25/06/2013

Conhecendo a Irlanda: Grand Lodge of Ireland

Uma das sociedades fraternais universais mais conhecidas no mundo, com aproximadamente 6 milhões de integrantes, é a Maçonaria e apesar de seu amplo alcance tem um funcionamento bem discreto, mas não secreto.

great_lodge_ireland_maconaria_09

A Maçonaria segue os princípios que também lideraram a Revolução Francesa – Igualdade, Liberdade, Fraternidade – e seus membros, os maçons, se reúnem em lugares específicos chamados de oficinas, ateliers e lojas. Para a minha surpresa, (que não conheço nada de Maçonaria) uma das células mais importantes do mundo fica aqui em Dublin e se chama The Grand Lodge of Ireland, ou a Grande Loja da Irlanda.

great_lodge_ireland_maconaria_03

Localizada na Molesworth Street em Dublin, a Grand Lodge of Ireland (que não é uma loja comercial)  é um lugar especial dedicado às praticas maçônicas, com direito a salas de encontros, onde acontecem reuniões de seus membros, biblioteca, escritórios e, para a nossa felicidade, um pequeno museu gratuito e aberto ao público.

great_lodge_ireland_maconaria_55great_lodge_ireland_maconaria_52 great_lodge_ireland_maconaria_49

A Grande Loja da Irlanda é a segunda maior e mais antiga Loja Maçônica do mundo e há evidencias de que reuniões já aconteciam por aqui por volta de 1600.

great_lodge_ireland_maconaria_43 great_lodge_ireland_maconaria_41

As origens da maçonaria na verdade não são claras, mas acredita-se que ela surgiu durante a construção do templo do Rei Salomão e se desenvolveu durante a idade média quando se criou uma associação para treinar e fornecer serviços qualificados que também protegia seus membros.

great_lodge_ireland_maconaria_40great_lodge_ireland_maconaria_24

O passeio pelo museu é interessantíssimo e mostra claramente as bases do ofício do maçom, quando o trabalho como pedreiro era amplo e envolvia outras atividades como arquitetura, engenharia, desenho e construção (de complexas catedrais, por exemplo)…

great_lodge_ireland_maconaria_10 great_lodge_ireland_maconaria_45 great_lodge_ireland_maconaria_42

e a tomar pelos exemplos de materiais que há por lá, é muito fácil entender porque esta era uma atividade nobre.

great_lodge_ireland_maconaria_46

Aliás, o artefato mais antigo de toda a maçonaria está aqui, o Baal’s Bridge Square, de 1507, que leva a frase “I will strive to live with love and care, upon the level and by the square.”

great_lodge_ireland_maconaria_39

Há muita coisa para ver e os detalhes dizem tudo – da maçaneta aos lustres.

great_lodge_ireland_maconaria_29 great_lodge_ireland_maconaria_14

São inúmeros broches dos mais diferentes materiais e referentes à inúmeros cargos…

great_lodge_ireland_maconaria_11 great_lodge_ireland_maconaria_21 great_lodge_ireland_maconaria_19 great_lodge_ireland_maconaria_15 great_lodge_ireland_maconaria_22

…assim como aventais, dos mais simples aos mais decorados.

great_lodge_ireland_maconaria_35 great_lodge_ireland_maconaria_36 great_lodge_ireland_maconaria_37

Há vestimentas, copos, medalhas, esquadros, compassos, pesos, registros, taças, flâmulas, brasões e muito mais.

great_lodge_ireland_maconaria_23great_lodge_ireland_maconaria_24 great_lodge_ireland_maconaria_25 great_lodge_ireland_maconaria_27 great_lodge_ireland_maconaria_32 great_lodge_ireland_maconaria_33

Uma das coisas que achei mais fascinantes durante a minha visita a Grande Loja da Irlanda foi descobrir que os maçons devem cumprir primeiramente seu papel perante à Deus, fé e religião e depois ao próximo, através da caridade, tolerância e do serviço, ou seja, a maçonaria é praticada pela via sagrada “sob a invocação do Grande Arquiteto do Universo, sobre os Livros Sagrados, o Esquadro e o Compasso”.

great_lodge_ireland_maconaria_26 great_lodge_ireland_maconaria_44

Como já era de se esperar diversas pessoas importantes para a sociedade foram membros da maçonaria incluindo Winston Churchill, Ruyard Kipling, George Washington e na Irlanda, Edmund Burke, Arthur Wellesley, Oscar Wilde e Daniel O’Connell.

great_lodge_ireland_maconaria_28

Mesmo que você não saiba nada sobre maçonaria recomendo que dê um pulinho pelo museu da Grand Lodge of Ireland, pois curiosos de plantão, como eu, sempre podem aprender e conhecer um pouco mais do mundo.

great_lodge_ireland_maconaria_51

Grand Lodge of Ireland
17 Molesworth Street
Dublin 2

Durante os meses de Junho, Julho e Agosto há passeios guiados de segunda a sexta-feira às 14:30h.

Postado por: | Comments (10)

  1. Nossa! AMEI!!!
    Sou de uma ordem para-maçônica (patrocinada pela maçonaria) e adorei saber que na Irlanda tem uma das principais Lojas!
    Quero visitar quando estiver aí =D

    Comentário by Fernanda Fontinhas — 26/06/2013 @ 3:00 pm

  2. Olá Fernanda!

    Obrigada pelo carinho. Vá visitar sim, o pequeno museu é muito bacana. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 12/08/2013 @ 9:04 am

  3. Oi Tarsila,

    Eu e meu namorado estamos pensado em fazer uma pós-graduação na Irlanda, foi então que em uma busca na internet descobri seu blog e fiquei VICIADA, rs…estou lendo todos os posts desde 2007,rs
    A minha viagem ainda nem está confirmada, na verdade estávamos apenas discutindo a possibilidade, mas seu blog me empolgou tanto com todas essas informações detalhadas que a viagem pareceu muito mais viável e simples do que imaginávamos.
    Parabéns pelo trabalho, seu blog realmente ajuda muuuuuito quem está programando uma viagem para a Irlanda.

    um abraço

    Comentário by Paula — 28/06/2013 @ 3:22 pm

  4. Olá Paula!

    Muito obrigada pelo carinho! Fico muito feliz que as informações tenham ajudado. Aliás é exatamente este o propósito do Vida Na Irlanda – passar informações para que você possa realizar o que quer!
    Independente de qual seja a decisão que vocês tomaram, eu lhes desejo muita sorte e sucesso!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/05/2014 @ 10:00 am

  5. Hello,

    Sou maçom, sua abordagem bastante respeitosa, respeitando os Limites e ao mesmo tempo, desmistificando a imagem da Ordem.

    Parabéns.

    Comentário by Álvaro — 03/07/2013 @ 2:23 am

  6. Olá Álvaro!

    Muito obrigada pelo comentário. Acredito que tudo tem de ser respeitado sim, afinal de contas todos tem seus limites e isso é educação não é mesmo? Muito obrigada pela gentileza.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 05/05/2014 @ 10:28 am

  7. Oiê, Tarsila.
    Acompanho seu blog desde quando iniciei minha pesquisa pelo intercâmbio na Irlanda, mas há um tempinho não passava por aqui.
    Já moro na Irlanda há 1 ano e 4 meses, sabia que a maçonaria era forte aqui, mas não conhecia esse museu, acredita? Vergonha!!! rs Bom, vou me programar pra visitar essa semana mesmo, meu pai é maçom no Brasil, e sei que ele vai adorar todas as informações e fotos que eu puder enviar pra ele.

    Parabéns pela matéria.

    Beijos

    Comentário by Lidiane — 22/07/2013 @ 8:28 pm

  8. Olá Lidiane!

    Que legal! Espero que já tenha visitado a Grand Lodge of Ireland! Encaminhe o artigo para o seu pai, quem sabe ele não curte também?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/05/2014 @ 7:15 am

  9. Oi Tarsila,
    adorei o paseio que voce me proporcionou. Sou maçom, Grau 33, Membro de Academia Maçônica de Letras, e agradeço as informações ( que não conhecia). Minha filha caçula (Carolina Luíza), estará indo fazer um intercambio de seis meses aí na Irlanda, e pedirei a ela que visite o Museu. É informação pra lá de especial. Muito obrigado.

    Comentário by Juarez Lima Cerqueira — 04/09/2013 @ 9:11 pm

  10. Olá Juarez!

    Obrigada por ter passado aqui e deixado seu comentário!
    Fico feliz que tenha gostado e espero que sua filha aproveite o museu e leve ainda mais informações bacanas de volta!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/05/2014 @ 11:32 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.