, de fato, o dia de Natal. É durante a noite do dia 24 para o 25 que o Santy faz sua visita, sendo assim, o da seguinte é o mais celebrado e mais importante que a ceia durante a véspera.

Outro hábito irlandês é ir à Midnight Mass (Missa da meia-noite), uma das mais freqüentadas de toda a Irlanda. É um momento espiritual importante que reúne famílias e comunidades, reforçando ainda mais o espírito de compaixão e proximidade.

(source)

Também há uma paixão irlandesa por pinheiros de verdade para serem usados como árvore de natal. Eles estão a venda nos lugares mais inusitados, desde lojas de ferramentas, becos suspeitos, estacionamentos e até em uma fazenda perto de você. Normalmente a procedência não é lá muito questionada, mas segundo os irlandeses não há nada como o cheio do pinheiro para expressar o sentimento do natal.

Outra tradição irlandesa é colocar uma vela na janela. A origem deste costume vem da época em que o catolicismo era perseguido na Irlanda. As famílias católicas que gostariam de receber uma visita de um padre em suas casas em troca de abrigo deixavam suas portas destrancadas e colocavam velas em suas janelas, sinalizando que ali ele era bem-vindo e estaria seguro. Hoje a tradição pode ficar por conta de uma vela ou três, simbolizando José, Maria e Jesus.

 

Comidas típicas:

Sim, há quem faça tender, há quem faça pernil, mas o jantar tradicional de Natal irlandês inclui peru, ganso ou presunto e é sempre acompanhado de uma variedade de batatas e vegetais, então, você pode imaginar que são as sobremesas que ganham destaque como as deliciosas Minced Pies e o intenso Christmas Pudding.

(source)

As Minced Pies são típicas do Natal e estas pequenas tortinhas são recheadas com uma mistura de frutas secas e especiarias, que foram incorporadas à receita depois das cruzadas. Durante o século 16, quando foram criadas, elas também tinham um pouco de carne moída no recheio mas hoje são feitas em grade escala e não levam nada de carne. As Minced Pies também tem um charme em seu visual, já que muitas vezes tem um desenho na cobertura, normalmente uma estrela, que representa a Estrela de Belém.

O Christmas Pudding também é conhecido como Plum Pudding (ou pudim de ameixas) está mais para um bolo bastante consistente do que um pudim. Originário da Inglaterra, o Christmas Pudding é basicamente uma mistura de frutas frescas ou secas com nozes e com alguns tipos de bebidas alcoólicas como conhaque e até cerveja, resultando em um bolo bem escuro, de sabor forte e intenso.

Nem todo mundo gosta das Minced Pies e do Christmas Pudding, até porque não são doces super doces, mas sim uma mistura de frutas secas.

 

Vocabulário:

Aqui na Irlanda o vocabulário de Natal também tem suas peculiaridades, por exemplo, é muito comum chamar o Christmas (Natal) de Chrimbo. Não é nada oficial e nem uma abreviação, como se vê em muitos lugares a palavra Xmas, mas sim uma gíria que é amplamente utilizada em conversas coloquiais.

(source)

E outra coisa que os irlandeses fazem é chamar o Santa Claus (Papai Noel), também conhecido como Santa ou Father Christmas em outros países de língua inglesa, de Santy.  Não sei exatamente o porquê, mas considerando que eles chamam as mães de Mammy, pais de Daddy e as tias de Aunty, o Santy faz todo sentido.

 

Agora que você já está mais familiarizado com as tradições natalinas da Irlanda é só programar as festividades e utilizar todo seu conhecimento para enfeitar seu pinheiro de verdade, abrir os presentes no dia 25, ir à missa da meia-noite e colocar uma vela na janela. Não esqueça de provar o ganso durante a ceia, as Minced Pies e o Christmas Pudding de sobremesa, chamar o Papai Noel de Santy e celebrar o Chrimbo a Irlandesa!

Postado por: | Comments (20)

  1. Tarsila,

    Amei esse post.
    É sempre maravilhoso saber um pouco mais da cultura e costumes de um lugar.
    Parabéns!!!

    Comentário by Nicia — 12/12/2012 @ 11:40 pm

  2. Olá Nicia,

    Obrigada pelo carinho! É um prazer poder compartilhar as informações que tenho! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 19/02/2013 @ 9:52 am

  3. Olá! Meu nome é Celso, sou de Campos do Jordão-SP/Brasil, nossa a cada postagem suas fico mais inspirado e mais contente de poder ir p/ Irlanda ano que vem, neste momento estou fazendo o possível p/ me adaptar ao sotaque, e ao idioma do ingles britanico.
    Gostaria de agradecer mesmo a tantos assuntos e abordagem que o Vida na Irlanda nos traz, desde coisas simples até coisas e assuntos que só um intercambista verá em sua chegada e vivencia no país.
    Muito obrigado, sempre acompanho o site e as novas postagens no facebook. Até mais 🙂

    Comentário by Celso Alves — 12/12/2012 @ 11:59 pm

  4. Olá Celso,

    Obrigada pelo comentário e carinho. 🙂
    Lembre-se de que o sotaque irlandês é diferente da variante “britânica”, hein? 🙂
    É um prazer poder ajudar e espero que a sua experiência aqui seja inesquecível!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/02/2013 @ 9:39 am

  5. Olá Celso!

    Li seu comentário e não pude deixar de replicar, quanto ao sotaque…
    Não se preocupe com o sotaque britânico, se ele fosse um pouco parecido com o irlandês, seria ótimo mas , o sotaque daqui tá longe de ser fácil de entender, mas isso é só no início, depois vc acaba acostumando seus ouvidos!

    Abraços.

    Comentário by Jonatan Arantes — 13/12/2012 @ 12:45 am

  6. Olá Jonatan!

    Obrigada pelo comentário. Eu acho que realmente aprender a “escutar” um novo sotaque é um desafio, mas que é superado com o tempo! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/02/2013 @ 9:40 am

  7. Tarsila, PARABENS !
    Amo seus posts e me sinto cada vez mais animado para chegar em Dublin. E o principal, me retira todas duvidas que surge, alem de nos deixar mais familiarizados com a cultura Irlandesa.
    Novamente, parabens !!

    Comentário by Diego de Paula — 13/12/2012 @ 1:43 am

  8. Olá Diego!

    Obrigada pelo comentário! Fico feliz em poder ajudar e saber que você está animado!
    Espero que curta muito a experiência!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/02/2013 @ 9:41 am

  9. ahhaha que demais adorei muito bom o post é engraçado imaginar vc arranjando um pinheiro num beco suspeito hahah

    obrigado

    Comentário by kelvin — 13/12/2012 @ 2:45 am

  10. Olá Kelvin!

    É engraçado mesmo, mas é a pura verdade! Aqui perto da minha casa tem um senhor que vende árvores de natal dentro de um estacionamento de um banco/chaveiro. É bem inusitado! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/02/2013 @ 9:42 am

  11. Tarsila não vejo a hora de chegar o ano que vem ^^
    outro post otimo!!!

    Comentário by Marcos Castro — 13/12/2012 @ 8:17 pm

  12. Olá Marcos!

    Muito obrigada pelo carinho e comentário!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/02/2013 @ 9:47 am

  13. oi Tarsila,
    adoro seu blog…estou viciada..rsrsrs…
    te enviei um e-mail com algumas dúvidas, gostaria da sua ajuda, você recebeu?

    Comentário by Vivane — 15/12/2012 @ 11:05 am

  14. Olá Vivane!

    Obrigada pelo comentário! 🙂
    Se não respondi seu email é porque não recebi, mas fico feliz em ajudá-la respondendo perguntas aqui nos comentários do Vida Na Irlanda! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/02/2013 @ 9:54 am

  15. Adorei a reportagem sobre a Irlanda, comecei a me interssar mais depois que sem querer descobri o Celtic Woman, elas são maravilhosas, nisso meu interesse pelo país da Irlanda cresceu muito, seria um sonho poder passar uma temporada neste país com suas peculiaredades. Parabéns pelo seu post, realmente incrível, seria uma honra receber mais posts sobre a Irlanda um país q aos poucos estou me apaixonando.
    Bjs.

    Comentário by Renato Teixeira — 15/12/2012 @ 5:34 pm

  16. Olá Renato!

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Para conhecer mais sobre a Irlanda é só explorar outros artigos do meu site Vida Na Irlanda, como a categoria “Conhecendo a Irlanda” – http://www.vidanairlanda.com/category/conhecendo-a-irlanda

    Espero que aproveite!

    Comentário by Tarsila — 20/02/2013 @ 9:55 am

  17. Oi Tarsila! você é uma fofa! adoro tudo que vc escreve. Apesar de está somente dois meses em Dublin, estou conseguindo me virar muito bem com as suas postagens, obrigado pelo seriedade que vc escreve nesse blog bjokas

    Comentário by Rosane — 15/12/2012 @ 8:14 pm

  18. Olá Rosane!

    Ah, obrigada pelo carinho! 🙂
    Eu fico muito feliz (mesmo!) em saber que os artigos estão ajudando e que você continua acompanhando, mesmo já estando por aqui!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 20/02/2013 @ 9:55 am

  19. queria morar lá

    Comentário by Lorrainy — 08/03/2013 @ 7:31 pm

  20. Olá Lorrainy,

    Ah, quem sabe um dia você não vem?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 16/05/2013 @ 12:04 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.