06/05/2014

Conhecendo a Irlanda: National Famine Commemoration

A Irlanda é um país marcado por uma história surpreendente, cheia de mistérios, poder e luta e com evidencias de que havia gente aqui há mais de 5 mil anos é fácil de entender o porquê há tanta coisa para se conhecer na Irlanda.

famineUm dos eventos mais marcantes da história irlandesa foi a Grande Fome (Great Famine) que aconteceu entre 1845 e 1842 matando aproximadamente ¼ de toda a população do país. É um dos momentos mais pesados e tristes e eu explico ele em mais detalhe aqui neste artigo sobre as esculturas do Famine Memorial em Dublin.

Além das terríveis mortes causadas pela Grande Fome, mais de 1 milhão e meio de irlandeses foram obrigados à abandonar a Irlanda por não terem mais condições de sobreviver aqui, buscando qualquer oportunidade ou esperança de vida em outros lugares. Os irlandeses são até hoje marcados por este evento que mudou a cara do país e que por fim instituiu um senso de identidade, caridade e respeito ainda mais forte.

Desde 2008 a Irlanda promove uma celebração anual, que dura aproximadamente uma semana, chamada National Famine Commemoration. A idéia é honrar àqueles que faleceram, que perderam seus queridos e também a garra e coragem dos que, apesar de terem passado por um dos piores momentos da história do país, tiveram forças e determinação para sair da própria pátria e sobreviver em outras partes do mundo, deixando marcada sua herança.

14merrion-square(escultura de Andrew O’Connor na Merrion Square em Dublin)

A cada ano os eventos que acontecem durante a National Famine Commemoration ocorrem em lugares diferentes na Irlanda e são totalmente gratuitos. Eles incluem exposições, apresentações musicais, caminhadas, visitas e passeios guiados, palestras, tours de ônibus e tudo mais que se possa imaginar relacionado à Grande Fome. Uma das partes mais importantes é o “Minuto de Silêncio” que é realizado por todo o país no dia principal da comemoração.

Existe até mesmo o Comitê de Comemoração das Vitimas da Fome (CCIFV – sigla em inglês), fundado em 2008, que organiza anualmente uma caminhada em Dublin desde o Garden of Remembrance até às esculturas do Famine Memorial.

A Irlanda já é conhecida como um dos países mais caridosos do mundo, sendo a nação mais generosa de toda a Europa (registrado pelo World Giving Index 2013), uma prova de que o impacto da Grande Fome tem repercussões até hoje na alma do irlandês.

Agora você conhece um pouco mais da história da Irlanda e pode entender com mais clareza a importância de lugares como a Kilmainham Gaol, além dos inúmeros memoriais dedicados à Grande Fome espalhados pelo mundo.

 

Postado por: | Comentários desativados em Conhecendo a Irlanda: National Famine Commemoration

No comments yet.

Sorry, the comment form is closed at this time.