22/08/2013

Imigrando: Eleições na Irlanda

O direito ao voto é muito importante, mas de modo diferente do Brasil, na Irlanda o voto não é obrigatório e portanto fazer parte em um processo eletivo é uma questão de escolha.

Como as pessoas optam por votar é necessário que se faça um registro e como recentemente recebi pelos correios um formulário para registro de voto, achei pertinente dividir as informações sobre como se registrar para poder votar nas eleições de 2014.

eleicoes_irlanda_votacao(source)

Residentes na Irlanda de diversas nacionalidades (pessoas que normalmente moram na Irlanda e não que estão somente aqui de férias ou por uma temporada de 6 meses, por exemplo) e que tem mais de 18 anos têm direito ao voto em determinadas eleições de acordo com a nacionalidade do mesmo.

Veja só as especificações:

Cidadãos irlandeses tem direito a votar em todas eleições e todos referendos feitos na Irlanda;

Cidadãos britânicos podem votar durante eleições locais, européias e do Dáil (parte do Parlamento da Irlanda).

Cidadãos europeus podem votar nas eleições locais e européias.

Cidadãos que não são da União Européia, incluindo Brasil, podem votar em eleições locais, ou seja, nas votações da Câmara Municipal (City Council) e do Conselho Regional do Condado (County Council).

Ou seja, se você é residente na Irlanda, você também pode ter participação ativa na escolha das pessoas que administram e organizam o país.

O Registro para Voto é um documento público que contém os nomes do eleitores, endereços, sessões eleitorais e categorias de eleitor para cada eleitor registrado. Para quem se interessa por política e quer ter o direito de voto, não esqueça de se registrar junto à sua Câmara Municipal, correios ou biblioteca pública. É também possível fazer o registro pelo site CheckTheRegister.ie

 

Postado por: | Comments (3)

  1. Olá!! eu pretendo me inscrever no Ciências Sem Fronteiras e fiquei sabendo que a irlanda é um dos países que posso ir. Como tava querendo um pais onde se fala inglês, me interessei muito pela irlanda. pesquisando na internet encontrei seu blog e adorei, principalmente pq não fala só de viagens mais tbm de seu dia a dia e adoro tbm as entrevistas com as outras pessoas que moram por aí, pq mostra q nao só vc, mas os outros tbm gostaram muito daí e acho muito importante a opinião de quem já convive no lugar!!
    No mais é só isso e parabéns pelo blog, vou acompanha-lo e se Deus quiser irei para aí em breve e poderei estar mais por dentro do seus posts!!!!!
    Valeu!! é sempre bom contar com material de qualidade quando pretendemos fazer mudanças nas nossas vidas!!!!!!

    Comentário by Hiale — 23/08/2013 @ 2:17 am

  2. Ah!!!!! tem uma coisa que gostaria de perguntar!! Faço curso de engenharia agronômica aqui no brasil e gostaria de saber se vc tem conhecimento de como é a agricultura aí na irlanda, pois como pretendo fazer um intercambio sanduíche, tenho que estudar em uma faculdade dessa área!!
    Obrigada!!!!!!!!

    Comentário by Hiale — 23/08/2013 @ 2:49 am

  3. Olá, Tarsila,

    Tenho lido muito o seu blog. Você escreve muito bem, é uma delícia os seus comentários, a sua visão da vida.
    Eu tenho me empolgado em ter uma experiência desta, de fazer um intercâmbio. Vou colocar alguns pontos e gostaria de ouvir “ler”, seu ponto de vista. Veja bem.
    Tenho 33 anos, casada com um dentista, 1 filha de 1,7 meses, inglês básico, adoro cozinhar e costurar.
    Trabalho na área comercial, tenho experiência há mais de 12 anos na área comercial de tecnologia (serviços e produtos), atualmente estou insatisfeita com a minha vida profissional e, entendo que pelo fato da minha deficiência do inglês, as oportunidades na faixa salarial que tenho, são poucas. Chegou a hora de falar bem.
    Tive que trabalhar muito cedo, terminei minha faculdade somente em 2010, priorizei outras coisas, como por exemplo: terminar a faculdade, casar, ter filho, comprar casa para descansar com minha filha aos finais de semana.

    No entanto, chego a uma conclusão, não estou feliz profissionalmente.

    Com o seu blog, vejo uma oportunidade de oxigenar a minha mente.

    Estou com uma idéia de ir para a Irlanda em 2014, 1o semestre. O objetivo inicialmente era ficar 6 meses só estudando, mas com a quantidade de informações que estou absorvendo, gostaria de saber do seu ponto de vista, existem algumas dúvidas, e surgiram outras idéias.

    p.s: Li seu blog inteiro e não vi estas informações. Por favor, veja o que você poderia agregar neste sentido.

    Tenho receio de deixar minha família (marido e filha) e ser muito doloroso e estou pensando numa forma de tentar conciliar tudo, quem sabe com estas informações eu consigo levá-los comigo nesta experiência .

    1) Gostaria de saber se existe escola pública, tipo creche que eu poderia deixar minha filha para que possamos estudar?
    Li um pouco neste site, sobre os direitos dos Imigrantes, http://www.livinginireland.ie/br/education/

    2) Como está a economia no pais? Li que a Irlanda tem demanda para dentistas estrangeiros. Você sabe de algo? Sei que o processo não é fácil, li a respeito. No entanto, gostaria de saber se tem de fato mercado para o meu marido.

    3) Acho bem “diferente”, o fato de ter tanta informação em português na internet, português Brasil. O que seria isto? Porque tanta facilidade da imigração de brasileiros?

    Obrigada e no aguardo de suas considerações,

    Att.,

    Bruna

    Comentário by BRUNA — 17/10/2013 @ 4:39 pm

Os comentários estão fechados.