13/05/2014

Conhecendo a Irlanda: Hughenot Cemetery

Escondido ao lado de um dos parques mais movimentados de toda a Dublin está um dos cemitérios mais charmosos e cheios de história de toda a Irlanda: O Hughenot Cemetery.

15_huguenot_cemeterio_dublin_irlanda_francesesQuem vai do Stephen’s Green Park para a Merrion Square pode passar batido por este pequeno espaço que abriga a memória dos Hughenots (ou Huguenots) em Dublin e que fica localizado bem ao lado da loja MacNally Opticians na Merrion Row, um pouco antes da Baggot Street. 

01_huguenot_cemeterio_dublin_irlanda_francesesOs Huguenots eram um grupo de protestantes calvinistas que viviam na França em 1600 sob o Edito de Nantes, um documento que os protegia da perseguição pelos católicos franceses. Em 1685 o Edito foi revogado e os Huguenots se viram obrigados a fugir do país.

13_huguenot_cemeterio_dublin_irlanda_francesesA Irlanda foi um dos destinos escolhidos já que na época (e até o começo do século XX) a Ilha Esmeralda era um país primariamente protestante, garantindo a liberdade religiosa dos Huguenots.

07_huguenot_cemeterio_dublin_irlanda_francesesDe acordo com Donal MacNally, o dono da ótica ao lado do cemitério, aproximadamente 5 mil Huguenots se estabeleceram na Irlanda criando comunidades em Portarlington, Youghal, Cork, Dublin, Waterford e Lisburn e se tornando parte da sociedade local, especialmente por serem um povo dedicado e trabalhador.

05_huguenot_cemeterio_dublin_irlanda_francesesOs Huguenots eram reconhecidos pelo excelente trabalho como relojoeiros e tecelões especializados em renda e manufatura de luvas. Então se você já viu por aí os sobrenomes Busse, D’Olier, Gardie, L’Estrange e Borough, você já sabe de onde vieram…

11_huguenot_cemeterio_dublin_irlanda_francesesO pequeno cemitério foi fundado em 1693 como lugar do descanso final dos Huguenots e apesar do tamanho ele ainda abriga 239 nomes de famílias que foram enterradas ali, dispostos nas placas que ficam ao lado da entrada.

09_huguenot_cemeterio_dublin_irlanda_franceses 12_huguenot_cemeterio_dublin_irlanda_francesesOs túmulos mais famosos incluem os da família Becquett (antepassados do escritor irlandês Samuel Beckett) e da família Du Bedat, que é mencionado no livro Ulysses de James Joyce.

04_huguenot_cemeterio_dublin_irlanda_francesesO Huguenot Cemetery existe há mais de 320 anos e embora ele tenha sido seriamente abandonado até os anos 80, o espaço é extremamente bem preservado e está sob os cuidados do Dublin City Council. Nota: Ninguém é enterrado lá desde 1901.

14_huguenot_cemeterio_dublin_irlanda_francesesInfelizmente a entrada não é permitida (Donal me disse que ele costumava ter a chave e de vez em quando mostrava o cemitério para algumas pessoas, mas depois trocaram a fechadura…). Mesmo assim, o espaço é de paz e muito bonito de se ver.

03_huguenot_cemeterio_dublin_irlanda_franceses06_huguenot_cemeterio_dublin_irlanda_francesesA melhor época para observar o Huguenot Cemetery (mesmo que por trás das grades) é durante a primavera e o verão, quando os belos jacintos azuis decoram praticamente todo o espaço e deixam esse cantinho da cidade ainda mais especial.

Huguenot Cemetery
10 Merrion Row
Dublin 2

02_huguenot_cemeterio_dublin_irlanda_francesesPS. Gostaria de agradecer ao Donal MacNally, dono da ótica, que estava sentado na frente do cemitério (à esquerda) e que me contou um pouco mais sobre a história do local com toda a gentileza do mundo. Ah esses irlandeses!

 

Postado por: | Comments (2)

  1. Tarsila, vc como sempre maravilhosa. Na minha ida aí em 2012. Eu passei em frente a esse cemitério várias vezes e fiquei mega intrigada e agora venho novamente aki e vejo a história!” Adoreiiiii esse ano vou novamente a Dublin (se Deus quiser) e se eu passar aí novamente vou até lembrar de vc kkkkk

    Comentário by Simone Rumão — 05/06/2014 @ 7:37 pm

  2. Oi Simone!

    Que bacana! Realmente há muitos lugares na Irlanda que instigam nossa curiosidade, mas que temos de fazer uma boa pesquisa para entendermos a história. Espero que consiga voltar este ano e aproveitar ainda mais!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/06/2014 @ 6:15 pm

Sorry, the comment form is closed at this time.