04/10/2011

Achado em Dublin: Icon Factory

Se você procura uma espécie de galeria/loja ligada às artes que busca promover a cultura irlandesa de forma original e única você deve conhecer a Icon Factory.

A Icon Factory é uma cooperativa de artistas localizada no famoso Temple Bar, que quer encorajar a presença da arte e cultura no dia-a-dia das pessoas demonstrando que apesar das recentes mudanças em relação ao aspecto econômico, a Irlanda abriga muito talento que não deve ser deixado de lado.

Criada por audácia e perspicácia a Icon Factory olha para o futuro sem se lamentar em relação ao passado, transformando um antigo escritório dos correios em um espaço aberto e dedicado às artes.

Apesar pequeno tamanho a vontade de compartilhar cultura é grande. A proposta é uma apresentar uma visão pós-moderna da Irlanda atualizando elementos tradicionais e os transformando em novos símbolos como escritores, músicos, atletas, atores entre outros.

Como a Icon Factory é um espaço colaborativo artistas de todas as partes são convidados à mostrar suas perspectivas sobre os ícones irlandeses e acrescentar seu talento à cooperativa.

É até mesmo possível ter sua exposição feita na Icon Factory gratuitamente, basta apenas ceder os direitos de uma de suas imagens (ou criar uma imagem de um ícone irlandês) para que produtos como camisetas, canecas, porta-copos, quebra-cabeças e gravuras sejam feitos. Os produtos são vendidos na própria Icon Factory e são o que sustenta a cooperativa.

A exposição atual fica por conta de Emma Doyle e cobre a moda nos anos 20. Que tal conhecer?

A Icon Factory também promove, organiza e mantém iniciativas muito interessantes como a Icon Walk (caminhada da fama), uma exposição permanente a céu aberto em forma narrativa que discorre sobre a história e ícones da Irlanda de uma forma artística. Você talvez se lembre de que já falei sobre a Icon Walk antes, pois o colaborativo do qual faço parte, o Blind Elephant Illustration Collective criou diferentes peças para a caminhada e assinei duas delas (para acessar o artigo, clique aqui). Há até mesmo uma reportagem do Terra TV sobre a Icon Walk:

Outro projeto bacana do qual tive a honra de participar uniu as forças da Icon Factory com as do Temple Bar Traders. Quatro artistas foram escolhidos para pintar algumas caixas de trânsito na área do Temple Bar, trazendo alegria às ruas da Fair City.

A caixa que pintei é esta abaixo e fica ao lado da Christ Church na esquina com a Fishamble Street.

Portanto se você aprecia arte e originalidade e quer apoiar um dos lugares que busca promover a cultura atual na Irlanda de forma artística, inteligente e auto-sustentável, dê um pulinho por lá.

The Icon Factory
Aston Place
Dublin 2

www.iconfactorydublin.ie

www.facebook.com/TheIconFactory

Postado por: | Comments (26)

  1. Oi Tarsila! Que matéria bacana! cheguei em Dublin a 10 dias e no 1o domingo resolvi ir à Missa, e vi uma pintura fofa de um Viking e e vi o nome Tarsila, daí pensei: – será que é a “minha Tarsila” – pode ser uma coincidência e tirei o assunto da cabeça – mas agora, vendo esse POST vi que minha dúvida virou certeza – parabéns por ser uma artista sensível e conseguindo expor sua arte em Dublin – ah, eu também tenho umas canetinhas com as suas ovelhinhas rsrsrsrs bjosss
    Lissandra

    Comentário by Lissandra — 05/10/2011 @ 12:28 am

  2. Olá Lissandra!

    Muito obrigada! Ah, quanto carinho. 🙂
    Sim, é da “sua Tarsila” sim e fiquei muito muito feliz em ler um comentário tão doce. Poderíamos combinar de tomarmos um café, que tal?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 11:29 am

  3. Eu passei do lado o dia que voce estava pintando!
    Ficou muito bacana!!
    Parabens!

    Comentário by Isa — 05/10/2011 @ 10:43 am

  4. Olá Isa!

    Muito obrigada pelo comentário.
    Que bacana que você passou por lá e que curtiu meu Viking. 🙂
    E você? Anda curtindo a experiência na Irlanda?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 11:56 am

  5. Nossa que bacana…você é um artista de verdade, o viking ficou muito lindo!
    Parabéns.

    Comentário by Cris — 05/10/2011 @ 5:43 pm

  6. Olá Cris!

    Muito obrigada pelo carinho e gentileza!
    Fico muito feliz em receber comentários tão legais.
    Você já teve a oportunidade de ir na Icon Factory ver um pouco mais de arte? 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 11:57 am

  7. Caramba, que definitivamente vou ir, se tudo der certo pra mim por aqui. Agora, outra coisa.
    Tarsila, seria possível você me passar o nome de alguns dos filmes clássicos daí? Eu já providenciei o Adam and Paul. Gostaria de saber de mais alguns…

    Thank you so far.

    Comentário by Lucas — 05/10/2011 @ 7:03 pm

  8. Olá Lucas!

    Já teve a oportunidade de ir à Icon Factory? O que achou?
    Hmmm, há vários filmes bacanas… deixe me pensar:
    – Michael Collins
    – Meu pé esquerdo
    – Em nome do pai
    – The Commitments
    – Veronica Guerin

    🙂 Espero ter ajudado e em breve vem um post sobre filmes daqui!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 12:00 pm

  9. Liiinda a galeria e lindo seu viking, dá vontade de apertá- lo!
    Tarsila, eu e meu namarido estamos pensando muuuuuito seriamente em ir pra Irlanda; agora ainda estamos amadurecendo o ideia, pesquisando, tentando melhorar o (quase nada) inglês, e esperando ele terminar a faculdade Designe de produto, o que levará mais dois anos. Agora faço uma pergunta: para recém chegados, dá de conseguir emprego nessa área? Oooou, vai que nos apixonamos de verdade pela terra dos Leprechauns, resolvemos ficar mais tempo, tem mercado para essa área? Cremos que em qualquer lugar do mundo há, mas é sempre bom ter opiniões…
    Também esperamos que em dois anos a situação econômica irlandesa melhore ainda mais!

    Bjo!!

    Comentário by Vanessa Weck — 05/10/2011 @ 8:21 pm

  10. Olá Vanessa!

    Obrigada pelo comentário! 🙂
    Vamos lá: Conseguir emprego em qualquer área depende muito de diversos fatores. É como conseguir um trabalho no Brasil – você precisa ter experiência, portifólio, ter postura profissional e se comunicar bem. Se vocês ainda estão estudando, recomendo que construam um portifólio forte, busquem aprender o inglês o máximo que puderem e começem a procurar oporunidades antes mesmo de vir pra cá. Veja mais neste post:
    http://www.vidanairlanda.com/2010/04/se-virando-em-dublin-como-procurar-emprego.html

    Espero ter ajudado e desejo muita sorte para vocês dois!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 12:03 pm

  11. Que lindo vc pintando! Nem sabia que vc era artista (ou sabia e tinha esuqecido, n sei) mas td vez que vc faz eses posts sobre arte (seja qual tipo for) ou fico babando! É mt bom de ver!

    Bjos

    Comentário by Juli — 06/10/2011 @ 5:33 am

  12. Olá Juli!

    Obrigada pelo comentário. 🙂 Bom, agora você tem certeza.
    E você é artista também?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 12:10 pm

  13. Oi…!!!!
    Adoro o seu blog, acho todas as noticias muito interessantes e aproveito as dicas já que escolhi estudar em Dublin o ano que vem.
    Gostaria de saber como esta a “crise” em dublin, aqui no Brasil muitas pessoas dizem que a Irlanda esta mal financeiramente, que esta dificil emprego, e que para os locais as coisas estão dificies.
    Você consegue passar alguma informação sobre isso, alguma nota de um jornal???
    Acho interessante além disso, alguma informação sobre segurança, assalto, drogas e etc …!
    Obrigada

    Comentário by Maianna — 06/10/2011 @ 9:05 pm

  14. Olá Maianna!

    Obrigada pelo comentário e por adorar o Vida Na Irlanda! 🙂
    Vamos lá: A crise na Irlanda é uma coisa que tem sido muito discutida pelos leitores do Vida Na Irlanda. Na verdade a situação atual é um reflexo da crise mundial que aconteceu em 2008. A maior dúvida que as pessoas tem é em relação aos empregos, mas isto é uma coisa que depende de você, pois oportunidades existem, mas depende do seu esforço, dedicação e disposição para conseguir algo e de acordo com os jornais locais a situação da Irlanda está melhorando. A Irlanda em comparação com o Brasil é muito menor e é muito segura. Eu nunca tive problemas com segurança aqui, mas claro que há pessoas que não são bacanas em qualquer parte do mundo, depende de onde você mora, circula, freqüenta, etc.

    Espero ter ajudado!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 12:15 pm

  15. Oi Tarsila, adorei o post sobre essa galeria. queria uma ajudinha.
    Eu sou fotógrafa e queria participar de algum coletivo de arte e/ou só de fotografia, não consigo achar muita coisa no google (talvez eu esteja procurando pelo nome errado). vc pode me indicar alguns?
    obrigada

    Comentário by Nina — 11/10/2011 @ 6:21 pm

  16. Oi Nina!

    Obrigada pelo comentário. Eu já respondi pra você, mas como respondo à todos os comentários vim deixar um oi por aqui.
    Há um espaço parecido com a Icon Factory mas voltado para fotografias chamado The Picture Rooms e em breve terá um post sobre lá. 🙂

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/11/2011 @ 2:18 pm

  17. Nem sou artista, faço letras e estudo algumas coisas sobre arte e história da arte, dentro do q o curso permite e oferece, acho que vem daí meu interesse nesses posts.

    Comentário by Juli — 04/11/2011 @ 3:21 pm

  18. Olá Juli!

    Sério?! Eu sou formada em Letras também. 🙂
    Ah, mas você não precisa ter formação especializada para gostar de arte, não é mesmo?
    E já que literatura e arte estão nas suas veias, acredito que você terá uma experiência bem bacana por aqui.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 07/11/2011 @ 10:18 am

  19. Oi Tarsila, vai ser um prazer. Olha, seu viking né acompanha: após 15 dias de Hostel, finalmente mw mudei e estou na High St, passo por ele todo dia rs. Manda uma mensagem pro meu vodafone com o seu número e combinamos 0879241780 bjosss

    Comentário by Lissandra — 06/11/2011 @ 6:16 am

  20. Olá Lissandra!

    Que bacana que meu viking lhe fez e faz companhia! 🙂
    E vamos marcar algo sim, vou lhe mandar uma msg.

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 28/11/2011 @ 5:05 pm

  21. Oi Tarsila!!

    Morei na Irlanda de 2008 a 2010, fomos para Portugal e agora voltamos a morar aqui, país que também adoro…achei um amor teu blog, teu videos, como tu escreve teus posts, tão carinhosa, respondendo um a um dos comentário.
    Moro em Athenry, Co. Galway, quando precisar de algo aqui por estes lados, fique a vontade…Beijinhos e Parabénssssssssss por tudo que tu tens mostrado e pela pessoa querida que todos podemos sentir mesmo através da internet.

    Comentário by Sheila Zanella — 28/07/2012 @ 8:10 pm

  22. Olá Sheila,

    Muito obrigada pelo carinho. 🙂 Fico muito feliz em saber que você gosta de tantos aspectos do Vida Na Irlanda. É um prazer.
    Que legal que vocês moram em Galway, por gentileza me avisem quando vierem para Dublin para podermos nos conhecer. 🙂 Seria muito interessante saber como é a vida aí do outro lado do país. 😉

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 30/07/2012 @ 11:01 am

  23. Oi Tarsila!! obrigada pelas respostas. POde deixar que quando formos a Dublin entro em contacto contigo, até o momento ainda estamos sem carro, por isso acho que vai levar algum tempo ainda, mas se vieres, não deixe de me dar um toque.

    Deixa te perguntar uma coisa, tu sabes onde posso comprar em Dublin ou onlibne, caixinhas de madeira para pintar? sou metida a pintora, trouxe algumas de Portugal, mas aqui em Galway ainda não vi pra vender.

    Beijinhos
    Sheila

    Comentário by Sheila Zanella — 31/07/2012 @ 2:42 pm

  24. Olá Sheila,

    Disponha, fico feliz em poder ajudar e aguardo seu contato!

    Hmm, assim de cabeça não consigo pensar, mas recomendo que você ligue na K&M Evans e pergunte. Veja o post sobre a loja aqui: http://www.vidanairlanda.com/2012/01/achado-em-dublin-km-evans.html

    Espero ter ajudado,

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 31/07/2012 @ 3:54 pm

  25. Obrigadão Tarsila!! Vou dar uma ligada sim e vou fuçar aqui em Galway quando comprarmos um carro. Tarsila, posso te mandar umas fotos das minhas caixinhas?…gostaria da tua opinião se são vendáveis, meu marido acho que coloridas demais rsrs mas ele nao entende nada do mercado Irlandes de arte/artesanato rsrs

    Beijinhos
    Sheila

    Comentário by Sheila Zanella — 31/07/2012 @ 5:18 pm

  26. Olá Sheila,

    Que bacana! Infelizmente eu não passo meu email pois recebo centenas de comentários e emails por dia. Me desculpe mesmo. Você não tem um álbum online ou um site/blog que posso vê-las?

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/08/2012 @ 11:28 am

Sorry, the comment form is closed at this time.