22/08/2013

Imigrando: Eleições na Irlanda

O direito ao voto é muito importante, mas de modo diferente do Brasil, na Irlanda o voto não é obrigatório e portanto fazer parte em um processo eletivo é uma questão de escolha.

Como as pessoas optam por votar é necessário que se faça um registro e como recentemente recebi pelos correios um formulário para registro de voto, achei pertinente dividir as informações sobre como se registrar para poder votar nas eleições de 2014.

eleicoes_irlanda_votacao(source)

Residentes na Irlanda de diversas nacionalidades (pessoas que normalmente moram na Irlanda e não que estão somente aqui de férias ou por uma temporada de 6 meses, por exemplo) e que tem mais de 18 anos têm direito ao voto em determinadas eleições de acordo com a nacionalidade do mesmo.

Veja só as especificações:

Cidadãos irlandeses tem direito a votar em todas eleições e todos referendos feitos na Irlanda;

Cidadãos britânicos podem votar durante eleições locais, européias e do Dáil (parte do Parlamento da Irlanda).

Cidadãos europeus podem votar nas eleições locais e européias.

Cidadãos que não são da União Européia, incluindo Brasil, podem votar em eleições locais, ou seja, nas votações da Câmara Municipal (City Council) e do Conselho Regional do Condado (County Council).

Ou seja, se você é residente na Irlanda, você também pode ter participação ativa na escolha das pessoas que administram e organizam o país.

O Registro para Voto é um documento público que contém os nomes do eleitores, endereços, sessões eleitorais e categorias de eleitor para cada eleitor registrado. Para quem se interessa por política e quer ter o direito de voto, não esqueça de se registrar junto à sua Câmara Municipal, correios ou biblioteca pública. É também possível fazer o registro pelo site CheckTheRegister.ie

 

Postado por: | Comments (2)

  1. Olá!! eu pretendo me inscrever no Ciências Sem Fronteiras e fiquei sabendo que a irlanda é um dos países que posso ir. Como tava querendo um pais onde se fala inglês, me interessei muito pela irlanda. pesquisando na internet encontrei seu blog e adorei, principalmente pq não fala só de viagens mais tbm de seu dia a dia e adoro tbm as entrevistas com as outras pessoas que moram por aí, pq mostra q nao só vc, mas os outros tbm gostaram muito daí e acho muito importante a opinião de quem já convive no lugar!!
    No mais é só isso e parabéns pelo blog, vou acompanha-lo e se Deus quiser irei para aí em breve e poderei estar mais por dentro do seus posts!!!!!
    Valeu!! é sempre bom contar com material de qualidade quando pretendemos fazer mudanças nas nossas vidas!!!!!!

    Comentário by Hiale — 23/08/2013 @ 2:17 am

  2. Olá Hiale!

    Obrigada pelo comentário e carinho.
    Aqui no Vida Na Irlanda falo de diversos assuntos, especialmente o dia-a-dia para que as pessoas possam ter uma experiência mais independente mesmo. Espero que tudo tenha dado com a inscrição do Ciência Sem Fronteiras e que você esteja aproveitando tudo!

    Beijinhos

    Comentário by Tarsila — 11/05/2014 @ 9:51 am

Sorry, the comment form is closed at this time.