01/08/2012

Conhecendo a Irlanda: O’Connell Monument

Uma das personalidades mais interessantes e conhecidas aqui na Irlanda é Daniel O’Connell. Ele foi tão importante para a Irlanda que uma das ruas principais da cidade leva o nome dele: A O’Connell Street (eu já fiz um post sobre a O’Connell Street, se quiser saber mais clique aqui).

Daniel O’Connell nasceu em Kerry em 1775 e se tornou um dos políticos mais conhecidos em todo o país.

Daniel era advogado e em função da constante tensão entre católicos e protestantes (entre irlandeses e ingleses) se associou com Richard Lailor Shiel para fundar a Associação Católica. O objetivo era combater as práticas abusivas dos latifundiários em relação aos fazendeiros católicos que trabalhavam em condições difíceis e pagando altíssimos aluguéis. A Associação Católica então começou a recolher contribuições semanais, chamadas de “Catholic Rent”, e com elas começaram as iniciativas que deram à Irlanda o primeiro  gostinho de democracia.

Daniel O’Connell era muito proativo e também lançou uma campanha para recuperar os direitos básicos dos católicos em relação à prática religiosa. Foi ele que lutou por 5 anos para a publicação do o Ato de Emancipação Católica, finalmente aprovado em 1829 e garantindo o direito ao voto para os católicos.

Daniel logo foi apelidado de “The Liberator”, ou seja, “O Libertador”, promovendo gigantescas manifestações pacíficas em prol de mudanças. Sua influência era tão grande que até 1 milhão de pessoas se reuniram em sua última manifestação, obrigando o governo opressor a mudar.

Daniel O’Connell foi o primeiro prefeito católico de Dublin em 1841 e para os curiosos, ele chegou a morar na Merrion Square (saiba mais sobre a Merrion Square clicando aqui) na casa de número 58.

O’Connell viveu em uma época muito transformadora e difícil na Irlanda, e com o começo da Grande Fome, sua saúde já não estava tão boa, levando ao seu falecimento em 1847. O corpo de Daniel O’Connell foi velado na St. Mary’s Pro-Cathedral e enterrado no Prospect Cemetery, hoje conhecido como Glasnevin Cemetery.

O proeminente monumento localizado bem no coração de Dublin foi criado por John Foley e demorou 19 anos para ser completado, sendo inaugurado em 1882.

A figura do líder irlandês é rodeada por quatro figuras femininas aladas que representam o patriotismo, a coragem, a eloqüência e a fidelidade de Daniel O’Connell.

Se você observar com atenção há marcas do último conflito pela independência da Irlanda no busto de uma delas. São as lembranças de balas que ficaram permanentemente gravadas na história do país.

Um monumento que pode se tornar banal por ser visto no dia-a-dia, mas que tem uma representação e história importantíssima.

 

O’Connell Monument
O’Connell Street/O’Connell Bridge
Entre Dublin 1 e Dublin 2

PS. Há também uma estátua de Daniel O’Connell dentro do Dublin City Hall.

Postado por: | Comments (12)

  1. Nossa que legal adoro a história da Irlanda em geral e eu realmente senti a intensidade da influência de O’Connell. Nossa esse relato foi realmente especial muito obrigado

    valew

    Comentário by kelvin — 01/08/2012 @ 5:36 pm

  2. Olá Kelvin,

    Obrigada pelo comentário e carinho. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/08/2012 @ 12:26 pm

  3. OláTarsila..

    Muito legal esse post…Realmente a Irlanda é um pais rico em cultura. A seção ‘Conhecendo a Irlanda’ é a minha favorita. 🙂

    Logo logo estarei ai. hehe Não esqueça , você me prometeu que vamos tomar um café ai em Dublin hehe

    Te mandei um email informando um café bem legal em Dublin , minha amiga trabalha lá.

    Abraços

    Comentário by Danilo Rodrigues Pereira — 02/08/2012 @ 5:19 am

  4. Olá Danilo,

    Obrigada pelo comentário. Fico feliz em saber que a categoria “Conhecendo a Irlanda” é a sua favorita, eu gosto muito de escrevê-la…aliás, gosto de tudo que escrevo! 🙂
    E vamos tomar um café sim e pode ser em qualquer um dos Butler’s (você tem de descobrir em qual a sua amiga trabalha)! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/08/2012 @ 12:37 pm

  5. Ola Tarsila,

    Minha amiga trabalha neste Butlers que fica em Dublin 17, veja o site: http://www.butlerschocolates.com/

    Você ja conhece ?

    Abraços

    Comentário by Danilo Rodrigues Pereira — 02/08/2012 @ 1:43 pm

  6. Olá Danilo!

    E não é que nem deu tempo de irmos na Butler’s? Vai ter de ficar para uma próxima! 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 01/11/2012 @ 7:06 pm

  7. Olá, parabéns pelo blog! Gosto muito dos seus posts! Estou indo pra Irlanda em outubro e também criei um blog: http://hidublin.wordpress.com/ te linkei no menu “links”! Abraço! 🙂

    Comentário by João — 08/08/2012 @ 11:22 pm

  8. Olá João!

    Obrigada pelo comentário e desejo muita sorte com o Hi Dublin!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 02/11/2012 @ 2:55 pm

  9. Amei esse texto. me encanta mto a Irlanda e suas histórias. Li Brumas de Avalon e viajava nas descrições dos espaços dessa região. Um dia irei aí.

    Gratíssima pela oportunidade.

    Um abraço…Leize

    Comentário by Leize Demétrio da Silva — 28/09/2012 @ 3:53 pm

  10. Olá Leize,

    Obrigada pelo comentário e carinho, fico feliz que tenha gostado e que possa conferir a Irlanda de perto. 🙂

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/01/2013 @ 3:54 pm

  11. Sempre tem uma pomba danada na cabeça do pobre Daniel O’Connell!

    Parabéns pelo post Tarsila.

    Comentário by Bruno Rodrigues — 29/09/2012 @ 2:42 am

  12. Olá Bruno,

    Calma lá – pomba não, gaivota. 😉 Contudo devo considerar que elas são bem espertas porque a vista da cabeça dele deve ser ótima!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 04/01/2013 @ 4:15 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.